Montagem do autogiro Cierva C30 da HobbyKing

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por saratiel hirle »

[b:0c01f800f9]POSICIONAMENTO DO ROTOR[/b:0c01f800f9]

Minha primeira decolagem (não estou dizendo vôo) foi algo extremamente inesperado. Iniciei manualmente a rotação do rotor, taxiei o aero até a cabeceira, aproei com o vento e iniciei a corrida. Cabrando o rotor a fim de expo-lo ao vento e ganhar mais rotação, poucos metros a frente ele simplesmente deu uma cambalhota para trás, do nada! Então pensei que, além de ter cabrado muito, ele estava com o CG muito atrás.
Então tentei de todas as formas possíveis chegar o CG para frente, lastro, bateria maior, speed, tudo “socado” lá no nariz, mas não foi o suficiente para deixá-lo com o CG na posição correta, conforme demonstrado no tutorial do RCgroups.
A solução para isso eu li num comentário no youtube, onde um usuário comentou num vídeo do cierva que só conseguiu faze-lo voar depois que chegou o rotor 1cm para trás.
E foi isso que eu fiz.
Depois vi no RCGroups que outrs pessoas também o fizeram, só que cada um a sua forma. A minha solução foi deslocar a base que fixa o parafuso central do rotor para trás, fazendo um furo para apenas 1 parafuso na parte posterior da peça. Olhando as fotos fica mais fácil entender.
A primeira foto é da posição original e a segunda da posição modificada.
Anexos
DSC06351_564x480.jpg
DSC06351_564x480.jpg (35.25 KiB) Exibido 19366 vezes
DSC06351 cópia_563x480.jpg
DSC06351 cópia_563x480.jpg (34.6 KiB) Exibido 19366 vezes
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por saratiel hirle »

[b:122cf50632]DOWN THRUST[/b:122cf50632]

Depois das primeiras lenhas e das lidas no RCGroups, passei a adotar um downthrust de 6°, conforme a maioria estava usando. Nesta mesma época já estava conseguindo fazer os primeiros voos (ainda lenhando) do modelo.
Porém, notei que quando ele saía do chão, não conseguia subir mais que uns 2 metros, por mais que acelerasse e cabrasse, ele não subia.
Daí concluí que a inclinação do motor estava muito grande, assim reduzi um pouco mais, dando aproximandamente 3° de inclinação para baixo e um pouco menos para a direita, pois em voo ele tinha muita tendência em guinar para esquerda.
Adicionei [b:122cf50632]duas[/b:122cf50632] arruelas metálicas na parte superior e [b:122cf50632]uma[/b:122cf50632] na parte esquerda do montante do motor.
Anexos
DSC06355_640x480.jpg
DSC06355_640x480.jpg (33.08 KiB) Exibido 19365 vezes
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por saratiel hirle »

[b:64ae0ac837]ANGULOS[/b:64ae0ac837]

- o plano de referência é a corda o estabilizador vertical, tomando ele como base tracei os demais ângulos;
- o modelo, com toda eletrônica instalada e suspenso pelo cubo do rotor, deve der uma inclinação do nariz para baixo em 11°;
- com o stick de pitch centralizado, o rotor deve apresentar um ângulo de 12°;
- com o stick de pitch cabrado, o rotor deve apresentar um ângulo de 19°;
- com o stick de pitch picado, o rotor deve apresentar um ângulo de 3°;
- o downthrust do motor é de 3°.
Anexos
dados_640x364.jpg
dados_640x364.jpg (29.68 KiB) Exibido 19361 vezes
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por saratiel hirle »

[i:8a6d720358][b:8a6d720358]Agora descrevo algumas modificações que fiz para corrigir algumas falhas de projeto, mas que não impediam o voo do modelo.[/b:8a6d720358]
[/i:8a6d720358]
[b:8a6d720358]SUBSTITUIÇÃO DO ELEMENTO FLEXÍVEL DA CABEÇA DO ROTOR[/b:8a6d720358]

Este é um item crítico! A cada lenha ele era o primeiro a ir pelos ares.
Esta cabeça é do tipo flexível, pois possui movimento de batimento proporcionado pela deformação de um elemento flexível, aqui constuído provavelmente de PVC ou Nylon.
Por aparentar muita fragilidade, testei vários materiais para substituí-lo: chapa de raio X, PVC, poliestireno, acetato e PET. Esta última foi a mais resistente e que adotei como definitiva. Utilizei três camadas e já suportou diversas lenhas.
Porém, como este material é bem mais flexível que o original, as pás ficavam muito inclinadas para baixo quando o rotor estava parado. Então tive que colar alguns batentes nas partes inferiores dos punhos para que as pás pudessem manter a angulação correta.
Anexos
DSC06323_640x480.jpg
DSC06323_640x480.jpg (21.93 KiB) Exibido 19355 vezes
DSC06322_640x480.jpg
DSC06322_640x480.jpg (25.45 KiB) Exibido 19355 vezes
DSC06320_640x480.jpg
DSC06320_640x480.jpg (28.82 KiB) Exibido 19355 vezes
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por saratiel hirle »

[b:270ef49ef4]SUBSTITUIÇÃO DOS PUNHOS DO ROTOR [/b:270ef49ef4]

Nas últimas lenhas que tive, os já surrados pega-pás não aguentaram o tranco e começaram a quebrar também. Aparentemente feitos de acrílico ou poliestireno, eram suficientemente fortes pra um voo normal, mas demasiadamente fracos para um modelo que cai tanto...
Então tive que substituí-los por algo mais resistente. O ideal era que fossem feitos de chapa de fibra de carbono, mas como não tinha mais em casa, optei por utilizar aquelas chapas de confecção de circuito impresso que não sei o nome.
Recortei utilizando um antigo como gabarito e pintei-os de branco. O resultado ficou muito bom visualmente e agora posso cair mais tranqüilo...hehehe
Anexos
DSC06321_640x480.jpg
DSC06321_640x480.jpg (29.87 KiB) Exibido 19353 vezes
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por saratiel hirle »

[b:e4b611be32]ADOÇÃO DE APENAS 1 PARAFUSO PARA FIXAR AS PÁS[/b:e4b611be32]

Na primeira lenha que quebrou o elemento flexível da cabeça, percebi que o fator principal para o ocorrido era a rigidez da fixação das pás nos punhos, deixando para a base destes absorver toda a energia das pás quando o rotor era travado ao colidir com o solo.
Assim, copiando os helimodelos, achei melhor deixar apenas 1 parafuso para fixar as pás, pois além de facilitar o transporte (dobragem das pás) e permitir uma articulação de arrasto, esta fixação evitava que o elemento flexível da cabeça receba todos os esforços na colisão com o solo.
Anexos
DSC06349_640x480.jpg
DSC06349_640x480.jpg (30.32 KiB) Exibido 13850 vezes
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por saratiel hirle »

[b:9b322de254]SUBSTITUIÇÃO DO MASTRO E DA POSIÇÃO DO SERVO DO ROTOR[/b:9b322de254]

Após as primeiras lenhas o mastro, que antes era de balsa, foi substituído por um tubo de carbono, que serviu perfeitamente nos alojamentos e que está agüentando muito bem os esforços.

Na base de fixação dos servos havia um parafuso que impedia a instalação do servo na posição ideal. Assim alterei a posição do mesmo, fazendo novo furo logo acima da posição original, permitindo a melhor acomodação do servo.
Anexos
DSC06352_640x480.jpg
DSC06352_640x480.jpg (32.75 KiB) Exibido 13847 vezes
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por saratiel hirle »

[b:2e1169982f]FITAS NAS PÁS DO ROTOR[/b:2e1169982f]

Num dos primeiros voos quase bem sucedidos, tive uma lenha feia por desorientação. Como esta coisa não tem asa ou algo que possa melhorar sua orientação, quando ele decola só se vê sua silhueta, que não é grande, causando grandes conflitos visuais sobre sua real atitude.
Então achei melhor colocar estas fitas laranjas no rotor que, quando está girando, cria um disco sobre o modelo, facilitando muito a orientação.
Anexos
DSC06350_640x480.jpg
DSC06350_640x480.jpg (25.95 KiB) Exibido 13846 vezes
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por saratiel hirle »

[b:b006cb1c18]TREM DE POUSO[/b:b006cb1c18]

O trem é feito por 3 peças de arame que são unidas em suas extremidades por fio de cobre, recebendo um acabamento de fita termoretrátil.
Parece bonito e funcional, porém é muito mal feito e não agüentou as primeiras decolagens.
Refiz esta amarração e colei com epóxi. Aproveitei para retirar uns tubos plásticos que cobriam os arames e os pintei de preto. Ficou muito melhor assim.
Anexos
DSC06354_640x480.jpg
DSC06354_640x480.jpg (21.4 KiB) Exibido 13844 vezes
DSC06353_640x480.jpg
DSC06353_640x480.jpg (26.57 KiB) Exibido 13844 vezes
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por saratiel hirle »

[b:9875bcfa3b]ANÁLISE GERAL[/b:9875bcfa3b]

Este modelo foi uma escola para mim.
Inicialmente fiquei muito frustrado por achar ter jogado dinheiro fora, mas depois que ele voou o apego pelo bicho só está aumentando.
Infelizmente não posso recomendá-lo para as pessoas, a menos que estejam procurando aventura... pois o que percebi é que este modelo é muito pesado para o tamanho do rotor. Outros modelos de mesmo peso possuem o rotor consideravelmente maior. Então, como um “bom escala”, ele possui um voo extremamente crítico.
O que eu recomendo para quem quer entrar no mundo dos autogiros é procurar por projetos mais simples, sem ser escala. A net está cheia deles e o Sr Lázaro possui um tutorial muito bom também.

A decolagem é o ponto mais crítico de todo o voo. O ideal é que seja num dia com brisa suave, que proporciona uma boa pré rotação do rotor antes da corrida.

Durante a corrida, tem que manter o rotor cabrado o máximo possível, para que se exponha ao vento relativo e ganhe o máximo de rotação.
Logo antes do “rotate”, tem que voltar o rotor para sua posição normal (stick centralizado) e deixá-lo sair do chão sozinho.

A partir daí só mantê-lo no ar. Se quiser subir é só acelerar. Se quiser descer é só reduzir o motor. Nada de cabrar ou picar para subir ou descer, a menos que seja para pequenas correções.

As curvas exigem MUITO comando de leme. Não sei se é pelo tamanho dele ou se é uma característica destes modelos.

O comando de pitch é muito sensível quando em voo e pouco eficiente em baixa velocidade, exigindo assim o máximo de curso de servo e boa quantidade de exponencial.

O comando de roll é bem sensível em pequenos ângulos, mas a partir de certo grau de rolagem ele praticamente para, exigindo cada vez mais comando para rolar. Imagino ser pelo grande pêndulo que é.

O pouso é algo mágico. Com vento ele toca o solo com velocidade quase nula e pára em alguns centímetros. Porém acho que é muito difícil fazê-lo sem motor. Aqui o motor parece muito com o comando coletivo dos helis, então fica muito difícil fazer o arredondamento para pouso sem contar com este recurso.

Enfim, é um modelo bonito, não é caro e que faz uma baita presença na pista, pois é algo muito diferente e com voo bem exótico. Porém exige do piloto certa habilidade. Digo até que ele é mais “pilotável” para que já voa helis e não para aeros.

Mas apesar de todo mal que falei deste modelinho, uma coisa tenho que elogiar: sua fuselagem é MUITO FORTE, pois depois de tanta e tanta lenha, nada aconteceu a ela e foi o único elemento que não precisei restaurar ou modificar.

Abraço a todos que acompanharam!

Bons voos!!!
Anexos
2_640x480.jpg
2_640x480.jpg (39.55 KiB) Exibido 13839 vezes
c30_4_640x372.jpg
c30_4_640x372.jpg (36.62 KiB) Exibido 13839 vezes
Responder