Montagem do autogiro Cierva C30 da HobbyKing

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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saratiel hirle
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Mensagem por saratiel hirle »

[quote:0ab63217a8="zacarias"]fala saratiel você ja chegou a voar com ele?[/quote:0ab63217a8]

Olá Zacarial. Voei sim, o vídeo é este que está no início do post.
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saratiel hirle
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Mensagem por saratiel hirle »

Agora o item mais sensível e importante de todo o conjunto: cabeça do rotor.

O conjunto já vem todo montado, porém convém desmontá-lo para revisar os componentes e dar os devidos apertos.
Como já previa que algo não poderia dar certo no primeiro vôo, achei melhor não colocar trava-rosca nas porcas, para facilitar a desmontagem na “possível” lenha do primeiro vôo. Eu estava certo!

Existe um detalhe que vi no rcgroups e que pude ver no 1º cierva que montei, mas não neste. Trata-se da correta montagem da cabeça do rotor.
Este rotor possui uma articulação denominada “acoplamento K”, que faz com que a pá, ao subir em batimento, diminua o passo e avance um pouco, diminuindo a sustentação da pá que avança e a tendência de inclinação do rotor com a incidência do vento relativo (dissimetria lateral de sustentação) e diminuindo também a vibração devido ao efeito Coriolis com o avanço em arrasto da pá que avança (ufa...). Enfim, muita teoria, mas que na prática funciona. Se estiver montado errado como na foto, ele simplesmente não voa. Ele tomba para o lado assim que ganha velocidade (como se nem houvesse articulação de batimento).
Tenho mais para falar da cabeça, mas deixa isso mais para frente, vamos continuar com a montagem.
Anexos
DSC06281_640x480.jpg
DSC06281_640x480.jpg (38.67 KiB) Exibido 19423 vezes
DSC062812_640x480.jpg
DSC062812_640x480.jpg (39.88 KiB) Exibido 19423 vezes
DSC06280_640x480.jpg
DSC06280_640x480.jpg (33.22 KiB) Exibido 19423 vezes
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saratiel hirle
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Mensagem por saratiel hirle »

Aqui alguns poucos detalhes dos acessórios do rotor, que cumprem finalidade meramente estética. Tive dificuldade de descobrir a correta posição de alguns itens, mas no fim deu tudo certo.
O único porém é que não veio parafuso de fixação da base de madeira que está na 1ª foto.
Infelizmente não tirei nenhuma foto dela instalada, mas vai fixada na parte superior do mastro, dentro da carenagem, servindo de apoio para os braços laterais do mastro.
Anexos
DSC06291_640x480.jpg
DSC06291_640x480.jpg (33.74 KiB) Exibido 19418 vezes
DSC06290_640x480.jpg
DSC06290_640x480.jpg (29.44 KiB) Exibido 19418 vezes
DSC06289_640x480.jpg
DSC06289_640x480.jpg (29.06 KiB) Exibido 19418 vezes
DSC06286_640x480.jpg
DSC06286_640x480.jpg (24.63 KiB) Exibido 19418 vezes
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zacarias
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Mensagem por zacarias »

desculpe minha internet muito lenta acabou carregando as fotos primeiro e eu pulei o video. tenho um desse tambem,uma caixinha de surpresa,quando você pensa que ta bom crass ele cai.
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saratiel hirle
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Mensagem por saratiel hirle »

Vamos agora às pás!

Feitas em balsa, enteladas com termoadesivo e sem nenhuma longarina, possuem um perfil assimétrico que nunca vi, mas lembra de longe um Clark Y. É totalmente plano em intradorso e curvo no extradorso com bordo de ataque bem afilado.
Sua raiz tem um reforço de liteply que falarei mais adiante também.

Antes de instalá-las, é necessário realizar seu balanceamento. O procedimento é o mesmo usado em helis rc, com a diferença de que não é possível (pelo menos para mim) fazer ajuste de “tracking” das pás (todas com a mesma sustentação passando no mesmo ponto) devido ao fato de não haver ajuste para isso no punho (pega-pás) e por não ser possível observar o desvio de tracking em vôo. Nos helis rc isso é feito no vôo pairado.

Para que um rotor esteja dinamicamente balanceado é necessário que todas as pás tenham a mesma sustentação, o mesmo peso e o mesmo CG.
A primeira, sustentação, é feito no ajuste de tracking, que não será feito aqui.

O passo inicial é então encontrar e igualar o CG das pás. Para isso eu as equilibrei, uma a uma, sobre um eixo metálico e depois fiz a marcação.
Encontrado a posição do CG de cada pá, elas foram postas uma ao lado da outra para comparação da posição do CG.
Escolhi arbitrariamente uma pá e tomei-a como referência para a equalização do CG das outras duas, acrescentando fita adesiva na ponta ou na raiz da pá, conforme a necessidade.

Uma vez que o CG das 3 está igual, é realizado a equalização do peso das pás. Para isso usei o balanceador de hélices (que é o mesmo para heli) e tomei uma pá como referência (a mais pesada).
A partir daí é só acrescentar peso (fita adesiva) em cima do CG da pá mais leve até que a balança fique nivelada.
Feito isso nas duas pás o rotor está pronto!

Pela quantidade de fita usada nas pás dá para se perceber que elas são bem desiguais, muito diferente das pás de helis, onde a diferença é resolvida com uma ou duas voltas de fita.
Anexos
DSC06302_640x480.jpg
DSC06302_640x480.jpg (23.33 KiB) Exibido 19402 vezes
DSC06298_640x480.jpg
DSC06298_640x480.jpg (34.71 KiB) Exibido 19402 vezes
DSC06296_640x480.jpg
DSC06296_640x480.jpg (17.84 KiB) Exibido 19402 vezes
DSC06295_640x480.jpg
DSC06295_640x480.jpg (25.96 KiB) Exibido 19402 vezes
DSC06294_640x480.jpg
DSC06294_640x480.jpg (28.15 KiB) Exibido 19402 vezes
DSC06292_640x480.jpg
DSC06292_640x480.jpg (29.99 KiB) Exibido 19402 vezes
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saratiel hirle
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Mensagem por saratiel hirle »

Agora, as fotos do fim da montagem e antes das LENHAS!!!
Anexos
DSC06309_640x480.jpg
DSC06309_640x480.jpg (38.53 KiB) Exibido 19397 vezes
DSC06310_640x480.jpg
DSC06310_640x480.jpg (39.38 KiB) Exibido 19397 vezes
DSC06311_640x480.jpg
DSC06311_640x480.jpg (39.26 KiB) Exibido 19397 vezes
DSC06303_640x480.jpg
DSC06303_640x480.jpg (31.19 KiB) Exibido 19397 vezes
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saratiel hirle
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Mensagem por saratiel hirle »

Francamente não sei o que há de tão diferente neste modelo vendido na HK, pois ele difere muito dos outros modelos de autogiro no que se refere aos seus ajustes. Isto, aliado à falta de manual, foi o principal obstáculo ao vôo deste modelo, pois estava tentando ajustá-lo segundo as várias informações de outros modelos espalhados pela net.

Infelizmente na primeira tentativa de decolagem fracassada já parei de fazer as filmagens, porém, achei este vídeo que representa A MESMA SITUAÇÃO pela qual passei no início, antes mesmo das lenhas começarem http://www.youtube.com/watch?v=nFm1J1KNUGE

Então estas abaixo foram as modificações que efetivamente o fizeram voar. Vamos por partes:
Anexos
DSC06348_640x480.jpg
DSC06348_640x480.jpg (25.71 KiB) Exibido 19394 vezes
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Mac2
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Mensagem por Mac2 »

Saratiel,

A HK deveria te pagar por este review.

Você tirou leite de pedra.

Abs

Marco Aurelio
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saratiel hirle
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Mensagem por saratiel hirle »

[size=18:d24fc79bf8][b:d24fc79bf8]MODIFICAÇÕES[/b:d24fc79bf8][/size:d24fc79bf8]

[b:d24fc79bf8]PÁS DO ROTOR[/b:d24fc79bf8]

Um helicóptero real (no autogiro não tenho certeza) NÃO precisa ter ângulo de passo negativo para entrar em autorotação. Dependendo da construção do rotor, torção das pás, velocidade de deslocamento e regime de rotação do rotor, as forças aerodinâmicas atuantes no perfil permitem uma tração maior do que o arrasto até em pequenos ângulos positivos de passo.

Porém tinha percebido que a maioria dos autogiros rc possuíam ângulo de passo negativo nas pás e sempre me perguntei o porquê. O kit que recebi da HK não possuía este detalhe e o resultado disso eu vi na prática: o rotor demorava MUITO a ganhar rotação.
Somente a articulação de batimento tipo K não era suficiente para imprimir um passo negativo nas pás e aumentar a rotação do rotor. O modelo corria toda pista mas não ganhava sustentação.

Então, a primeira modificação que fiz com fins funcionais foi a alteração do passo das pás, lixando a base de liteply que fica na raiz.
Não saberei aqui precisar o ângulo correto, até mesmo porque fiz por tentativa e erro. Quando cheguei num ângulo que proporcionava uma boa rotação ao rotor, parei de lixar.
É necessário ser bem meticuloso neste procedimento, deixando todas as pás com o mesmo ângulo. Caso contrário, a diferença de ângulo entre elas alterará sua sustentação e sua trajetória (tracking) causando vibrações indesejáveis.

Cabe ressaltar o seguinte, quando do ângulo de ataque tende a positivo, diminui a capacidade autorotativa do rotor mas aumenta sustentação. Quando o ângulo de ataque tende a negativo, aumenta a capacidade autorotativa do rotor mas diminui a sustentação. Assim, eu não poderia diminuir muito o ângulo sob a pena de ter pouca sustentação no rotor.
Anexos
perfil2_640x287.jpg
perfil2_640x287.jpg (13.06 KiB) Exibido 19371 vezes
perfil_640x287.jpg
perfil_640x287.jpg (13.55 KiB) Exibido 19371 vezes
DSC06356_640x480.jpg
DSC06356_640x480.jpg (34.93 KiB) Exibido 19371 vezes
DSC06356 cópia_640x480.jpg
DSC06356 cópia_640x480.jpg (35.2 KiB) Exibido 19371 vezes
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saratiel hirle
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Mensagem por saratiel hirle »

[quote:71406d3779="Mac2"]Saratiel,

A HK deveria te pagar por este review.

Você tirou leite de pedra.

Abs

Marco Aurelio[/quote:71406d3779]

hehehe... boa idéia que você deu. Vou negociar com eles! :twisted: :twisted:
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