Problema de Bind Turnigy 9x ER9x

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

Problema de Bind Turnigy 9x ER9x

Mensagem por fhkawasaki »

Fala Galera,

Bom, procurei, procurei e procurei, mas não encontrei ninguém com o mesmo probleminha que estou passando:

Recentemente adiquiri o T9x e estou muito feliz com ele, mas uso pouco, minha ultima vez foi há cerca de 1 mês.

O que acontece é o seguinte:

Estou construindo um Quebra Vento, antes mesmo de iniciar a construção eu comprei a eletrônica, um RX HK-GT2R (3ch), E-max 2812, Esc 25A e bat. 3S 850mah.

Logo depois que a eletronica chegou em casa eu programei o modelo no rádio, testei, preparei o esc, motor, baterias, Rx...bindei tudo, testei e tudo funcionou perfeitamente... (isso foi cerca de 2 meses atrás)

O problema foi ontem, quando estava pronto para testar os servos e eletronica toda devidamente instalada no modelo construído...o RX estava piscando como se estivesse sem sinal, o motor apitava pausadamente e nada respondia aos meus comandos.

Tentei bindar novamente, segui todo o processo correto:

Coloquei o Bind plug no Bat > ESC no VCC > Liguei a bateria...neste momento o RX deveria começar a piscar esperando o sinal do TX para o bind...

...mas não foi o que aconteceu...

...o RX simplesmente não pisca, fica como se estivesse desligado.

testei em outros 3 RX´s e estranhamente o comportamento se repetiu.

Isso já aconteceu com alguém aqui?! ou sou o primeiro a ter este problema!?
"Arte nas mãos e sonhos nos ventos"
Avatar do usuário
teusrox
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Dom Mar 25, 2012 5:09 am
Localização: Santa Rita do Araguaia - Goiás
Contato:

Mensagem por teusrox »

amigo, tente trocar a bateria, ou pode ser algum mal contato na ali no rx-bateria.
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fhkawasaki »

Obrigado pela dica Teusrox...

Mas ontem tentei e nada feito...

continua com o mesmo problema...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Parece que não tem alimentação no módulo. Se tiver um tempo para passar em casa eu verifico tudo para você e provavelmente já conserto na hora.
Avatar do usuário
eduardo almeida
membro
Mensagens: 171
Registrado em: Ter Nov 24, 2009 11:07 pm
Localização: Montes Claros-MG

Mensagem por eduardo almeida »

[quote:b4eeaa85f0="alexcmag"]Parece que não tem alimentação no módulo. Se tiver um tempo para passar em casa eu verifico tudo para você e provavelmente já conserto na hora.[/quote:b4eeaa85f0]
Alex estou com um problema parecido com o dele, depois que atualizei o Turnigy para o ER9x o rádio funcionou bem por uns 2 meses e do nada ao liga-lo ele apresentava a mensagem "LOADING MODEL" e não saia desta tela, bom re-instalei o er9x e o problema foi resolvido, só que agora o rádio não grava o bind do receptor, faço todo o procedimento corretamente, mas qdo vou ligar o radio novamente os servos não respondem a comando nenhum e o nem o motor, isso acontece com todos os receptores meus, tanto os recptores da HK e o da turnigy, você acha que pode ter alguma coisa a ver com o firmware? Onde acho a versão original da firmware?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Eduardo,

Duvido que seu problemas seja o mesmo que o dele... ele estava plugando os servos e bateria ao contrário no RX...

Quanto ao seu, isto geralmente pode acontecer por diferentes motivos, os principais são:

1) Sinal PPM incompatível com o módulo, veja se está usando PPM 8 canais 300ms, shift POS.

2) Falta de sinal PPM e/ou módulo com problema: acabei de consertar um rádio que estava exatamente assim, medi o sinal PPM e ficava em 4,5V com pulsos a 4,2V (em vez de zero), descobri que o processador, o pino onde sai PPM estava em curto internamente. Alterei o firmware para mandar os pulsos pelo pino que controlaria o backlight e o sinal ficou legal, testei novamente e continuou não funcionando, troquei o módulo e funcionou. Testei o módulo em outro rádio e também não funcionou. Minha conclusão foi que o processador do módulo pifou e levou a saída do principal com ele. O rádio será devolvido ao dono com firmware e módulo novo.

3) Regulador 78M05 do módulo queimado, nesta situação ele funciona para BIND (alimentado pelo sinal) mas não funciona a potência plena (o LED do RX nem acende).

Para testar o 1 e 2, verifique no osciloscópio ou no simulador se o sinal PPM está OK.

Para testar o 3, meça a tensão que entra e que sai no 78M05, tem que sair 5V (óbvio). Já teve um caso que testei que saía 5V pelo multímetro mas olhando no osciloscópio tinha um baita ripple, trocando o regulador resolveu.

Antes que alguém venha falar mal dos processadores queimados do rádio que consertei, um dos processadores é um ATMEL ATMEGA64, a mesma linha de processadores é utilizada por ESCs, estabilizadores, OSDs, vários outros rádios de grife e provavelmente você tem vários destes em dispositivos no seu lar ou automóvel que nem imagina que estejam lá...). O outro é um 89C51, bastante comum também.
Avatar do usuário
eduardo almeida
membro
Mensagens: 171
Registrado em: Ter Nov 24, 2009 11:07 pm
Localização: Montes Claros-MG

Mensagem por eduardo almeida »

[quote:25a52e2509="alexcmag"]Eduardo,



ra testar o 3, meça a tensão que entra e que sai no 78M05, tem que sair 5V (óbvio). Já teve um caso que testei que saía 5V pelo multímetro mas olhando no osciloscópio tinha um baita ripple, trocando o regulador resolveu.

Antes que alguém venha falar mal dos processadores queimados do rádio que consertei, um dos processadores é um ATMEL ATMEGA64, a mesma linha de processadores é utilizada por ESCs, estabilizadores, OSDs, vários outros rádios de grife e provavelmente você tem vários destes em dispositivos no seu lar ou automóvel que nem imagina que estejam lá...). O outro é um 89C51, bastante comum também.[/quote:25a52e2509]
Bom no simulador ele funciona perfeitamente.
asrsbh
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Ter Fev 14, 2012 8:57 pm
Localização: belo horizonte

Mensagem por asrsbh »

Gente, POR FAVOR ME AJUDEM!!!
Comprei um Turnigy 9x com seu respectivo receptor, liguei os servos e a bateria e nada, tentei bindar, aí o receptor responde corretamente quando ligo o rádio com o botão(bind) do módulo apertado (o led para de piscar), desligo tudo e quando ligo de novo nada acontece, só o led do receptor que fica piscando muito rápido.
O que pode ser????
Agradeço desde já!
Avatar do usuário
eduardo almeida
membro
Mensagens: 171
Registrado em: Ter Nov 24, 2009 11:07 pm
Localização: Montes Claros-MG

Mensagem por eduardo almeida »

O meu problema eu resolvi trocando o modulo Turnigy, meu irmão tinha um parado, coloquei e acabou o problema.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:46cbfc0371="eduardo almeida"]O meu problema eu resolvi trocando o modulo Turnigy, meu irmão tinha um parado, coloquei e acabou o problema.[/quote:46cbfc0371]

Se puder tente trocar o 78M05 dele, pode ter queimado. Se foi o caso, cuidado com as baterias que tem usado. Por exemplo, LiPo carregada no talo não é uma boa.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Responder