P-51 mustang SALVAT

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
ftoledo
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Qui Nov 10, 2011 10:29 pm
Localização: Sao Paulo-SP

Mensagem por ftoledo »

Velhinho,
Quanto aos parafusos de nailon de fixacao das asas na fuselagem, o fato é que vc nunca precisa retira-los da asa e de seus respectivos furos ao separar a asa da fuselagem..Explico, para separar a asa e a fuselagem, comece desaparafusando ambos parafusos, pouco a pouco, ate que sentira que a asa está solta.
Isso no meu aviao se dá quando o parafuso esta aproximadamente no meio...Portanto, nao ha necessidade de retira-los completamente.

Montei agora tambem o pistao/biela no virabrequim e a camisa.
Dica pra colocar a camisa - alem de lubrificar com WD40, ela nao entra facil..Nem deixando meia-hora no freezer...Use um taquinho de madeira macia como protecao e va batendo com um martelo..Assim entrou facil, o pistao desceu como previsto e ficou perfeito. Somente atençao para alinhar antes de coloca-la...
abraço a todos.
Como vcs montaram?'
wk
membro
Mensagens: 189
Registrado em: Qua Dez 23, 2009 8:36 am

Mensagem por wk »

[quote:2877e6df7b="RFS"]Acho até engraçado.
No começo da coleção houve um "quebra pau" em uns tópicos aqui (até trancaram o tópico).
Disseram horrores sobre a SALVAT e a coleção... mesmo assim continuei.
Estou no n. 58 também... e está lindo d+.
Não me arrependi nem um pouco.

Dicas do que percebi durante as montagens:

1) [u:2877e6df7b]Nunca montar as peças dos fascículos assim que chegam[/u:2877e6df7b]. É preciso ler o fascículo posterior (2º ou 3º à frente). O atraso neste caso é salutar. Isso se deve porque como as peças se encaixam é preciso ter a peça subsequente para vc não ter que desmanchar tudo (como no caso aí, da fixação do motor). O motor, por exemplo, estou esperando chegar todas as peças para daí "ler os fascículos" e montar.

2) [u:2877e6df7b]LER CUIDADOSAMENTE OS FASCÍCULOS[/u:2877e6df7b], inclusive os anteriores. Por exemplo, têm dicas de montagem e acabamento no começo da coleção.

3) [u:2877e6df7b]A entelagem[/u:2877e6df7b] é tranquila, basta ter coragem para começar. Esse material de cor metálica não é monokote, parece ser melhor de trabalhar, mas é um pouco mais frágil. Daí, porque, acho, que a SALVAT mandou material de sobra. Aqui sobrou um rolo quase todo. Já entelei o meu. Preparei antes com uma massa para tapar os buracos e corrigir as imperfeições. Esta massa comprei aqui na loja de aero, mas tem várias massas alternativas, inclusive, o fascículo n. 8 ensina a fazer sua própria massa. [u:2877e6df7b]SE VC AINDA NÃO COMEÇOU A FAZER A ENTELAGEM[/u:2877e6df7b], recomendo a massa e lixa, muita lixa (com cuidado para não devastar a madeira), principalmente nas emendas transversais da asa, é quase impossível escondê-las, depois da entelagem aparecem muito. Se você percebeu, o fascículo da entelagem determina que vc deve trabalhar com duas temperaturas (100º e 120º C), mas recomenda apenas o ferro. É isso mesmo, primeiro vc fixa os cantos com o ferro a 100º esticando o material o mais razoável possível. Mas daí inove: "não passe o ferro em toda a asa como manda o fascículo (isso vai deixar marcas do ferro na entelagem), passe apenas nos cantos". Depois com o soprador (pode ser o secador de cabelo da patroa) a 120º ou 130º C (controle a distância entre o soprador e a superfície) vá passando em toda a superfície e vc verá que o material esticará e não deixará bolhas nem marcas.

4)[u:2877e6df7b]As plantas[/u:2877e6df7b] estão em escala menor que a real... cuidado!!! Apesar disso, na dúvida, devem ser sempre consultadas.

5) [u:2877e6df7b]O ângulo do diedro[/u:2877e6df7b] é 167°, está na planta.

6) Achei estranho também, quando montei o [u:2877e6df7b]trem de pouso[/u:2877e6df7b]. As rodas convergem para um ângulo que dificulta o deslocamento do avião (ficam para dentro). Como sou adepto da teoria de que tudo tem uma explicação, fui atrás dela e em uma observação cuidadosa, descobri que se vc levantar a cauda (porque é nessa posição que ele decolará e aterrissará) as rodas deixarão de ter ângulo convergente ente si e passarão a convergir para o solo e na medida em que o modelo vai perdendo velocidade, as rodas voltam a convergir e o modelo freia. De qualquer forma, ainda assim, não fica perfeito. Confesso que tenho uma atração quase incontrolável de "desentortar" as varetas do trem de pouso, mas vou esperar até o fim da construção e início dos testes de voo para ver se isso vai atrapalhar mesmo.

7) CUIDADO!!! Achei o [u:2877e6df7b]encaixe anterior da asa muito frágil[/u:2877e6df7b]. Já vi modelo despencar ao abrir as asas. E meu receio é o encaixe se soltar em pleno voo, seria um desastre. Não sei ainda o que vou fazer ali, mas não vou arriscar e colocar o modelo no ar com o encaixe daquele jeito. Se alguém tiver uma ideia, será bem vinda.[/quote:2877e6df7b]

é mesmo,más o pessoal falou em questão do valor final,eu mesmo dei palpite em questão do valor, pois com este vc compra um avião montado e com radio de melhor qualidade, é coisa de aeromodelista veio de casa, que já tem a esperiência de comprar em lojas e até mesmo de fora, sem cair na receita federal, se fosse comigo eu não estaria nem ai, quando comecei no aeromodelismo, meu irmão falou "para que comprar um aviãozinho que custa R$ 3000 eu compraria uma moto" más gosto e vontade não se discute, nem a emoção de montar um kit e depois de voar, senti que foi você quem construiu, bola pra frente e que se dane os curiosos que estão de fora.
joenck
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qua Out 19, 2011 5:36 pm
Localização: Sao Paulo

Mensagem por joenck »

Bom dia pessoal!

Acabei de pegar o 58 e jah montei tb. Foi MUITO facil! Fiquei ate preocupado! :)

encaixar a biela foi facil e a camisa tb. Eu testei colocar a misa sem lubrificante pra ver se estava muito apertado e para minha surpresa entrou como uma luva! mas para evitar arranhoes pinguei umas gotas de oleo lubrificante de maquina de costua e entrou empurrando com o dedo apenas e sem fazer força.

Grande abraço a todos!

Joenck
RFS
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Seg Jan 19, 2009 5:31 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por RFS »

[quote:e181321ceb="willykolho"] é mesmo,más o pessoal falou em questão do valor final,eu mesmo dei palpite em questão do valor, pois com este vc compra um avião montado e com radio de melhor qualidade, é coisa de aeromodelista veio de casa, que já tem a esperiência de comprar em lojas e até mesmo de fora, sem cair na receita federal, se fosse comigo eu não estaria nem ai, quando comecei no aeromodelismo, meu irmão falou "para que comprar um aviãozinho que custa R$ 3000 eu compraria uma moto" más gosto e vontade não se discute, nem a emoção de montar um kit e depois de voar, senti que foi você quem construiu, bola pra frente e que se dane os curiosos que estão de fora.[/quote:e181321ceb]

Pois é Willy.. e não é bem assim não...

Esse avião aqui, por exemplo:

http://www.planetahobby.com.br/p-51dmustang60arf65-hangar9.html

Mas requer motor, 9 servos, braços e extensões.

Modelo: R$ 1.238,00
Motor: R$ 470,00 a 800,00
Servos: de R$ 500 a 600,00

No mínimo, já passou dos 2.200,00

Pelas minhas contas, a coleção saiu p. mim por R$ 2.304,00 (32,00 x 72), pois já tenho o rádio.

O que perdi: o modelo do link tem flaps e trem de pouso retrátil.
O que ganhei: o prazer da montagem e o conhecimento.

Mas, então, continuemos com o assunto do forum: "A construção"
Brisolla
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 6:41 pm
Localização: botucatu, SP

Mensagem por Brisolla »

acabei de receber a n58 5 n 59

[img:efa416ff67]http://i700.photobucket.com/albums/ww8/brisolla22/P17-12-11_114301.jpg[/img:efa416ff67]
joenck
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qua Out 19, 2011 5:36 pm
Localização: Sao Paulo

Mensagem por joenck »

Oi Brisolla!

Banca boa heim! :) Na minha soh entregam na segunda.

Quem pode pode! :)

Voce nao vai montar por partes? vai esperar tudo?

Abracao!
fernandocpv
membro
Mensagens: 69
Registrado em: Qui Nov 17, 2011 10:52 pm
Localização: Caçapava SP

Mensagem por fernandocpv »

Não sei qual é a vela que vem no fascículo mas a vela ideal para motores .46 é

VELA A3
ftoledo
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Qui Nov 10, 2011 10:29 pm
Localização: Sao Paulo-SP

Mensagem por ftoledo »

Bacana Brisolla e Joenck!!

Ja estamos na reta final do motor entao!!
Legal que ja recebeu a tampa do cabecote e a vela..Na banca onde encomendo tambem vem somente nas segundas-feiras.

Entrou facil entao a camisa Joenck? No meu precisou de uma "força" com o taco de madeira... Entrou bem justo. Deve variar entao dependendo da usinagem. Ja instalou Brisolla?

Quanto ao virabrequim de voces, esta movimentando?
Conforme o fasciculo, o pistao nao deve chegar ao PMS...e entao, como sera dada a partida?
Porque do modo que se encontra, o virabrequim quase na movimenta...
como esta o de voces?
Talvez o pessoal que ja montou alguns motores possa nos ajudar...
abraço.
Brisolla
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 6:41 pm
Localização: botucatu, SP

Mensagem por Brisolla »

[quote:7de7f77c1b="joenck"]Oi Brisolla!

Banca boa heim! :) Na minha soh entregam na segunda.

Quem pode pode! :)

Voce nao vai montar por partes? vai esperar tudo?

Abracao![/quote:7de7f77c1b]

Boa Joenck, vou ter que esperar tudo porque ainda estou sem a n°56 veio a n°58 e a n°59 hj mais nada da 56...
Brisolla
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 6:41 pm
Localização: botucatu, SP

Mensagem por Brisolla »

[quote:0a8108d14a="fernandocpv"]Não sei qual é a vela que vem no fascículo mas a vela ideal para motores .46 é

VELA A3[/quote:0a8108d14a]

Boa Fernandocpv, não sei como diferenciar as velas, a que veio na tampa tem 2 marcas, TT e R2 sera que é o tipo na revista não fala nada vlw...

OBS: eu li que para montar a biela no virabrequim tem um lado certo, um orifício por onde passa o óleo na biela que lado que monta isso? o orifício para o lado do virabrequim ou para o lado de fora no broco do motor? vlw...
Responder