Rádio Turnigy 9X - Novo tópico

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
weber
membro
Mensagens: 97
Registrado em: Ter Dez 06, 2011 1:56 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por weber »

[quote:d3806d06a1="JoaoBatistaJr"][quote:d3806d06a1="leandro.ifpb"][quote:d3806d06a1="weber"]Tenho uma bateria dessas
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__16529__Turnigy_2650mAh_3S_1C_LLF_Tx_Pack_Futaba_JR_.html
para o meu rádio turnigy, posso carregar ela toda, com 12,4v mais ou menos e ligar assim no rádio, ou tem perigo de queimar o rádio?
Lembrando que a bateira é de 1C apenas.[/quote:d3806d06a1]

Pode sim utilizar esta bateria checando corretamente os pinos + e - do conector...
quanto a carga da bateria, utilizar o modo STORAGE do carregador para deixa-la com 11.1V ao invés de 12.6V que estaria superior ao recomendado (12V).

Tensão maior que 12V leva a um aquecimento maior dos reguladores o que pode resultar em menor vida útil dos mesmos, ou até a queima daqueles que possuírem menor tolerância, principalmente os chineses.

o Laércio já cansou de falar sobre esse assunto aqui no fórum.... fica novamente a dica.[/quote:d3806d06a1]

O seguro morreu de velho. Quanto maior a voltagem mais calor vai gerar ali. Nos meus uso a LIPO p/.tx no talo. E não esquentam além do normal. Então to mandando ver. Pelo Datasheet a temperatura tá normal.

Mas dê uma olhada nos Datasheets e tire as suas próprias conclusões:

Regulador 78L05 (Dentro do rádio) 12 para 5v
[url]http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/106291/ETC/7805.html[/url]

78m05 (No transmissor):
[url]http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/131209/ETC1/78M05.html[/url][/quote:d3806d06a1]

Não consegui abri os links que vc passou.
Datasheets, o é isto?
E se colocar esta
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__17955__HobbyKing_1500mAH_LiFe_3S_9_9v_Transmitter_pack_.html
Utilizo o firmare ER9X.
Avatar do usuário
TonLeite
membro
Mensagens: 238
Registrado em: Sáb Set 10, 2011 9:48 am
Localização: Votorantim - SP

Mensagem por TonLeite »

[quote:689b80f541="weber"][quote:689b80f541="JoaoBatistaJr"][quote:689b80f541="leandro.ifpb"][quote:689b80f541="weber"]Tenho uma bateria dessas
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__16529__Turnigy_2650mAh_3S_1C_LLF_Tx_Pack_Futaba_JR_.html
para o meu rádio turnigy, posso carregar ela toda, com 12,4v mais ou menos e ligar assim no rádio, ou tem perigo de queimar o rádio?
Lembrando que a bateira é de 1C apenas.[/quote:689b80f541]

Pode sim utilizar esta bateria checando corretamente os pinos + e - do conector...
quanto a carga da bateria, utilizar o modo STORAGE do carregador para deixa-la com 11.1V ao invés de 12.6V que estaria superior ao recomendado (12V).

Tensão maior que 12V leva a um aquecimento maior dos reguladores o que pode resultar em menor vida útil dos mesmos, ou até a queima daqueles que possuírem menor tolerância, principalmente os chineses.

o Laércio já cansou de falar sobre esse assunto aqui no fórum.... fica novamente a dica.[/quote:689b80f541]

O seguro morreu de velho. Quanto maior a voltagem mais calor vai gerar ali. Nos meus uso a LIPO p/.tx no talo. E não esquentam além do normal. Então to mandando ver. Pelo Datasheet a temperatura tá normal.

Mas dê uma olhada nos Datasheets e tire as suas próprias conclusões:

Regulador 78L05 (Dentro do rádio) 12 para 5v
[url]http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/106291/ETC/7805.html[/url]

78m05 (No transmissor):
[url]http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/131209/ETC1/78M05.html[/url][/quote:689b80f541]

Não consegui abri os links que vc passou.
Datasheets, o é isto?
E se colocar esta
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__17955__HobbyKing_1500mAH_LiFe_3S_9_9v_Transmitter_pack_.html
Utilizo o firmare ER9X.[/quote:689b80f541]

Datasheet, a grosso modo, são as especificações técnicas de um componente, que no caso bem citado pelo JoaoBatistaJr, são os reguladores de tensão (de 12 para 5v) do rádio e do módulo em si (78L05 e 78M05, respectivamente).
Quanto a tensão da bateria é só não passar do 12 v suportados pelo TX(pelos seus reguladores).
Uso uma Lipo 3s em um radio e uma Lipo 2s em outro, sem problemas.
os amigos do forum podem dar mais esclarecimentos...
Abraço

PS.: sobre a batera Life, aparentemente é boa pois é ideal para Tx e, pelos comentários feitos na HK, ela se encaixa perfeitamente no Turnigy 9X.
O céu é o limite!
ACCA - Sócio n° 13
Avatar do usuário
Marcelaum
membro
Mensagens: 282
Registrado em: Sáb Fev 04, 2012 4:45 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por Marcelaum »

Peguei meu radio ontem...hj comecei a "configurar" ele pra meu micro V911... Com um pouco de leitura no manual e persistencia consegui deixar ele do jeito que queria, um D/R para iniciantes, com expo e tudo mais, e outro mais experto, para eu voar outdoor, configurei o Thr cut para ir me acostumando com a ideia de quando for levar lenha ativa-lo (nisso cometi o primeiro furo, como ainda nao estou acostumado com o lugar dos switches, fui ativar o dual rate mais ativei na verdade o thr cut...kkk, ainda bem que o v911 eh resistente e caiu no sofa)

Primeiras impressoes do tx sao boas...uma coisa que fui fazer e nao consegui foi instalar o backlight...po, parece que passaram trava rosca nos parafusos traseiros, nao consegui tirar nao !!! É assim mesmo?!
Avatar do usuário
weber
membro
Mensagens: 97
Registrado em: Ter Dez 06, 2011 1:56 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por weber »

[quote:e3e83bbc07="Marcelaum"]Peguei meu radio ontem...hj comecei a "configurar" ele pra meu micro V911... Com um pouco de leitura no manual e persistencia consegui deixar ele do jeito que queria, um D/R para iniciantes, com expo e tudo mais, e outro mais experto, para eu voar outdoor, configurei o Thr cut para ir me acostumando com a ideia de quando for levar lenha ativa-lo (nisso cometi o primeiro furo, como ainda nao estou acostumado com o lugar dos switches, fui ativar o dual rate mais ativei na verdade o thr cut...kkk, ainda bem que o v911 eh resistente e caiu no sofa)

Primeiras impressoes do tx sao boas...uma coisa que fui fazer e nao consegui foi instalar o backlight...po, parece que passaram trava rosca nos parafusos traseiros, nao consegui tirar nao !!! É assim mesmo?![/quote:e3e83bbc07]
Os parafusos quando vem são bem pessados de tirar mesmo, arruma uma chave philipes bem no tamanho que solta. E aquando for fechar novamente limpe a cola que fica nos parrafusos para ficar melhor de fechar.
Avatar do usuário
Marcelaum
membro
Mensagens: 282
Registrado em: Sáb Fev 04, 2012 4:45 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por Marcelaum »

Bom saber q é normal entao... Obrigado!
JoaoBatistaJr
membro
Mensagens: 37
Registrado em: Qui Ago 18, 2011 11:15 pm
Localização: Contagem, MG

Mensagem por JoaoBatistaJr »

[quote:5bf7c073af="gustavomves"][quote:5bf7c073af="gustavomves"]Pessoal infelizmente a chave do THR HOLD do meu T9X quebrou acionada. Não consigo mais utilizar a chave e também não consigo mais ligar o radio pois fica dando o aviso de switch erro.
Perguntas:
1 - Consigo chave semelhante a essa ou algum outro substituto que dê para usar??

2- caso não haja substituto tem como eu desabilitar esse canal e ligar o radio??[/quote:5bf7c073af]

Galera alguém pode me dar uma ajuda??
Esse rádio dá para utilizar ainda COM SEGURANÇA??

Agradeço quem poder ajudar[/quote:5bf7c073af]

Gustavo, se ainda não tiver resolvido tá muito fácil. Desmonta o rádio com cuidado (tem um conector no meio da placa principal que deve desconectar com muito cuidado e conectar muito bem na hora de fechar) e verá a chave, que no caso do meu é vermelha por dentro. Corte rente à solda um dos fios (de preferência os dois, pra poder sacar a chave alavanca). Já poderá voar sem o Switch error.

Retire a chave com cuidado e leve a uma eletrônica aí de Vitória como modelo. Tente achar uma que tenha o cilindro de tamanho parecido, pra não ter que fazer adaptação. Depois é só soldar os fios como antes.

Espero que tenha ajudado.

Um abraço.
Anexos
2012-08-01 19.57.37.jpg
2012-08-01 19.57.37.jpg (37.44 KiB) Exibido 10364 vezes
JoaoBatistaJr
membro
Mensagens: 37
Registrado em: Qui Ago 18, 2011 11:15 pm
Localização: Contagem, MG

Mensagem por JoaoBatistaJr »

Ahh...essa chave é muito comum, até em Bh que é uma Roça Grande tem dela às baciadas nas eletronicas e mesmo em lojas de material elétrico. E nem precisa ser essa 3t que vem no rádio, pode ser 2t mesmo.

http://www.soldafria.com.br/chave-alavanca-c-30_119.html?page=2&sort=2a&itens_pag_id=0&mostra_id=0
Avatar do usuário
Leonardo Camargo Corrêa
membro
Mensagens: 431
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 6:44 pm
Localização: Torres, RS

Mensagem por Leonardo Camargo Corrêa »

Oi recentemente eu adquiri um 9x, já fiz algumas midicações nele, MAAAAS o antigo dono não usava ele em aeros, ele usava apenas para o simulador, para retirar o módulo ele cortou o fio da antena, depois de um tempo ele pediu para um amigo dele soldar o fio de volta. O fio foi soldado certinho, mas eu queria saber quais problemas de sinal eu posso ter com isso, caso seja muito prejudicial isso onde eu posso conseguir essa antena com o fio certinho?
já testei ele a uns 300 metros e tudo OK.

Hoje eu fiz algumas coisas nele, coloquei a antena direto no módulo, pois pretendo usar ele e o FrSKY que eu encomendei, soldei o conector para que eu possa mudar o firmware dele.

E aí, alguém pode me ajudar com esse negócio da antena?

Desde já obrigado

abraço a todos.
Avatar do usuário
so_bad
membro
Mensagens: 185
Registrado em: Seg Jun 11, 2012 5:58 pm
Localização: Litoral Norte - SP
Contato:

Mensagem por so_bad »

[quote:1fd85005ed="Leonardo Camargo Corrêa"]resolvido, isolei ela e liguei os fios. Mas a pergunta sobre o ER9X continua.[/quote:1fd85005ed]

Leonaro,

Meu Turnigy 9x, que não tem um mês, começou hoje com o mesmo problema, [b:1fd85005ed]Switch Error[/b:1fd85005ed].
Estava olhando e notei que a chave de trás/superior esquerda (THRO CUT) estra travada, não va para frente nem para trás.

Como vc fez, abriu e juntou os dois fios?

Achou para comprar chave igual, compatível?

Um abraço...
JoaoBatistaJr
membro
Mensagens: 37
Registrado em: Qui Ago 18, 2011 11:15 pm
Localização: Contagem, MG

Mensagem por JoaoBatistaJr »

[quote:5bb0754c26="so_bad"][quote:5bb0754c26="Leonardo Camargo Corrêa"]resolvido, isolei ela e liguei os fios. Mas a pergunta sobre o ER9X continua.[/quote:5bb0754c26]

Leonaro,

Meu Turnigy 9x, que não tem um mês, começou hoje com o mesmo problema, [b:5bb0754c26]Switch Error[/b:5bb0754c26].
Estava olhando e notei que a chave de trás/superior esquerda (THRO CUT) estra travada, não va para frente nem para trás.

Como vc fez, abriu e juntou os dois fios?

Achou para comprar chave igual, compatível?

Um abraço...[/quote:5bb0754c26]

Cara. Vc não viu minha resposta com a foto logo acima? Sua chave se está travada, já está juntando os fios. Você deve separá-los. Assim vai dar pra voar sem o rádio acusar Switch error. Leia o meu Post logo acima e faça como eu disse lá. Tenha bastante calma e carinho com o rádio que vai dar certo.

Se não souber soldar, depois que achar a chave, peça alguém experiente pra soldar pra você.

Um abraço.
Responder