Starlite em Depron

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
asfernandes
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Dom Ago 26, 2012 10:08 am
Localização: São Paulo

Mensagem por asfernandes »

[quote:a08c2b7e35="marcoskoller"]Cara, servo eu te indico esse, é 10% mais leve, uns 15% mais forte é bem conhecido, além de achar o conjunto de engrenagem pra vender separado.

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__662__HXT900_9g_1_6kg_12sec_Micro_Servo.html

O motor eu te recomendo um desses dois, são quase mesma coisa, mas o segundo é melhor e mais barato, pucha um aero de 1kg tranquilo com uma helice apc 11x4 ou 10x4

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=18546

se vc já comprou o conjunto, tudo bem, diminua o passo da hélice que vai voar tranquilo sem forçar muito o motor. vai fundo.

Abraço[/quote:a08c2b7e35]

Realmente deveria ter comprado esse servo Hextronik, mas tudo bem, no próximo coloco desses. Quanto ao motor, já pedi este que citei, só estou com receio que seja muito forte e dê problema.

Abs!
asfernandes
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Dom Ago 26, 2012 10:08 am
Localização: São Paulo

Mensagem por asfernandes »

[quote:3f23ac55f9="Planador AX"][quote:3f23ac55f9="asfernandes"]
Servos
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.aspidProduct=16257[/quote:3f23ac55f9]
asfernandes Boa noite, cuidado com esse servo da HK. Em forma geral cuidado com todos os produtos que levam a marca da HK! São produtos de baixíssima qualidade. Tenho 3 servos desses com as engrenagens quebradas, com pouquíssimo tempo de uso.[/quote:3f23ac55f9]

Pois é, indicaram o Hextronik, da próxima vez vou escolher estes.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:52b2aa7be7="asfernandes"]Eu havia medido errado, a envergadura é 920mm e está correto pois a planta mostra no selo 36" de wingspan que dá 914,4mm. Portanto os 580mm da fuselagem também está de acordo, dado que a medição da planta dá as nesmas 36" de envergadura que mostra no selo.
Devo então reduzir a envergadura para 780mm?

Obrigado[/quote:52b2aa7be7]

Se a evergadura mostra 36", em mm isso fica em 914 e não 920.
São esses arredondamentos de medidas que geram erros em uma construção.
Te aconselho sim a diminuir a envergadura e vou te dizer por que.
imagine o seu aeromodelo em uma curva, sabe-se que a ponta da asa no interior da curva, se desloca mais devagar do que a ponta da asa que está do lado de fora da curva e quanto maior for essa envergadura em relação ao comprimento da fuselagem, menor acabará sendo o raio dessa curva e isso faz com que a ponta da asa do lado de dentro da curva, gere menos sustentação do que o lado oposto e isso, na maioria das vezes em voos mais lentos, principalmente quando se está fazendo a perna de vento, a velocidade da ponta da asa por ser muito baixa, não gera a sustentação ideal, pois a diferença de sustentação da parte interna para a parte externa da curva se torna muito grande e isso acaba estolando o aeromodelo no famoso estol de ponta de asa.

75% de 914 mm são 685mm e não 580 mm.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Veja meu tutorial do Stardelta pode ser que te ajude em algo:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=49736
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Eu estive olhando a planta do Starlite disponível aqui no site e essas proporções se dão ao fato dele ter sido projetado para trabalhar com 3 canais, ou seja, acelerador, leme e profundor, sem ailerons e com um diedro mais acentuado, por isso é que esse desenho, a fuselagem tem menos de 75% da envergadura.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
asfernandes
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Dom Ago 26, 2012 10:08 am
Localização: São Paulo

Mensagem por asfernandes »

Ontem montei a meia asa em depron estrutural e vareta de balsa. A noite colocarei as fotos.
Posso colocar aileron neste modelo? Caso positivo, qual o diedro recomendado, mantenho o da planta?

Obrigado pelas respostas pessoal.
Avatar do usuário
José Carlos N. Faria
membro
Mensagens: 194
Registrado em: Ter Fev 12, 2008 3:16 pm
Localização: São Paulo, SP

Starlite

Mensagem por José Carlos N. Faria »

Olá, asfernandes. Se permite uma sugestão, não faça cavernas vazadas quando utilizar deprom; vai comprometer a resistência da caverna e reduzir muito pouco em termos de peso. Faça somente os furos necessários para passagem dos fios dos servos, do esc e dos tubos plásticos para lincagem. Use lateral dupla de deprom na fuselagem no espaço entre o bordo de fuga e a caverna de fixação do motor para dar maior rigidez e resistência nessa área que vai suportar a asa e protegerá um pouco mais a eletrônica ali instalada. Um abraço
Se for beber, não pilote; se for pilotar, me chame. Tô nessa!
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 002
asfernandes
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Dom Ago 26, 2012 10:08 am
Localização: São Paulo

Re: Starlite

Mensagem por asfernandes »

[quote:d2cce81a05="José Carlos N. Faria"]Olá, asfernandes. Se permite uma sugestão, não faça cavernas vazadas quando utilizar deprom; vai comprometer a resistência da caverna e reduzir muito pouco em termos de peso. Faça somente os furos necessários para passagem dos fios dos servos, do esc e dos tubos plásticos para lincagem. Use lateral dupla de deprom na fuselagem no espaço entre o bordo de fuga e a caverna de fixação do motor para dar maior rigidez e resistência nessa área que vai suportar a asa e protegerá um pouco mais a eletrônica ali instalada. Um abraço[/quote:d2cce81a05]

Obrigado pelas dicas, no próximo não farei as cavernas vazadas.
Quanto a parede dupla, estou com receio de colocar neste modelo pois o espaço interno da fuselagem já é bem restrito, se eu colocar mais duas paredes vai reduzir em 8mm o espaço interno.
Avatar do usuário
José Carlos N. Faria
membro
Mensagens: 194
Registrado em: Ter Fev 12, 2008 3:16 pm
Localização: São Paulo, SP

Starlite

Mensagem por José Carlos N. Faria »

Ser preferir, pode fazer o reforço lateral, desse mesmo tamanho, usando chapa de cedro ou de caixeta de 1mm de espessura, encontrada na Casa Aerobrás. Funciona bem e não vai reduzir o espaço interno.
Se for beber, não pilote; se for pilotar, me chame. Tô nessa!
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 002
asfernandes
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Dom Ago 26, 2012 10:08 am
Localização: São Paulo

Re: Starlite

Mensagem por asfernandes »

[quote:ec7bffc5c6="José Carlos N. Faria"]Ser preferir, pode fazer o reforço lateral, desse mesmo tamanho, usando chapa de cedro ou de caixeta de 1mm de espessura, encontrada na Casa Aerobrás. Funciona bem e não vai reduzir o espaço interno.[/quote:ec7bffc5c6]

OK, vou tentar comprar amanhã. Segue foto da meia asa em depron estrutural e vareta de balsa na parte inferior.
Anexos
IMG1210.jpg
IMG1210.jpg (35.03 KiB) Exibido 14426 vezes
Responder