EMB-312 T27 - Tucano 1200mm planta do saratiel balsa
[quote:5d1c95aab1="ssamuka"]Mac , acho que uma solução para esse tipo de molde , tão alto é , dividir em duas partes e colar o molde quando estiver pronto ,
corte seu molde no meio e faça em duas paretes deitadas , cole com cola tudo a famosa , ou use acrilico , da uma lixada pinte e acabou o problema , vlw , espero ter ajudado.
o do meu tucano eu fiz assim ficou legal depois de lixado e pintado , (só deu mais trampo)
PS, já fiz varipos aeros acompanhando montagens aqui do forum , e estou quase iniciando usando essa sua como modelo , parabens ta ficando lindo o aero .
uma pergunta, voce redesenhou toda a planta ?[/quote:5d1c95aab1]
Ainda vou insistir na moldagem em uma única peça, pretendo fazer alguns kits deste modelo e a produção em escala precisa ser rápida.
Amanhã vou até a empresa de um amigo que tem uma vacuum profissional e farei testes com ele. se der certo, talvez terceirize esta parte do kit.
Sim, eu vetorizei e redesenhei algumas partes, coloquei encaixes na fuselagem e alterei a espessura dos encaixes das cavernas.
Ainda pretendo mudar o layout da asa, para que tenha os flaps e ailerons mais próximos do modelo real e seja construída da forma convencional (com duas longarinas separadas e shear webs), e pezinhos nas nervuras
Abs
Marco Aurelio
corte seu molde no meio e faça em duas paretes deitadas , cole com cola tudo a famosa , ou use acrilico , da uma lixada pinte e acabou o problema , vlw , espero ter ajudado.
o do meu tucano eu fiz assim ficou legal depois de lixado e pintado , (só deu mais trampo)
PS, já fiz varipos aeros acompanhando montagens aqui do forum , e estou quase iniciando usando essa sua como modelo , parabens ta ficando lindo o aero .
uma pergunta, voce redesenhou toda a planta ?[/quote:5d1c95aab1]
Ainda vou insistir na moldagem em uma única peça, pretendo fazer alguns kits deste modelo e a produção em escala precisa ser rápida.
Amanhã vou até a empresa de um amigo que tem uma vacuum profissional e farei testes com ele. se der certo, talvez terceirize esta parte do kit.
Sim, eu vetorizei e redesenhei algumas partes, coloquei encaixes na fuselagem e alterei a espessura dos encaixes das cavernas.
Ainda pretendo mudar o layout da asa, para que tenha os flaps e ailerons mais próximos do modelo real e seja construída da forma convencional (com duas longarinas separadas e shear webs), e pezinhos nas nervuras
Abs
Marco Aurelio
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[quote:ed367a23a7="Rho"]Caro Mac2,
A planta do Saratiel é maravilhosa, mas eu faria a parte de balsa do nariz mais longa o que automaticamente deixaria o [i:ed367a23a7]cowl[/i:ed367a23a7] mais curto.
O que você acha desta idéia?[/quote:ed367a23a7]
Olá Rho,
Acho uma ótima ideia. Bastaria chapear a parte que vai até a parede de fogo e construir o cowl com a parte restante. Vou estudar com carinho esta alternativa, mesmo porque facilitaria a confecção da portinhola do trem retrátil dianteiro
Obrigado pela dica, isso nem havia me passado pela cabeça...
Abs
Marco Aurelio
A planta do Saratiel é maravilhosa, mas eu faria a parte de balsa do nariz mais longa o que automaticamente deixaria o [i:ed367a23a7]cowl[/i:ed367a23a7] mais curto.
O que você acha desta idéia?[/quote:ed367a23a7]
Olá Rho,
Acho uma ótima ideia. Bastaria chapear a parte que vai até a parede de fogo e construir o cowl com a parte restante. Vou estudar com carinho esta alternativa, mesmo porque facilitaria a confecção da portinhola do trem retrátil dianteiro
Obrigado pela dica, isso nem havia me passado pela cabeça...
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- Rho
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- Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
- Localização: Monte Alto , São Paulo
- Contato:
Que bom que você tenha gostado e entendido de imediato a idéia!!!!
Sempre que projeto algo ou adapto uma planta "jogo" a parede de fogo para frente, para a base do motor (que por ser elétrico é consideravelmente mais curto que um similar [i:282b1efb2a]glow[/i:282b1efb2a]). Assim não necessito de um montante especial e ganho espaço para a bateria.
No seu caso ainda tem o bonus do da bequilha dianteira retrátil!!!!
Quem sabe esta idéia prospere?!
Linda construção, excelente tópico. Parabéns.
Randal
Sempre que projeto algo ou adapto uma planta "jogo" a parede de fogo para frente, para a base do motor (que por ser elétrico é consideravelmente mais curto que um similar [i:282b1efb2a]glow[/i:282b1efb2a]). Assim não necessito de um montante especial e ganho espaço para a bateria.
No seu caso ainda tem o bonus do da bequilha dianteira retrátil!!!!
Quem sabe esta idéia prospere?!
Linda construção, excelente tópico. Parabéns.
Randal
Rho,
Não só prosperou como já deu frutos...
Acabei de chapear até a parede de fogo. O Saratiel deve ter deixado este espaço sem chapeamento para facilitar o acesso aos servos do retrátil e de comando da bequilha, pois eles devem ficar exatamente entre a primeira caverna e a parede de fogo.
Sem problemas, se não conseguir colocar os servos pela abertura do trem retrátil, faço uma tampa de acesso ao equipamento, no estilo do Tucano real, simulando a tampa de acesso ao motor
Para facilitar o chapeamento e alinhamento com a chapeado anterior, colei uma varetinha de balsa na caverna 1 para servir de apoio à balsa de chapeamento. Colei e lixei. O resultado ficou bem satisfatório.
Amanhã devo trabalhar no novo molde do cowl e tentar conformar e testar a nova versão.
Rho, valeu pela dica!!!
Seguem as fotos e uma palhinha do que estou aprontando com o cockpit.
Abs
Marco Aurelio
Não só prosperou como já deu frutos...
Acabei de chapear até a parede de fogo. O Saratiel deve ter deixado este espaço sem chapeamento para facilitar o acesso aos servos do retrátil e de comando da bequilha, pois eles devem ficar exatamente entre a primeira caverna e a parede de fogo.
Sem problemas, se não conseguir colocar os servos pela abertura do trem retrátil, faço uma tampa de acesso ao equipamento, no estilo do Tucano real, simulando a tampa de acesso ao motor
Para facilitar o chapeamento e alinhamento com a chapeado anterior, colei uma varetinha de balsa na caverna 1 para servir de apoio à balsa de chapeamento. Colei e lixei. O resultado ficou bem satisfatório.
Amanhã devo trabalhar no novo molde do cowl e tentar conformar e testar a nova versão.
Rho, valeu pela dica!!!
Seguem as fotos e uma palhinha do que estou aprontando com o cockpit.
Abs
Marco Aurelio
- Anexos
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- Detalhe do interior do cockpit ainda em construção
- 20120403_221728.jpg (35.81 KiB) Exibido 11535 vezes
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- Detalhe do interior do cockpit ainda em construção
- 20120403_221722.jpg (36.97 KiB) Exibido 11535 vezes
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- Visão inferior do nariz do modelo
- 20120403_221648.jpg (34.94 KiB) Exibido 11535 vezes
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- 20120403_221623.jpg (36.21 KiB) Exibido 11535 vezes
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- 20120403_212543.jpg (35.78 KiB) Exibido 11535 vezes
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- 20120403_212533.jpg (34.98 KiB) Exibido 11535 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Cockpit quase pronto...
Vamos ver se o piloto aprova!!!
Abs
Marco Aurelio
Vamos ver se o piloto aprova!!!
Abs
Marco Aurelio
- Anexos
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- 20120404_002346.jpg (35.36 KiB) Exibido 11497 vezes
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- 20120404_002305.jpg (38.01 KiB) Exibido 11497 vezes
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- 20120404_002250.jpg (35.16 KiB) Exibido 11497 vezes
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- 20120404_002231.jpg (36.6 KiB) Exibido 11497 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Piloto no posto, canopi pronto!
No momento somente aguardando a cura da cola.
Importante, para fixar o canopy à base do cockpit, utilizei uma cola própria para isso, velha conhecida dos modelistas.
Abs
Marco Aurelio
No momento somente aguardando a cura da cola.
Importante, para fixar o canopy à base do cockpit, utilizei uma cola própria para isso, velha conhecida dos modelistas.
Abs
Marco Aurelio
- Anexos
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- 20120405_145251.jpg (37.42 KiB) Exibido 9347 vezes
-
- 20120405_145238.jpg (37.92 KiB) Exibido 9347 vezes
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- 20120405_145215.jpg (34.04 KiB) Exibido 9347 vezes
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- 20120405_145132.jpg (35.57 KiB) Exibido 9347 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- Bruno Kurt
- membro
- Mensagens: 898
- Registrado em: Ter Fev 01, 2011 1:38 pm
- Localização: São Paulo
Pessoal,
Já estou começando a pensar no motor.
Minha ideia é colocar uma hélice tripá 10x7 para deixar o modelo mais escala.
Aqui em casa tenho várias opções de motores, desde um emax 2215/20 (muito fraco para este modelo) até um TR 4260-600 KV (muito forte).
Dos motores que tenho, acredito que dois sejam bons candidatos a compor o conjunto propulsor do modelo:
Turnigy TR 3536 - 1100 KV e Emax GT2826/5 860 KV. Pretendo usar um Pack LiFe 4S 2300 mAh 30C e um ESC Himodel Ice 45A
Pelas simulações que fiz, o motor Emax, apesar de maior, me pareceu mais adequado ao modelo e com certa sobra para aumentar a hélice, caso seja necessário.
[url=www.ecalc.ch/motorcalc_e.htm?ecalc&elevation=500&airtemp=25&batteries=a123_2300_-_30/50c&s=4&p=1&chargestate=normal&esc=max_50a&motor=emax&type=gt2826-05&propeller=apc_electric_e&diameter=10&pitch=7&blades=3]Emax GT2826/5[/url]:
[code:1:db57b618da]Empuxo estático: 2068,6g
RPM Máx: 9581
Pitch Speedy: 102,3 km/h
Corrente Máxima: 30,73 A
Peso do conjunto (Bateria + ESC + Motor + 10%) = 572g
Eficiência: 79,4%
[/code:1:db57b618da]
[url=www.ecalc.ch/motorcalc_e.htm?ecalc&elevation=500&airtemp=25&batteries=a123_2300_-_30/50c&s=4&p=1&chargestate=normal&esc=max_50a&motor=turnigy&type=tr35-36c&propeller=apc_electric_e&diameter=10&pitch=7&blades=3]Turnigy TR 3536/1100[/url] (reenrolado pelo nosso amigo Granato, mas estes dados são do motor original, portanto acredito que a eficiência seja um pouco maior)
[code:1:db57b618da]Empuxo estático: 1899g
RPM Máx: 9180
Pitch Speedy: 98 km/h
Corrente Máxima: 33,25A
Peso do conjunto (Bateria + ESC + Motor + 10%) = 496g
Eficiência: 59,9%[/code:1:db57b618da]
O motor 3536 vai trabalhar com a maior hélice aceitável para ele, portanto no limite. Este modelo, inicialmente deveria ficar com 1200 a 1300g, mas duvido que eu consiga chegar nesse peso e estou projetando 1500g de peso final. Para um aeromodelo Escala Esporte acredito ser um bom peso para esta envergadura.
Estou propenso a colocar o 2826 pela sobra e pela autonomia, mas terei que pagar o preço de 76g a mais no nariz do modelo.
Abs
Marco Aurelio
Já estou começando a pensar no motor.
Minha ideia é colocar uma hélice tripá 10x7 para deixar o modelo mais escala.
Aqui em casa tenho várias opções de motores, desde um emax 2215/20 (muito fraco para este modelo) até um TR 4260-600 KV (muito forte).
Dos motores que tenho, acredito que dois sejam bons candidatos a compor o conjunto propulsor do modelo:
Turnigy TR 3536 - 1100 KV e Emax GT2826/5 860 KV. Pretendo usar um Pack LiFe 4S 2300 mAh 30C e um ESC Himodel Ice 45A
Pelas simulações que fiz, o motor Emax, apesar de maior, me pareceu mais adequado ao modelo e com certa sobra para aumentar a hélice, caso seja necessário.
[url=www.ecalc.ch/motorcalc_e.htm?ecalc&elevation=500&airtemp=25&batteries=a123_2300_-_30/50c&s=4&p=1&chargestate=normal&esc=max_50a&motor=emax&type=gt2826-05&propeller=apc_electric_e&diameter=10&pitch=7&blades=3]Emax GT2826/5[/url]:
[code:1:db57b618da]Empuxo estático: 2068,6g
RPM Máx: 9581
Pitch Speedy: 102,3 km/h
Corrente Máxima: 30,73 A
Peso do conjunto (Bateria + ESC + Motor + 10%) = 572g
Eficiência: 79,4%
[/code:1:db57b618da]
[url=www.ecalc.ch/motorcalc_e.htm?ecalc&elevation=500&airtemp=25&batteries=a123_2300_-_30/50c&s=4&p=1&chargestate=normal&esc=max_50a&motor=turnigy&type=tr35-36c&propeller=apc_electric_e&diameter=10&pitch=7&blades=3]Turnigy TR 3536/1100[/url] (reenrolado pelo nosso amigo Granato, mas estes dados são do motor original, portanto acredito que a eficiência seja um pouco maior)
[code:1:db57b618da]Empuxo estático: 1899g
RPM Máx: 9180
Pitch Speedy: 98 km/h
Corrente Máxima: 33,25A
Peso do conjunto (Bateria + ESC + Motor + 10%) = 496g
Eficiência: 59,9%[/code:1:db57b618da]
O motor 3536 vai trabalhar com a maior hélice aceitável para ele, portanto no limite. Este modelo, inicialmente deveria ficar com 1200 a 1300g, mas duvido que eu consiga chegar nesse peso e estou projetando 1500g de peso final. Para um aeromodelo Escala Esporte acredito ser um bom peso para esta envergadura.
Estou propenso a colocar o 2826 pela sobra e pela autonomia, mas terei que pagar o preço de 76g a mais no nariz do modelo.
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Canopi + cockpit prontos.
semi-asas unidas e mesas dos servos dos ailerons construídas
Na união das asas acrescentei reforços de plywood de 2,5 mm, nas duas longarinas da asa.
Amanhã devo lixar o bordo de ataque.
Para terminar as asas ainda preciso que cheguem os mecanismos dos retráteis, que provavelmente não serão servoless. Os que tenho aqui são para aeros muito grandes e o peso é enorme: 54 g cada lado. Os retráteis das asas serão comandados por um único servo HXT900. Ainda falta a mesa para fixação dos servos dos flaps.
Seguem algumas fotos
Abs
Marco Aurelio
semi-asas unidas e mesas dos servos dos ailerons construídas
Na união das asas acrescentei reforços de plywood de 2,5 mm, nas duas longarinas da asa.
Amanhã devo lixar o bordo de ataque.
Para terminar as asas ainda preciso que cheguem os mecanismos dos retráteis, que provavelmente não serão servoless. Os que tenho aqui são para aeros muito grandes e o peso é enorme: 54 g cada lado. Os retráteis das asas serão comandados por um único servo HXT900. Ainda falta a mesa para fixação dos servos dos flaps.
Seguem algumas fotos
Abs
Marco Aurelio
- Anexos
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- 20120407_223546.jpg (37.81 KiB) Exibido 9165 vezes
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- 20120407_223535.jpg (33.62 KiB) Exibido 9165 vezes
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- 20120407_223519.jpg (35.86 KiB) Exibido 9165 vezes
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- 20120407_223416.jpg (38 KiB) Exibido 9165 vezes
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- 20120407_174841.jpg (33.47 KiB) Exibido 9165 vezes
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- 20120407_174745.jpg (37.46 KiB) Exibido 9165 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Pessoal,
Consegui resolver o problema do cowl, não ficou 100% como eu queria, mas como vai ser pintado, nem dará para notar a diferença.
Mesmo reduzindo o tamanho da peça, continuou a fazer vincos, como eles ficaram bem mais baixos, aproveitei a dica de alguns colegas e passei cola de PVC com um pedaço de sobra de material nestes vincos, pelo lado de dentro do cowl, após ter curado a cola (1 hora) lixei a parte externa até sumir o vinco, ficando apenas uma leve marca de onde eles estavam.
A vacuum forming é bem sensível aos menores detalhes, portanto quem for se aventurar neste tipo de conformagem, deve ter muito capricho na construção do molde, pois a menor saliência, o menor buraco serão transferidos para a peça final.
Aproveitei que todas as peças já estão prontos e montei o modelo com fita crepe, somente para ver como estava ficando. estou gostando do resultado...
Ah, até o momento o peso total está em 540g (sem nenhuma eletronica, lincagem ou acabamento)
seguem as fotos
Abs
Marco Aurelio
Consegui resolver o problema do cowl, não ficou 100% como eu queria, mas como vai ser pintado, nem dará para notar a diferença.
Mesmo reduzindo o tamanho da peça, continuou a fazer vincos, como eles ficaram bem mais baixos, aproveitei a dica de alguns colegas e passei cola de PVC com um pedaço de sobra de material nestes vincos, pelo lado de dentro do cowl, após ter curado a cola (1 hora) lixei a parte externa até sumir o vinco, ficando apenas uma leve marca de onde eles estavam.
A vacuum forming é bem sensível aos menores detalhes, portanto quem for se aventurar neste tipo de conformagem, deve ter muito capricho na construção do molde, pois a menor saliência, o menor buraco serão transferidos para a peça final.
Aproveitei que todas as peças já estão prontos e montei o modelo com fita crepe, somente para ver como estava ficando. estou gostando do resultado...
Ah, até o momento o peso total está em 540g (sem nenhuma eletronica, lincagem ou acabamento)
seguem as fotos
Abs
Marco Aurelio
- Anexos
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- 20120410_141923.jpg (35.1 KiB) Exibido 9057 vezes
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- 20120410_141807.jpg (37.35 KiB) Exibido 9057 vezes
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- 20120410_141913.jpg (36.99 KiB) Exibido 9057 vezes
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- 20120410_141231.jpg (32.21 KiB) Exibido 9057 vezes
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- 20120410_141120.jpg (35.94 KiB) Exibido 9057 vezes
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- 20120410_141056.jpg (37.14 KiB) Exibido 9057 vezes
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