Kranich II ajuda na construção!

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Robson Spessatto
membro
Mensagens: 163
Registrado em: Qua Out 15, 2008 8:51 pm
Localização: Encantado, RS

Kranich II ajuda na construção!

Mensagem por Robson Spessatto »

Olá pessoal!

Pretendo construir este belíssimo planador, porém procurei aqui no fórum e não encontrei nenhum tópico com a contrução do mesmo, para que eu pudesse utilizar como referência e também para não cometer erros que ja forão solucionados por outros modelistas, isso seria um retrocesso...

A planta é esta: http://www.aeromodelismoonline.com.br/plantas-planador-kranich-ii/ a qual inclusive já plotei e ficou com uma envergadura de aproximadamente 2,5m.

Se alguém tiver algum link com referências ao mesmo eu agradeço e muito!
Anexos
kranichII-d-300x157.jpg
kranichII-d-300x157.jpg (11.43 KiB) Exibido 4619 vezes
Robson Spessatto
membro
Mensagens: 163
Registrado em: Qua Out 15, 2008 8:51 pm
Localização: Encantado, RS

Mensagem por Robson Spessatto »

Esqueci de mencionar, mas já fiz os estabilizadores vertical e horizontal, além do leme, faltando apenas o profundor para concluir o conjunto de caUda rsrsrs...

Quanto a asa e fuselagem tenho que terminar de construir meu cortador, mas tá dificil, todo mundo tem a sua opinião sobre o mesmo, porém devo utilizá-lo ou com uma bateria de automóvel (mais seguro - nesse ponto sou meio cagão!) ou com um trafo de 12 + 12v 5A + dimmer na entrada, ainda não me decidi. Vou primeiramente testar com a bateria, caso não funcione parto para o trafo... há o arco deve ficar com uma área útil de corte de uns 60 cm aproximadamente!

Não estou dando preferência para a montagem estrutural, mas conselhos e sugestões são + do que bem vindos!!!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Use o transformador indicado, mas veja apenas se não está comprando um auto-transformador (geralmente disponíveis apenas para correntes altas, da ordem de 10A). Os transformadores "comuns" de até 4 ou 5 A praticamente todos são isolados da rede e portanto seguros para utilizar. Obviamente, nunca use seu cortador (ou NENHUM OUTRO equipamento elétrico) estando descalço num piso molhado...
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Robson.

Uma sugestão é encontrar um trafo de micro ondas, geralmente tem em ferros velho quando queimam a valvula costuma-se jogar fora.

Desenrole a parte de alta tensão (aquele enrolamento que possui muitas voltas de fio mais fino), dá um pouco dde trabalho para retirá-lo serrando ele com uma serrinha mas compensa.
O enrolamento de fio mais grosso voce conserva pois será a entrada de 127 volts
Enrole umas 10 voltas de fio 16 no mesmo lugar depois de retirar o enrolamento velho.
Dão ótimos transformadores com corrente suficiente para cortadores.
Boa sorte.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Robson Spessatto
membro
Mensagens: 163
Registrado em: Qua Out 15, 2008 8:51 pm
Localização: Encantado, RS

Mensagem por Robson Spessatto »

[quote:936b2b70e6="claudiorfernandes"]Use o transformador indicado, mas veja apenas se não está comprando um auto-transformador (geralmente disponíveis apenas para correntes altas, da ordem de 10A). Os transformadores "comuns" de até 4 ou 5 A praticamente todos são isolados da rede e portanto seguros para utilizar. Obviamente, nunca use seu cortador (ou NENHUM OUTRO equipamento elétrico) estando descalço num piso molhado...[/quote:936b2b70e6]

Olá Claudio!

Lí todos os seus posts nos tópicos sobre cortadores lá nos artigos e tenha a certeza de que os levo (todos) em consideração, tenho muita estima por você!
Quanto ao trafo, penso em comprar este: http://www.soldafria.com.br/transformador-1212-5a-entrada-110220vac-p-1605.html o que achas? Assim já aproveito e também o utilizo em meu carregador e já dou logo um descanso para a bateria! :lol:
Lí também o relado do outro colega que utilizou seu arco sentado no chão e tomou choque! E logo assimilei! 8)
(in)felizmente aprendemos com a desgraça dos outros também...
Robson Spessatto
membro
Mensagens: 163
Registrado em: Qua Out 15, 2008 8:51 pm
Localização: Encantado, RS

Mensagem por Robson Spessatto »

[quote:81f9ea6fa1="CONDOR 2"]Robson.

Uma sugestão é encontrar um trafo de micro ondas, geralmente tem em ferros velho quando queimam a valvula costuma-se jogar fora.

Desenrole a parte de alta tensão (aquele enrolamento que possui muitas voltas de fio mais fino), dá um pouco dde trabalho para retirá-lo serrando ele com uma serrinha mas compensa.
O enrolamento de fio mais grosso voce conserva pois será a entrada de 127 volts
Enrole umas 10 voltas de fio 16 no mesmo lugar depois de retirar o enrolamento velho.
Dão ótimos transformadores com corrente suficiente para cortadores.
Boa sorte.[/quote:81f9ea6fa1]

Olá CONDOR 2!

Infelizmente esta solução fica um pouco mais complicada para mim, pois não manjo tanto de eletrônica quanto gostaria e prefiro não (me) ariscar, porém já fui atrás de trafos de aparelhos eletrônicos mais antigos em eletrotécnicas aqui na cidade onde moro e não tive sorte... mas se eu tivesse que pegar um e ter que modificá-lo, sinceramente prefiro gastar um pouco mais e comprar um pronto conforme minhas necessidades! Mas agradeço pela sua dica, tá registrada e espero que ela realmente possa ser útil para alguém mais instruido do que eu!
Abraço!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Pode usar sem medo. Mas ainda assim as precauções de segurança nunca devem ser esquecidas.
Boa sorte !
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Robson,

O Kranich é um belo desafio, quais as dimensões do modelo ?
Robson Spessatto
membro
Mensagens: 163
Registrado em: Qua Out 15, 2008 8:51 pm
Localização: Encantado, RS

Mensagem por Robson Spessatto »

Oi Marcos!

Acabei de medir a planta e cada semi-asa mede 107cm + 9,5cm que é a largura da fuselagem num total de 223,5 cm de envergadura e o comprimento da fuselagem é de 105cm.

Pois é Marcos, olhando a planta no pc parecia um pouco mais simples, porém depois de plotada "apareceram" novos detalhes hehehe...

Olhei página por página, mas não encontrei nenhuma outra construção do Kranich aqui no fórum para me basear! Pra te dizer a verdade, não sei ainda nem se irei construí-lo em depron ou isopor (P3) ou quem sabe, misto! Alguma sugestão?

Abraço!
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:a16e7fea11="Robson Spessatto"]Alguma sugestão?[/quote:a16e7fea11]

Balsa!!!
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Responder