Rádio Turnigy 9

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
jeoman
membro
Mensagens: 394
Registrado em: Qua Ago 15, 2007 8:12 pm
Localização: Jacobina-BA

Mensagem por jeoman »

Pessoal queria tirar uma duvida com vcs, hj estava voando meu big tigerpol com motor 26cc gasolina + radio turnigy 9x com er9x e modulo frsky com receptor 6 canais com telemetria, a telemetria não esta liberado no meu radio, mas sei que mesmo assim o modulo apita quando existe interferencia. Tava voando tranquilo quando ouvi um unico bip,continuei voando sem perda de sinal, pousei e decolei novamente, o radio apitou novamente ai o motor apagou (apagou nao por falta de sinal e sim por estar regulando ele e nao estava no ponto) ai tive que fazer um pouso de emergencia, pousei tranquilo mas o radio assim que pousei o radio começou a apitar com varios bips o aero estava cerca de 400 metros do radio e so parou de bipar quando me aproximei com o radio ao aero.

Deixo bem claro que em momento algum o aero perdeu o controle, o radio apenas bipou em voo um unico bip e varios bip apos o pouso ja em solo.

Existe alguma configuração especifica para essa função ou sera que nesse ponto da pista exsite algo que cause interferencia, achei estranho demais isso, sou novo nesse conjunto de radio firmware e modulo.

Alguem me ajuda ai..
Avatar do usuário
jeoman
membro
Mensagens: 394
Registrado em: Qua Ago 15, 2007 8:12 pm
Localização: Jacobina-BA

Mensagem por jeoman »

Bom pessoal acabei achando o manual do receptor e vi que os bips são normais desde que seja apenas um bip por vez.


Note: It is normal to hear an intermittent, and not frequent, single beep as the model flies through signal
fade points. Control will not be affected.

Mas o que me deixou com medo foi que depois do pouso no ponto em que o aero ficou apitou varios bips sem parar.
Avatar do usuário
dieliton
membro
Mensagens: 56
Registrado em: Sáb Out 02, 2010 7:37 pm
Localização: São Luis/Ma

Mensagem por dieliton »

[quote:9a77e60513="weber"][quote:9a77e60513="dieliton"]O Meu chegou tem alguns dias nem chegou a ligar.. :(
Vou Ter que Trocar com o Vendedor..[/quote:9a77e60513]
Vc esta utilanzando o suporte de bateria que veio junto?
Se for da uma olhada que este suporte costuma dar problema de mau contado nas pilhas.
Se for batéria, vc não ligou invertido não?
E acabou queimando o Rádio.[/quote:9a77e60513]

Abri O Bicho E Tinha Uma Solda Soltinha Da Silva...
Resolvido!
Dieliton.
Avatar do usuário
di
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Set 12, 2011 3:53 pm

Mensagem por di »

Boa tarde

Tenho acompanhado em off os relatos aqui.
Tenho um FlySky 9X, e helimodelo completo, com peças de reposição, etc, etc. Porém pelos mesmos motivos já passados aqui não tenho condições de colocar o bichu pra voar. Nem tenho coragem de detonar meu investimento.
Cheguei a conclusão de que o problema persiste e já fiquei de mandar o radio pro Alex regravar o firmware desde o ano passado e ainda não mandei.

Um outro problema dei um jeito de solucionar de meia noite às 02:15 da madruga de sábado.
O botão de ligar o radio tinha mal funcionamento e o radio às vezes desligava sozinho.

Troquei por um switch de alavanca, e fiz um tópico com fotos.
Quem se interessar dá uma olhada.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=1188687#1188687

Sobre a questão do firmware prefiro deixar pra quando puder enviar, se o Alex ainda se prontificar a mexer.

Abraço...fui
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Um bip simples é alguma interferência momentânea que pode ser do CDI ou de fonte externa, não é tão preocupante. Quanto a bipar sem parar depois do pouso de emergência, geralmente pouso fora da pista acaba sendo na grama, e grama atenua sinal de 2,4GHz a ponto de ficar abaixo do alarme, se estiver em dúvida levante modelo 1,5m acima do solo e repita o teste.

Dá para configurar pelo PC tanto o alarme de RSSI quanto os dois alarmes de tensão, mas do jeito que sai de fábrica esta parte já está bem.
Avatar do usuário
jeoman
membro
Mensagens: 394
Registrado em: Qua Ago 15, 2007 8:12 pm
Localização: Jacobina-BA

Mensagem por jeoman »

[quote:64689405ce="alexcmag"]Um bip simples é alguma interferência momentânea que pode ser do CDI ou de fonte externa, não é tão preocupante. Quanto a bipar sem parar depois do pouso de emergência, geralmente pouso fora da pista acaba sendo na grama, e grama atenua sinal de 2,4GHz a ponto de ficar abaixo do alarme, se estiver em dúvida levante modelo 1,5m acima do solo e repita o teste.

Dá para configurar pelo PC tanto o alarme de RSSI quanto os dois alarmes de tensão, mas do jeito que sai de fábrica esta parte já está bem.[/quote:64689405ce]


É isso ai Alex, muito obrigado pela informação, o aero não caiu na grama, mas muito perto da grama sim e bem longe. Abraço
Ultimate 20cc gas / Big Tiger Pol 26cc gas/Pastinha Artal 9cc gas/ Turnigy 9x + Er9x + Frsky Telemetry -- Yes gás no Glow!!
Avatar do usuário
weber
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Ter Dez 06, 2011 1:56 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por weber »

O meu rádio deixou de ligar.
Não invertir bateria, apenas fui soldar o resistor e os fios para trocar o firmware.
Até ai tudo bem, a bateria estava no lugar.
Fui fazer a leitura do firmware mas tinha esquecido de ligar o cabo que liga o radio tentro, aquele soquete que ligar as duas placas, a da frente com a trazeira.
Quando coloquei o cabo avrusb, deu a tela de erro com se tivesse uma chave ligada, ai olhei se tinha chave liga, liquei o botão de ligar do rádio, com a bateria no lugar, ai me dei conta que estava desligado o cabo de dentro, bom desliguei tudo e liguei o cabo e ai fui colocar o avrusb, ai não apareceu mais nada, tentei ligar o rádio e nada, tudo apagado.
Alguém tem um luz para me dar.
Avatar do usuário
gustavo_123
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Qua Mai 21, 2008 5:00 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por gustavo_123 »

com o gravador conectado, a placa da parte traseira do radio nao precisa estar conectada para a tela acender mostrando o erro de chave...
tente novamente, sem a parte traseira, e o gravador conectado, ligado na usb.
Wadson Pessanha
membro
Mensagens: 126
Registrado em: Sex Fev 11, 2011 2:53 pm
Localização: Italva , RJ

Mensagem por Wadson Pessanha »

[quote:67c8ed9eef="RJRC"]Como aqui virou um tópico "Mãe" do Turnigy 9x resolvi postar o Link da modificação que fiz no meu Turnigy.

[yt]N5fOPb_aWMA[/yt]

[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=927917#927917[/url]

Peço que as Dúvidas, Sugestões e Críticas sejam realizadas no Post Acima para não poluir esse Tópico.

Abraços,[/quote:67c8ed9eef]

O QUE É ESSE EQUIPAMENTO ATRAS DO RADIO COM UMA ANTENA ? PARA QUE SERVE ? QUE TIPO DE ALTERAÇAO VC ESTA FAZENDO ? E PARA QUE ?
EU TENHO UM RADIO DESSE TAMBEM !
HK - 600 ----- Big Lama
Avatar do usuário
weber
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Ter Dez 06, 2011 1:56 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por weber »

[quote:bf0a2f1965="gustavo_123"]com o gravador conectado, a placa da parte traseira do radio nao precisa estar conectada para a tela acender mostrando o erro de chave...
tente novamente, sem a parte traseira, e o gravador conectado, ligado na usb.[/quote:bf0a2f1965]

Olá Gustavo, o problema que o rádio não liga mais de maneira alguma.
Montei ele todo e nada de ligar.
Quando o cabo AVRUSB estava ligado no rádio eu acabei ligando o botão de ligar do rádio. Esta dando a tela de erro, ai ligeui o botão com a bateria no lugar.
Como falei ai dei conta do cabo esta desligado dentro, o que liga as duas placa a controladora com a alimentadora.
Agora o rádio não liga, ja olhei o regulador e o capacitor, não tem cheiro de queimado, o regulador esta saindo 5V na perna da esquerda e na da direita esta dando a voltagem da bateria, na perna do meio acredito ser neutro.
Só no capacitor esta dando continuidade, mas não sei se é assim que testa ele.
Tem uma luz para mim.
Responder