Vamos falar de SEGURANÇA

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
rockefile
membro
Mensagens: 500
Registrado em: Ter Fev 09, 2010 5:30 pm
Localização: Sao Paulo

Mensagem por rockefile »

Tenho q parabelizar o GABA no Aruja nesse quesito.... Os caras sao super serios e la a regra eh seguida SIM!

Aqui em Ribeirao Preto, o negocio aqui eh: QUEM FICAR MAIS FORA DA REGRA, GANHA UM DOCE!

Acredito que tem muitos clubes e pistas com sabichoes de voar e nao respeitar limites do estacionamento, limites das pessoas, limites do heli voando perto da area de voo de avioes e avioes dando razantes na arra de voo dos helis....

venho insistentemente pregando a boa seguranca pra nao ter q incorrer em medidas mais drasticas.

Agora, montamos na cidade de Orlandia, 50km de Ribeirao Preto, uma pista particular, que so entra quem eh convidado. Ja nesse comeco estou tentando botar na cabeca da galera a boa pratica do modelismo com seguranca.

Abracos a todos!
Avatar do usuário
paulorunai
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Ter Mai 31, 2011 7:17 pm
Localização: Unaí - MG

Mensagem por paulorunai »

É segurança no aeromodelismo e uma coisa que as vezes as pessoas não dão valor, por pura ignorância, ou falta de conhecimento (coisa que duvido).
Um problema que vejo, e crianças.
Chega o fim de semana e os pilotos de plantão vão voar em algum lugar de sua preferencia.
ai levam toda a familia (mulher, filho, chacorro, papagaio, etc.) Como crianças sempre são curiosos, e um grande perigo, na hora de dar a partida no modelo, pois as crianças e seus lindos dedinhos, sempre estao atentos.
E como toda criança gosta de chamar a atenção, e um grande perigo a coisa fofa do papai, querer pegar o aero em funcionamento, ou ate mesmo, levar seu dedinho a helice do modelo.
E na hora do puso tambem e perigoso, pois a criança (ou ate mesmo o cachorro) ve aquela coisa vindo pra pista, e se atravessa na frente para poder parar a "coisa".

Curiosos tambem são problemas, pois as vezes quando voçê esta voando, sempre aparecem pessoas, querendo conhecer o hooby, ai estas pessoas não tem conhecimento que não podem atravessar na pista, pois pensam que voçê é obrigado a desviar o aero deles, pois acham que voçê consegue olhar para o modelo e para eles ao mesmo tempo. A voçê vem no razante a todo gas, e quando percebe ja e tarde de mais.

Ai um companheiro da pessoa atingida grita: O CARA TU É LOUCO? NUM VIU QUE NOS ESTAVAMOS ATRAVESSANDO NÂO?

Curiosos são um problema mesmo, se bobiar, voçê olha pro lado, depois olha para o modelo, e ta la o curioso, com uma asa artificial, querendo ver como é um aero em pleno voo, rsrs :shock:

Lugar de curiosos, nao e do lado do modelista, e sempre um pouco atras, pos assim, nao se coloca em risco, e também não tira a visão do piloto, com sua enorme cabeça.

Por isto sempre digo; Segurança nunca e demais, sempre que achar que estas 100% seguro, reveja tudo de novo, pois a maioria dos acidentes acontecem quando as pessoas estão se achando seguras.

É isso ae.

Abraços.....

Paulo Ricardo

Tecnico em segurança do trabalho....
-----------
Paulo Ricardo
Avatar do usuário
farleymcad
membro
Mensagens: 266
Registrado em: Qui Fev 18, 2010 3:01 pm
Localização: Montes Claros

Mensagem por farleymcad »

Este foi um acidente feio com avião. Se você não tem estômago ou é cardíaco EU ACONSELHO SINCERAMENTE a não assistir este vídeo. Só quero mostrar que segurança NUNCA, mas NUNCA mesmo é demais.

[yt]tzXyYX7hZvw[/yt]

Peço a Deus que nos livre desses acidentes, e que o hobby nos traga só alegrias.
Avatar do usuário
paulorunai
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Ter Mai 31, 2011 7:17 pm
Localização: Unaí - MG

Mensagem por paulorunai »

Este vídeo nem e tão forte assim ja vi coisas piores (não no aeromodelismo)
Mas segurança sempre e pouco.
Uma dúvida: O modelo dele era partida a corda? Pensei que isto ocorreu, ao ligar o motor com a mão na hélice.
Avatar do usuário
farleymcad
membro
Mensagens: 266
Registrado em: Qui Fev 18, 2010 3:01 pm
Localização: Montes Claros

Mensagem por farleymcad »

Bem como o forum é sobre aeromodelismo, não vejo situação pior para um aeromodelista que perder os dedos, então pra mim isso aí é terrível sobre todos os aspectos.

O aeromodelo em questão, eu acreito que a pessoa usou um motor de motoserra, o que não é tão raro assim, na nossa pista mesmo tem um aeromodelo assim.
Avatar do usuário
Raí
membro
Mensagens: 382
Registrado em: Seg Jan 11, 2010 5:35 pm
Localização: Campinas / Bragança Paulista - SP

Mensagem por Raí »

O maior problema é a falta de responsabilidade. Não há Técnico ou Engenheiro de Segurança que coloque isso na cabeça de um aeromodelista ou trabalhador.
A responsabilidade está intimamente ligada a qualquer acidente. O que falta no nosso hobby, principalmente depois dessa popularização e redução de custos, é isso.

Desatenção ocorre, mas são raros frente à falta de responsa.
Blue skies!
#Team FUTABA!
BRA 16.169
Avatar do usuário
paulorunai
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Ter Mai 31, 2011 7:17 pm
Localização: Unaí - MG

Mensagem por paulorunai »

[quote:6f8cfa6865="farleymcad"]Bem como o forum é sobre aeromodelismo, não vejo situação pior para um aeromodelista que perder os dedos, então pra mim isso aí é terrível sobre todos os aspectos.[/quote:6f8cfa6865]
Sim amigo, não e porque eu disse que já vi coisas piores, que o fato nao seja se extrema gravidade.
Mas o pior pra mim e tirar de alguém ou ate mesmo perder a própria vida com um aeromodelo. As vezes a vida perdida em um acidente com aeromodelo, ainda mais se for uma pessoa queria, pode doer muito mais que o dedo arrancado pela hélice. Pois será levado o sentimento de culpa pelo resto da vida.
Hélice fere o corpo, sentimento de culpa fere a alma.
Mas um fato não justifica o outro, cada um tem sua gravidade, bem como suas consequências.
Avatar do usuário
paulorunai
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Ter Mai 31, 2011 7:17 pm
Localização: Unaí - MG

Mensagem por paulorunai »

[quote:102e2fd298="Raí"]O maior problema é a falta de responsabilidade. Não há Técnico ou Engenheiro de Segurança que coloque isso na cabeça de um aeromodelista ou trabalhador.
A responsabilidade está intimamente ligada a qualquer acidente. O que falta no nosso hobby, principalmente depois dessa popularização e redução de custos, é isso.

Desatenção ocorre, mas são raros frente à falta de responsa.[/quote:102e2fd298]
Sim Rai, responsabilidade falta e muito, as vezes e pura ignorância mesmo.
Não e qualquer trabalhador com 30 anos de experiência que aceita um técnico. Seg.trabalho falar que os procedimentos adotados por ele, coloca sua vida e seus colegas em risco.
Quase 85% dão a mesma desculpa: Eu faço isto a x anos e nunca me aconteceu nada.
Mas mesmo assim gostando eu não, podo na cabeça ou não, eu tenho que falar, pois se acontecer um acidente, se eu tiver sido omisso, nao ensinado todos os procedimentos corretos, não cobrado. Mesmo se for causado, por falta de responsabilidade, ato inseguro, brincadeiras fora de hora, etc.. De alguma forma ele vai querer jogar a culpa em alguém, e quem e a pessoa que tem o objetivo, de orientar, e treinar os trabalhadores para que acidentes não ocorram?
Na pista, se eu ver uma situação de extremo risco, acho que eu tenho a obrigação de falar alguma coisa, pois se acontecer algo grave, e eu tiver na "roda" junto com tais "falta de juízo" pode sobrar para mim tambem, ainda mais com os conhecimentos de segurança que tenho ou deveria ter..
Enfim e melhor ficar com fama de chato, do que ver uma situação perigosa e esperar para ver o que acontece.
No mais sem mais
Avatar do usuário
Raí
membro
Mensagens: 382
Registrado em: Seg Jan 11, 2010 5:35 pm
Localização: Campinas / Bragança Paulista - SP

Mensagem por Raí »

[quote:329f00d3c0="paulorunai"][quote:329f00d3c0="Raí"]O maior problema é a falta de responsabilidade. Não há Técnico ou Engenheiro de Segurança que coloque isso na cabeça de um aeromodelista ou trabalhador.
A responsabilidade está intimamente ligada a qualquer acidente. O que falta no nosso hobby, principalmente depois dessa popularização e redução de custos, é isso.

Desatenção ocorre, mas são raros frente à falta de responsa.[/quote:329f00d3c0]
Sim Rai, responsabilidade falta e muito, as vezes e pura ignorância mesmo.
Não e qualquer trabalhador com 30 anos de experiência que aceita um técnico. Seg.trabalho falar que os procedimentos adotados por ele, coloca sua vida e seus colegas em risco.
Quase 85% dão a mesma desculpa: Eu faço isto a x anos e nunca me aconteceu nada.
Mas mesmo assim gostando eu não, podo na cabeça ou não, eu tenho que falar, pois se acontecer um acidente, se eu tiver sido omisso, nao ensinado todos os procedimentos corretos, não cobrado. Mesmo se for causado, por falta de responsabilidade, ato inseguro, brincadeiras fora de hora, etc.. De alguma forma ele vai querer jogar a culpa em alguém, e quem e a pessoa que tem o objetivo, de orientar, e treinar os trabalhadores para que acidentes não ocorram?
Na pista, se eu ver uma situação de extremo risco, acho que eu tenho a obrigação de falar alguma coisa, pois se acontecer algo grave, e eu tiver na "roda" junto com tais "falta de juízo" pode sobrar para mim tambem, ainda mais com os conhecimentos de segurança que tenho ou deveria ter..
Enfim e melhor ficar com fama de chato, do que ver uma situação perigosa e esperar para ver o que acontece.
No mais sem mais[/quote:329f00d3c0]
Pois é, Paulo.
Sei como é. Sou médico do trabalho.

Para exemplificar a questão da responsabilidade, estive em uma clube em Londres onde havia cadastro de todos os aeros voados. Isso porque os acidentes aumentaram muito nos últimos anos, e a imensa maioria por falha do equipamento, notadamente eletrônico. Ou seja, é usar servo de 9g em aero glow, Lipos com BECs desproporcionais, xing-ling de rodo. Irresponsabilidade, despreparo.

Será que aqui vai ser assim também?

Mas sentir essa responsabilidade na pista é desnecessário.
Quando vou em um restaurante não paro todos que pedem frituras alegando do risco de uma doença cardiovascular. Tampouco sou responsável se alguém pisar no estacionamento e infartar.

Os acidentes mais graves e pior, que envolvem terceiros, é justamente com o aero no ar ou tentando ir pro ar.

Abração!
Blue skies!
#Team FUTABA!
BRA 16.169
joethebest2005
membro
Mensagens: 158
Registrado em: Sex Dez 07, 2007 11:26 pm
Localização: Belo Horizonte MG

Mensagem por joethebest2005 »

Eu tenho procurado bastante e não estou encontrando quase nada com relação a regulamentação, encontrei uma portaria do antigo DAC, com regulamentações muito vagas, encontrei um RBHA 100, porém disseram que ela não esta valendo, e realmente não encontrei ele no site da ANAC, entrei em contato com a COBRA mas me disseram que eu devia procurar a ANAC, tentei entrar em contato com a ANAC via site, sem sucesso, se alguém puder me ajudar agradeço.
Responder