Dx6i Perda de sinal! Voltagem baixa ou rx com problemas?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

SchulzWill
membro

Dx6i Perda de sinal! Voltagem baixa ou rx com problemas?

Mensagempor SchulzWill » 15 Jul 2012 12:09

Senhores,

Ontem estava em guararema no aeroclube Pylon com meu stick para mais algumas aulas de voo.

Era o primeiro uso do meu dx6i, que mostrava 5.6v e no stick eu estava usando um rx dsm2 orange.

Nao fiz o range test e pedi ao instrutor para levantar, trimar e descer o aviao para depois fazermos a aula. Bom o que aconteceu foi o que eu menos esperava, o aviao após fazer a curva, perdeu sinal, o instRutor saiu correndo com o radio e recuperou, trouxe pra pouso e disse que é um problema comum dos spektrum.

Ja li muito sobre o radio, e nunca vi isso acontecer sem que seja um problema de voltagem ou rx.

No radio, estava selecionado pra utilizar o dsm2. Apos isso fui fazer o range test.

Acima de 350mts, nenhum comando era reconhecido.

As baterias sao recarregaveis sony, originais e a voltagem estava correta, 5.6v.

Depois voei normalmente com o rx em outro radio, um jr 9ch, no mesmo aviao.

Alguma ideia do que seja? Ah, o radio veio no kit da hangar 9 com o mustang pts.

sylviocrazypilot
membro
Contato:

Re: Dx6i Perda de sinal! Voltagem baixa ou rx com problemas?

Mensagempor sylviocrazypilot » 15 Jul 2012 19:31

[quote:4d01f6bf63="SchulzWill"]Alguma ideia do que seja?[/quote:4d01f6bf63]

é o radio.. :roll:

joga no LIXO e compra de uma marca confiável. Futaba , Hitec , Airtronics..
NO TUBE NO LOVE

paulorunai
membro

Mensagempor paulorunai » 15 Jul 2012 21:15

Se a grana estiver pouca, pega um turnigy 9 turbinado. No compra e venda do site as vezes aparece algum.

SchulzWill
membro

Mensagempor SchulzWill » 16 Jul 2012 01:17

Valeu galera!

Depois de tudo isso, só me resta pegar outro radio!rs

:)

humbertomelo
membro

Mensagempor humbertomelo » 16 Jul 2012 01:34

Ola colega,

Nao vou entrar no merito de julgar se o radio e bom ou nao...isso da briga aqui. Para resolver o seu problema basta colocar um capacitor eletrolitico de 4700 uf de +- 16v em qualquer canal livre do receptor. Basta soldar um conector de servo no capacitor seguindo a polaridade.

Abracao

Humberto
Humberto Melo

Gazo
membro

Mensagempor Gazo » 16 Jul 2012 07:26

SchulzWill,

Só vou fazer uma pergunta: Estava usando satélite?

Uso Spektrum a 2 anos sem problema algum!

A maior parte dos problemas de todos os rádios são por parte da montagem e configuração do usuário. Que fique bem claro. Os problemas e bugs relacionados a qualquer rádio até que são bem conhecidos. No caso dos Spektrum, é só procurar. Muita gem usa.

Todo e qualquer equipamento eletrônico está sujeito a falha.

E essa do capacitor, esquece! É só para quando está montado servos de alto torque e o BEC ou bateira não dá conta de alimentar o sistema, fazendo a tensão elétrica de alimentação abaixar de 4V momentâneamente.

SchulzWill
membro

Mensagempor SchulzWill » 16 Jul 2012 10:00

Então senhores...
Estava usando satélite sim, tanto é que o mesmo avião, mudando apenas o rádio, subiu voo mais duas vezes no dia, com o rádio jr.

Após isso, refiz o teste range...

Baterias novas, duracell + rx original sepektrum c/ satelite...

comandos até +/- 400 mts...

Baterias novas, duracell + rx orange c/ satelite...

comandos até +/- 500 mts...

Baterias recarregaveis, sony 5.6v+ rx original sepektrum c/ satelite...

- de 300 mt com comando

Baterias recarregaveis, sony 5.6v + rx orange c/satelite...

- de 300 mt de comando tbm...

Enfim, em nenhum dos casos o rádio passou no range test... Cabeçudo fui eu de não ter testado antes...

Porém, o rádio ainda está na garantia, não sei se aciono ou apenas vendo ele.

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 16 Jul 2012 10:13

[quote:9efd6585f8="SchulzWill"]Então senhores...
Estava usando satélite sim, tanto é que o mesmo avião, mudando apenas o rádio, subiu voo mais duas vezes no dia, com o rádio jr.

Após isso, refiz o teste range...

Baterias novas, duracell + rx original sepektrum c/ satelite...

comandos até +/- 400 mts...

Baterias novas, duracell + rx orange c/ satelite...

comandos até +/- 500 mts...

Baterias recarregaveis, sony 5.6v+ rx original sepektrum c/ satelite...

- de 300 mt com comando

Baterias recarregaveis, sony 5.6v + rx orange c/satelite...

- de 300 mt de comando tbm...

Enfim, em nenhum dos casos o rádio passou no range test... Cabeçudo fui eu de não ter testado antes...

Porém, o rádio ainda está na garantia, não sei se aciono ou apenas vendo ele.[/quote:9efd6585f8]

Vender o produto com defeito é sacanagem e você perde valor, recomendo acionar a garantia e depois vender e comprar um rádio de outra marca.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.

SchulzWill
membro

Mensagempor SchulzWill » 16 Jul 2012 10:55

Estou acionando a garantia do rádio.

Caso nada dê certo, ele será vendido, como auxiliar pra simulador...

MInha intenção, afinal de contas é que ninguém se ferre com o rádio, nem passe pelo medo de perder o aero, como eu passei... =D

RafaelMq
membro

Mensagempor RafaelMq » 16 Jul 2012 11:50

Tive este problema com meu primeiro voo com este radio. E o problema tava na configuração de potencia...

Verifique:

A bateria que voce ultilizava no aero era de NI-CD ou NI-MH?
Entre na função do radio chamada Power Settings e Verifique se esta na Opção [b:7c656bad21]B-US 247[/b:7c656bad21]

Os receptores (receptor e satelite) tambem tem que estar com as luses fixas...

Acho que antes de meter o pau em qualquer radio primeira mente tem que ter conhecimento sobre o mesmo e tambem a modulação.

Ja vi alguns radios da futaba fasst usando NI-CD dar reset por causa de low drop que é presente em qualquer 2.4ghz

o Meu DX6i tem mais de 3 anos e nunca tive problemas.
Albatroz 60 SuperTigre G-61 / PaulSwany's Mojo 60 Saito FA100 GK / By DX6i - BRA 14.746

daniel.monteiro
membro

Mensagempor daniel.monteiro » 16 Jul 2012 14:08

Esse mês eu derrubei 2 aero à combustão usando esse rádio DX6i, em uma delas eu apenas levantei o aero e fui fazer a curva pra vir pra pouso e de repente o aero vira o nariz pro chão e não teve mais jeito, nem correndo atrás pra ver se o sinal volta...

Não consegui chegar a conclusão se foi o RX e TX, mas pode ter sido também as pilhas do rádio, apesar de serem novas e recarregáveis, ou ainda pode ser o BEC que é de apenas 5v, ou ainda a vibração pode ter dado pau em alguma coisa.

Esse final de semana fui testar o RX e TX com a mesma carga das pilhas do TX, e por incrível que pareça o aero não perdeu o sinal em nada, subi até desaparecer nas nuvens e nada de sinal perdido.

Um amigo meu disse que nessas áreas que a gente voa tem trasmissão de rádio pirata, e não sei se esse sinal prejudica o sinal do TX e RX.

Por isso que tenho minhas dúvidas se realmente é o DX6i.

SchulzWill
membro

Mensagempor SchulzWill » 16 Jul 2012 14:29

[quote:24172f573e="RafaelMq"]Tive este problema com meu primeiro voo com este radio. E o problema tava na configuração de potencia...

Verifique:

Entre na função do radio chamada Power Settings e Verifique se esta na Opção [b:24172f573e]B-US 247[/b:24172f573e]

Acho que antes de meter o pau em qualquer radio primeira mente tem que ter conhecimento sobre o mesmo e tambem a modulação.

Ja vi alguns radios da futaba fasst usando NI-CD dar reset por causa de low drop que é presente em qualquer 2.4ghz

o Meu DX6i tem mais de 3 anos e nunca tive problemas.[/quote:24172f573e]

Respondendo: O rádio estava com baterias de nimh.

Esta opção controla o que exatamente? Após mudar lá, devo rebindar ele?

Abraços,

RafaelMq
membro

Mensagempor RafaelMq » 16 Jul 2012 14:42

[quote:b314068d6a="daniel.monteiro"]Esse mês eu derrubei 2 aero à combustão usando esse rádio DX6i, em uma delas eu apenas levantei o aero e fui fazer a curva pra vir pra pouso e de repente o aero vira o nariz pro chão e não teve mais jeito, nem correndo atrás pra ver se o sinal volta...

Não consegui chegar a conclusão se foi o RX e TX, mas pode ter sido também as pilhas do rádio, apesar de serem novas e recarregáveis, ou ainda pode ser o BEC que é de apenas 5v, ou ainda a vibração pode ter dado pau em alguma coisa.

Esse final de semana fui testar o RX e TX com a mesma carga das pilhas do TX, e por incrível que pareça o aero não perdeu o sinal em nada, subi até desaparecer nas nuvens e nada de sinal perdido.

Um amigo meu disse que nessas áreas que a gente voa tem trasmissão de rádio pirata, e não sei se esse sinal prejudica o sinal do TX e RX.

Por isso que tenho minhas dúvidas se realmente é o DX6i.[/quote:b314068d6a]

Hj em dia é dificil encontrar pilhas recaregaveis originais (mesmo que se pareção como tal) e ela pode ser sim a vilã disso.

No meu radio (comprado no brasil) veio com as pilhas (baterias) originais da Spektrum que ate hoje (mesmo para do a 1 ano) estao funcionando normal.

BEC de má qualidade podem nao dar conta de regular corretamente em 5v... então minha dica é colocar o BEC para funcionar em 6v e comprar baterias (pilhas) de confiança...

Site para compra de Baterias:

http://www.sta-eletronica.com.br/loja/

Ligue la e pergunte para o vendedor qual a "bateria" mais indicada pra voce...
provavelmente uma 1500mha de NI-MH

OBS: esse é o site 1001pilhas !!
Albatroz 60 SuperTigre G-61 / PaulSwany's Mojo 60 Saito FA100 GK / By DX6i - BRA 14.746

RafaelMq
membro

Mensagempor RafaelMq » 16 Jul 2012 14:49

[quote:6b7f90aa49="SchulzWill"][quote:6b7f90aa49="RafaelMq"]Tive este problema com meu primeiro voo com este radio. E o problema tava na configuração de potencia...

Verifique:

Entre na função do radio chamada Power Settings e Verifique se esta na Opção [b:6b7f90aa49]B-US 247[/b:6b7f90aa49]

o Meu DX6i tem mais de 3 anos e nunca tive problemas.[/quote:6b7f90aa49]

Abraços,[/quote:6b7f90aa49]

Se o radio estava em outra opção no Power Settings...
Parabens...Tenho quase certeza que:
descobriu o "defeito" e resolveu o problema

Essa opção diminui a potencia do radio, pois a transmição nas Américas e na europa é diferente.

As baterias do radio sao originais da spektrum ? comprou aonde?

E as baterias que estavao alimentando o receptor voce nao falou quais eram...

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 16 Jul 2012 15:03

[quote:2761a4046c="RafaelMq"][quote:2761a4046c="SchulzWill"][quote:2761a4046c="RafaelMq"]Tive este problema com meu primeiro voo com este radio. E o problema tava na configuração de potencia...

Verifique:

Entre na função do radio chamada Power Settings e Verifique se esta na Opção [b:2761a4046c]B-US 247[/b:2761a4046c]

o Meu DX6i tem mais de 3 anos e nunca tive problemas.[/quote:2761a4046c]

Abraços,[/quote:2761a4046c]

Se o radio estava em outra opção no Power Settings...
Parabens...Tenho quase certeza que:
descobriu o "defeito" e resolveu o problema

Essa opção diminui a potencia do radio, pois a transmição nas Américas e na europa é diferente.

As baterias do radio sao originais da spektrum ? comprou aonde?

E as baterias que estavao alimentando o receptor voce nao falou quais eram...[/quote:2761a4046c]

Mesmo nos EUA não é comum ter tão pouco alcance, mesmo com restrição de potência, não acha ?
Melhorando o mundo... uma linha por vez.

SchulzWill
membro

Mensagempor SchulzWill » 16 Jul 2012 15:19

As baterias que alimentam o radio são sony, compradas na CTIS, loja do shopping vila olimpia... http://www.ctisdigital.com.br/

A bateria do aero, que alimenta o rx é uma bateria comprada na store hobbies, pack de nimh, funcionando perfeitamente.

Mudei a config pra B-US 247 Ela estava em A- EU 386(acho) mas era realmente a primeira opção...

O rx fica piscando do mesmo jeito... testes repetidos, mesmos resultados...

Devo refazer a bindagem?

RafaelMq
membro

Mensagempor RafaelMq » 16 Jul 2012 15:20

O problema se da quando ativa o power Settins em EU.... nao em US

Tambem acho que nao tinha que dar problema....

MAIS DÀ

Sim... é um problema do radio..

Porem, no manual é indicado a mudar isso se voce mora nas "americas"
Ai que eu falo que o pessoal nao le o manual e se ferra.

Fiz um topico de Guia para Spektrum para o pessoal que nao gosta de ler manual nem procurar a raiz do problema.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=845967

Ainda tem muita gente que usa Spektrum e nao teve problema. Justamente porque pesquisou e quando comprou ja sabia dos riscos da modulação e tudo mais.

Nao sou defensor de marca nenhuma.

E sim... hj nao compraria Spektrum porque ja tem algo novo, melhor e mais barato no mercado.

Hoje voaria qualquer Aero com meu SPektrum DX6i... tem gente que voa ate jato.
Isso porque sei das limitações da Modulação e dos defeitos.

RafaelMq
membro

Mensagempor RafaelMq » 16 Jul 2012 15:28

[quote:1b5bce51c2="SchulzWill"]As baterias que alimentam o radio são sony, compradas na CTIS, loja do shopping vila olimpia... http://www.ctisdigital.com.br/

A bateria do aero, que alimenta o rx é uma bateria comprada na store hobbies, pack de nimh, funcionando perfeitamente.

Mudei a config pra B-US 247 Ela estava em A- EU 386(acho) mas era realmente a primeira opção...

O rx fica piscando do mesmo jeito... testes repetidos, mesmos resultados...

Devo refazer a bindagem?[/quote:1b5bce51c2]

Sim.. deve refazer o bind.

Siga a risca o que fala no manual. Ate os 1.5m (acho que é isso) de distancia para fazer o bind.

Nao é aconselhado Pilhas de NICD e muito menos NI-MH para recptores... pois a tensão de reset dos RX Spektrum é alta e como nao há regulador é facil do rx resetar.

Minha dica:

1 - refazer o bind
2 - Colocar lipo com regulador em 6v ou Life direto no RX
3 - Comprar baterias (pilhas) que tenha certeza que sao originais. (Citei o cite a alguns posts acima)

OBS: Procure ligar na Sony ou algo parecido para verificar se são originais suas pilhas.

RafaelMq
membro

Mensagempor RafaelMq » 16 Jul 2012 15:32

Para ver se suas pilhas SONY sao originais:

http://www.skooterblog.com/2008/08/27/aprenda-a-identificar-pilhas-falsificadas-e-pilhas-originais-da-sony/

http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=167010

Drzinho
membro

Mensagempor Drzinho » 16 Jul 2012 15:46

Pilhas, com 10 reais tu compra um adaptador pra bateria LIPO/ LIFe com mais 45 no mL compra uma BOA bateria para o radio, dura bem mais tempo, não tem chance de ligar invertido, e não te estressa.

RafaelMq
membro

Mensagempor RafaelMq » 16 Jul 2012 15:54

[quote:41825a232b="Drzinho"]Pilhas, com 10 reais tu compra um adaptador pra bateria LIPO/ LIFe com mais 45 no mL compra uma BOA bateria para o radio, dura bem mais tempo, não tem chance de ligar invertido, e não te estressa.[/quote:41825a232b]

Adaptador? Qual adaptador?

Acho que nao cabe lipo e muito menos LIFE no DX6i

Drzinho
membro

Mensagempor Drzinho » 16 Jul 2012 16:22

http://myrcguide.com/index.php?topic=3170.0

http://www.rcpowers.com/community/threads/lipo-replacement-for-aa-batteries-in-dx6i.4039/

feito xD

CONDOR 2
membro

Mensagempor CONDOR 2 » 16 Jul 2012 16:22

He he he he...

Estamos sendo controladores de qualidade dos produtos xing ling.
A única diferença é que os fabricantes ganham para fazer esse controle....nós pagamos.

E ficamos discutindo o sexo dos anjos nas masmorras.

Porque será que certos equipamentos não passam nos controles de qualidade de alguns países e não podem ser vendidos lá ?
Será que é por causa da marca ou de controle de qualidade deles em não aceitarem porcarias?

E aquí!!! quem faz o controle de qualidade???/ correios????PF????Evoo???

Quando se compra um xing ling quem garante parafusos de plasticos, sticks plasticos, soldas mal feitas. falta de blindagem, oxidações prematuras, baterias que estufam rápido com elementos forjados na sua composição, carregadores sem proteção contra inversão de polaridade.

A propósito alguém comprou algum carregador que tivesse como proteção um fusível ou proteção de polaridade invertida? algum rx com blindagem?....poucos eu garanto.

Tenho alguns rádios e todos me serviram na medida do possível e não sou defensor de nenhuma marca específica.
Uma coisa eu garanto: 2.4 GHZ está sendo uma frequencia cada vez mais perigosa com emissões muito próximas á transmissão de dados e logo logo muitos migrarão para 72 MHZ.
Dependendo do local a coisa muda de figura compare um Spektrun americano e um xing ling.....pouca diferença né!!!!!
Experimenta mudar um HK do mode 1 para o mode 2 (simples basta mudar os controles da esquerda para a direita)e tenta tirar os parafusos do mecanismo dos sticks se não quiser permutar os potenciomentro de controle.

Voce encontrará um pseudo parafuso de plastico que não solta é apenas decoração.

Tenho um Futaba aquí que depois que abrí fiquei pasmado com oxidação prematura adivinha de onde veio?????

Peguei um Futaba legítimo e as únicas diferenças foram os fios de boa qualidade (todo marado com características próprias) em toda sua extensão, soldas brilhantes, placa de circuitos impresso de espessura maior que os xing ling., fixação dos lementos mais robustas, acabamento diferente (até o cheiro é diferente).

Vamos mastigando essa massinha...
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!

roger_fci
membro

Mensagempor roger_fci » 16 Jul 2012 16:33

Eu uso spektrum sem problemas o o radio é mt bom
Mas veja mesmo se é o radio antes de ''joga-lo fora'' rsrsrs

daniel.monteiro
membro

Mensagempor daniel.monteiro » 16 Jul 2012 16:45

[quote:eee18397ca="RafaelMq"][quote:eee18397ca="daniel.monteiro"]Esse mês eu derrubei 2 aero à combustão usando esse rádio DX6i, em uma delas eu apenas levantei o aero e fui fazer a curva pra vir pra pouso e de repente o aero vira o nariz pro chão e não teve mais jeito, nem correndo atrás pra ver se o sinal volta...

Por isso que tenho minhas dúvidas se realmente é o DX6i.[/quote:eee18397ca]

Hj em dia é dificil encontrar pilhas recaregaveis originais (mesmo que se pareção como tal) e ela pode ser sim a vilã disso.

No meu radio (comprado no brasil) veio com as pilhas (baterias) originais da Spektrum que ate hoje (mesmo para do a 1 ano) estao funcionando normal.

BEC de má qualidade podem nao dar conta de regular corretamente em 5v... então minha dica é colocar o BEC para funcionar em 6v e comprar baterias (pilhas) de confiança...

Site para compra de Baterias:

http://www.sta-eletronica.com.br/loja/

Ligue la e pergunte para o vendedor qual a "bateria" mais indicada pra voce...
provavelmente uma 1500mha de NI-MH

OBS: esse é o site 1001pilhas !![/quote:eee18397ca]

As pilhas que eu uso são aquelas da HobbyKing carregáveis, ainda tenho aqui em casa as pilhas originais da Specktrum, será que vale mais a pena continuar usando as originais do rádio?

Será que fica mais estável colocando uma lipo de 6v no DX6i, pois meu amigo colocou uma lipo no DX6i e coube certinho no lugar das 4 pilhas.

Voltar para “Baterias, carregadores, rádios e eletrônica”