Enrolamento de motores brushless

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Disney, o maior problema de bobinas escurecerem e ímãs soltarem, é o sub dimensionamento dos motores, ou seja, motores que trabalham constantemente em seus limites.
Não que seja o seu caso, mas sabemos que a maioria aqui procura usar motores praticamente no limite para economizar na compra tanto do motor, quanto da bateria.
Outro fator muito importante, é a ventilação do motor, a maioria acha que a hélice faz o vento para esfriar o motor, mas esse "vento" que a hélice faz, é somente aqui no chão, lá em cima a hélice não faz mais nenhum vento, pois ela passou a se deslocar no ar e com isso, ela não o empurra mais para trás e a refrigeração do motor começa a ser prejudicada e pior ainda se usar um spinner, que impede totalmente que o motor receba ar direto de fora, já que o spinner desvia o fluxo de ar que iria para o motor, deixando o motor dentro do vácuo formado pelo spinner.
São fatores muito importantes que a maioria não se dá conta e "acha" que o vento que a hélice faz aqui em baixo, irá ventilar o motor lá em cima, mas as coisas não são bem assim na prática por motivos que já mencionei anteriormente.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:c83f1700af="LaercioLMB"]Disney, o maior problema de bobinas escurecerem e ímãs soltarem, é o sub dimensionamento dos motores, ou seja, motores que trabalham constantemente em seus limites.
...[/quote:c83f1700af]

É uma possibilidade a questão do sub-dimensionamento. Este motor estava no meu velox 60 e foi falado que não daria conta do recado. Nos testes que fiz em bancada, consegui 5,2Kg de empuxo com hélice 16x8 e 61A de corrente máxima. Ou seja, segundo o site do fabricante, a corrente máxima estava dentro do previsto para ser suportada pelo motor.

No primeiro vôo, o stick do acelerador não passou dos 70%. Logo, acredito que a corrente tenha ficado aquém do máximo que encontrei. No último vôo, quando tive o problema, realmente abusei um pouco mais, levando o stick ao máximo em alguns momentos para conseguir realizar algumas manobras. Mas com certeza não ultapassei os 60seg previstos em cada uma das vezes que utilizei o máximo da potência. Queria ver do que o motor era capaz. Com isso, houve o descolamento do imãs e o enrolamento escureceu.

Apesar de não estar usando spiner neste aeromodelo, e a carenagem do motor ter várias aberturas, pode ser que a ventilação do motor não tenha sido suficiente e tenha contribuído para o ocorrido.

Agora, como realizo a recuperação? Como colo novamente os imãs no lugar? Qual o melhor adesivo para este fim?
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
Turcorossi
membro
Mensagens: 99
Registrado em: Qua Mai 04, 2011 11:25 am
Localização: Canoas, RS

Re: Dúvida

Mensagem por Turcorossi »

[quote:50fabe89e6="warne"][quote:50fabe89e6="Turcorossi"]Amigos!
Ja enrolei muitos 2822.
Mas no momento estou com um problema, ou dúvida.
Nos 2822 tem 12 estatores, colocando o estator 1 enrolando direita, estator 2 enrolando esquerda, isso fecha no final sempre direita e esquerda.
MAs com 9 estatores como funciona?
Se eu usar um direita e esquerda, 1 fio(ou perna) enrola e estator.
Mas no final sempre sobra 2 estator para a direita
Alguem tem ai a ordem de enrolamento de motores 9 estatores, a ordem direita esquerda?
Aguardo[/quote:50fabe89e6]

Coloque o numero de ímã e bobinas nesse simulador que o GRANATO mostrou, lá vai te dá o melhor enrolamento.

[quote:50fabe89e6="GRANATO"]Aqui tem um simulador que ajuda: http://www.powerditto.de/bewicklungsrechner.html

Informe em "Nuten" os pólos do estator e em "Pole" os imãs.

Por isso se vê por aí a notação 9N12P, 9N6P, 12N10P, 12N14P, etc... nos motores :wink:[/quote:50fabe89e6][/quote:50fabe89e6]

Obrigado pela dica Warne, muito boa, resolve muitos dos meu problemas.
Mas a minha duvida continua nos motores com 9 polos.
O detalhe é que enrolo todos os polos para a direita, ou 1 direita ou esquerda.
Como fica o esquema com nove polos, pois é impar.
achei que era 2 polos direita 1 polo esquerda.
Mas não funcionou.
Alguem pode me ajudar nesta dúvida.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Eu é que não entendi!!!???
Se vc colocar no programa o numero de ímãs e o numero de polos, ele vai dá o melhor enrolamento, até com desenho.
Qual é a dúvida?
Quantos ímãs tem seu motor?
Abs
Warne
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:e42c71a367="Yensid"]

Apesar de não estar usando spiner neste aeromodelo, e a carenagem do motor ter várias aberturas, pode ser que a ventilação do motor não tenha sido suficiente e tenha contribuído para o ocorrido.

Disney[/quote:e42c71a367]

Sim, tem um monte de entrada de ar, mas e a saida de ar?
De nada adianta ter buracos enormes para entrar o ar se a saída não dá a vazão de entrada, ou seja, se os buracos de entrada de ar são grandes e o de saída for pequenino, só irá contar como ventilação, o pequeno.
Lembre-se sempre, a ventilação do motor é dada pelo fluxo de ar que passa pelo aeromodelo em voo e não pelo suposto vento que a hélice faz com o aeromodelo na bancada.
Lá em cima quando o aeromodelo está voando, a hélice não faz vento nenhum para trás, que é o que muitos ainda acreditam, que é o vento que a hélice faz que para trás faz o aeromodelo voar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Turcorossi
membro
Mensagens: 99
Registrado em: Qua Mai 04, 2011 11:25 am
Localização: Canoas, RS

Mensagem por Turcorossi »

[quote:1966bfa803="warne"]Eu é que não entendi!!!???
Se vc colocar no programa o numero de ímãs e o numero de polos, ele vai dá o melhor enrolamento, até com desenho.
Qual é a dúvida?
Quantos ímãs tem seu motor?
Abs
Warne[/quote:1966bfa803]

Oi Warne!
Minha dúvida é a seguinte, as voltas nos polos são dadas para a direita e esquerda! Ou seja
Polo 1A Inicio do enrolamento Direita
Polo 2B Inicio do enrolamento Direita OU Esquerda
Polo 3C Etc

POis nos de 12 polos eu enrola um polo para a direita e outro para a esquerda, e ele sempre fica assim
Polo 1A Direita
Polo 2A Esquerda
Polo 3B Direita
Polo 4B Esquerda
Polo 5C Direita
Polo 6C Esquerda
Polo 7A Direita
Polo 8A Esquerda
Polo 9B Direita
Polo 10B Esquerda
Polo 11C Direita
Polo 12C Esquerda

Qdo falo direita esquerda é o sentido que o enrolamento do fio.

No de 12 polos eu sei o esquema acima e sempre funcionou.

Mas no de 9 polos nunca fiz nenhum em seu sentido.
é tudo para a direita? o sentido do enrolamento do fio no polo?

Meu motor tem 9 polos e 6 imãs é de 3200KV.

Se puder me ajudar...
Drzinho
membro
Mensagens: 566
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 11:00 am
Localização: Erechim/RS

Mensagem por Drzinho »

Esta ai a melhor forma de enrrolar, era so por os numeros no simulador do Granato.

Mas esta a ia a imagem, E end, S start.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:1ca43f69d8="Turcorossi"][quote:1ca43f69d8="warne"]Eu é que não entendi!!!???
Se vc colocar no programa o numero de ímãs e o numero de polos, ele vai dá o melhor enrolamento, até com desenho.
Qual é a dúvida?
Quantos ímãs tem seu motor?
Abs
Warne[/quote:1ca43f69d8]

Oi Warne!
Minha dúvida é a seguinte, as voltas nos polos são dadas para a direita e esquerda! Ou seja
Polo 1A Inicio do enrolamento Direita
Polo 2B Inicio do enrolamento Direita OU Esquerda
Polo 3C Etc

POis nos de 12 polos eu enrola um polo para a direita e outro para a esquerda, e ele sempre fica assim
Polo 1A Direita
Polo 2A Esquerda
Polo 3B Direita
Polo 4B Esquerda
Polo 5C Direita
Polo 6C Esquerda
Polo 7A Direita
Polo 8A Esquerda
Polo 9B Direita
Polo 10B Esquerda
Polo 11C Direita
Polo 12C Esquerda

Qdo falo direita esquerda é o sentido que o enrolamento do fio.

No de 12 polos eu sei o esquema acima e sempre funcionou.

Mas no de 9 polos nunca fiz nenhum em seu sentido.
é tudo para a direita? o sentido do enrolamento do fio no polo?

Meu motor tem 9 polos e 6 imãs é de 3200KV.

Se puder me ajudar...[/quote:1ca43f69d8]
Segundo o programa, esse esquema é o que se deve usar.
[img:1ca43f69d8]http://i.imgur.com/pFGJd.png[/img:1ca43f69d8]

Tomando como referencia esse esquema, vamos pegar o fio vermelho.

Vc deve pegar a bobina 1 e enrolar no sentido horário, depois vai para bobina 4 e continua no sentido horário e acaba na bobina 7 no sentindo horário. Em resumo, vai sempre ser no sentido horário.

Deu pra entender?

Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Drzinho
membro
Mensagens: 566
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 11:00 am
Localização: Erechim/RS

Mensagem por Drzinho »

Tentei postar essa imagem antes nao foi :( mas é isso ai
Avatar do usuário
Turcorossi
membro
Mensagens: 99
Registrado em: Qua Mai 04, 2011 11:25 am
Localização: Canoas, RS

Mensagem por Turcorossi »

Valeu Warne, então é todos os fios no sentido horário.

Outra dúvida este motor original usava um fio 31 tripo com 7 volta.
Usando um 26 - faço mais voltas ou continuo original com 7 voltas?

Obrigado novamente pelo esclarecimento do horario e anti-horario.
Abs
Responder