P-51 mustang SALVAT

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
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rce001
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Mensagem por rce001 »

Então galera, meu motor está completamente montado, nesse mês de fevereiro irei comprar o combustível, aquecedor de vela e bomba de abastecimento para ligar finalmente o aero e amaciar o motor.
Estava olhando o aquecedor e a bomba no mercado livre e achei ótimos os preços:
Aquecedor de vela: + - 18,00 e a bomba manual a 29,90.

Agora, se alguem ligar o aero aí, põe o vídeo para nós. Acho que tem muita gente querendo ver esse P51 funcionando.

O meu ainda falta a entelagem branca apenas, colar as partes móveis e é claro o restante dos fascículos (adesivos, piloto, canopy)
cmagno
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Mensagem por cmagno »

Oi Brisolla, também estou montando este P51 e gostaria de lhe perguntar: Vc conseguiu usar a tela "branca" somente com o ferro para colar? Eu encontrei outra pessoa aqui em Goiânia-GO que está montando e ele também não conseguiu usar a tela branca, ela não adere de forma alguma usando apenas o ferro.

Abraços
fernandocpv
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Mensagem por fernandocpv »

Dica para aqueles que irão ligar seus motores:

Motores – Amaciar

Amaciar o motor é tão importante que pode depender deste processo a sua confiabilidade. O amaciamento é uma operação na qual o motor vai funcionar para valer pela primeira vez, e quaisquer pequenas imperfeições do motor terão que se ajustar.
Basicamente, tanto para motores dois tempos, quanto para motores quatro tempos, o processo é bastante similar, a diferença principal entre os dois está no número de peças móveis, o motor quatro tempos, via de regra, deve ter suas válvulas ajustadas/verificadas após o amaciamento.

Tirei meu Motor da Caixa Agora

Ó timo, você já tem seu motor, mas o que fazer? Bem, antigamente, quando a tecnologia era um tanto menos desenvolvida no que diz respeito à mecânica de motores, eram necessários vários minutos de amaciamento em bancadas. Hoje em dia, os motores são feitos em tornos CNC's que permitem um ajuste muito melhor, e mais, uma repetibilidade nesse ajuste, então, poupa-nos um tempo ao amaciar nossos motores.
Devido ao tempo que leva para uma mercadoria ser despachada nos portos brasileiros, os motores que vêm via containders acabam ficando com o óleo de proteção ressecado, então, a primeira coisa que eu recomendo é adicionar um pouco de óleo em todos os orifícios que encontar, assim, não haverá problemas com falta de lubrificação.
Outra coisa que você poderá notar é que provavelmente seu motor veio sem vela. Alguns motores tem o conjunto pistão e camisa cônicos, para melhor performance, então, é normal girar o motor e sentir uma travada no ponto morto superior do curso do pistão, mas não recomendo que faça isso. Preparar para Ligar

A melhor maneira de amaciar um motor é colocando-o numa bancada para amaciamento, esse tipo de dispositivo facilita a vida na hora de operação, além de deixar o motor bem à mostra para poder ser refrigerado mais facilmente; contudo, não é sempre que temos uma bancada em mãos, então, não é raro amaciar o motor diretamente no avião.
Depois de isntalado, no avião ou na bancada, você deve instalar sua alimentação de combustível. Certifique-se que a linha de eixo do tanque fique cerca de um centímetro acima do nível do carburador, isso facilita o acesso do combustível.
Outra coisa importante para ser atentada é o comando de aceleração, se você estiver utilizando uma bancada, você terá que linkar o comando do acelerador, mas não se esqueça de deixá-lo de alguma forma bem preso de maneira que a vibração proveniente do motor não altere a aceleração, geralmente eu coloco um elástico para prender o comando.
Ignição

Sem esquecer de carregar seu ni-starter, abasteça o tanque e mãos a obra. Primeiramente, verifique se o combustível flui normalmente do tanque. Verifique também se o motor está bem preso, isso é realmente importante. Veja se a agulha está aberta entre 3 ou 4 voltas. Agora, vem a parte divertida, acelere todo o motor, tampe o carburador, e puxe o combustível (veja seu trajeto pelas mangueiras de alimentação) dando uma volta na hélice, se o combustível não tiver chegado ao carburador, faça isso até chegar, cuidado para não puxar mais do que duas voltas de combustível, pois assim o motor afoga e muito provavelmente você terá um contra-golpe do motor. Agora que tem combustível no motor, dê umas quatro ou cinco batidas na hélice para que o combustível seja distribuido na câmara de combustão. Perfeito, coloque o ni-starter e bata na hélice, mas CUIDADO, utilize algum bastão como dedo protético, senão você poderá precisar de um.
Assim que conseguir fazer seu motor funcionar, tampe o carburador e afogue-o fazendo parar, nesse momento, você perceberá que há óleo para tudo quanto é lado, o que é bom sinal. Repita o procedimento, mas não "mate" o motor novamente, deixe-o funcionando e abra a agulha até ele morrer novamente.
Feche um pouco a agulha, de maneira que ele possa ser ligado novamente e ligue-o, deixando funcionar a plena aceleração, mas com rotação de marcha lenta, isso fará com que o combustível acabe rapidamente, então fique de olho para não acabar e dar pane seca em seu motor, ocorrendo isso, você poderá ter seu motor prejudicado (sempre indico para desligar o motor tampando o carburador, assim ele morre afogado).
Procedimento de Funcionamento
Agora que ele já funcionou algumas vezes, você deve amaciá-lo. Sim, o amaciamento começa agora. Deixe a aceleração máxima e seu controle de rotação continuará a ser a agulha de alta do carburador. Faça-o trabalhar durante uns dois minutos em rotação bem lenta, e depois suba para cerca de quatro mil rotações por minuto, depois de dois minutos, volte para a rotação de lenta novamente, passados mais dois minutos, aumente para cerca de seis mil rpm. Repita o processo umas quatro vezes e depois, deixe seu motor rodando dois tanques (no mínimo) em rotação entre cinco e seis mil rpm, atentando para que não morra por falta de combustível.
Pronto para voar
Pronto, agora regule a agulha de alta para vôo respeitando que ele ainda é um bebê, e bons vôos.
fernandocpv
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Mensagem por fernandocpv »

Mais dicas para regulagem motor 2 Tempos:

Nos motores de combustão interna, no caso os motores de aeromodelos, para que a combustão do combustível ocorra com o melhor aproveitamento possível, e para se conseguir um melhor desempenho, é necessário que a mistura ar/combustível que entra na câmara de compressão seja equalizada, de maneira que nenhum dos componentes estejam em excesso ou em falta, para isso os motores de aeromodelos dispõem de um carburador dotado de alguns dispositivos, como venturi, agulha de alta

e agulha de baixa rotação, com uma boa regulagem destes dispositivos, pode-se tirar um melhor proveito do motor e prolongar sua vida útil.

Vamos ao que interessa, supondo que você já tenha instalado seu motor no seu aeromodelo e que esteja usando a hélice recomendada nas especificações do mesmo, esteja usando uma vela nova e de boa qualidade, com o tanque de combustível abastecido e sem apresentar vazamentos ou furos nas mangueiras de alimentação e pressurização, e que já saiba como faze-lo funcionar, só que não esta conseguindo acertar a regulagem de alta rotação e a marcha lenta, faça o seguinte, primeiro vamos regular a agulha de alta rotação, na maioria dos motores devemos abrir a agulha de alta e a de baixa rotação mais ou menos duas voltas e meia, faça isso e siga os passos:

1º - Faça o motor funcionar em marcha lentaa e vai acionando o stick do acelerador no rádio para abrir o venturi do carburador até o máximo, a rotação deve aumentar gradativamente conforme o venturi vai abrindo, neste ponto observe:

a) - Se depois de estar todo aberto o acelerador a rotação começar a cair ou se o motor apagar, a agulha da alta está muito fechada, e a mistura ar/combustível está pobre isto é falta combustível, abra mais meia volta a agulha da alta e volte ao primeiro passo.

b) - Se o funcionamento do motor está pipocando ou seja falhando e expelindo combustível pela descarga, a mistura está rica sobrando combustível, devemos ir fechando a agulha de alta gradativamente até obtermos um funcionamento redondo e a máxima rotação, neste ponto abra a agulha um ou dois cliques para que a mistura fique um pouco mais rica e o motor não super aqueça, e incline o nariz de seu aeromodelo mais ou menos 45º para cima, se a rotação do motor cair você deve abrir a agulha da alta mais um ou dois cliques, até perceber que a rotação não sofreu alterações, isto ocorre, porque quando erguemos o nariz do aeromodelo, o combustível tem que vencer a força da gravidade para chegar até o motor diminuindo a quantidade que chaga até o carburador, consequentemente caindo a rotação.

2º - Para regular a agulha da marcha lenta,, acione o stick do acelerador do rádio até a marcha lenta, não esqueça que neste ponto o venturi do carburador deve ficar com uma abertura de mais ou menos 10% de sua abertura total, observe o funcionamento do motor:

a) - Se depois de chegar na marcha lenta, a rotação continuar a cair e até apagar o motor, a mistura de marcha lenta está pobre falta combustível, abra mais meia volta a agulha da lenta e volte ao segundo passo.

b) - Se na marcha lenta o motor está pipocando, ou ao se acionar o stick do acelerador rapidamente para a marcha alta, no momento da retomada de rotação o motor falhar e expelir combustível pelo venturi do carburador e pela descarga, a agulha de baixa está muito aberta e a mistura rica, vá fechando a agulha de baixa gradativamente e experimentando acelerar o motor até a retomada de rotação ocorrer sem falhas e sem expelir combustível pelo venturi.

Depois destes ajustes a marcha lenta e a marcha alta devem estar no seu ponto ideal, mas se você é um aeromodelista nômade, que vive trocando de pista ou de cidade, você deve abrir ou fechar gradativamente as agulhas de alta e baixa para cada local que você estiver, e lembre-se que o desempenho do motor também vai sofrer variações, isso se deve a variação da pressão atmosférica que altera a quantidade de ar que entra no venturi, mudando a regulagem e o desempenho do motor.

Obs: para regular a agulha de baixa rotação, é aconselhável que se desligue o motor a cada tentativa, ou se você já tem mais experiência no assunto, use uma chave de fenda comprida e de bico fino e posicione o stick do acelerador em mais ou menos 35% do seu percurso total antes de mexer na agulha, mantendo o motor um pouco mais acelerado que na marcha lenta. Não tente regular o motor sem o auxilio de alguém, para segurar o aeromodelo enquanto você trabalha, verifique se sua freqüência está liberada antes de ligar o rádio, tome todas as medidas de segurança e principalmente faça tudo com calma, sem afobações, pois você estará lidando com uma máquina de alta rotação e muito perigosa.



O motor não funciona ou funciona mal. E agora?

Um motor tem de funcionar redondo, bem regulado. Com uma boa alta e com uma boa baixa rotação. Ele deve passar da baixa para a alta rotação sem apagar ou engasgar. Deve se manter por todo um tanque na baixa rotação sem desligar.

Você tenta ligar o motor e nada ou então você liga e ele a seguir apaga. Ou então ele não funciona conforme descrevemos acima. O que fazer?

A idéia aqui é lhe dar um roteiro, ou seja, por onde começar e o que fazer. Faça o seguinte:

1o. - por primeiro o óbvio...veja se tem combustível no tanque e a seguir veja se a agulha da alta está bem regulada.

2o. - assoprando a mangueira que fornece compressão ao tanque (aquela que vai na surdina), veja se o combustível corre livre pela outra mangueira. Caso não corra livre muito provavelmente a mangueira está torcida dentro da fuselagem impedindo a passagem de combustível.

3o. - veja se a vela funciona. Tire ela e a coloque no ni-starter. Deve ficar incandescente. Note: o fato de ficar incandescente é 70% que ela está boa mas não 100%. Na dúvida troque a vela. Certifique-se que a bateria ni-starter esteja carregada

4o. - olhe a vela. Há motores que não aceitam velas sem aquele filete de metal (só com o arame). Anote aí: quando o motor apaga quando está em alta rotação é sinal de que o problema pode ser na vela.

5o. - o motor funciona mas quando fica com o nariz do avião para cima ele apaga. Provavelmente é o pescador do tanque que está dobrado dentro do tanque não conseguindo pegar o combustível da parte traseira fundo do tanque. É muito comum a mangueira no interior do tanque torcer depois de uma batida com o aeromodelo de frente. O peso do pescador joga a ponta da mangueira (onde fica o pescador) para a parte dianteira do tanque.

6o. - já que estamos mexendo no tanque verifique se ele não possui nenhum furo. Verifique também se não há furo nas mangueiras. A melhor forma de fazer essa verificação é colocar o tanque vazio em um balde de água e assoprar em uma mangueira enquanto se tapa a outra. Aparecendo bolhas, está aí o furo. Com o furo fica faltando compressão no tanque. Tende a faltar combustível quando se acelera (como se a mistura estivesse pobre na lenta)

7o.- verifique se o tanque é importado ou nacional. Se for nacional veja se é GCM. Em caso negativo, jogue fora.

8o. - se o motor for dois tempos e o combustível for de rícino sintético, experimente utilizar um combustível com óleo de rícino normal. Muitos motores dois tempos não aceitam o rícino sintético (combustível tipo competição).

9o. - se o motor for 4 tempos veja se ele possui nitrometano. Se não possuir nitro, troque por um com pelo menos 10% de nitro. Motores 4 tempos não funcionam bem sem nitrometano.

10. - verifique se o retentor do servo está prendendo bem o arame do pushroad. Se o arame não está deslizando no retentor de servo. Examine também se o pushroad do acelerador não está flertando (pode flertar até com o peso do tanque)

11. - Buenas...já examinamos a parte elétrica, já vimos a parte da alimentação de combustível, não restam muitas alternativas...regule a agulha da lenta (ver lição 2). Se o motor continuar não pegando regulagem, abra o carburador e limpe-o. Pode ter alguma sujeira.

12. - continua com problemas? Quem sabe não está faltando compressão no motor (motor oco)? Motores sem compressão não pegam a lenta. Peça para alguém com experiência girar a hélice com o motor desligado para que lhe diga o que acha da compressão. Não acredite no primeiro chute. Ouça mais de uma pessoa. Se for esse o problema tem de trocar o conjunto camisa, pistão e biela.

13. - Ainda com problemas ? Então um conselho de amigo ... Jogue o motor no lixo e adquira um novo !!!

Fonte: http://www.cabangu.com.br/aero14bis/aero.php?op=dicas&id=3
domingo, 18 de março de 2007 17:51:42
Perguntas e respostas:
Aqui, você vai poder conferir e aprender várias dicas para carburar seu motor, mantendo ele sempre ajustado e obtendo um ótimo rendimento, com isso evitando panes e falhas indesejadas que acabam por piorar o seu desempenho.
Primeiramente, antes de iniciar o tira dúvidas, você deve conhecer qual é o tipo de motor e carburador que você possui, para que então sejam usados o método de ajuste e regulagem adequados. Veja o esquema abaixo e confira os parafusos de ajustes e suas localizações em cada um dos tipos de carburadores e motores mais comuns.

Carburador do tipo Air-bleed (sangria de ar) para a lenta
Carburador com agulha de combustível para a lenta
Em ambos os carburadores a agulha principal (agulha de alta) abre-se no sentido anti-horário (enriquece a mistura) e fecha-se no sentido horário (empobrece ou seca a mistura).
Nos carburadores de sangria de ar, como o próprio nome diz, a agulha de lenta controla a entrada de ar na marcha lenta. Enquanto no tipo da direita, a agulha de lenta controla o fluxo de combustível do motor na marcha lenta. A principal diferença entre eles é que no primeiro abre-se o parafuso da lenta para secar a mistura e fecha-se o parafuso da lenta para enriquecer a mistura, enquanto no segundo é o oposto, fecha-se o parafuso para diminuir a quantidade de combustível (secando a mistura) e abre-se o parafuso de lenta para aumentar o fluxo de combustível (enriquecendo a mistura).
Perguntas e Respostas:
O meu motor parece estar funcionando bem durante o início até a metade do vôo, quando começa então a perder potência e rendimento, apresentando sintomas de que vai parar, o que está provocando isso?
Provavelmente seu motor está carburado muito seco, com a agulha de alta muito fechada, o que faz com que o motor esquente excessivamente durante o funcionamento e passe a perder seu rendimento. Ao invés do motor manter ótima rotação e um bom desempenho, como parece estar durante sua carburação no solo, com o esvaziamento do tanque de combustível ele passa a ter maior dificuldade para puxar o combustível, com isso acaba "secando" mais para o final do vôo. Mas como saber o quanto fechada (ou aberta) a agulha de alta deve estar? Para isso há um teste bem simples, com o motor em funcionamento no chão e com o acelerador no máximo levante o nariz do avião e verifique se há aumento ou diminuição da rotação. Sempre que o avião se encontrar com o nariz para cima deve haver um aumento de rotação, caso ocorra uma diminuição é porque a agulha de alta está muito fechada. Após cada ajuste na agulha realize novamente esse teste quantas vezes forem necessárias, levantando e abaixando o nariz do avião.
Sempre que acelero o motor a partir da marcha lenta ele parece "pipocar" e "engasgar", soltando muita fumaça e até um pouco de combustível pelo escapamento, demorando a normalizar a rotação.
Nesse caso, como o motor estava primeiramente em baixa rotação, é a agulha de lenta que deve ser ajustada, pois ela afeta a transição da lenta para a alta. Proceda primeiro ao ajuste da alta para então ajustar a lenta. Nos carburadores do tipo sangria de ar o parafuso de ajuste da lenta deve ser aberto, permitindo uma maior entrada de ar, pois o motor estava tendendo a afogar na marcha lenta; já nos carburadores com ajuste de fluxo de combustível para lenta, o parafuso deve ser fechado, para diminuir a entrada de combustível.
Sempre que acelero o motor a partir da marcha lenta ele parece dar uma ligeira diminuída, para então entrar no regime de rotação mais elevado, algumas vezes chega até mesmo a apagar durante o momento de aceleração.
A lenta do motor deve estar muito seca, com isso provoca uma falta momentânea de combustível durante a transição, a qual é diminuída após ter maior aceleração, onde a agulha da alta é que passa a atuar. Nesse caso feche o ajuste de lenta nos motores de sangria de ar e abra o ajuste nos demais.
Existe algum método prático e funcional para calibrar e ajustar precisamente a lenta do motor?
Sim. Para saber com clareza se a lenta está bem regulada proceda da seguinte maneira. No chão ,com o motor trabalhando em regime de lenta, levante o nariz do avião, conserve-o nessa posição por algum tempo, acelere então bruscamente o motor, se ele ameaçar apagar é porque a lenta está muito seca, o que pode ocasionar a parada do motor durante uma manobra no vôo. Se ele apresentar uma transição firme nessa posição, repita então o mesmo teste mas agora na horizontal e verifique se ele não afoga nesta posição. Vá regulando o ajuste de lenta, conforme explicado nos itens anteriores, até que se atenda satisfatóriamente a estes dois testes (aceleração com nariz levantado e aceleração com nariz na horizontal).
Meu motor parece estar funcionando bem, quando de repente começa a falhar e após algum tempo volta a normalizar seu funcionamento.
Nesse caso pode haver detritos na passagem de combustível para o carburador, os quais liberam e impedem o fluxo do combustível sem hora determinada. Para desobstruir a passagem você deve tirar a agulha de alta desrosqueando-a totalmente, desconecte a mangueira de combustível do carburador e conecte uma seringa de injeção no carburador, usando para isso um pedaço de mangueira de silicone; com bastante força injete um pouco de álcool no carburador. Lembre-se de por o bico do avião para baixo e deixar o carburador aberto (stick do motor acelerado) para facilitar a saída do álcool durante a limpeza. Verifique também se ao retirar a agulha não existem fiapos ou detritos colados nela.
Após dar a partida, quando desconecto o aquecedor de velas a rotação cai excessivamente ou o motor apaga de imediato.
Neste caso, substitua a vela, pois esta não está mais possibilitando a queima correta do combustível sem a atuação do aquecedor de velas ( ni-starter). Antes de substituir, tente, porém, uma vez mais ligar o motor, para se certificar se esse comportamento não foi provocado pelo fato dele estar muito afogado no momento da partida.
Em baixas rotações meu motor sempre apaga e começa a falhar, apesar do combustível que eu uso continuar o mesmo e da transição da lenta para alta estar firme. Meu motor não apresenta a mesma lenta que tinha antes, não consigo mais mantê-la tão baixa quanto era.
Experimente substituir a vela por uma nova. As velas gastas e com muito tempo de uso começam a piorar a queima de combustível. Um dos sintomas de vela estragada é a lenta do motor que às vezes passa a ficar ruim sem possuir um motivo óbvio. Durante a lenta o motor está funcionado em um estado mais critico e alguns problemas podem se manifestar mais facilmente neste regime de funcionamento.
Para manter sempre um bom funcionamento:
Antes de todo vôo é aconselhável dar uma checada no ajuste da agulha de alta , mudanças nas condições de temperatura, pressão, e humidade do ar fazem com que a carburação sofra alterações. Para conferir se ela está bem ajustada faça o teste já descrito para regulagem da alta,, qual seja, após dar a partida e com o acelerador no máximo levante o nariz do avião e verifique se há aumento ou diminuição da rotação. Lembramos que sempre que o avião se encontrar com o nariz para cima deve haver um aumento de rotação; caso ocorra uma diminuição é porque a agulha de alta está muito fechada e provavelmente o motor vai parar durante o vôo. Após cada ajuste na agulha realize novamente este teste, repetindo-o tantas vezes quanto necessárias.. É mais seguro funcionar o motor mais para afogado do que para seco, melhorando a refrigeração e a confiança no mesmo.
Apesar do ajuste de lenta não ser tão afetado pela alteração das condições atmosféricas locais; toda vez que você mudar de combustível como, por exemplo, marca, quantidade de nitro, óleo, etc., ou que for voar em outro local, com diferenças acentuadas nas condições geográficas, verifique , também, a regulagem da lenta, repetindo os testes de ajuste de marcha lenta conforme descritos nesta seção (aceleração a partir da lenta com nariz levantado e aceleração a partir da lenta com o nariz na horizontal).
Brisolla
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Mensagem por Brisolla »

[quote:535513a38d="cmagno"]Oi Brisolla, também estou montando este P51 e gostaria de lhe perguntar: Vc conseguiu usar a tela "branca" somente com o ferro para colar? Eu encontrei outra pessoa aqui em Goiânia-GO que está montando e ele também não conseguiu usar a tela branca, ela não adere de forma alguma usando apenas o ferro.

Abraços[/quote:535513a38d]

Olá cmagno, o meu colou sem proplemas somente com o ferro, aonde vai a tela branca eu não passei a cinza tipo eu cortei a cinza ai a tela branca ficou sobre a madeira mesmo axei a tela branca mais mais dificil mesmo de grudar do que a cinza, como você está fazendo ? fique atento com a temperatura do ferro.

Galera já recebi a n°65 carenagem do motor ou cowl também fiz os cortes amanha coloco fotos vlw...
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rce001
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Mensagem por rce001 »

[quote:11fbdc89e7="cmagno"]Oi Brisolla, também estou montando este P51 e gostaria de lhe perguntar: Vc conseguiu usar a tela "branca" somente com o ferro para colar? Eu encontrei outra pessoa aqui em Goiânia-GO que está montando e ele também não conseguiu usar a tela branca, ela não adere de forma alguma usando apenas o ferro.

Abraços[/quote:11fbdc89e7]

A entelagem branca, assim como a verde possui um plástico protetor que deve ser retirado antes de entelar com o ferro. Eu perdi a verde pois não fixava de modo algum, então reli toda a parte de entelagem novamente e achei essa instrução, mas já era tarde pois a parte verde já havia encolhido muito, então usei a de cor preta.
P51D Mustang, Cessna 180, Piper J3, PT-19
Brisolla
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Mensagem por Brisolla »

Bem lembrado rce001 lembrando que a parte que você tira o plástico protetor é a que deve colar na madeira ou seja ficar para baixo você tira o plástico como se fosse um adesivo que você compra para colar no seu carro hehehehe. vlw...
fernandocpv
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Mensagem por fernandocpv »

Já estou com os fascículos 65 (cowl) e o 66 (piloto).
andersonpb
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Mensagem por andersonpb »

Ola pessoal, estou acompanhando essa montagem de perto. esta ficando cada vez melhor, bem que eu gostaria de montar um desses pra mim.
Um amigo meu esta montando, ja eu nao consegui acompanhar, comprei ate o fasciculo 5 depois deu uma parada nas bancas, não vinha mais de jeito nenhum, agora a pouco tempo começaram a vender novamente, tentei encomendar mas na banca eles disseram que nao tinha como. ai gostaria de saber de voces que estao montando se pela planta consigo fazer as peças que nao tenho.
Para voces terem uma ideia aqui em joao pessoa ainda ta no numero 51. desde ja muito obrigado e bom trabalho ai com a montagem
Brisolla
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Mensagem por Brisolla »

[quote:2c94c46c04="andersonpb"]Ola pessoal, estou acompanhando essa montagem de perto. esta ficando cada vez melhor, bem que eu gostaria de montar um desses pra mim.
Um amigo meu esta montando, ja eu nao consegui acompanhar, comprei ate o fasciculo 5 depois deu uma parada nas bancas, não vinha mais de jeito nenhum, agora a pouco tempo começaram a vender novamente, tentei encomendar mas na banca eles disseram que nao tinha como. ai gostaria de saber de voces que estao montando se pela planta consigo fazer as peças que nao tenho.
Para voces terem uma ideia aqui em joao pessoa ainda ta no numero 51. desde ja muito obrigado e bom trabalho ai com a montagem[/quote:2c94c46c04]

Boa andersonpb, eu mandei um email para a salvat pedindo a n°56 que ate agora não recebi, eles falaram que só tem disponivel da n°1 ao 51, talvez se você mandar um email para eles eles te enviam...
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