Rádio Turnigy 9

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
di
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Set 12, 2011 3:53 pm

Mensagem por di »

[quote:5216e03d1e="jefersonalessandro"]Boa tarde pessoal,é o seguinte meu amigo tec em eletrônica esta garrado de serviço então eu mesmo vou fazer a mudança,o donato jr me deu umas dicas hoje cedo mais não compreendi bem,vou usar frsky Lite eu tinha esquecido que tinha isto guardado isto aqui em casa.

Então como ja estava com outras ideias de usar R232,agora não vou mais usar,vou agora de FRSKYLITE.

Agora as perguntas,agradeço quem puder ajudar .

Esta parte já fiz no radio ,ate aqui esta correto ?

[img:5216e03d1e]http://i256.photobucket.com/albums/hh171/atirador91/FRSKYLITE.jpg[/img:5216e03d1e]
A próxima é ultima etapa é esta ?Pelo que eu li esta etapa é para quem usa R232
tenho que fazer isto no meu caso ?


[img:5216e03d1e]http://i256.photobucket.com/albums/hh171/atirador91/frsky-wiring.jpg[/img:5216e03d1e][/quote:5216e03d1e]

Encontrei um igual no Ebay. FrSky receiver upgrade lite, certo?
Pois bem...O que exatamente faz este indivíduo? Que benefício trás?
Desculpe se já tiver resposta anterior, não achei.
Avatar do usuário
gustavo_123
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Qua Mai 21, 2008 5:00 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por gustavo_123 »

certo weber, agora com o terminal nesse ponto:
[code:1:a5d09df5fb]avrdude: error: programm enable: target doesn't answer. 1
avrdude: initialization failed, rc=-1
avrdude: AVR device initialized and ready to accept instructions
avrdude: Device signature = 0x000000
avrdude: Yikes! Invalid device signature.
avrdude: Expected signature for ATMEGA64 is 1E 96 02
avrdude>[/code:1:a5d09df5fb]

vc digita "sck 100", e depois "erase"...
Avatar do usuário
weber
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Ter Dez 06, 2011 1:56 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por weber »

Pode ter a ver algo com o fuse brick
Ter desprogramado eles?
E tem como reprogramalos?
Avatar do usuário
gustavo_123
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Qua Mai 21, 2008 5:00 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por gustavo_123 »

exato... provavelmente o que aconteceu é fuse brick.

se quiser, pode seguir o tutorial que tem no docs do er9x, ou varios tutoriais na net, oi me mandar q dou um jeito pra vc.
Avatar do usuário
gustavo_123
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Qua Mai 21, 2008 5:00 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por gustavo_123 »

esse do link o cara substitui o microcontrolador, não vale a pena no seu caso.

o arquivo que exlpica sobre o fuse brick é esse aqui http://code.google.com/p/er9x/source/browse/trunk/doc/Fuse%20Brick.pdf

o jeito que costumo usar pra recuperar os fuse bits é como esta descrito aqui [url]http://www.larsen-b.com/Article/260.html[/url]

tambem pode ser feito com um arduino, se vc tiver diponivel. Acredito que seja mais facil.

Fique a vontade em perguntar, espero que vc consiga consertar seu radio sozinho.
Avatar do usuário
weber
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Ter Dez 06, 2011 1:56 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por weber »

Meu, tem como falar portugues?
Esta linhas de comando ai tenho de realiza-las onde?
Preciso do que tudo para fazer isto?
Qual tipo de peças, nome certinho e onde conseguir, se na lojas de eletronica se acha?
E pela linha que te passei, de comandos, o que vc acredita que pode ter acontecido? E se configuarar o Clok do fuse Brick, terei de instalar o Firmware mesmo assim, é que estava com o Firmware original no controle.
Novamente agradecendo a ajuda. Se um dia poder retribuir, estamos ai.
Avatar do usuário
gustavo_123
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Qua Mai 21, 2008 5:00 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por gustavo_123 »

cara, realmente não consigo mais te ajudar pela internet. Se vc tivesse algum conhecimento de eletronica um 555 ou algum microcontrolador resolveriam pra vc. Ensinar tudo é quase inviavel pelo forum. Isso dependeria de vc gastar um bocado de tempo estudando, e algum dinheiro comprando as coisas necessarias.
Wadson Pessanha
membro
Mensagens: 126
Registrado em: Sex Fev 11, 2011 2:53 pm
Localização: Italva , RJ

Mensagem por Wadson Pessanha »

[quote:b618fc36e2="donato.jun"][quote:b618fc36e2="admhi"]alemd a hobby king alguem sabe ond vende ele até uns 60 usd? , ele presta para avioes glows?[/quote:b618fc36e2]


Só na HK mesmo como o Thiagobarreto disse, comprei o meu também em BackOrder.

O módulo original do 9X não tem failsafe, caso usar em um avião glow e por um motivo, por exemplo, o rádio cair no chão e a bateria pular fora. Pode ocorrer 2 coisas:

1º O avião cair no chão com motor "cheio" gerando grande danos

2º O avião ir "embora" e você ter que pegar ele depois de 4km :lol:

Recomendo o uso de módulo FrSky caso for usar o Turnigy 9X em glow para evitar esses dois problemas. E usar o seu failsafe para cortar o motor.[/quote:b618fc36e2]

para usar esse modulo frsky é só tirar o modulo original do turnigy e colocar esse , ou tem que fazer alguma intervensão eletronica ?
HK - 600 ----- Big Lama
Wadson Pessanha
membro
Mensagens: 126
Registrado em: Sex Fev 11, 2011 2:53 pm
Localização: Italva , RJ

Mensagem por Wadson Pessanha »

[quote:5e4280d273="donato.jun"][quote:5e4280d273="admhi"]alemd a hobby king alguem sabe ond vende ele até uns 60 usd? , ele presta para avioes glows?[/quote:5e4280d273]


Só na HK mesmo como o Thiagobarreto disse, comprei o meu também em BackOrder.

O módulo original do 9X não tem failsafe, caso usar em um avião glow e por um motivo, por exemplo, o rádio cair no chão e a bateria pular fora. Pode ocorrer 2 coisas:

1º O avião cair no chão com motor "cheio" gerando grande danos

2º O avião ir "embora" e você ter que pegar ele depois de 4km :lol:

Recomendo o uso de módulo FrSky caso for usar o Turnigy 9X em glow para evitar esses dois problemas. E usar o seu failsafe para cortar o motor.[/quote:5e4280d273]

é so tirar um modulo e colocar outro ou tenho que fazer alguma intervensão ?
HK - 600 ----- Big Lama
Avatar do usuário
gustavo_123
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Qua Mai 21, 2008 5:00 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por gustavo_123 »

[quote:1cef51a22e="Wadson Pessanha"][quote:1cef51a22e="donato.jun"][quote:1cef51a22e="admhi"]alemd a hobby king alguem sabe ond vende ele até uns 60 usd? , ele presta para avioes glows?[/quote:1cef51a22e]


Só na HK mesmo como o Thiagobarreto disse, comprei o meu também em BackOrder.

O módulo original do 9X não tem failsafe, caso usar em um avião glow e por um motivo, por exemplo, o rádio cair no chão e a bateria pular fora. Pode ocorrer 2 coisas:

1º O avião cair no chão com motor "cheio" gerando grande danos

2º O avião ir "embora" e você ter que pegar ele depois de 4km :lol:

Recomendo o uso de módulo FrSky caso for usar o Turnigy 9X em glow para evitar esses dois problemas. E usar o seu failsafe para cortar o motor.[/quote:1cef51a22e]

para usar esse modulo frsky é só tirar o modulo original do turnigy e colocar esse , ou tem que fazer alguma intervensão eletronica ?[/quote:1cef51a22e]

vc deve remover o modulo original, tomando cuidado com o fio da antena de vc pretende utilizar o modulo antigo novamente, ou em algum outro radio.
Responder