Easy Flite (Recorde: 1,5Km tudo perfeito)
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[quote:ba44b25305="Rafael Ritter"]Vais ficar mais admirado sobre como é bem acabado e gigante! E olha q sou chato com acabamento...[/quote:ba44b25305]
Ola Rafael,
Recentemente também adquiri um EasyFlite de 145 cm de envergadura com o Rodrigo da MR, e também fiquei muito satisfeito com o acabamento do aero e entelagem.
Não sou praticante do FPV, mas curto demais filmar meus voos com uma micro câmera onboard (tenho uma Turnigy TR800 e logo chega minha nova HD Wing Camera HobbyKing)...
...pra resumir, o aero voa 'sozinho', plana muito e pousa suave demais !
Imagino um de 179 cm... perfeito.
Um único ajuste que precisei fazer é diminuir o ângulo de inclinação do motor, colocando uma arruela na parte de cima do montante, entre a parede de fogo e o montante.
Da forma como estava, com a inclinação que veio, o aero tendia a picar quando acelerado acima de meio motor.
Usarei uma lipo adequada também, acima de 1500mAh, pra acertar o CG sem usar pesos extras.
Vídeo recente e fotos...
[yt]QrdRaA44spI[/yt]
Setup usado aqui...
Motor RCTIMER 2812/14 1534kV
Hélice APC 7x6
ESC BEC Mystery 30A
Lipo Turnigy 3S 1300mAh 20C
Servos Turnigy 9g
"30g de peso extra preso no bico"
Tempo de voo: 25 min (sem tentar térmicas)
[img:ba44b25305]https://lh6.googleusercontent.com/-_m1xIDielpg/TwIC0EnjYMI/AAAAAAAADQE/iD3Z-3HmDOM/s640/2011-12-29_12-52-37_356.jpg[/img:ba44b25305]
[img:ba44b25305]https://lh5.googleusercontent.com/-MS4plz4mdjE/TwIC4XbRdoI/AAAAAAAADQU/0T_aoXHAYe8/s640/2011-12-29_12-53-25_363.jpg[/img:ba44b25305]
[img:ba44b25305]https://lh4.googleusercontent.com/-dsCVDkMKdmM/TwIC6tcbwUI/AAAAAAAADQk/S8dx8luIiLQ/s640/2011-12-29_12-53-36_945.jpg[/img:ba44b25305]
[img:ba44b25305]https://lh4.googleusercontent.com/-yZ1rvkWGiug/TwIC9ZpQ_nI/AAAAAAAADQs/r6oTspRvCOs/s640/2011-12-29_12-53-47_245.jpg[/img:ba44b25305]
[img:ba44b25305]https://lh3.googleusercontent.com/-LjxnW6YdcMM/TwIDD3YRRrI/AAAAAAAADRI/NUFWq2TDZwo/s640/2011-12-29_12-54-09_741.jpg[/img:ba44b25305]
Valeu. Daniel
Ola Rafael,
Recentemente também adquiri um EasyFlite de 145 cm de envergadura com o Rodrigo da MR, e também fiquei muito satisfeito com o acabamento do aero e entelagem.
Não sou praticante do FPV, mas curto demais filmar meus voos com uma micro câmera onboard (tenho uma Turnigy TR800 e logo chega minha nova HD Wing Camera HobbyKing)...
...pra resumir, o aero voa 'sozinho', plana muito e pousa suave demais !
Imagino um de 179 cm... perfeito.
Um único ajuste que precisei fazer é diminuir o ângulo de inclinação do motor, colocando uma arruela na parte de cima do montante, entre a parede de fogo e o montante.
Da forma como estava, com a inclinação que veio, o aero tendia a picar quando acelerado acima de meio motor.
Usarei uma lipo adequada também, acima de 1500mAh, pra acertar o CG sem usar pesos extras.
Vídeo recente e fotos...
[yt]QrdRaA44spI[/yt]
Setup usado aqui...
Motor RCTIMER 2812/14 1534kV
Hélice APC 7x6
ESC BEC Mystery 30A
Lipo Turnigy 3S 1300mAh 20C
Servos Turnigy 9g
"30g de peso extra preso no bico"
Tempo de voo: 25 min (sem tentar térmicas)
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Valeu. Daniel
- Rafael Ritter
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Opa, havia esquecido de dar continuidade no tópico, hehehehe
Esses dias fiz o teste de vôo. Foi um desastre. O aero simplesmente não fazia curvas. Pousou em uma arvore. Entrei em contato com o Carlos da MR Modelismo e o mesmo foi extremamente atencioso. Irá enviar um modelo novo com uma asa diferenciada para avaliarmos se atende os propósitos iniciais. Isso que chamo de seriedade. Até lá, irei fazer alguns testes com o modelo atual com o objetivo de dar feedback a eles.
Quanto ao modelo deste tópico, realizei a restauração do que havia danificado, adiantei o CG conforme foi sugerido e alterei a posição dos ailerons, que vieram muito próximos à raiz da asa. Talvez hoje eu consiga fazer o novo teste.
Esses dias fiz o teste de vôo. Foi um desastre. O aero simplesmente não fazia curvas. Pousou em uma arvore. Entrei em contato com o Carlos da MR Modelismo e o mesmo foi extremamente atencioso. Irá enviar um modelo novo com uma asa diferenciada para avaliarmos se atende os propósitos iniciais. Isso que chamo de seriedade. Até lá, irei fazer alguns testes com o modelo atual com o objetivo de dar feedback a eles.
Quanto ao modelo deste tópico, realizei a restauração do que havia danificado, adiantei o CG conforme foi sugerido e alterei a posição dos ailerons, que vieram muito próximos à raiz da asa. Talvez hoje eu consiga fazer o novo teste.
- Anexos
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- easy4.jpg (35.85 KiB) Exibido 7388 vezes
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- easy3.jpg (34.85 KiB) Exibido 7388 vezes
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- easy1.jpg (27.53 KiB) Exibido 7388 vezes
Poucos monoplanos são mais elegantes do que a maioria dos biplanos!
-->Cuidado: usuário viciado em pó de balsa<--
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- Rafael Ritter
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Ontem fiz o novo teste com o Easy Flite. E judiei. Ventando pra caramba, tanto que segurando ele na mão, contra o vento, já queria sair voando. Joguei e, embora os ailerons tenham passado a responder, ainda era pouco. Desta vez como estava preparado psicologicamente, utilizei o leme e o profundor também para trazer o aero de volta.
Pousei, aumentei o ganho mecânico da linkagem (nos furinhos do braço do servo e do horn) ao máximo e decolei de novo. Desta vez ele passou a responder melhor, porém devido ao grande vento, em algumas situações ainda tive que recorrer ao uso combinado do aileron, leme e profundor.
Creio que em dias sem vento /pouco vento, com essas modificações, ele deva se sair muito bem, e para quem não pretende utilizar piloto automático, ou seja, pode contar com as mixagens do rádio, está perfeito. Porém para o meu caso, ficarei aguardando a nova asa reta que será enviada para fazer novos testes.
Pousei, aumentei o ganho mecânico da linkagem (nos furinhos do braço do servo e do horn) ao máximo e decolei de novo. Desta vez ele passou a responder melhor, porém devido ao grande vento, em algumas situações ainda tive que recorrer ao uso combinado do aileron, leme e profundor.
Creio que em dias sem vento /pouco vento, com essas modificações, ele deva se sair muito bem, e para quem não pretende utilizar piloto automático, ou seja, pode contar com as mixagens do rádio, está perfeito. Porém para o meu caso, ficarei aguardando a nova asa reta que será enviada para fazer novos testes.
- Rafael Ritter
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O meu vai chegar quarta ou quinta-feira da proxima semana! Não vejo a hora de abrir a caixa... rsrsrs
Rafael, no FpvBrasil, coloquei uma imagem que poderia te ajudar... não sei se você viu, mas irei postar ela aqui também!
[img:d272c9a456]http://api.ning.com/files/-p0tJ6clWXnzGuVIF3NxDSfAHDSePY5v9n7ydNyxpAfaF-7W3hMmRM5NoZzVd9SCSmG3ALkrf5DUBpqU10JYOQvG**ASkvR*/OgAAABvTPeypy2N6wY2_Zs1f0xN0US5nFiXdAWcAikVDtj8m6x6Co0tTLdGtgsmHP_knzVMI3rn6Pzgy8CkR_wGmYAm1T1U.jpg[/img:d272c9a456]
Rafael, no FpvBrasil, coloquei uma imagem que poderia te ajudar... não sei se você viu, mas irei postar ela aqui também!
[img:d272c9a456]http://api.ning.com/files/-p0tJ6clWXnzGuVIF3NxDSfAHDSePY5v9n7ydNyxpAfaF-7W3hMmRM5NoZzVd9SCSmG3ALkrf5DUBpqU10JYOQvG**ASkvR*/OgAAABvTPeypy2N6wY2_Zs1f0xN0US5nFiXdAWcAikVDtj8m6x6Co0tTLdGtgsmHP_knzVMI3rn6Pzgy8CkR_wGmYAm1T1U.jpg[/img:d272c9a456]
Thiago Aragão
o poliedro eu reparei, mas o aileron que foi tapado ali do lado poderia ser anexado à parte móvel, talvez ajude um pouco. e existe uma forma de fazer o diferencial mecanicamente, é só colocar a roseta um pouco deslocada do centro. pra subir mais do que baixar, quando o comando tá em 0 a roseta precisa ficar pra frente, por exemplo.
mas ainda não sei se isso resolve seu problema.
mas ainda não sei se isso resolve seu problema.
- Rafael Ritter
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Pessoal, hoje fui testar de novo a plataforma e é o seguinte. Estou fascinado. Não exatamente pelo aero, que aliás agora está voando bem, mas sobretudo pelo FY21AP.
O vento estava forte de novo, mas mesmo assim resolvi arriscar. Coloquei os 3 ganhos (aileron/leme/profundor) do FY21AP no máximo, preparei tudo e alcei vôo.
Depois de brigar por uns 4 ou 5 minutos me acostumando com o aero naquele vento, subi um pouco mais e comecei os testes.
Auto circle: acionei e pensei: já vou ficar com a mão no switch pq essa porcaria vai começar a mergulhar e vai cair. Por algum motivo não caiu. Então pensei: calma, ainda vai cair. Daqui a pouco me liguei que o aero já tinha feito duas voltas ao redor de onde eu estava, num vento brabo, sem eu colocar a mão nos sticks. Não pode ser...
Return to Home: afastei o aero de onde estava, não muito pois se algo desse errado (eu tinha certeza que ia dar) eu teria que trazer ele de volta. Acionei o switch e o aero começou a fazer a volta e daqui a pouco estava fazendo circulos sobre minha cabeça.
Véio, o FY21AP pilota esse aero melhor do que eu!!!! A coisa beira a mágica!!
Não tive coragem de desligar o rádio para causar um failsafe (já configurei, com RTH acionado e meio motor), mas já testei em solo e ele tá acionando, então suponho que não tem porque não funcionar.
Neste momento estou recarregando a bateria para ter uma idéia de autonomia, e se amanhã estiver um tempo bom, farei o primeiro vôo em primeira pessoa com esse equipamento.
Estou muito feliz e ansioso para os próximos passos, cuidando para essa ansiedade não virar afobação e fazer alguma besteira. Haja coração!!!
O vento estava forte de novo, mas mesmo assim resolvi arriscar. Coloquei os 3 ganhos (aileron/leme/profundor) do FY21AP no máximo, preparei tudo e alcei vôo.
Depois de brigar por uns 4 ou 5 minutos me acostumando com o aero naquele vento, subi um pouco mais e comecei os testes.
Auto circle: acionei e pensei: já vou ficar com a mão no switch pq essa porcaria vai começar a mergulhar e vai cair. Por algum motivo não caiu. Então pensei: calma, ainda vai cair. Daqui a pouco me liguei que o aero já tinha feito duas voltas ao redor de onde eu estava, num vento brabo, sem eu colocar a mão nos sticks. Não pode ser...
Return to Home: afastei o aero de onde estava, não muito pois se algo desse errado (eu tinha certeza que ia dar) eu teria que trazer ele de volta. Acionei o switch e o aero começou a fazer a volta e daqui a pouco estava fazendo circulos sobre minha cabeça.
Véio, o FY21AP pilota esse aero melhor do que eu!!!! A coisa beira a mágica!!
Não tive coragem de desligar o rádio para causar um failsafe (já configurei, com RTH acionado e meio motor), mas já testei em solo e ele tá acionando, então suponho que não tem porque não funcionar.
Neste momento estou recarregando a bateria para ter uma idéia de autonomia, e se amanhã estiver um tempo bom, farei o primeiro vôo em primeira pessoa com esse equipamento.
Estou muito feliz e ansioso para os próximos passos, cuidando para essa ansiedade não virar afobação e fazer alguma besteira. Haja coração!!!
- Rafael Ritter
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