TUCANO depron 1° construção....

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
eliezer
membro
Mensagens: 635
Registrado em: Qua Jan 12, 2011 2:54 pm
Localização: Várzea Paulista / SP

Mensagem por eliezer »

Esses caras tão ficando enjuado ein... Muito bom cara... Lindo!
Avatar do usuário
Allan Garcia
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Ter Fev 14, 2012 12:49 pm
Localização: São Pedro da Aldeia RJ

Mensagem por Allan Garcia »

O seu tucano é de tirar o chapéu!!!
Realmente uma obra de arte pra quem gosta de construir e ver esses modelos pelas pistas do Brasil!!!
Meus parabéns!!!
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por mauemmel »

tópico inspirador, estava buscando um projeto de depron que pudesse me dar algumas manhas para trabalhar com balsa, e queria um tucano. Pretendo fazer um tbam, mas não tão grande.
Assim que começar o projeto começo a postar as fotos...
Parabéns...
Avatar do usuário
famosoale
membro
Mensagens: 401
Registrado em: Ter Fev 01, 2011 11:54 pm
Localização: Botucatu, SP

Mensagem por famosoale »

Obrigado Allan e Elizier... logo logo finalizo ele pq não aguento mais vê-lo em cima do guarda roupa me chamando...rsrrs



Mauemmel.. a iniciativa dos tópicos de construções são pra isso mesmo, estimular a construção, conhecimento e aprendizagem.
O bom de se trabalhar com depron é o baixo custo. Se errar você arruma e tá tudo certo. No entanto, não é tão fácil de trabalhar com exatidão das retas, ângulos, curvas, ao contrário da balsa (talvez seja porque não tenho muitas ferramentas e espaço). Sou muito fã das construções em balsa, pretendo construir algo ainda em madeira, seja balsa ou compensado. Mas por enquanto estou aprendendo as construir em depron mesmo.

Quando começar seu projeto nos avise.
Abraços
Avatar do usuário
Adle
membro
Mensagens: 361
Registrado em: Dom Dez 12, 2010 6:28 pm
Localização: montes claros mg

Mensagem por Adle »

famosoale cara tu trabalha muito bem com o depron ,,, parece mesmo com um trabalho feito em balsa , fico namorando esse tópico pois sou muito fã do tucano e admiro seu trabalho e na espectativa de vê-lo finalizado, parabéns e sucesso!
eniovasconcellos
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 1:25 pm
Localização: juiz de fora - mg

Mensagem por eniovasconcellos »

Caro Famosoale, qual técnica vc usa para determinar com precisão o tamanho das peças de depron que combrem a fuselagem? estou construindo um tucano em depron como o seu, tenho pesquisado bastante sobre como planificar as peças mas não cheiguei numa solução que não demande aprender a usar programas complexos como o autodesk inventor ou solid works; vc usa algum software do gênero?
Avatar do usuário
famosoale
membro
Mensagens: 401
Registrado em: Ter Fev 01, 2011 11:54 pm
Localização: Botucatu, SP

Mensagem por famosoale »

[quote:24d226f60b="Adle"]famosoale cara tu trabalha muito bem com o depron ,,, parece mesmo com um trabalho feito em balsa , fico namorando esse tópico pois sou muito fã do tucano e admiro seu trabalho e na espectativa de vê-lo finalizado, parabéns e sucesso![/quote:24d226f60b]

Para de namorar e começa logo o seu ..rsrsrrs
Obrigado..
Abraços!!
Atenciosamente,
Alexandre Lopes
Avatar do usuário
famosoale
membro
Mensagens: 401
Registrado em: Ter Fev 01, 2011 11:54 pm
Localização: Botucatu, SP

Mensagem por famosoale »

[quote:24687acedd="eniovasconcellos"]Caro Famosoale, qual técnica vc usa para determinar com precisão o tamanho das peças de depron que combrem a fuselagem? estou construindo um tucano em depron como o seu, tenho pesquisado bastante sobre como planificar as peças mas não cheiguei numa solução que não demande aprender a usar programas complexos como o autodesk inventor ou solid works; vc usa algum software do gênero?[/quote:24687acedd]

Rapaz, o software que uso é o "brain self" e a técnica é o "home made"..rsrsrsrsrs

Olha, não fujo da maioria das construções. Você tem que analisar a superfície e fazer os recortes de acordo com as retas e partes planas. As partes curvas são cortadas em filetes.
Se vocÊ acopanhou o ínicio da construção viu que comecei pelas partes planas da fuselagem, depois parti para as partes curvas fazendo as tiras. ÚNicas partes que eu consegui modelar o depron com calor foi o capô da cowl e o intradorso do avião.
Anexos
Esse foi o ínicio... começo por peças retas e deixa as partes curvas do avião por último
Esse foi o ínicio... começo por peças retas e deixa as partes curvas do avião por último
06032012466.jpg (35.99 KiB) Exibido 13515 vezes
Atenciosamente,
Alexandre Lopes
eniovasconcellos
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 1:25 pm
Localização: juiz de fora - mg

Mensagem por eniovasconcellos »

Não entendi. Então vc não fez como nessa imagem?

[img:9271d21eb9]http://www.e-voo.com/forum/files/05032012458_136.jpg[/img:9271d21eb9]

Em uma das últimas imagens que vc postou, já com o aero na cor final, me pareceu que vc tinha "cortado" as seções de modo a se encaixarem formando a "casca" da fuselagem. Seria interessante conseguir planificar e unir as seções perfeitamente umas nas outras de maneira que não fosse necessário lixa ou massa não acha? Afinal o depron possui uma superfície lisa o suficiente para o bom acabamento. Montei uma cnc plana para "riscar" ou cortar as peças direto no depron e meu objetivo é conseguir que elas se encaichem, mas para isso preciso aprender uma forma de definir planificar as seções. De qualque maneira parabéns pela sua inspiradora construção!

[quote:9271d21eb9]Rapaz, o software que uso é o "brain self" e a técnica é o "home made"..rsrsrsrsrs
Olha, não fujo da maioria das construções. Você tem que analisar a superfície e fazer os recortes de acordo com as retas e partes planas. As partes curvas são cortadas em filetes.
Se vocÊ acopanhou o ínicio da construção viu que comecei pelas partes planas da fuselagem, depois parti para as partes curvas fazendo as tiras. ÚNicas partes que eu consegui modelar o depron com calor foi o capô da cowl e o intradorso do avião.
[/quote:9271d21eb9]
Avatar do usuário
famosoale
membro
Mensagens: 401
Registrado em: Ter Fev 01, 2011 11:54 pm
Localização: Botucatu, SP

Mensagem por famosoale »

[quote:0cbafdbcc0="eniovasconcellos"]Não entendi. Então vc não fez como nessa imagem?


Em uma das últimas imagens que vc postou, já com o aero na cor final, me pareceu que vc tinha "cortado" as seções de modo a se encaixarem formando a "casca" da fuselagem. Seria interessante conseguir planificar e unir as seções perfeitamente umas nas outras de maneira que não fosse necessário lixa ou massa não acha? Afinal o depron possui uma superfície lisa o suficiente para o bom acabamento. Montei uma cnc plana para "riscar" ou cortar as peças direto no depron e meu objetivo é conseguir que elas se encaichem, mas para isso preciso aprender uma forma de definir planificar as seções. De qualque maneira parabéns pela sua inspiradora construção!

[quote:0cbafdbcc0]Rapaz, o software que uso é o "brain self" e a técnica é o "home made"..rsrsrsrsrs
Olha, não fujo da maioria das construções. Você tem que analisar a superfície e fazer os recortes de acordo com as retas e partes planas. As partes curvas são cortadas em filetes.
Se vocÊ acopanhou o ínicio da construção viu que comecei pelas partes planas da fuselagem, depois parti para as partes curvas fazendo as tiras. ÚNicas partes que eu consegui modelar o depron com calor foi o capô da cowl e o intradorso do avião.
[/quote:0cbafdbcc0][/quote:0cbafdbcc0]

Na verdade nessa foto eu ia tentar fazer isso que você estava pensando, sem precisar unificar e passar massa. Mas como havia dito, só consegui modelar o depron com calor em dois locais somente. Nessa foto depois, aquela placa de depron em pé tive que cortá-la em pedaços, em seções e nas emendas passei massa e lixei.

Espero ter ajudado.
Atenciosamente,
Alexandre Lopes
Responder