EMB-312 T27 - Tucano 1200mm planta do saratiel balsa

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
benites
Equipe E-voo.com
Mensagens: 5335
Registrado em: Ter Dez 02, 2008 6:14 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por benites »

Ficou bom o resultado do cowl,agora Marco vau dar um pitaco,porque voce não faz um molde em fibra para ficar liso e sem imperfoções, só fazer as correcções com massa de poliéster,desta forma não vai transferir as imperfeições,sem contar que o molde vai servir para tirar várias peças sem romper,digo danificar o molde.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:3ee0b3c338="Benites"]Ficou bom o resultado do cowl,agora Marco vau dar um pitaco,porque voce não faz um molde em fibra para ficar liso e sem imperfoções, só fazer as correcções com massa de poliéster,desta forma não vai transferir as imperfeições,sem contar que o molde vai servir para tirar várias peças sem romper,digo danificar o molde.[/quote:3ee0b3c338]
Benites,

Você diz um molde em fibra de vidro com resina de poliéster? O cheiro desta resina impede que eu faça qualquer coisa com fibra no meu apartamento. O pessoal de casa não pode nem com cheiro de desodorante, imagine o estrago que faria esta resina... Procurei resina epoxy por aqui e não achei, na minha próxima ida a SP vou dar uma passadinha na Maxepoxy e comprar um pouco de resina epoxy...

Eu estava pensando em dar mais um trato nas imperfeições deste molde de gesso com massa acrílica. É uma trabalheira enorme, passa massa e lixa, passa massa e lixa, passa massa e lixa...

O problema maior é a vista que não está ajudando e só enxergo os defeitos depois da peça pronta.

Ainda tenho que evoluir muito neste tipo de trabalho, é uma longa caminhada, mas já dei o primeiro passo...

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
benites
Equipe E-voo.com
Mensagens: 5335
Registrado em: Ter Dez 02, 2008 6:14 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por benites »

[quote:30632dac24="Mac2"][quote:30632dac24="Benites"]Ficou bom o resultado do cowl,agora Marco vau dar um pitaco,porque voce não faz um molde em fibra para ficar liso e sem imperfoções, só fazer as correcções com massa de poliéster,desta forma não vai transferir as imperfeições,sem contar que o molde vai servir para tirar várias peças sem romper,digo danificar o molde.[/quote:30632dac24]
Benites,

Você diz um molde em fibra de vidro com resina de poliéster? O cheiro desta resina impede que eu faça qualquer coisa com fibra no meu apartamento. O pessoal de casa não pode nem com cheiro de desodorante, imagine o estrago que faria esta resina... Procurei resina epoxy por aqui e não achei, na minha próxima ida a SP vou dar uma passadinha na Maxepoxy e comprar um pouco de resina epoxy...

Eu estava pensando em dar mais um trato nas imperfeições deste molde de gesso com massa acrílica. É uma trabalheira enorme, passa massa e lixa, passa massa e lixa, passa massa e lixa...

O problema maior é a vista que não está ajudando e só enxergo os defeitos depois da peça pronta.

Ainda tenho que evoluir muito neste tipo de trabalho, é uma longa caminhada, mas já dei o primeiro passo...

Abs

Marco Aurelio[/quote:30632dac24]Sim um molde de fibra de vidro,com resina,a massa de poliester,é para cobrir as imperfeições,neste caso pintar com primer para voce pode ver as imperfeições no gesso,pinte o molde,com tinta específica para gesso,ai e cobrir e pintar,caso apareça mais imperfeições cobrir com gesso lixar e pintar novamente e pintar =massa =lixar,até ficar 100%.
RODRIGOCP15
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Qua Ago 11, 2010 4:57 pm
Localização: Campo Largo-PR

Mensagem por RODRIGOCP15 »

Olá Mac,

Parabéns pela construção está ficando realmente excelente...
Achei curioso a asa, no P-51 que também estou construindo o flap é mais largo que o aileron e no Tucano é invertido, o aileron é mais largo.
Isso se explica pelo formato da asa?

Abraço
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:edbab295fd="Benites"][quote:edbab295fd="Mac2"][quote:edbab295fd="Benites"]Ficou bom o resultado do cowl,agora Marco vau dar um pitaco,porque voce não faz um molde em fibra para ficar liso e sem imperfoções, só fazer as correcções com massa de poliéster,desta forma não vai transferir as imperfeições,sem contar que o molde vai servir para tirar várias peças sem romper,digo danificar o molde.[/quote:edbab295fd]
Benites,

Você diz um molde em fibra de vidro com resina de poliéster? O cheiro desta resina impede que eu faça qualquer coisa com fibra no meu apartamento. O pessoal de casa não pode nem com cheiro de desodorante, imagine o estrago que faria esta resina... Procurei resina epoxy por aqui e não achei, na minha próxima ida a SP vou dar uma passadinha na Maxepoxy e comprar um pouco de resina epoxy...

Eu estava pensando em dar mais um trato nas imperfeições deste molde de gesso com massa acrílica. É uma trabalheira enorme, passa massa e lixa, passa massa e lixa, passa massa e lixa...

O problema maior é a vista que não está ajudando e só enxergo os defeitos depois da peça pronta.

Ainda tenho que evoluir muito neste tipo de trabalho, é uma longa caminhada, mas já dei o primeiro passo...

Abs

Marco Aurelio[/quote:edbab295fd]Sim um molde de fibra de vidro,com resina,a massa de poliester,é para cobrir as imperfeições,neste caso pintar com primer para voce pode ver as imperfeições no gesso,pinte o molde,com tinta específica para gesso,ai e cobrir e pintar,caso apareça mais imperfeições cobrir com gesso lixar e pintar novamente e pintar =massa =lixar,até ficar 100%.[/quote:edbab295fd]
Entendi Benites, o segredo é pintar para ver as imperfeições...

Tinta para gesso costuma ter base PVA, tenho aqui em casa esmalte acrílico (base água) com acabamento brilhante, mas é branco. Nada impede de eu adicionar algumas gotas de corante preto para dar um tom de cinza. Nesse momento acabei de preencher algumas imperfeições com massa acrílica, deixei as espátulas e acessórios de lado e passei a massa com os dedos molhados, tal qual fazíamos para moldar Durepoxi. Acho que consegui resultados melhores na aplicação da massa...

Assim que secar a massa, vou fazer uma sessão de lixa e pintar com esta tinta que tenho aqui para ver como fica.

Valeu pelas dicas

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:2bdc258b74="RODRIGOCP15"]Olá Mac,

Parabéns pela construção está ficando realmente excelente...
Achei curioso a asa, no P-51 que também estou construindo o flap é mais largo que o aileron e no Tucano é invertido, o aileron é mais largo.
Isso se explica pelo formato da asa?

Abraço[/quote:2bdc258b74]
RodrigoCP15,

Essa característica é própria do planta do amigo Saratiel, ele assim o fez para melhorar a resposta aos comando do aeromodelo.

No Tucano real, os flaps são mais largos que os ailerons, dá para se ver isso na foto abaixo:
[img:2bdc258b74]http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/middle/6/3/8/1747836.jpg[/img:2bdc258b74]

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Pessoal,

Mal acabei de fechar negócio com um colega do forum já estou postando uma dúvida sobre o equipamento.

Comprei um conjunto de mini retráteis pneumáticos (foto abaixo), recomendado para modelos entre 1,5 e 2 kg.
[img:72e345cc88]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/LG-9-0001.jpg[/img:72e345cc88]

Mas me surgiu a seguinte dúvida: As asas são removíveis e como ficaria a ligação das mangueiras com este tipo de asa? Existe algum "quick link" para as mangueiras de ar? Como isso é feito normalmente?

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:479ed3f333="Mac2"]Pessoal,

Mal acabei de fechar negócio com um colega do forum já estou postando uma dúvida sobre o equipamento.

Comprei um conjunto de mini retráteis pneumáticos (foto abaixo), recomendado para modelos entre 1,5 e 2 kg.
[img:479ed3f333]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/LG-9-0001.jpg[/img:479ed3f333]

Mas me surgiu a seguinte dúvida: As asas são removíveis e como ficaria a ligação das mangueiras com este tipo de asa? Existe algum "quick link" para as mangueiras de ar? Como isso é feito normalmente?

Abs

Marco Aurelio[/quote:479ed3f333]

Rapaz, esse Mac2 é abusado, hein!?
Vai fica show de bola Marco!
Sobre a pergunta...eu não faço ideia de como deve ficar!kkkkkkkkkkkk :roll:
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:cf6f33f2ed="warne"]Rapaz, esse Mac2 é abusado, hein!?
Vai fica show de bola Marco!
Sobre a pergunta...eu não faço ideia de como deve ficar!kkkkkkkkkkkk :roll:
Abs
Warne[/quote:cf6f33f2ed]
Warne,
Essa é a melhor opção para não esforçar a eletrônica do modelo.

2 para os flaps;
2 para os ailerons;
1 para profundor;
1 para leme;
1 para a bequilha;
1 para o acionamento da válvula pneumática

Se você colocar retráteis servoless, aumentaria o número de servos para 3 (cada "perna" do trem de pouso uso um mecanismo)

Se colocasse retráteis mecânicos, seriam 2 servos (um para os retráteis principais e outro para a bequilha), mas a dificuldade de ajustá-los sem que os mesmos fiquem drenando corrente é muito grande.

Além disso tudo, ainda vou colocar as Luzes de Navegação do Marco Antonio, se bem que o consumo das luzes é bem menor que um servo.

Dependendo do peso final, talvez coloque uma LiFe para suprir toda essa necessidade de energia...

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Agora com os retráteis em mãos.

Achei que os retráteis da foto acima ficaram muito pequenos para a escala do modelo, talvez para um Jatinho EDF fique certinho, por isso acabei comprando um outro jogo de retráteis, um pouco maiores e mais próximo das proporções do Tucano. Depois eu vejo o que fazer com os retráteis menores...

Ainda tenho que esperar uma encomenda que fiz dia 10/02 e que nem deu entrada no Brasil. Haja paciência para esperar tanto tempo...

Seguem as fotos dos retráteis que irão equipar o meu EMB-312

Abs

Marco Aurelio
Anexos
20120412_225047.jpg
20120412_225047.jpg (38.05 KiB) Exibido 9303 vezes
20120412_225035.jpg
20120412_225035.jpg (37.06 KiB) Exibido 9303 vezes
20120412_225021.jpg
20120412_225021.jpg (34.69 KiB) Exibido 9303 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Responder