Bancada para teste de servo - Consumo e Torque

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

É o que eu tenho falado sempre aqui no fórum sobre os servos xing ling consumirem em média 750mA e que o pessoal geralmente usa 4 servos que somados, dão 3000mA só nos servos e tem uns que dizem com a maior cara de pau que o ESC towerpro roxinho com BEC interno de 1500mA, suporta tudo numa boa. Não é à toa que ele tem aquele bruto dissipador de calor, pois se não tivesse, teria torrado logo de cara e depois o pessoal não entende quando o aeromodelo cai por falta de sinal, pois a descarga foi tão grande que consequentemente a tensão de alimentação caiu e o receptor resetou ou desligou.
Gostei mesmo de ver esses seus testes e ainda superar a marca dos 750mA que eu sempre falei, espero que agora a maioria credite realmente que servo xing ling come muita energia.
Um detalhe muito importante, o torque correto do servo é medido no furo mais próximo ao eixo do braço, dali para fora tudo o que vier é lucro, mas uma coisa é certa, o torque no furo mais externo do braço do servo, dificilmente será o que o anúncio diz e por isso, nunca devemos contar com o torque final nesse furo externo do braço do servo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Legal, me lembra as aulas de laboratório.

Já medi servo Futaba S3003, dá 500mA de pico, travado, valor semelhante à maioria dos servos analógicos standard. Como um treinador básico geralmente leva 4 servos standard (glow) ou 3 servos (elétrico), dá para usar tranquilamente um UBEC de 3A num modelo grande, mas num modelo pequeno fica no limite.

Incrível, não???

Um dos piores servos que já testei foi um de 14g antigo, dava uns picos de mais de 1,5A e só não derrubou um modelo porque derreteu o ESC antes de decolar...
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Laércio, Bem lembrado. A força do servo aplicada no furo do braço é inversamente proporcional a distância. Portanto cometi um erro nos cálculos do torque. Ao passar para kg.cm, os valores devem ser multiplicados e não divididos! Assim o valor do torque será sempre o mesmo independente da distância ao eixo. Caso contrário teríamos valores diferentes para o torque em função da distância o que é impossível na prática.

Isso significa que os valores medidos são melhores do que o esperado!

Vou fazer as correções nas figuras. Obrigado!
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Alex, essa é a minha preocupação... preciso de 6 servos de 9g para um planador que equivalem em consumo a ~10 servos standart de um modelo glow!
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Teste do servo GWS Naro +F BB 10g

Valores de pico:



Gráfico do torque em função da corrente:



Obs: Este servo apresentou um comportamento diferente. Ao aumentar a carga lentamente o torque do servo não passa de 1.43 kg.cm. O torque de 1.84 kg.cm somente é obtido quando aplicada máxima carga de uma só vez.

Abs,

Caio
Editado pela última vez por caioect em Sex Jul 03, 2015 10:36 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Uma bancada de testes de servo que eu vi, além de medir tensão máxima e consumo, verificava também o stress do servo em trabalh com movimentos repetitivos e esse seu dispositivo de teste de servo, permite selecionar movimentos repetitivos, acredito que justamente para isso.

Revirei no youtube em busca do vídeo, porém não o encontrei.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

O servo tester possui uma opção para movimentar o braço do servo constantemente. Farei um teste para ver como varia o consumo em função do tempo.

Segue o teste do servo GWS Naro Max BB 14 g

Valores de pico:



Gráfico do torque em função da corrente:



Obs: Este servo se mostrou bastante econômico. Ao consumir 0.40 A é capaz de gerar um torque de 2.0 kg.cm.

Sob stall o consumo foi relativamente baixo ~0,68 A @ 5 V com torque máximo de 2.42 kg.cm.

Servo forte e relativamente econômico!

Abs,

Caio
Editado pela última vez por caioect em Sex Jul 03, 2015 10:38 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
fmmlobo
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 7:52 pm
Localização: Araraquara-Sp

Mensagem por fmmlobo »

xéééézuis...
como assim?! eu já estou em um processo de aversão ao xing ling...
aí vem você e me mostra uma coisa dessas...
pena que um hitec de 9g custa 5x mais do que o hxt...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:c74b3cb988="fernandaum89"]xéééézuis...
como assim?! eu já estou em um processo de aversão ao xing ling...
aí vem você e me mostra uma coisa dessas...
pena que um hitec de 9g custa 5x mais do que o hxt...[/quote:c74b3cb988]

Mas quantas vezes mais dura o Hitec?
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
fmmlobo
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 7:52 pm
Localização: Araraquara-Sp

Mensagem por fmmlobo »

[quote:f6750183cf="LaercioLMB"][quote:f6750183cf="fernandaum89"]xéééézuis...
como assim?! eu já estou em um processo de aversão ao xing ling...
aí vem você e me mostra uma coisa dessas...
pena que um hitec de 9g custa 5x mais do que o hxt...[/quote:f6750183cf]

Mas quantas vezes mais dura o Hitec?[/quote:f6750183cf]

No mínimo 5x !
Aurora 9 / Slick 360 HK / Tarot 450 Sport / Ugly Stick 1200mm Flying Circus (Em construção)
Responder