Novo rádio Futaba T8J - FHSS

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

[quote:831ac878ff="donato.jun"]Se for para F3K o Futaba 8J não serve pois ele não possui programação de planadores.

O Eclipse 7 Pro e Aurora 9 possuem programação para planador.[/quote:831ac878ff]

Acho que está ai a explicação de ser mais barato que o FASST, pois foi me indicado o 8FG...?!? Será que há esta diferença entre eles ou mesmo o 8FG não comportaria voar um F3K?
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...
Avatar do usuário
donato.jun
membro
Mensagens: 1512
Registrado em: Sex Dez 21, 2007 10:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por donato.jun »

A melhor explicação que achei para a diferença de preço entre o Futaba FASST e S-FHSS é o transceiver.

FASST usa o transceiver da Microlinear ML2724 que já está obsoleto (em outras palavras, é caro usar chips obsoletos)

S-FHSS usa tranceiver da Texas Instruments CC2500 que está em linha e são baratos. O mesmo tranceiver usado no sistema AFHSS da hitec, FrSky e Graupner Hott.

Mas acho que interreses mercadológicos também tem papel crucial. FASST faz sucesso e a Futaba quer colher os frutos (dinheiro) desse sucesso.
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

[quote:d82d02c4ec="donato.jun"]A melhor explicação que achei para a diferença de preço entre o Futaba FASST e S-FHSS é o transceiver.

FASST usa o transceiver da Microlinear ML2724 que já está obsoleto (em outras palavras, é caro usar chips obsoletos)

S-FHSS usa tranceiver da Texas Instruments CC2500 que está em linha e são baratos. O mesmo tranceiver usado no sistema AFHSS da hitec, FrSky e Graupner Hott[/quote:d82d02c4ec]


...eheheh....vou para de tentar adivinhar...eheheh

Donato,

Eu estou com algumas orientações do Mario de Lucca. Ele quem me recomendou o 8FG e disse que a turma tem usado sem problemas.

Não entendo do 8FG pra cima...tenho o 7C que uso faz uns 2 anos já...por isso minhas perguntas sobre o TX.

De qualquer maneira, ainda penso em mudar de marca, já que teria que desfazer dos rx´s que tenho...ou tentar um 10ch, mas ouvi dizer que é mais pesadão para lançamento....enfim, vou conversar direito com o novo amigo e ver quais seriam as melhores opções.

Abraços e obrigado pelas observações.
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...
Avatar do usuário
donato.jun
membro
Mensagens: 1512
Registrado em: Sex Dez 21, 2007 10:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por donato.jun »

Nada impede de manter o 7C e comprar um rádio de outra marca.

Se você precissa de programação para F3K o Airtronics SD-10G ou Aurora 9 atendem, inclusive para Helis também :) O bom desses rádios são os preços dos receptores, são bem mais baratos que os Futaba FASST
rgil
membro
Mensagens: 943
Registrado em: Sex Out 22, 2010 2:23 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por rgil »

esquece donato.jun, como dizem, futabista é uma seita/religião.
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

Donato.

Não recomendo um SD ou A9 para F3K.

No lançamento, radio pesado atrapalha, e não é pouco.

Quanto ao 8FG, da pra voar Space Shuttle com ele, e operar o braço junto.
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
donato.jun
membro
Mensagens: 1512
Registrado em: Sex Dez 21, 2007 10:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por donato.jun »

Então vai de Turnigy 9X com ER9X para F3K.

É bem leve, principalmente com bateria de Lipo
Avatar do usuário
donato.jun
membro
Mensagens: 1512
Registrado em: Sex Dez 21, 2007 10:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por donato.jun »

Peso dos rádio com bateria

Aurora 9 924g
8FG 816g
SD-10G 930g

Não aparenta muita diferença, vou medir em casa o peso do Turnigy 9X, mas tenho certeza que é menos que do 8FG
Avatar do usuário
Euripedes
membro
Mensagens: 596
Registrado em: Seg Set 15, 2008 10:46 pm
Localização: Campinas SP

Mensagem por Euripedes »

[quote:feb45e8736="-NiHoN-"][quote:feb45e8736="donato.jun"]Se for para F3K o Futaba 8J não serve pois ele não possui programação de planadores.

O Eclipse 7 Pro e Aurora 9 possuem programação para planador.[/quote:feb45e8736]

Acho que está ai a explicação de ser mais barato que o FASST, pois foi me indicado o 8FG...?!? Será que há esta diferença entre eles ou mesmo o 8FG não comportaria voar um F3K?[/quote:feb45e8736]

O 8J é inferior em questões das programações também, o 8FG possui mais recursos, o meu comprei justamente porque queria aliar um bom rádio para Heli e planadores.
O 8FG possui recursos para programação para 4AIL + 2FLAP ou 2AIL + 4FLAP, enquanto o 8J só tem recurso para 2AIL + 2FLAP, isso sem falar nas mixagens.

No meu caso vou iniciar nos planadores, talvez aí sentirei a falta de telemetria, pois quero ficar muito tempo voando, enquanto que nos helis, 7 minutos já estava descendo, não dava tempo nem de olhar no rádio.
Avatar do usuário
valter_ribeiro
membro
Mensagens: 1892
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 9:05 am
Localização: Rio Brilhante - MS
Contato:

Mensagem por valter_ribeiro »

Pois é, mas para helis, por 300 doletas está bom de mais, não tem nenhum melhor na mesma faixa de preço.
Responder