Enrolamento de motores brushless

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:125e53eb88="Turcorossi"]Sim olhei - mas como burro que sou não entendi nada.
AHAHAHAH
DRzinho so me explica onde é o inicio de cada cor.
Que dai sigo a rica a imagem e onde começa e termina.[/quote:125e53eb88]

[img:125e53eb88]http://www.powerditto.de/Schema/9ND3.jpg[/img:125e53eb88]

Vamos lá, pela imagem vejo sentido anti-horário, e se o GRANATO falou, então tem que colocar a bobina no sentido anti-horário.

Entendendo a imagem.
Comece pela Bobina 1, de cor verde, sentido anti-horário, depois passe para a bobina 4, anti-horário também e por ultimo a bobina 7, também anti-horário.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Drzinho
membro
Mensagens: 566
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 11:00 am
Localização: Erechim/RS

Mensagem por Drzinho »

Warner, apenas salienta oque o disney falou, para não confundir o cara.
eduardo_loko
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Sex Mai 14, 2010 7:49 pm
Localização: barra do garças; mato grosso

Mensagem por eduardo_loko »

ola Laercio, o motor ficaria com 2100kv se eu fechasse ele em delta certo? mais como o fechamento foi em estrela vo dividir o 2100kv por 1,73 que vai dar 1213kv que vai o novo kv do motor certo? a minha grande duvida e sobre a cobertura de cobre do motor já que ele ficou com 8 voltas do fio 28 triplo fechando em estrela. será que com esse novo enrolamento ele terá maior cobertura de cobre que o original?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:e3c66c1376="eduardo_loko"]ola Laercio, o motor ficaria com 2100kv se eu fechasse ele em delta certo? mais como o fechamento foi em estrela vo dividir o 2100kv por 1,73 que vai dar 1213kv que vai o novo kv do motor certo? a minha grande duvida e sobre a cobertura de cobre do motor já que ele ficou com 8 voltas do fio 28 triplo fechando em estrela. será que com esse novo enrolamento ele terá maior cobertura de cobre que o original?[/quote:e3c66c1376]

Bom, sobre a diferença de cálculo de fechamento delta e estrela, só sei o delta mesmo, o cálculo do estrela não tenho como discordar de você nesse caso já que eu não sei.
Mas sobre a área de cobre, basta você calcular a área que tinha antes no enrolamento antigo e o que tem agora, mas o tipo de fechamento não irá mudar o resultado da área do fio usado.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Turcorossi
membro
Mensagens: 99
Registrado em: Qua Mai 04, 2011 11:25 am
Localização: Canoas, RS

Consegui reenrolar - Masss queimou e voo.

Mensagem por Turcorossi »

[quote:10b5f48884="Yensid"][img:10b5f48884]http://www.powerditto.de/Schema/9ND3.jpg[/img:10b5f48884]

Turcorossi, começa enrolando a bobina 1 (linha verde do desenho). Você tem que numerar as bobinas do estator para não se perder. Esta bobina, se você observar, vai ser enrolada no sentido anti-horário.

Quando terminar ela, o fio sairá entre a bobina 1 e 9. Deve seguir então para entrar entre a bobina 4 e 5. Então você faz o enrolamento da bobina 4 que será no sentido anti-horário. Depois é só ir seguindo a linha verde para ver onde deve sair e entrar novamente e como enrolar.

O enrolamento vermelho começa com o fio entrando entre a bobina 1 e 2. Você deve enrolar a bobina 2 no sentido horário. Assim como todas as outras desta série.

O enrolamento azul começa entre a bobina 8 e 9. Você enrola primeiro a bobina 9 no sentido horário e segue a linha azul, enrolando todas as outras bobinas também no sentido horário.

[size=18:10b5f48884][b:10b5f48884]Você tem que numerar as bobinas para saber quem é quem no jogo do bicho. A numeração deve ser feita no sentido horário.[/b:10b5f48884][/size:10b5f48884]
Disney[/quote:10b5f48884]

Com essa explicação consegui enrolar direitinho.
Funcionou muito bem, mas....
Coloquei o motor no Pylon Race, e fui voar agora pela manha e adivinha:
Queimou em voo, ate consegui voar uns 3 minutos.

Parecia uma maquina de fumaça, saio a fumaçinha e deixou rastro, sorte que tinha vento e planou um pouco para o pouso.

Bom novamente com isso fiquei com algumas dúvidas e volto a pedir ajuda aos amigos.
Este motor original tem 3200 kv.
ele estava com fio 31AWG triplo com 7 voltas.

O que fiz, coloquei fio 26 duplo com 7 voltas.

Bom la vai a duvida com 7 voltas o fio fica curto e a resistência passa muito rápido.
Exigindo mais do fio.

Faço ele triplo fio 26 com as mesmas 7 voltas.
Ou coloco ele simples 1 fio com mais voltas tipo 14 ou 16 voltas?

Ele tende a diminuir a resistência do fio tendo mais fio a percorrer exigindo menos do fio! estou certo nisso ou é invenção da minha cabeça?

Ou coloco o mesmo fio duplo mas com o maior numero de voltas que acho que fica com 10 voltas?

Olhem as fotos de como ficou o motorzinho.

[img:10b5f48884]http://www.turcodesign.com.br/aeromodelos/motor/queimou1.jpg[/img:10b5f48884]
[img:10b5f48884]http://www.turcodesign.com.br/aeromodelos/motor/queimou2.jpg[/img:10b5f48884]
[img:10b5f48884]http://www.turcodesign.com.br/aeromodelos/motor/queimou3.jpg[/img:10b5f48884]
eduardo_loko
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Sex Mai 14, 2010 7:49 pm
Localização: barra do garças; mato grosso

Mensagem por eduardo_loko »

Turcorossi qual helice você esta usando? e com qual bateria?
Avatar do usuário
Turcorossi
membro
Mensagens: 99
Registrado em: Qua Mai 04, 2011 11:25 am
Localização: Canoas, RS

Mensagem por Turcorossi »

[quote:11bef93543="eduardo_loko"]Turcorossi qual helice você esta usando? e com qual bateria?[/quote:11bef93543]
Hélice 4,5 x 4,5 com bateria 1600 3s
eduardo_loko
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Sex Mai 14, 2010 7:49 pm
Localização: barra do garças; mato grosso

Mensagem por eduardo_loko »

depois que você desenrolar o estator novamente poste as fotos dele para ver como ele ficou.
Avatar do usuário
Turcorossi
membro
Mensagens: 99
Registrado em: Qua Mai 04, 2011 11:25 am
Localização: Canoas, RS

Mensagem por Turcorossi »

[quote:b90453c7a4="eduardo_loko"]depois que você desenrolar o estator novamente poste as fotos dele para ver como ele ficou.[/quote:b90453c7a4]

bem F#$#$¨&&%

Dei uma camada de ciano nele. e ja to enrolando com o fio duplo com 10 voltas ta bem apertado mas ta dando para colocar 10 voltas.
eduardo_loko
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Sex Mai 14, 2010 7:49 pm
Localização: barra do garças; mato grosso

Mensagem por eduardo_loko »

si você conseguir colocar 3 fio 26, com 7 voltas o motor vai ficar com o mesmo kv e com mais cobertura de cobre, provavelmente ele vai aguentar uma amperagem maior e não vai queimar com essa 4,5 x 4,5; se você colocar 10 voltas do fio 26 duplo o motor vai ficar com 2240kv com essa 4,5 x 4,5 certamente ele não vai queimar porem vai ficar mais fraco e gastando menos, faça teste de empuxo estatico antes de colocar esse motor no aero.
Responder