Motor FG 14, dicas:

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
mrcamara
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Jun 06, 2011 11:28 am
Localização: Porto Alegre, rs

Motor FG 14, dicas:

Mensagem por mrcamara »

Olá, realmente cheguei a ficar impressionado com o número de pessoas questionando o SAITO FG 14B, porém posso afirmar agora com absoluta certeza:
O motor é excelente!
Primeiro vamos por ordem e não espere uma resposta imediata dele, aliás chato de regular como qualquer motor a gasolina.
Bom, vamos lá...
Primeiro, leiam o manual pois ele contém as especificações corretas.
Segundo gaste uns três, quatro ou cinco tanques na lenta (fundamental)
Quarto use um pack de baterias para ignição de 6V de no mínimo 1000 mah (vc já nota a diferença, no manula recomenda 6V e estava usando 4,8V).
Quinto deixe o parafuso da baixa rente ao alinhamento onde vai o servo do acelarador ( no manual tem a posição).
Sexto a agulha da alta depois de fechada uma volta e meia.
Deixe funcionar na lenta...
Depois feche a agulha da baixa cerca de três voltas e meia a quatro e correr pro abraço.
Fiz várias tentativas e agora está redondinho. Nada de gaoslina lavada, etc...
No manual está previsto até a nossa gasolina com álcool. Eu optei pela podium + Motul 800, 2T sinntético ( para motos).
Atenção! O motor tem que amaciar , tenha paciência se vc seguir o manual terá sucesso.
Bom, espero ter colaborado o meu Piper Pawnee já está prontinho para sentir o ar na borda de ataque, repito: excelente motor!!!
Obs. A saito já fábrica motores há muito tempo, inclusive com novos (pequenos) a gasolina entrando no mercado e claro, não iriam fazer bobagem. Boa sorte a todos que adquiriram esse excelente motor.
Avatar do usuário
paulorunai
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Ter Mai 31, 2011 7:17 pm
Localização: Unaí - MG

Mensagem por paulorunai »

Amigo, já fez algum voo com ele?
O que vejo o pessoal reclamando, é que no solo o motor ta 100%, é só decolar que os problemas aparecem.
Avatar do usuário
Wellington_BH
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Sex Jun 10, 2011 6:11 pm
Localização: BH - MG

Mensagem por Wellington_BH »

Eu ia perguntar o mesmo que o Paulo. 100% no chão. A especificação da ignição de 4,8 a 6v, logo já saiu um adedum para usar 6V. Os primeiros carburadores para o FG-20 que é o mesmo para o FG-14, logo fizeram uma modificação aumentando o furo da tomada de pressão, mesma coisa para as velas, fizeram modificação no eletrodo. E tem outra, como qualquer outro motor a gasolina esse configuração que deu certo no seu, deveria não ser padrão para todo mundo, e sim mudar de lugar pra lugar de acordo com a temperatura e pressão etc. Ninguém duvida dos motores Saito, mas esses gassers 4T pequenos não ficaram essa maravilha toda não, porém espero que a partir do seu todos tenham sucesso como você, que não é o caso dos anteriores. E ressalvando, motores à gasolina não são chatos de regular.
"Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada."
Albert Einstein
Avatar do usuário
adrianoquirino
membro
Mensagens: 537
Registrado em: Seg Mar 28, 2011 8:08 am
Localização: São josé dos campos

Mensagem por adrianoquirino »

Legal cara, to querendo pegar um t27 para gasolina, e pelo som do escala, acho que o saito fg-17cc ou fg20 iria cair muito bem!

Valeu mesmo, já fico mais otimista!
mrcamara
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Jun 06, 2011 11:28 am
Localização: Porto Alegre, rs

Mensagem por mrcamara »

Amigos, minha intenção nesse pequeno esclarecimento era de acalamar os ânimos daqueles que posuem ou querem adquirir o o Saito FG 14B, sei que tudo muda de acordo com a localidade que estou, etc...
O que relatei achei ser o caso de vários aborrecimentos de que o possui. Pois quebrei horas, tanques e a cabeça tentando regular o bicho, porém lhes garanto após varios testes esse motor tentar afinar com pack bateria 4,8 da ignição nunca vai dar certo. Com a 6 v o efeito é imediato, achando alta e baixa. Vou postar se possível o vídeo do Piper Pawnee com esse motor, ou seja, um ronco que é uma música para os ouvidos.
Avatar do usuário
adrianoquirino
membro
Mensagens: 537
Registrado em: Seg Mar 28, 2011 8:08 am
Localização: São josé dos campos

Mensagem por adrianoquirino »

LEgal, posta ai, comecei nos gasser esses dias com um dle-20 em um extra aeroworks, mas minha vontade ainda é um tucano juniaer com saito fg-20!
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1507
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

PESSOAS
motor gasolina não é nenhum monstro como muita gente pinta.
MASSS tem que saber o que faz. não é simples como glow.
o ponto estando certo, a vela estando certa, o carburador estiver em ordem(reparos, ect...)dá pra regular e deixar como um glow sem pipoco de média sem tossida em retomada, alta estável...
o problema é que popularizou muito, e 80% dos modelistas que migram pra gasolina não tem a mínima nocão. e tem o pessoal do dedinho nervoso... "mexe aqui, mexe ali, e no fim nem sabe o que fez e o pior não sabe como desfazer.
sou muito feliz com meus gassers, e inclusive também tenho um SAITO gasolina (57cc bicilindro). o custo por voo é ridículo,só perde para os elétricos, e mesmo assim a longo prazo sei não...
tenho motor com 15 anos de muito voo e com o passar do tempo fica cada vez melhor. com certeza vai durar mais 10 ou 15 anos de muitos bons voos.
será que um motor elétrico alcanca essa longevidade, ou as baterias...?
ABRACOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
Wellington_BH
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Sex Jun 10, 2011 6:11 pm
Localização: BH - MG

Mensagem por Wellington_BH »

Legal. Tenho horas de bancada com o FG-20 e muitos voos também. Já citei que o meu foi dos primeiros... Na mesma época tinha o FG-36 que também funcionava quadrado, porém melhor que seu irmão small, porque tinha carburador mais parecido com os nossos Walbro, já usava CM-6. O 57 twin nunca vi funcionando de perto, mas tem tudo para dar certo.
Anseio em ver esse filme do FG-14 funcionando bem. Todas as dicas foram corretas sim, já fiz isso horas a fio, além de outras tentativas. Pode ser que com o lançamento do FG-21 já tenha melhorado mais um pouco.
Poste o vídeo pra gente. Queria muito ver. Abraço.
"Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada."
Albert Einstein
Responder