Dica: como ligar Esc, Rx, motor, Bec...

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
felipe_ce
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Seg Ago 15, 2011 12:09 pm
Localização: Fortaleza - CE

Mensagem por felipe_ce »

[quote:9c520f9628="Kemp"][quote:9c520f9628="felipe_ce"]Olá, Boa Tarde a todos.

Após terminar a construção de toda a parte estrutural do aero e passar para ligar a parte eletrônica me deparei com um situação inusitada..

Ao ligar o motor no esc, com tudo funcionando direitinho. O mesmo dá uns pequenos logo no instante seguinte que ligo mas não consigo acelerar, ele não gira nada. Pensei que fosse problema no motor, mas todos os 4 motores que tenho aqui estão do mesmo jeito. Será que fui premiado nos quatro logo? rs


Abs,
Felipe.[/quote:9c520f9628]

Verifique se o canal 3 ( acelerador) não stá invertido. Tire todas as hélices para fazer esse teste. É perigoso os motores dispararem e você se machucar.[/quote:9c520f9628]

Já tirei todas as hélices sim. Mas o motor continua apenas a apitar aqui. =x
Avatar do usuário
MR
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Qui Mar 16, 2006 11:23 am
Localização: Carazinho, RS CEP 99.500.000

Mensagem por MR »

ola, felipe

ja tive esse problema, resolvi da seguinte maneira com o motor sem helice como ja foi falado, tente assim ligue o tx com o stick (canal 3) motor no maximo e deixe o esc reconhecer a sua eletronica ele vai dar um monte de bips baixe o stick na lenta e desligue tudo, religue e deve funcionar, ok

abraço

MR
felipe_ce
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Seg Ago 15, 2011 12:09 pm
Localização: Fortaleza - CE

Mensagem por felipe_ce »

[quote:c722a52c37="MR"]ola, felipe

ja tive esse problema, resolvi da seguinte maneira com o motor sem helice como ja foi falado, tente assim ligue o tx com o stick (canal 3) motor no maximo e deixe o esc reconhecer a sua eletronica ele vai dar um monte de bips baixe o stick na lenta e desligue tudo, religue e deve funcionar, ok

abraço

MR[/quote:c722a52c37]

Olá amigo.. dps de quantos bipes eu desligo tudo? Quando for ligar, ligo o esc somente com o motor ou deixo o servos ligados nos respectivos canais tb?

Fiz um vídeo do que está acontecendo, segue o link.
http://youtu.be/j5b5yOjCHtw


Abs,
Felipe.
felipe_ce
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Seg Ago 15, 2011 12:09 pm
Localização: Fortaleza - CE

Mensagem por felipe_ce »

[quote:e444ef1e43="MR"]ola, felipe

ja tive esse problema, resolvi da seguinte maneira com o motor sem helice como ja foi falado, tente assim ligue o tx com o stick (canal 3) motor no maximo e deixe o esc reconhecer a sua eletronica ele vai dar um monte de bips baixe o stick na lenta e desligue tudo, religue e deve funcionar, ok

abraço

MR[/quote:e444ef1e43]

Muito obrigado MR,

realmente funcionou. xD
Agora tou tentando trimar o motor, ele só ta dando partida com o stck no 6o estágio.


Abs,
Felipe.
Avatar do usuário
brunoagrimensor
membro
Mensagens: 293
Registrado em: Seg Mai 07, 2012 4:48 pm
Localização: Luz - MG

Mensagem por brunoagrimensor »

Bom pessoal, preciso de ajuda

Comprei este ESC http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7340 (sei que ele é so pra 4S pra cima, porem tem relatos de estar funcionando em 3S)

Tenho este motor http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=22847

Este BEC http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=10312

Bateria 3S 1600 mah 25 - 50C

Liguei tudo, programei esc, porem ele não pega alta rotação.

Alguém poderia me ajudar ???
rodrigofinus
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb Jul 14, 2012 9:35 am
Localização: valinhos, são paulo

Esc e motor

Mensagem por rodrigofinus »

Boa dia galera, estou montando meu primeiro avião eletrico. Instalei os servos e deu tudo certo. Na hora de montar o motor com o Esc não rolou. Meu motor é um Thunder Tiger 2924/11 e meu Esc é um BLC-25 25A 6-12 Cells. No manual do motor diz que o recomendado é usar o ACE BLC 10. Ligando o meu sistema eu corro o riscos de queimar o motor ou o receptor. Obrigado. Abraços
Avatar do usuário
Andre Braga
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Qui Jun 08, 2006 3:15 pm
Localização: Praia Grande/SP

Mensagem por Andre Braga »

[quote:2e1faaa7ac="Luiz Eduardo"]Hoje estava com um tempo livre e desenhei este esquema.[/quote:2e1faaa7ac]

http://www.e-voo.com/forum/files/esquema_eletrico_aviao_2_motores_543.jpg

Me tira umas duvidas???

1 - Cada ESC alimenta o RX com 5v...não sobrecarrega o RX ???
2 - Tenho q tirar um fio vermelho + de um dos ESC ???
3 - Posso tirar o Cabo y da Bateria e usar uma Lipo para cada ESC ???

Estou montando um Bimotor e tenho essas Duvidass...

Grato
*-*-*--*-*-*-*-*-*-*-*-*-*
Andre Braga - Praia Grande SP
Avatar do usuário
Haupenthal
membro
Mensagens: 745
Registrado em: Ter Ago 25, 2009 1:33 pm
Localização: Campo Grande/MS - 34

Mensagem por Haupenthal »

Respondendo a dúvida acima...

1 - Vai utilizar ESC's iguais? se sim, não tem problema, pode deixar os dois alimentando o RX.
2 - Se quiser, pode também tirar o fio vermelho de um dos ESC's.
3 - pode utilizar uma bateria para os dois ESC's com cabo Y, ou utilizar uma bateria para cada ESC.
Carlos Soares
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Ago 04, 2012 10:42 am
Localização: Mossoró-RN

Mensagem por Carlos Soares »

[quote:ba0d4cdcc5="Luiz Eduardo"]Agora sobre o uso de Bec.[/quote:ba0d4cdcc5]

Bom dia caro colega, sou nove neste Hobby, e tenho uma duvida hj zo fazer essa ligação citada acima e contatei que quando euso o comando do airelon o motor que esta funcionando simplemente desliga e o recptor fica fazendo o bip, qual o procedimento tem alguma coisa erreda, a ligação foi feita de acordo com o esquema acima, verifique com o multimetro se a ESC estava mandando os 5v ta tudo certo, não sei o que pode ter acontecido. O Material é o seguinte Motor Brushelles 1100kv, ESC 40/50A Hobby King, baeria 2.2, Controle e recptor de 6ch tambem Hobby King. Desde já agradeço a ajuda a minha inicialização ao Hobby.
Avatar do usuário
caribeiro
membro
Mensagens: 179
Registrado em: Seg Out 08, 2012 5:41 pm
Localização: João Pessoa, Paraíba

Mensagem por caribeiro »

Bom meu motor dispara assim que ligo a bateria ao esc. mesmo estano com 0 de aceleração. a unica forma que tenho pra desligar o motor é desligando o radio e ligando novamente. Ai fica tudo normal. alguem sabe o que pode esta acontecendo?
Responder