Construção Zagi 120 cm (do corte do isopor ao voo)
Depois de bem lixada o próximo passo é colar as metades.
Para isso eu uso epoxi de 5 min, foi a melhor que já usei para esse serviço, mas também pode ser usado cola quente, cola branca, cola de isopor, cola para madeira, só não vale cuspe, (uahuhauah) o que vai mudar basicamente é o tempo de cura.
Depois que a cola curar a asa ficará assim:
Para isso eu uso epoxi de 5 min, foi a melhor que já usei para esse serviço, mas também pode ser usado cola quente, cola branca, cola de isopor, cola para madeira, só não vale cuspe, (uahuhauah) o que vai mudar basicamente é o tempo de cura.
Depois que a cola curar a asa ficará assim:
- Anexos
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- Sou meio aloprado quando pego pra fazer me empolgo. hehehe
- IMG00722.jpg (19.98 KiB) Exibido 20755 vezes
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- IMG00729.jpg (26.99 KiB) Exibido 20755 vezes
O ideal de todo piloto é manter o número de pousos igual ao número de decolagens.
Feito isso o próximo passo é inserir as varetas de fibra de vidro, para isso eu uso os seguintes materiais:
-> cola de isopor
-> estilete
-> lapiseira com ponta grossa
-> vareta de fibra
-> cola de isopor
-> estilete
-> lapiseira com ponta grossa
-> vareta de fibra
- Anexos
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- IMG00724.jpg (20.49 KiB) Exibido 20750 vezes
O ideal de todo piloto é manter o número de pousos igual ao número de decolagens.
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- Registrado em: Qua Abr 27, 2011 9:18 am
- Localização: São josé do Rio Preto - SP
As pontas do perfil (bordo de fuga) você não corta? Nas fotos parece que o molde fica maior que o isopor!
Não entendi esse detalhe.
[quote:1e139e50aa="doglas263"]Apos isso:
6) Colo os perfis com cola quente no isopor.
IMPORTANTE
-> Valido lembrar que no menor perfil é aconselhável usar a torção (Wash-Out) mais informações na página 7 do link citado na abertura do tópico.
http://www.spsafe.com.br/downloads/manualzagi.pdf
7) Passo o fio quente com ajuda de uma pessoa.
Proto a asa esta cortada. Agora é só paciência para lixar, e aja lixa meu amigo.
Bom, eu uso a lixa número 180, poderia ser uma mais fina mas essa eu já acho de bom tamanho.[/img][/quote:1e139e50aa]
Não entendi esse detalhe.
[quote:1e139e50aa="doglas263"]Apos isso:
6) Colo os perfis com cola quente no isopor.
IMPORTANTE
-> Valido lembrar que no menor perfil é aconselhável usar a torção (Wash-Out) mais informações na página 7 do link citado na abertura do tópico.
http://www.spsafe.com.br/downloads/manualzagi.pdf
7) Passo o fio quente com ajuda de uma pessoa.
Proto a asa esta cortada. Agora é só paciência para lixar, e aja lixa meu amigo.
Bom, eu uso a lixa número 180, poderia ser uma mais fina mas essa eu já acho de bom tamanho.[/img][/quote:1e139e50aa]
- Bruno Kurt
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- Mensagens: 898
- Registrado em: Ter Fev 01, 2011 1:38 pm
- Localização: São Paulo
[quote:7acc793ebb="rtgaspar"]As pontas do perfil (bordo de fuga) você não corta? Nas fotos parece que o molde fica maior que o isopor!
Não entendi esse detalhe.
[quote:7acc793ebb="doglas263"]Apos isso:
6) Colo os perfis com cola quente no isopor.
IMPORTANTE
-> Valido lembrar que no menor perfil é aconselhável usar a torção (Wash-Out) mais informações na página 7 do link citado na abertura do tópico.
http://www.spsafe.com.br/downloads/manualzagi.pdf
7) Passo o fio quente com ajuda de uma pessoa.
Proto a asa esta cortada. Agora é só paciência para lixar, e aja lixa meu amigo.
Bom, eu uso a lixa número 180, poderia ser uma mais fina mas essa eu já acho de bom tamanho.[/img][/quote:7acc793ebb][/quote:7acc793ebb]
Isso mesmo, fazendo assim o bordo de fuga não fica zerado, muito fino, deixando ele mais "grossinho" ele fica mais resistente e acho melhor para colocar os ailerons. Depois que corto com o fio quente eu dou uma desbastada com a lixa. Foi esse o melhor jeito que achei para cortar qualquer tipo de asa.
Fica assim depois que corto.
Não entendi esse detalhe.
[quote:7acc793ebb="doglas263"]Apos isso:
6) Colo os perfis com cola quente no isopor.
IMPORTANTE
-> Valido lembrar que no menor perfil é aconselhável usar a torção (Wash-Out) mais informações na página 7 do link citado na abertura do tópico.
http://www.spsafe.com.br/downloads/manualzagi.pdf
7) Passo o fio quente com ajuda de uma pessoa.
Proto a asa esta cortada. Agora é só paciência para lixar, e aja lixa meu amigo.
Bom, eu uso a lixa número 180, poderia ser uma mais fina mas essa eu já acho de bom tamanho.[/img][/quote:7acc793ebb][/quote:7acc793ebb]
Isso mesmo, fazendo assim o bordo de fuga não fica zerado, muito fino, deixando ele mais "grossinho" ele fica mais resistente e acho melhor para colocar os ailerons. Depois que corto com o fio quente eu dou uma desbastada com a lixa. Foi esse o melhor jeito que achei para cortar qualquer tipo de asa.
Fica assim depois que corto.
- Anexos
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- IMG00717.jpg (35.99 KiB) Exibido 20715 vezes
O ideal de todo piloto é manter o número de pousos igual ao número de decolagens.
[quote:403edfd713="Bruno Kurt"]Doglas,
Parabéns pela iniciativa.
Sigo esse manual também.
Adoro voar zagi, tem um vôo muito gostoso.
Estarei acompanhando.
Abs.[/quote:403edfd713]
Beleza Bruno,
A ideia é mostrar que zagi não é bicho de sete cabeças, muito pelo contraio, é bem mais simples que a construção de um avião no meu ponto de vista, e dependendo do setup serve para vários tipos de voo.
O manual sem duvida é muito bom, meus parabéns para os elaboradores.
Parabéns pela iniciativa.
Sigo esse manual também.
Adoro voar zagi, tem um vôo muito gostoso.
Estarei acompanhando.
Abs.[/quote:403edfd713]
Beleza Bruno,
A ideia é mostrar que zagi não é bicho de sete cabeças, muito pelo contraio, é bem mais simples que a construção de um avião no meu ponto de vista, e dependendo do setup serve para vários tipos de voo.
O manual sem duvida é muito bom, meus parabéns para os elaboradores.
O ideal de todo piloto é manter o número de pousos igual ao número de decolagens.
Continuando...
Para colar as varetas eu sigo esses passos:
1) coloco a vareta em cima da asa no local em que ela vai ser inserida.
2) uso a lapiseira para fazer um leve risco marcando o isopor (peço a ajuda de outra pessoa para fazer isso)
3) faço um corte com o estilete de aproximadamente 5 mm de profundidade
4) encho o corte com cola de isopor
6) insiro a vareta de fibra.
7) uso um alicate para cortar a sobra da vareta
Gosto de deixar secando por um ou dois dias.
Fotos abaixo.
obs: Eu não sei colocar as fotos entre o texto postando as elas direto pelo forum, sei que isso é possível hospedando elas em outro site mas não gosto de fazer isso, acho um saco!!! Por isso elas estão todas no final dos posts.
Para colar as varetas eu sigo esses passos:
1) coloco a vareta em cima da asa no local em que ela vai ser inserida.
2) uso a lapiseira para fazer um leve risco marcando o isopor (peço a ajuda de outra pessoa para fazer isso)
3) faço um corte com o estilete de aproximadamente 5 mm de profundidade
4) encho o corte com cola de isopor
6) insiro a vareta de fibra.
7) uso um alicate para cortar a sobra da vareta
Gosto de deixar secando por um ou dois dias.
Fotos abaixo.
obs: Eu não sei colocar as fotos entre o texto postando as elas direto pelo forum, sei que isso é possível hospedando elas em outro site mas não gosto de fazer isso, acho um saco!!! Por isso elas estão todas no final dos posts.
- Anexos
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- Varetas inseridas
- IMG00736.jpg (26.16 KiB) Exibido 20707 vezes
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- Varetas inseridas
- IMG00734.jpg (24.97 KiB) Exibido 20707 vezes
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- 6) insiro a vareta de fibra.
- IMG00733.jpg (20.75 KiB) Exibido 20707 vezes
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- 4) encho o corte com cola de isopor
- IMG00731.jpg (29.22 KiB) Exibido 20707 vezes
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- 3) faço um corte com o estilete de aproximadamente 5 mm de profundidade
- IMG00726.jpg (27.57 KiB) Exibido 20707 vezes
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- 1) coloco a vareta em cima da asa no local em que ela vai ser inserida.
2) uso a lapiseira para fazer um leve risco marcando o isopor (peço a ajuda de outra pessoa para fazer isso)
Eita barriga!!!!! o Carnaval foi pesado. - IMG00725.jpg (32 KiB) Exibido 20707 vezes
- 1) coloco a vareta em cima da asa no local em que ela vai ser inserida.
O ideal de todo piloto é manter o número de pousos igual ao número de decolagens.
- Bruno Kurt
- membro
- Mensagens: 898
- Registrado em: Ter Fev 01, 2011 1:38 pm
- Localização: São Paulo
[quote:b994c3f538="Bruno Kurt"]Doglas,
Está muito bem detalhado cada etapa da construção.
Mas me diga uma coisa, para que esse monte de zagi? kkkkkk
É coleção??? kkkkkk
Brincadeira.
Mais uma vez parabéns.
Abs.[/quote:b994c3f538]
uahuhaua
É que para fazer uma da quase o mesmo trabalho que fazer 2 ou 3. fazendo tudo de uma fez eu sujo a casa só uma vez, e caso eu acabe com ela no chão já tenho outra semi-pronta, bastando apenas entelagem e eletrônica. Sempre faço isso.
Está muito bem detalhado cada etapa da construção.
Mas me diga uma coisa, para que esse monte de zagi? kkkkkk
É coleção??? kkkkkk
Brincadeira.
Mais uma vez parabéns.
Abs.[/quote:b994c3f538]
uahuhaua
É que para fazer uma da quase o mesmo trabalho que fazer 2 ou 3. fazendo tudo de uma fez eu sujo a casa só uma vez, e caso eu acabe com ela no chão já tenho outra semi-pronta, bastando apenas entelagem e eletrônica. Sempre faço isso.
O ideal de todo piloto é manter o número de pousos igual ao número de decolagens.