Interferência no Aurora-9

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

Giuliano,

A bateria é essencialmente metálica.

Não se deve colocar nada metálico muito perto da antena.

A posição no canopi é uma boa.

E... não tem que obrigatoriamente ficar na vertical. O principal é evitar proximidade com eletrônica, bateria e metal, e evitar deixar paralela a metal. Na maioria dos modelos o jeito mais fácil de fazer isto é na vertical, mas tenho modelos em que a antena fica na horizontal.
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Giuliano MO
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Mensagem por Giuliano MO »

[quote:2790265a92="alexcmag"]Giuliano,

A bateria é essencialmente metálica.

Não se deve colocar nada metálico muito perto da antena.

A posição no canopi é uma boa.

E... não tem que obrigatoriamente ficar na vertical. O principal é evitar proximidade com eletrônica, bateria e metal, e evitar deixar paralela a metal. Na maioria dos modelos o jeito mais fácil de fazer isto é na vertical, mas tenho modelos em que a antena fica na horizontal.[/quote:2790265a92]

Pois então amigo alex, no meu twist tá difícil, é muita coisa dentro onde seria fácil colocar a antena, é BEC, fiação dos servos, dos BEC,s e tudo mais, o lugar que eu vejo mais limpo seria dentro do canopy mesmo, não vai ficar a coisa mais bonita do mundo mas o q me interessa é não dar interferência!
Então na posição que deixei instalado ontem a noite não vai dar pq ela fica uns 4cm da bateria, tipo a bateria fica bem no meio e a antena fixei numa lateral da fuselagem na vertical com a ponta virada pra baixo!
Eu fiz 2 vôos nesse mesmo aero com um rx optima 7 tb em que a antena tava na mesma posição porém na horizontal, não notei nada estranho, mas depois de ler esse tópico fiquei meio ressabiado com isso!
Giuliano MO
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martinseu
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Mensagem por martinseu »

Aos entedidos pergunto,tem como passar o A9 para Pcm e tentar diminuir os "problemas"?
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

[quote:c794360cf9="martinseu"]Aos entedidos pergunto,tem como passar o A9 para Pcm e tentar diminuir os "problemas"?[/quote:c794360cf9]

E porque imagina que "passar para PCM" resolveria? Alias, que "problema"?

Tem idéia do que pede???? Tem?
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donato.jun
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Mensagem por donato.jun »

[quote:4a8ffba46f="martinseu"]Aos entedidos pergunto,tem como passar o A9 para Pcm e tentar diminuir os "problemas"?[/quote:4a8ffba46f]

O Aurora 9 é um radio extremamente flexivel: Pode operar em 2.4Ghz e caso necessite suporte ao "legado" 72Mhz pode operar em 72 Mhz PPM ou Q-PCM usando o modulo Spectra Pro 72Mhz.

Nao vejo vantagem nenhuma no uso de 72Mhz. Pois os receptores sao mais caros que os 2.4Ghz e volta os problemas de interferencia caso duas pessoas usem o mesmo canal. Um verdadeiro retrocesso.

So vale a pena isso para quem tem muitos receptores PPM ou Q-PCM.

Os únicos "problemas" que existem no 2.4Ghz do A9 são os mesmos que existem nos 2.4Ghz do Futaba,Spektrum, Airtronics, Frsky e outros: A antena é pequena, não pode ficar escondida atrás do motor ou links... não tolera servos drenando a tensão da bateria até chegar 2V ou menos nos momentos de picos, instalação errada de quem migra do 72Mhz entre outros.

Os rádios 2.4Ghz transmitem em relativamente "baixa potência" (< 100mW) numa banda aonde existe pouca regulamentação. Aonde é possível achar sem dificuldade transmissores de vídeo operando em 1000mW de 2.4Ghz. Ou, pior, bloqueadores de celulares transmitindo a altíssima potência a 900Mhz, 1.8Ghz, 2.1Ghz e 2.4Ghz.
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dannielll
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Mensagem por dannielll »

Após perder um Aero recentemente com o Optima 6, na Sexta feira ultima quase perdi um Cessna glow com o Optima 9, mesmo sintoma, o Aero voa por um tempo sem controle e depois retoma, infelizmente se tiver proximo ao solo a lenha é inevitável, confesso que estou com medo deste radio e muito desapontado pois não é barato, na pista tem muitos Turnigy 9 de 53 dolares e não vejo sustos, mesmo o receptor montado ao meio de fios e links não dão problemas, nos meus Aeros sigo a risca as dicas de montagem aqui do forum, so posso dizer que é uma m***a de radio.

Tenho Alguns elétricos e nestes não dão problema, acredito que a vibração do Glow pode dar algum tipo de pane no sistema, lembrando que monto o RX envolto em espuma pra não sofrer vibrações, bateria Life, porta SPC, antenas em posições opostas, vai saber, é de ficar mesmo com um pé atras com um fabricante que disponibiliza uma interface para atualizar firmwares do TX/RX, isso endossa o fato de ainda não dominarem por completo a tecnologia e dependerem de opiniões de usuários para aperfeiçoar seu produto, vejo relatos positivos do Futaba 9ZAP que é um rádio bem antigo e ainda hoje custa algo em torno de 400 dolares.

Já estou estudando uma outra marca, acredito que vou no modismo mesmo, Futaba, se der brema com este ai largo mão do hobby.
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sandrobqsps
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Mensagem por sandrobqsps »

É como você falou meu amigo eu tenho um Turnigy 9x e uso em elétricos médios e agora estou usando em um 35cc e nunca tive problemas de interferência ou panes.
Estava quase comprando um A9 mas pelas experiências relatadas já mudei de idéia.
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

Daniel, não fala besteira!!!

Primeiro que se colocou as antenas em direções opostas já fez AGADA!
Segundo que disponibilizar atualizacao é vantagem e todos hoje fazem isso.

Nunca defendi marca alguma, alias eu só meto pau no lixo da Spektrum.

Se o seu Aurora não esta atualizado esse pode ter sido o problema, mas só analizando pra se chegar a um veredicto.... E as vezes não se chega.
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mkbuss
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Mensagem por mkbuss »

Daniel, engraçado que uma meia dúzia que tem algum problema com Aurora 9, metem pau sem saber ao fundo qual a origem real do problema! pra esse tipo de opinião, não dou crédito algum! assim como o Marco, não defendo marca alguma, eu defendo rádios BONS! e posso dizer que o Aurora é um, a marca Hitec, é muito boa sim!

oferecer interface para que seu usuário possa atualizar o sistema, não é ponto negativo nenhum, e sim positivo! não é o usuário que cria uma atualização, e sim o fabricante que disponibiliza e o usuário só a faz através da interface... muito melhor do que alguns fabricantes, os quais fazem recall e pra poder atualizar, tem de se mandar para a autorizada... sim, a HITEC ouve as reclamações, procura estudar possíveis erros ou falhas, e SIM, faz atualizações... PONTO POSITIVO... melhor que algumas marcas que sabem das cagadas que fazem, vêm as m***** acontecendo com seus rádios, e não tomam atitude alguma!
falando em Futaba, tenho visto diversos T8J dando pau e derrubando aeros, em todo o país, diversos conhecidos meus... e pq não aparecem no fórum? usuários futabistas não gostam de reconhecer que deu problema em Futaba, isso quebra a imagem que eles tentam fazer de que Futaba é o ouro dos rádios... assim como já vi muitos modelos de Spektrum derrubando aeros, de JR, de Airtronics... então vamos dizer que todas essas marcas só fazem porcarias por conta disso? OPAAAAA, vamos todos comprar Turnigy e ser felizes gastando apenas U$ 53,00...

genteeeee, vamos usar embasamentos pra falar... vamos ter certeza do que falamos...
eu, assim como 90% dos que usam/usaram Aurora 9, nunca tivemos nada do que reclamar...
eu já usei todos os receptores em tudo quanto é tipo de avião (glow, gassers, elétricos), e nada do que reclamar.... vendi meu Aurora com dor no coração... no momento estou sem rádio, apenas um Turnigy originalzinho, que pretendo colocar sistema Hitec em breve no módulo e receptores...
gosto de JR, Futaba, Hitec, teria rádio de qualquer uma dessas marcas, e ainda opto por Hitec pelo custoXbenefício... receptores originais com baixíssimo custo se comparado a alguns concorrentes... já vi vários rádios de várias marcas dando pau (como eu já comentei antes), mas enquanto não me mostram nada de argumentos com embasamento, pra mim todos são bons, até que REALMENTE se prove o contrário...
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Giuliano MO
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Mensagem por Giuliano MO »

Eu nunca tive problema algum com aurora9 ou optic 6 sport, usei rx optima 6, 7 e 9 tudo montado certinho!
Atualmente meu glos eu uso uma bateria NiMh alimentada direto no BATT mesmo sem SPC nem nada e tudo ok, só cuidar a telemetria e tá feito!!
Lembrando que tb tenho o máximo cuidado nas conexões de bateria, chave on/off e tudo mais.
Tem cara q monta o radio de ponta mas daí usa uma chavinha on/off xingling cheia de mau contato, já vi isso aocntecer comigo mesmo montei no aero e não curti ela daí nem tentei voar!
Tenho procurado usar somente chave on/off hitec mesmo q vieram nos meus rádios ou compro a hitec heavy duty, é o tipo da coisa q é melhor não economizar!!!
uma única vez suspeitei que meu trainer tinha perdido comando por alguma interferência mas como tava um ventão desgraçado coisa de mais de 30km/h meus amigos na pista foram categóricos em afirmar que foi o vento que fez o aero cair d eponta de asa mas vai saber!!
De toda forma estou sempre acompanhando os upgrades de versão no site da hitec, tem muita coisa referente a interferencia q eles corrigiram então isso só abona ainda mais a marca que corre atrás e disponibiliza grátis pro usuário!!
Giuliano MO
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