Vamos falar de SEGURANÇA

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
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paulorunai
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Mensagem por paulorunai »

Regulamentação de que? seja mais específico.
joethebest2005
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Mensagem por joethebest2005 »

[quote:97329f111d="paulorunai"]Regulamentação de que? seja mais específico.[/quote:97329f111d]algo que regulamente onde posso ou não voar? sei que o pessoal tem discutido muito isso aqui, mas as discussões giram muito entorno de experiencias e opiniões, mas independente do que alguns acham ou não, eu quero saber onde pode ou não voar apenas com base em legislação.
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paulorunai
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Mensagem por paulorunai »

DAS NORMAS DE SEGURANÇA
Art. 47 - A operação de aeromodelos deverá ser realizada em obediência às regras estabelecidas neste regulamento e às normas emanadas da COBRA não colidentes com este regulamento.

Art. 48 - Ninguém poderá operar um aeromodelo de maneira a oferecer riscos à outras pessoas, a si próprio ou à propriedades de terceiros.

(b) Ninguém poderá operar um aeromodelo em desacordo com as normas de segurança do aeródromo ou aeromodelódromo que esteja utilizando.
(c) Em demonstrações aéreas, uma linha demarcatória deverá ser estabelecida, entre os espectadores e a área de vôo, sendo somente permitido o acesso a essa área às pessoas essenciais às operações de vôo.

(d) São proibidos os vôos, em qualquer ocasião, sobre os espectadores.
(e) São proibidos os vôos nas proximidades de aeronaves.


Art. 49 - Exceto quando autorizado pela autoridade aeronáutica, a operação de aeromodelos não deverá ser conduzida sobre:

(1) Aeronaves;
(2) Embarcações;
(3) Veículos;
(4) Depósitos de Inflamáveis.

Art. 50 - Deve ser evitada a operação de aeromodelos motorizados nas proximidades de áreas ou instalações urbanas sensíveis ao ruído, como hospitais, templos religiosos, escolas e asilos.
Art. 51 - O sobrevôo de áreas onde existam animais de qualquer espécie, como jardins zoológicos, hipódromos, granjas e reservas de animais, deve ser evitado.
Art. 52 - As operações de aeromodelos que necessitem de coordenação prévia, tais como demonstrações aéreas, serão objeto de autorização especial. As solicitações deverão ser encaminhadas ao SERAC de jurisdição da área onde se realizarão os vôos. Os pedidos para realização dos vôos deverão ser encaminhados pelos interessados ao SERAC, contendo os dados relativos à operação (local, “croquis”, horário, alturas, equipamentos envolvidos, etc...).

Art. 53 - Ninguém pode operar um aeromodelo dentro da área de tráfego dos aeródromos controlados, exceto naqueles aeródromos onde existir um acordo operacional para tais operações.

Art. 54 - Os acordos operacionais referidos no parágrafo artigo anterior devem ser propostos pelos interessados ao SERAC da área, cabendo ao SERAC avaliar os termos das propostas e conduzir o processo de aprovação, divulgando o
resultado final aos interessados.

Art. 55 - A operação de aeromodelos em aeródromos não controlados deverá ser conduzida com cautela e ciência de que deverá ser, imediatamente, interrompida quando vier a colocar em risco a segurança de pessoas, aeronaves ou bens de terceiros.


Art. 56 - A critério do SERAC da área, se o número de movimentos de aeromodelos puser em risco os movimentos normais do aeródromo, poderão ser estabelecidos horários especiais para as operações de aeromodelismo, e expedido NOTAM informando esse procedimento.


Art. 57 - As operações de aeromodelismo podem ser conduzidas a partir de áreas em terra ou água, denominadas aeromodelódromos, não necessariamente homologadas ou registradas como aeródromos, ou em áreas pertencentes a aeródromos registrados, desde que:

(1) O proprietário ou responsável pela área autorize para essa utilização;
(2) A localização da área permita operação segura dentro das provisões deste regulamento;
Art. 58 - Para obtenção da autorização prevista no artigo anterior, os interessados devem encaminhar requerimento ao SERAC da área, acompanhado da seguinte documentação:
(1) Autorização para uso da área assinada pelo proprietário ou responsável pela mesma;
(2) Mapa, com a área de pouso e decolagem demarcada, com as zonas habitadas bem definidas, circuitos de tráfego e os limites da área restrita a ser criada caso as condições de tráfego assim o recomendem;
(3) Um perfil dos setores de aproximação e decolagem e as rampas mais críticas para operação dos equipamentos, tangenciando os obstáculos, se houver;

(4) Descrição das normas de segurança adotadas para proteção à vida e a bens de terceiros na área de tráfego e de vôo;


(5) Nome do responsável pelo controle das atividades a serem desenvolvidas no aeromodelódromo;

Art. 59 - As operações de aeromodelismo podem ser conduzidas a partir de áreas em terra ou água, não denominadas aeromodelódromos, desde que seja conduzida com cautela e ciência de que deverá ser, imediatamente, interrompida quando vier a colocar em risco a segurança de pessoas, aeronaves ou bens de terceiros.

Art. 60 - Nenhuma pessoa pode operar aeromodelos em áreas restritas ou proibidas, a menos que essa pessoa esteja devidamente autorizada pelo órgão que utiliza e/ou controla a área;

Art. 61 – Não é permitida a prática do aeromodelismo perto de aeródromos a menos que devidamente autorizada pelo Controle de Tráfego Aéreo.

Art. 62 - A operação de aeromodelos é feita por conta e risco próprios do operador, sendo de sua responsabilidade essa operação.

Art. 63 – Considerando as responsabilidades atribuídas a COBRA, está deverá manter sob validade, seguro de responsabilidade civil, em favor de terceiros, com garantia mínima e máxima definida em apólice de seguro coletivo.
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paulorunai
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Mensagem por paulorunai »

Texto acima retirado do site www.cobra.orb.br


Se quiser ver os padrões de pista, junto com o que eu postei acima, vai no site do COBRA o menu >A confederação< sub-menu Regulamento Geral e baixe o arquivo e leia-o.
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paulorunai
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Mensagem por paulorunai »

Mas use sua consciência, não voe perto de aerportos, lugares públicos.
Ou lugares onde sua consciência diz: VAI DA MERD*
joethebest2005
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Mensagem por joethebest2005 »

[quote:4f56633e4f="paulorunai"]Mas use sua consciência, não voe perto de aerportos, lugares públicos.
Ou lugares onde sua consciência diz: VAI DA MERD*[/quote:4f56633e4f] Muito obrigado, mas esses regras são da cobra ou de alguma outra entidade reguladora, mandei um email pra cobra e eles me mandaram procurar a Anac, se essas regras forem da cobra, eles so regulam afiliados, eu preciso de regras que regulam em geral, inclusive quanto a sançoes, esse negócio de responsabilidade, bom senso, é muito complicado e acaba que qualquer um faz o que quer, eu preciso de regras e normas, para estar amparado pra chamar a polícia ou me defender em caso de chamarem pra mim.
FB
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Mensagem por FB »

<rant mode = on>

putz... que encheção de saco essa história de "regras de segurança"...

sou aeromodelista há 50 anos e passei por todas as categorias possíveis (muitas que os mais novos nunca nem ouviram falar) sem precisar me preocupar que viesse algum desocupado querer me dizer o que eu posso ou não posso fazer...

hoje em dia existe uma paranóia com "segurança" que está seguindo pelo caminho errado, na contra-mão do bom senso... querem impor, forçar procedimentos sem se preocupar, antes de tudo, em ensinar, achando que é com restrições e punições que se educa... pessoas devem ser educadas e não adestradas...

o mais triste é que esses poucos paranóicos que enchem o nosso saco não tem experiência suficiente, muito menos capacitação, para estabelecer regras... mas como são sempre os mais barulhentos acabam dando a impressão de que sabem do que estão falando...

em uma outra comunidade que eu participava houve o absurdo de um cidadão QUE NUNCA PILOTOU vir querer falar de regras!!! esse é um dos problemas da Internet, onde alguém que não tem experiência prática nenhuma simplesmente copia e cola alguma coisa que leu (e não entendeu...) e faz de conta que sabe tudo...

o que a comunidade deve fazer é EDUCAR e ENSINAR ao invés de proibir e regulamentar... nosso país já tem leis suficientes (até demais!) para punir quem fizer bobagem, não é preciso que a comunidade crie novas...

aliás, eu acho muito engraçado (ou seria triste? tragicômico?) que aqueles que gritam aos brados por regras de segurança no aeromodelismo são os mesmo que dirigem pelas ruas cheias de motoristas incapazes, drogados e bêbados (muitas vezes eles próprios!) e não dizem nada sobre isto... por que?...

aqui mesmo li um tópico com as ditas "recomendações" que algum sem-noção escreveu e muita gente aceitou sem parar para pensar sobre o que estava escrito... um exemplo: "não voar sobre pessoas ou bens"... e o que são bens?... um carro é um bem, uma casa é um bem, um terreno é um bem imóvel, um parque é um bem público... ou seja, a recomendação é não voar sobre pessoas nem sobre qualquer coisa!!! infelizmente eu não moro em um deserto onde não tem nada...

eu voo FPV e voo, sim, sobre casas e pessoas, que nem sabem que eu estou voando lá em cima... existe risco?... sim, existe mas eu ainda estou esperando que alguém QUANTIFIQUE este risco... voar FPV é mais perigoso do que atravessar uma rua?... até que alguém, especializado em gerenciamento de risco e devidamente qualificado, me prove que voar um aeromodelo de isopor é mais arriscado do que atravessar uma rua ou dirigir até o clube, eu vou simplesmente ignorar qualquer asneira que seja dita pelos não qualificados...

no FPV a situação é pior ainda pois nós voamos mais longe e mais alto do que costumavasse ir e isso é um prato cheio para os paranóicos... são estes poucos paranóicos que querem me proibir de voar junto com o meu aeromodelo, de dentro, como eu sempre quiz.... vai nevar no inferno o dia que eu desistir de fazer o que eu gosto porque alguém, não qualificado, decidiu que era "perigoso"...

lembrem-se, a meia-verdade é pior do que a mentira.... se eu disser que "se voce sair de casa sem capacete é possível que voce seja atingido na cabeça por um meteoro e morra" é uma verdade.... mas é uma meia-verdade pois não considera a PROBABILIDADE desse acontecimento, não QUANTIFICA o risco....

meu apelo é de que nós, da comunidade, tenhamos discernimento para avaliar o que é válido e o que não é, o que é simplesmente paranóia ou modismo e, principalmente, combater aqueles que querem criar confusão e problemas (a minoria, graças a Deus!), que não vão adicionar nada de bom ao nosso maravilhoso hobby...

vamos ter bom senso e ver que os praticantes do aeromodelismo que fazem coisas erradas são uma minoria, um percentual irrelevante, e que mesmo que existam regras este tipo de pessoas vão ignorá-las como sempre o fizeram, matando o objetivo das ditas regras...

meu lema continua sendo o mesmo: Regras? Tô fora!

voei mais de 50 anos apenas com as recomendações da FAI e da ABA sem qualquer problema... precisamos complicar mais???

aermodelismo é um hobby e tem que continuar sendo um hobby e não uma fonte de problemas, problemas que só existem na cabeça desses poucos paranóicos...

<rant mode = off>
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platinado93
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Mensagem por platinado93 »

Acho que a questão não é você derrubar seu avião, aí o problema é só seu, e sim acertar alguém ou danificar alguma coisa de quem não tem nada a ver com seu hobby.
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Barbosaracing
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Mensagem por Barbosaracing »

Como estamos no Brasil tudo tem um preço, você pode fazer o que quiser pagando o preço dos resultados da ação .Pois seguindo na a regra cada ação gera uma reação .Se você voa com segurança não importa onde sempre vai ser um bom voo ,mais se voa com imprudência pode ser dentro do melhor aeroclube que acaba em mrd.
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Hidden
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Mensagem por Hidden »

Este final de semana que passou, um colega de pista se acidentou com um park-flyer ( um BobCat com motor pusher), arrancou a tampa do "nó" do indicador da mão direita, deixo uma imagem para "lembrar" aos mais esquecidos que esse hobby pode sim ser muito perigoso...

[img:94caf888c0]http://i3.photobucket.com/albums/y86/Hiddendeep/549707_503548836339169_1446728190_n.jpg[/img:94caf888c0]
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