Zagi THL (Thermal Hand Launch) Vídeo, Projeto, Medidas Pág1.

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1906
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

Alexandre, fala pelo menos a maior espessura do seu perfil pra eu ter uma ideia e comparar com a minha!
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

[quote:eb7feea6bf="rafakrav"]Ficou 10! Mas ainda dava para segurar mais uns segundos no primeiro arremeço! Rsrs :D[/quote:eb7feea6bf]

Rafa,

Dava para segurar mais um pouco sim, é que tenho mania de trazer os planadores na mão, e com isso se perde uma boa energia no tempo de voo.

No próximo sábado ou domingo, vou gravar um vídeo da asa subindo em uma térmica no lançamento de mão. Quem sabe não sai um vídeo de 10 minutos. :lol:

[quote:eb7feea6bf="KKArioKA"]reserva 1 pra mim alexandre .... espero que o preço seja na faixa heheh

minha alula quebrou a asa no 20º lançamento ....[/quote:eb7feea6bf]

Fica tranquilo que a preço é tudo baratinho, brimo! rsss

Essa semana já corto as primeiras encomendas, e reservo a sua.

[quote:eb7feea6bf="osvaldoljunior"]Alexandre, fala pelo menos a maior espessura do seu perfil pra eu ter uma ideia e comparar com a minha![/quote:eb7feea6bf]

Osvaldo,

Fico feliz pelo tópico ter surtido efeito, e já estarem nascendo outros experimentos de zagi hlg, como sua asa em depron.

Vou detalhar o projeto com as medidas, e passo a espessura do perfil sem problemas!

Só não quero publicar o perfil usado logo de inicio, porque estou pensando em um formato para criar um Hand Launch Glider Contest, aqui no e-voo.

Vamos ver se de noite, paro para fazer as anotações da asa.

Abraço.
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
Avatar do usuário
Guto Huber
membro
Mensagens: 144
Registrado em: Seg Jan 18, 2010 3:12 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Guto Huber »

E ai Alexandre, parou o projeto?

Minha eletrônica acabou de chegar:

Bateria Lipo 1s 400mah 20C - 10,6g
2 servos hxt 500 - 6,5g cada um
Receptor de 3 canais HK - 6,2g

Total de 29,8g

Ainda falta o conector para a bateria + - 2g, vou tentar ligar a bateria direto no receptor, sem buster, vamos ver se vai funcionar.

Acho que o primeiro teste vai com o MH22 com 100 cm de envergadura, você indica alguma medida da corda da raiz e da ponta para começar?
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

[quote:7eea283dc6="Guto Huber"]E ai Alexandre, parou o projeto?

Minha eletrônica acabou de chegar:

Bateria Lipo 1s 400mah 20C - 10,6g
2 servos hxt 500 - 6,5g cada um
Receptor de 3 canais HK - 6,2g

Total de 29,8g

Ainda falta o conector para a bateria + - 2g, vou tentar ligar a bateria direto no receptor, sem buster, vamos ver se vai funcionar.

Acho que o primeiro teste vai com o MH22 com 100 cm de envergadura, você indica alguma medida da corda da raiz e da ponta para começar?[/quote:7eea283dc6]

Parei não... hehehe :P

Estou sempre voando a asa da foto abaixo, preciso gravar novos vídeos para postar aqui.

Sobre perfil, qualquer um que seja fino e tenha reflex vai bem, só não coloque washout.

Vou passar as medidas que estou usando na minha:

Enflechamento = 25,5cm

Corda Raiz = 22,5cm

Corda Ponta de Asa = 14cm

Se pesquisar sobre Zagi THL (Thermal Hand Launch) vai encontrar mais informações a respeito.

No que precisar de ajuda para construir sua asa, estamos ai!

Abraço.

[img:7eea283dc6]http://img801.imageshack.us/img801/2590/foto1245.jpg[/img:7eea283dc6]
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
apsampaio
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Set 04, 2012 11:58 pm
Localização: São Pedro da Aldeia - RJ

Mensagem por apsampaio »

Alexandre, se puder me tire algumas dúvidas:

1) Desculpe a ignorância :oops:, mas como é essa medida de enflexamento (25,5cm)? É traçando uma perpendicular do bico da asa até o prolongamento da ponta de asa? Ou é um prolongamento do bordo de fuga raiz, formando uma perpendicular com a ponta de asa?

2) Você fez em P3 mesmo ou usou um isopor mais leve (P2?)?

3) Essa madeira colocada em baixo para o lançamento é balsa (me pareceu um pouco mais bruta)? Quais as dimensões e peso dela?

Obrigado e parabéns pelo projeto!
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

[quote:3fe83a56ae="apsampaio"]Alexandre, se puder me tire algumas dúvidas:

1) Desculpe a ignorância :oops:, mas como é essa medida de enflexamento (25,5cm)? É traçando uma perpendicular do bico da asa até o prolongamento da ponta de asa? Ou é um prolongamento do bordo de fuga raiz, formando uma perpendicular com a ponta de asa?[/quote:3fe83a56ae]

É a medida do B.A da ponta de asa, até o comprimento do centro, ilustrei com um desenho abaixo.

[img:3fe83a56ae]http://img152.imageshack.us/img152/8834/thln.jpg[/img:3fe83a56ae]

[quote:3fe83a56ae="apsampaio"]

2) Você fez em P3 mesmo ou usou um isopor mais leve (P2?)?
[/quote:3fe83a56ae]

Utilizei o isopor P2, é leve e resistente.


[quote:3fe83a56ae="apsampaio"]

3) Essa madeira colocada em baixo para o lançamento é balsa (me pareceu um pouco mais bruta)? Quais as dimensões e peso dela?

Obrigado e parabéns pelo projeto![/quote:3fe83a56ae]

O pino para lançamento é balsa dura, deve pesar menos de 3g, é um pedaço de longarina comum.

Sampaio,

Mete bala no projeto e compartilhe conosco, falta muita informação sobre asas thermal hand launch na internet.

Qualquer dúvida, estou a disposição.

Abraço.
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
Avatar do usuário
sdbruder
membro
Mensagens: 478
Registrado em: Sex Out 02, 2009 1:11 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por sdbruder »

Só pra confirmar, o desenho da asa é este aqui:

[url]http://j.mp/QowK1k[/url] ?

[img:4a0aa22e5a]https://img.skitch.com/20120906-q1ssb7n38d5fpad5y5p37xcfc9.png[/img:4a0aa22e5a]

repetindo as medidas:
100 cm de envergadura (semiasa de 500mm),
25,5 cm de enflechamento,
22,5cm de Corda na Raiz,
14cm de Corda Ponta de Asa,
isso [b:4a0aa22e5a]contando inclusive com os ailerons[/b:4a0aa22e5a]?

Acho que eu vou iniciar uma campanha 'aileron também é asa', vi um monte de gente dando medidas de asas sem contar os ailerons, daí os cálculos de CG saem errados e não sabem pq. [b:4a0aa22e5a]AILERON TAMBÉM É ASA![/b:4a0aa22e5a]

Minha calculadora colocou o MAC à 185mm e CG@20% em 154mm.

Quanto que o pessoal tem colocado de CG?
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

^ sdbruder,

Você está certo em relação a área dos elevons, é que geralmente os elevons nunca são feitos usando o B.F do corte do isopor.

E sim, de balsa ou depron, por isso uma grande maioria, inclusive EU, postamos sem as medidas dos elevons.

Os 14cm de corda ponta de asa, é sem os elevons, assim como o 22,5cm da raiz.

Desculpe pela demora a responder, é que fiquei ausente do fórum as ultimas semanas.
Avatar do usuário
ThaianFracassi
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Sex Jul 29, 2011 2:46 pm

Mensagem por ThaianFracassi »

Fala galera, pra vcs que curtem asas planadoras, deem uma olhada

http://www.youtube.com/watch?v=94RCmafOzPo&list=UUZKIxoMVcJuMHe0zfKYWBDA&index=6&feature=plcp

Vlw
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

Então, a pergunta que não quer calar: qual afinal foi o perfil utilizado???
Responder