Aerobarco - depron - com planta em PDF

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

E aí meu caro Jpaniceto.

Será outro record de audiencia.
Já estou construido meu aerobarco:

Sem planta

Motor 2830
bateria 1300mah
helice 8040
esc 30a
peso sem eletronica 245 gramas
depron de bandejinhas
fundo do casco isopor de geladeira
Passei massa plastica da rener no casco para ajudar a impermeabilizar, mas vou entelar com vinil.
Anexos
DSC01904.JPG
DSC01904.JPG (23.34 KiB) Exibido 53406 vezes
DSC01908.JPG
DSC01908.JPG (23.02 KiB) Exibido 53419 vezes
DSC01907.JPG
DSC01907.JPG (24.87 KiB) Exibido 53420 vezes
DSC01906.JPG
DSC01906.JPG (23.49 KiB) Exibido 53421 vezes
DSC01905.JPG
DSC01905.JPG (19.41 KiB) Exibido 53425 vezes
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
jpaniceto
membro
Mensagens: 286
Registrado em: Qua Mar 30, 2011 12:11 am
Localização: Governador Valadares - MG

Fazendo os Lemes

Mensagem por jpaniceto »

CONDOR 2 escreveu:E aí meu caro Jpaniceto.

Será outro record de audiencia.
Já estou construido meu aerobarco:

Sem planta

Motor 2830
bateria 1300mah
helice 8040
esc 30a
peso sem eletronica 245 gramas
depron de bandejinhas
fundo do casco isopor de geladeira
Passei massa plastica da rener no casco para ajudar a impermeabilizar, mas vou entelar com vinil.


E aí CONDOR. Entrei nesta empreitada, mas o naltimodelismo é um universo a parte. Estou só arranhando o conhecimento desta área, mas já estou me divertindo muito. Realmente não é necessário fazer com planta, mas se tem uma planta eu prefiro pois acredito que já estou seguindo um modelo teoricamente testado.
Traduzindo: sou péssimo em construir apenas baseado em observação :D

    Fazendo os Lemes

    Pra fazer o leme eu utilizei arames de guarda-chuva (infantil).


    Escolhi os cotonetes (usados do meu filho afinal temos que reciclar né) para fazer a guia/conduíte onde o leme será encaixado.


    Em cada leme, coloquei dois arames que ficaram colados. Utilizei pedaços de cotonete pra que o arame não estragasse o depron com o tempo. Colei o pedaço de cotonete dentro do depron, e então colei o arame dentro do cotonete.


    Montado ficou desta forma. O arame de cima é maior pra ficar mais pesado e não se soltar. Já o de baixo é menor pois serve apenas como guia.


    Do jeito que está o leme pode ser colocado e retirado sem problemas. Eu gosto da ideia de poder tirá-lo pois facilita no transporte.

    Para que os dois lemes se movessem juntos eu tinha várias opções, mas também tinhas essas peças que sobraram do guarda-chuva que desmontei, então resolvi utilizá-las.


    O resultado foi este:

    Preferi assim pois eu tinha várias peças do tal guarda-chuva e queria utilizá-las, mas eu poderia ter usado os cotonetes como fiz nas dobradiças, ou usado horns como fez o CONDOR.

    De qualquer forma, o meu ficou desmontável do jeito que eu queria.
Editado pela última vez por jpaniceto em Sex Fev 12, 2016 7:11 am, em um total de 1 vez.
"Vida longa e próspera aos moderadores."
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Nossa .....se voce está começando....com essa qualidade!!!!!

Pode montar sem medo que funfa, pois já é o segundo que eu monto.
Outra coisa, o motor não deve ser muito forte senão ela decola da agua...vai devagar com o motor, é preferível colocar um motor mais fraco e menos gastão para que o tempo seja mais longo, pois a velocidade é grande.
É diferente do aero, na agua ela fica mais leve e desliza.
Coloca na entelagem na parte de baixo um vinil (uma folha só) para não ter emendas....é só alegria.

Já está nos meus favoritos.
Abraços
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
jpaniceto
membro
Mensagens: 286
Registrado em: Qua Mar 30, 2011 12:11 am
Localização: Governador Valadares - MG

Mensagem por jpaniceto »

Cara, eu estava pensando em entelar com fita. Será que dá problema?
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Sim.

O melhor é o vinil mesmo.

Meu outro barco eu entelei com aquele vinil que se coloca em carros, fica impermeável.
A fita não dura muito pois amolece e sai com pouco tempo.
Não me preocuparia muito com o peso desse material porque achei que com o 2822 e uma helice 9050 ficou muito estúpida e coloquei uma 8040 e até uma 7x6 que quase que levanta da agua em velocidade.
Acho que voce irá gostar da performance desse barco vale a pena.
Ha outra coisa, o leme deve ficar mais longe da agua corte um pouco a parte de baixo pois pelo que eu ví na foto quando ela for colocada na agua o leme ficará mergulhado o que não deveria veja que na minha foto o leme começa acima do casco.
A próxima farei com apenas 1 leme que já é o suficiente.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
jpaniceto
membro
Mensagens: 286
Registrado em: Qua Mar 30, 2011 12:11 am
Localização: Governador Valadares - MG

Mensagem por jpaniceto »

CONDOR 2 escreveu:Sim.

O melhor é o vinil mesmo.

Meu outro barco eu entelei com aquele vinil que se coloca em carros, fica impermeável.
A fita não dura muito pois amolece e sai com pouco tempo.



Caraca, vai dar trabalho achar esse vinil de carro. Onde voce comprou?

CONDOR 2 escreveu:Não me preocuparia muito com o peso desse material porque achei que com o 2822 e uma hélice 9050 ficou muito estúpida e coloquei uma 8040 e até uma 7x6 que quase que levanta da água em velocidade.
Acho que você irá gostar da performance desse barco vale a pena.



O Peso eu não me preocupo nem quando estou construindo um avião, que dirá um barco :D

Disponível agora só tenho um motor 2812. Vou ver o que dá pra fazer com este motor. Posteriormente vou ver se compro um que inverte a pá da hélice pra dar ré. Se você tiver alguma dica pra poder dar ré no aerobarco sem ter que trocar o motor eu agradeço viu. :D

CONDOR 2 escreveu:Ha outra coisa, o leme deve ficar mais longe da água corte um pouco a parte de baixo pois pelo que eu vi na foto quando ela for colocada na água o leme ficará mergulhado o que não deveria veja que na minha foto o leme começa acima do casco.
A próxima farei com apenas 1 leme que já é o suficiente.


Quanto ao leme vou deixá-lo como está por enquanto porque estou testando esta planta. Veja que não estou fazendo a construção de cabeça. Eu estou seguindo um projeto e se der algo errado pretendo além de acertar na minha construção, acertar também no próprio projeto. Assim poderei redistribuí-lo o mais perfeito possível. 8)


Só pra constar estou pretendendo deixar o aerobarco com uma aparência próxima a essa:
Editado pela última vez por jpaniceto em Sex Fev 12, 2016 7:16 am, em um total de 1 vez.
"Vida longa e próspera aos moderadores."
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Jpaniceto
Comprei em uma loja em Jaú, mas qualquer vinil serve tambem sendo uma folha sem emendas.
Não fiz testes de reverso, mas se colocar um rele com 6 contatos, 3 para posição normal e 3 para mudar a ligação do motor no esc quando acionado ( como se tivesse invertido os fios do motor) pelo stick .. funciona sim.
Teoricamente teria que ser um rele de 5 volts sendo que na bobina de acionamento o sinal provem do receptor (como se fosse o servo).
Teria que ligar em um canal do rx vago ou no stick do aileron.
Essa bobina deverá ter uma impedancia compatível com o rx.
Já fiz isso em um robô colocando um micro rele de 5 volts acionando um baita de um rele de 12 volts e 25 amperes.
Geralmente placas de telefonia, brinquedos, placas de portão eletronico possuem esse relé de 5 volts.
Outro detalhe...o 2812 fica perfeito devido o hélice ser de 7 polegadas, vai ficar ligeirinha sim

Usei esse processo neste robô aí ele é comandado por um dx5 ou via comando manual.
Ele levanta 15 kg
Anexos
DSC01765a.JPG
DSC01765a.JPG (24.43 KiB) Exibido 53254 vezes
DSC01768a.JPG
DSC01768a.JPG (30.67 KiB) Exibido 53260 vezes
DSC01766a.JPG
DSC01766a.JPG (27.52 KiB) Exibido 53262 vezes
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Tenho essa lancha: (já surradinha)
Ela é com helice submersa.
O acionamento do leme é feito por um servo de parabólica
O motor é de injetor de gasolina de carro.
O esc é feito de um servo queimado (esc brushed)
A bateria é de 1,3 amperes dessas de nobreak (mini)
Corpo de isopor de geladeira
Tampa de canteiros platico de samambaia de 1,99
Tubo do eixo da helice de tubinho de antena de radio.
Helice feita de cobre (cano de gas de geladeira)
Radio dx5 rx orange
E anda pra caramba, pode ser colocada bateria de 2200mah que dura praticamente 1 hora e meia navegando, pois o motor consome 450 miliamperes chega á enjoar hehehe.
Foi minha primeira montagem de barcos, ja estou no 3º
o esc para esse motor é esse:
Anexos
ESC OK OK OK2.jpg
ESC OK OK OK2.jpg (21.55 KiB) Exibido 53212 vezes
DSC01912.JPG
DSC01912.JPG (21.81 KiB) Exibido 53272 vezes
DSC01913.JPG
DSC01913.JPG (30.19 KiB) Exibido 53272 vezes
DSC01915.JPG
DSC01915.JPG (26.58 KiB) Exibido 53272 vezes
DSC01909.JPG
DSC01909.JPG (26.3 KiB) Exibido 53280 vezes
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por carlosm »

[quote:f582ec3161="jpaniceto"]Cara, eu estava pensando em entelar com fita. Será que dá problema?[/quote:f582ec3161]

Melhor que a fita adesiva e entelar toda a superfície e sem emendas principalmente na parte debaixo.

A maioria das papelarias tem o contact e o vinitac, e se encontrar os dois modelos, de preferencia ao vinitac.

Abaixo referencia do kalunga com rolo de 10metros que não passa de 30 reais . http://www.kalunga.com.br/prod/contact-amarelo-ouro-opaco-45cmx10m-vulcan/208181?menuID=28&WT.svl=20

Acho que na papelaria ,você não deva pagar mais de 5 reais por 1 metro, e os detalhes na parte de cima após forrar com um desses, aí sim use a sua fita adesiva em cima do vinitac/contact. :wink:
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Isso ..isso isso
É o que o carlosm falou.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Responder