Easy Flite (Recorde: 1,5Km tudo perfeito)

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
danielcorrea76
membro
Mensagens: 160
Registrado em: Ter Set 14, 2010 8:20 am
Localização: Bauru, SP
Contato:

Mensagem por danielcorrea76 »

[quote:ba44b25305="Rafael Ritter"]Vais ficar mais admirado sobre como é bem acabado e gigante! E olha q sou chato com acabamento...[/quote:ba44b25305]

Ola Rafael,

Recentemente também adquiri um EasyFlite de 145 cm de envergadura com o Rodrigo da MR, e também fiquei muito satisfeito com o acabamento do aero e entelagem.

Não sou praticante do FPV, mas curto demais filmar meus voos com uma micro câmera onboard (tenho uma Turnigy TR800 e logo chega minha nova HD Wing Camera HobbyKing)...

...pra resumir, o aero voa 'sozinho', plana muito e pousa suave demais !

Imagino um de 179 cm... perfeito.

Um único ajuste que precisei fazer é diminuir o ângulo de inclinação do motor, colocando uma arruela na parte de cima do montante, entre a parede de fogo e o montante.

Da forma como estava, com a inclinação que veio, o aero tendia a picar quando acelerado acima de meio motor.

Usarei uma lipo adequada também, acima de 1500mAh, pra acertar o CG sem usar pesos extras.


Vídeo recente e fotos...

[yt]QrdRaA44spI[/yt]

Setup usado aqui...

Motor RCTIMER 2812/14 1534kV
Hélice APC 7x6
ESC BEC Mystery 30A
Lipo Turnigy 3S 1300mAh 20C
Servos Turnigy 9g
"30g de peso extra preso no bico"

Tempo de voo: 25 min (sem tentar térmicas)


[img:ba44b25305]https://lh6.googleusercontent.com/-_m1xIDielpg/TwIC0EnjYMI/AAAAAAAADQE/iD3Z-3HmDOM/s640/2011-12-29_12-52-37_356.jpg[/img:ba44b25305]

[img:ba44b25305]https://lh5.googleusercontent.com/-MS4plz4mdjE/TwIC4XbRdoI/AAAAAAAADQU/0T_aoXHAYe8/s640/2011-12-29_12-53-25_363.jpg[/img:ba44b25305]

[img:ba44b25305]https://lh4.googleusercontent.com/-dsCVDkMKdmM/TwIC6tcbwUI/AAAAAAAADQk/S8dx8luIiLQ/s640/2011-12-29_12-53-36_945.jpg[/img:ba44b25305]

[img:ba44b25305]https://lh4.googleusercontent.com/-yZ1rvkWGiug/TwIC9ZpQ_nI/AAAAAAAADQs/r6oTspRvCOs/s640/2011-12-29_12-53-47_245.jpg[/img:ba44b25305]

[img:ba44b25305]https://lh3.googleusercontent.com/-LjxnW6YdcMM/TwIDD3YRRrI/AAAAAAAADRI/NUFWq2TDZwo/s640/2011-12-29_12-54-09_741.jpg[/img:ba44b25305]

Valeu. Daniel
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Opa, havia esquecido de dar continuidade no tópico, hehehehe

Esses dias fiz o teste de vôo. Foi um desastre. O aero simplesmente não fazia curvas. Pousou em uma arvore. Entrei em contato com o Carlos da MR Modelismo e o mesmo foi extremamente atencioso. Irá enviar um modelo novo com uma asa diferenciada para avaliarmos se atende os propósitos iniciais. Isso que chamo de seriedade. Até lá, irei fazer alguns testes com o modelo atual com o objetivo de dar feedback a eles.

Quanto ao modelo deste tópico, realizei a restauração do que havia danificado, adiantei o CG conforme foi sugerido e alterei a posição dos ailerons, que vieram muito próximos à raiz da asa. Talvez hoje eu consiga fazer o novo teste.
Anexos
easy4.jpg
easy4.jpg (35.85 KiB) Exibido 7388 vezes
easy3.jpg
easy3.jpg (34.85 KiB) Exibido 7388 vezes
easy1.jpg
easy1.jpg (27.53 KiB) Exibido 7388 vezes
Poucos monoplanos são mais elegantes do que a maioria dos biplanos!
-->Cuidado: usuário viciado em pó de balsa<--
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Ontem fiz o novo teste com o Easy Flite. E judiei. Ventando pra caramba, tanto que segurando ele na mão, contra o vento, já queria sair voando. Joguei e, embora os ailerons tenham passado a responder, ainda era pouco. Desta vez como estava preparado psicologicamente, utilizei o leme e o profundor também para trazer o aero de volta.

Pousei, aumentei o ganho mecânico da linkagem (nos furinhos do braço do servo e do horn) ao máximo e decolei de novo. Desta vez ele passou a responder melhor, porém devido ao grande vento, em algumas situações ainda tive que recorrer ao uso combinado do aileron, leme e profundor.

Creio que em dias sem vento /pouco vento, com essas modificações, ele deva se sair muito bem, e para quem não pretende utilizar piloto automático, ou seja, pode contar com as mixagens do rádio, está perfeito. Porém para o meu caso, ficarei aguardando a nova asa reta que será enviada para fazer novos testes.
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

rafael, ao invés de apenas mudar a posição dos ailerons, porque não esticar eles? deixa a asa toda com ailerons, deve melhorar. e pode também utilizar diferencial, subindo mais do que descendo, e se precisar, ainda dá pra mixar flaperons pra pousos curtos.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Zé, essa asa tem poliedro, portanto não dá pra ir até a ponta. Assim, já está mais na ponta do que poderia.

Sobre mixagens/diferencial/etc, não posso usar. Embora tenha essas opções no rádio, quem irá assumir o controle no caso de fail safe é o FY21AP, e aí não vai ter esses recursos.
Avatar do usuário
SH4RK0
membro
Mensagens: 2971
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 2:39 pm
Localização: Feira de Santana - BA

Mensagem por SH4RK0 »

O meu vai chegar quarta ou quinta-feira da proxima semana! Não vejo a hora de abrir a caixa... rsrsrs

Rafael, no FpvBrasil, coloquei uma imagem que poderia te ajudar... não sei se você viu, mas irei postar ela aqui também!

[img:d272c9a456]http://api.ning.com/files/-p0tJ6clWXnzGuVIF3NxDSfAHDSePY5v9n7ydNyxpAfaF-7W3hMmRM5NoZzVd9SCSmG3ALkrf5DUBpqU10JYOQvG**ASkvR*/OgAAABvTPeypy2N6wY2_Zs1f0xN0US5nFiXdAWcAikVDtj8m6x6Co0tTLdGtgsmHP_knzVMI3rn6Pzgy8CkR_wGmYAm1T1U.jpg[/img:d272c9a456]
Thiago Aragão
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

o poliedro eu reparei, mas o aileron que foi tapado ali do lado poderia ser anexado à parte móvel, talvez ajude um pouco. e existe uma forma de fazer o diferencial mecanicamente, é só colocar a roseta um pouco deslocada do centro. pra subir mais do que baixar, quando o comando tá em 0 a roseta precisa ficar pra frente, por exemplo.

mas ainda não sei se isso resolve seu problema.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Oi SH4RK0 , vi seu post lá sim, inclusive se olhares meu último post verás que fiz justamente isso. Sem esta alteração, o aileron ficava muito "sutil" hehehehe

Zé, essa é uma possibilidade interessante. Vou testar.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Pessoal, hoje fui testar de novo a plataforma e é o seguinte. Estou fascinado. Não exatamente pelo aero, que aliás agora está voando bem, mas sobretudo pelo FY21AP.

O vento estava forte de novo, mas mesmo assim resolvi arriscar. Coloquei os 3 ganhos (aileron/leme/profundor) do FY21AP no máximo, preparei tudo e alcei vôo.

Depois de brigar por uns 4 ou 5 minutos me acostumando com o aero naquele vento, subi um pouco mais e comecei os testes.

Auto circle: acionei e pensei: já vou ficar com a mão no switch pq essa porcaria vai começar a mergulhar e vai cair. Por algum motivo não caiu. Então pensei: calma, ainda vai cair. Daqui a pouco me liguei que o aero já tinha feito duas voltas ao redor de onde eu estava, num vento brabo, sem eu colocar a mão nos sticks. Não pode ser...

Return to Home: afastei o aero de onde estava, não muito pois se algo desse errado (eu tinha certeza que ia dar) eu teria que trazer ele de volta. Acionei o switch e o aero começou a fazer a volta e daqui a pouco estava fazendo circulos sobre minha cabeça.

Véio, o FY21AP pilota esse aero melhor do que eu!!!! A coisa beira a mágica!!

Não tive coragem de desligar o rádio para causar um failsafe (já configurei, com RTH acionado e meio motor), mas já testei em solo e ele tá acionando, então suponho que não tem porque não funcionar.

Neste momento estou recarregando a bateria para ter uma idéia de autonomia, e se amanhã estiver um tempo bom, farei o primeiro vôo em primeira pessoa com esse equipamento.

Estou muito feliz e ansioso para os próximos passos, cuidando para essa ansiedade não virar afobação e fazer alguma besteira. Haja coração!!!
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

A propósito, o Dragon Link é igual um seis canecos. Bebe uma barbaridade. Creio que o pack de bateria do Aurora 9 aguenda não muito mais do que 1h...
Responder