Bancada para teste de servo - Consumo e Torque

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

É isso mesmo! O servo HXT900 é bem fortinho! Chega a 1.8kg.cm!

Em 4 anos de uso num shock tive que trocar 2 que travaram (um do leme e um do aileron)! O do profundor está firme e forte!

Fiquei assustado com o servo GWS micro HPX 20g que testei direto no modelo. Fiz somente a leitura do consumo em stall... 1.4A!!! Este consome bastante!

Hitec tenho aqui somente o HS-81 e o HS-82 MG. Vamos ver como se comportam!

Abs,

Caio
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:fd236bf01d="caioect"]É isso mesmo! O servo HXT900 é bem fortinho! Chega a 1.8kg/cm!

Em 4 anos de uso num shock tive que trocar 2 que travaram (um do leme e um do aileron)! O do profundor está firme e forte!

Fiquei assustado com o servo GWS micro HPX 20g que testei direto no modelo. Fiz somente a leitura do consumo em stall... 1.4A!!! Este consome bastante!

Hitec tenho aqui somente o HS-81 e o HS-82 MG. Vamos ver como se comportam!

Abs,

Caio[/quote:fd236bf01d]
Caio, para efeito de comparação com estes Hitec 81 e 82MG seria interessante o teste dos HXT D-MG16
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6608[/url]

Tenho usado estes HXT em substituição aos HS-81 que quebram a engrenagem muito facilmente.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Mac, Bem que o servo HS-81 poderia vir com engrenagens de Karbonite que são mais resistentes que as de nylon.

Já tive problema com as engrenagens de nylon dos servos GWS que também são bem frágeis.

O servo HXT D-MG16 seria equivalente ao HS-82MG! Infelizmente não tenho esse servo aqui para testar.
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Teste do servo Hitec HS-82 Metal Gear

Valores de Pico:



Gráfico do torque em função da corrente:



Servo forte, porém com alto consumo!

Abs,

Caio
Editado pela última vez por caioect em Sex Jul 03, 2015 10:39 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Teste do servo Hitec HS-81

Valores de pico:



Gráfico do torque em função da corrente:



Durante um dos testes de pico ouvi um click nas engrenagens. Logo em seguida o servo começou a girar em falso. Realmente, as engrenagens deste servo são muito fracas! Não suportaram os testes!

Abs,

Caio
Editado pela última vez por caioect em Sex Jul 03, 2015 10:41 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Observe que com exceção do HXT 900 todos tem um patamar de consumo estável e depois apresentam sobrecarga. Esse é o ponto onde não se deve passar, depois dele o servo entra em sobrecarga.
Para dimensionar de forma segura deve-se observar isso.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Provavelmente o servo HXT900 possui um patamar próximo a 1.6 kg.cm já que as medidas sucessivas de pico mostram uma redução do torque de 1.8 kg.cm para 1.6 kg.cm. Precisaria coletar mais dados nesta região para confirmar isto.

Por outro lado o servo GWS Naro Max BB foi o que melhor se comportou na região de sobrecarga com um patamar bastante estável. Durante as sucessivas medidas de pico apresentou uma redução muito baixa no torque passando de 2.23 kg.cm para 2.18 kg.cm, ou seja, praticamente estável em 2.2 kg.cm.
IRSegate
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Mai 12, 2012 3:19 pm
Localização: Sorocaba

Dúvida

Mensagem por IRSegate »

Os valores são de pico né, ou seja quando acionado, após um período na mesma posição o valor deve cair ou não? e na trimagem o arrasto vai gerar força, portanto mais consumo, é isso?

Desculpe a ignorância...

Isaque Segate
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Os valores das fotos são de pico. Aciono completamente o servo e aguardo ~5s para coletar os dados. Em seguida retiro o servo da sobrecarga. Aguardo alguns segundos e refaço a medida. Repito o procedimento umas 5 vezes.

Ao manter o servo na mesma posição durante o período de sobrecarga (~5s) o valor do torque cai muito pouco e estabiliza. A queda é bem mais acentuada com o stress de medidas sucessivas.
IRSegate
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Mai 12, 2012 3:19 pm
Localização: Sorocaba

Mensagem por IRSegate »

Caio, muito legal esses ensaios, parabéns pela iniciativa, estou acompanhando.

Isaque Segate
Responder