Fairchild PT-19 - Casa Aerobras

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Valderramos
membro
Mensagens: 611
Registrado em: Qua Dez 01, 2010 5:16 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Valderramos »

[quote:8d6700c4e8="-NiHoN-"]Já fiquei impressionado com sua coragem de por este modelo para vôo...eheheheh...mas enfim, pelo que vi fará bons vôos sim...

Ai pergunto: muito mais difícil que asa alta mesmo ou lenda?

Abraços e parabéns pelo projeto e video!!![/quote:8d6700c4e8]

Realmente foi preciso coragem hehehe...

O que eu notei neste modelo, é que ele tem um pouco menos capacidade de planeio do que um asa alta, e além disso sofre mais para se recuperar depois de alguma turbulência, o que me deu muito medo de acabar dando lenha. Neste vídeo, o modelo pegou um vento turbulento e frio, vejam que o pouso foi meio complicado...

Outra coisa, precisa de motor mais forte para começar a voar, o que também dificulta a trimagem, pois se algo errado acontecer em alta velocidade, é pedaço de balsa e papel para todos os lados...

Por isso eu te digo: Não é lenda rsrsrsrsrs...

Abraço!
Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo - Carlos Drummont de Andrade
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Mensagem por FranciscoNeto »

[quote:c8b480cd9c="Valderramos"]Voou hoje no Villa pela primeira vez![/quote:c8b480cd9c]
Perdi meu ingresso! Tenho direito a remarcá-lo? Gostei muito do que vi e do relato.
[quote:c8b480cd9c="Valderramos"]Tivemos alguns problemas de percurso, logo no primeiro voo o modelo acertou a hélice de balsa no chão e a mesma se partiu ao meio, troquei a hélice por uma Aerobras e daí foi o eixo que não suportou o dobra-desdobra e se quebrou.[/quote:c8b480cd9c]
Lição #1: Trimar com hélice comercial e só depois usar aquele escavado com tanto carinho.
[quote:c8b480cd9c="Valderramos"]Por fim consegui fazer dois voos muito empolgantes com o modelo, nenhum dos dois passou dos 15 segundos, mas já deu pra acertar a mecha, angulo do profundor e me animar muito pois senti que tem potencial para voos muito melhores que estes primeiros.[/quote:c8b480cd9c]
Teu relato e o vídeo confirmam, 15 segundos para começo são um bom presságio
[quote:c8b480cd9c="Valderramos"]Precisei de mais potencia de motor do que havia planejado em bancada, a mecha que funcionou melhor foi a mesma que usamos nos Vespinhas.[/quote:c8b480cd9c]
[quote:c8b480cd9c="-NiHoN-"]Ai pergunto: muito mais difícil que asa alta mesmo ou lenda?[/quote:c8b480cd9c]
Teoria confirmada na prática! Ainda bem, senão eu teria que jogar no lixo o quase nada do que sei sobre princípios de aerodinâmica. :cry:
Se interpreto errado, me corrijam os mestres:
A capacidade de planeio é menor porque no asa baixa o centro de sustentação está mais próximo do centro de gravidade do que num asa alta.
Quando foi dado mais "motor" a velocidade aumentou e com ela a força de sustentação melhorando o equilíbrio e a duração do voo.
Aumentou também a probabilidade de um "crash" mas como o rapaz é corajoso isso é apenas um detalhe.
Stick & Tissue Forever!
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Valderramos,
O avião está Ok, o problema é que, como todo mundo sabe, eu sou um péssimo piloto...
Avatar do usuário
Valderramos
membro
Mensagens: 611
Registrado em: Qua Dez 01, 2010 5:16 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Valderramos »

[quote:c61bef65eb="Alvaro Sala"]Valderramos,
O avião está Ok, o problema é que, como todo mundo sabe, eu sou um péssimo piloto...[/quote:c61bef65eb]

O piloto também é bom! Foi voando da minha casa na Vila Prudente até a loja Aerobras no Sábado e pousou no balcão do Fernando, que por sinal adorou!

hehehe...
Anexos
2012-09-01 11.41.27.jpg
2012-09-01 11.41.27.jpg (36.51 KiB) Exibido 8543 vezes
2012-09-01 11.41.20.jpg
2012-09-01 11.41.20.jpg (36.23 KiB) Exibido 8543 vezes
2012-09-01 11.41.07.jpg
2012-09-01 11.41.07.jpg (35.86 KiB) Exibido 8543 vezes
Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo - Carlos Drummont de Andrade
Avatar do usuário
inhoemal
membro
Mensagens: 425
Registrado em: Qua Dez 14, 2011 1:14 am
Localização: são paulo

Mensagem por inhoemal »

tive a oportunidade de ver pessoalmente esse sábado na AB mesmo e pessoalmente é incrível parabéns pelo modelo
Avatar do usuário
Valderramos
membro
Mensagens: 611
Registrado em: Qua Dez 01, 2010 5:16 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Valderramos »

2° dia de voos ontem no Villa.

Eu fique muito satisfeito com o que vi! Satisfação sem tamanho ver um modelo escala, de voo livre, fazer voos de 30 segundos...

[yt]_jKgOVe_e2k[/yt]
Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo - Carlos Drummont de Andrade
Avatar do usuário
eduardo.jr
membro
Mensagens: 573
Registrado em: Ter Jan 03, 2012 1:21 pm
Localização: são paulo sp

Mensagem por eduardo.jr »

SHOW DE BOLA 8)
Att
Eduardo
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

O vídeo está muito bom mas não faz jus ao voo do modelo.
Talvez o melhor voo de modelo escala que eu vi pessoalmente.
Avatar do usuário
Valderramos
membro
Mensagens: 611
Registrado em: Qua Dez 01, 2010 5:16 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Valderramos »

[quote:eeb60b86fc="Alvaro Sala"]O vídeo está muito bom mas não faz jus ao voo do modelo.
Talvez o melhor voo de modelo escala que eu vi pessoalmente.[/quote:eeb60b86fc]

hehehe...

Preciso melhorar muitas coisas, entre elas, a filmagem dos voos! Eu não tenho muitos vídeos dos meus modelos voando, dos que tenho, poucos estão razoáveis e muitos estão mais focados nas nuvens do que no aero :D

Acha que devo leva-lo para Salto e tentar um voo a 100% de motor?
Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo - Carlos Drummont de Andrade
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:fd5b3aabeb="Valderramos"]Acha que devo leva-lo para Salto e tentar um voo a 100% de motor?[/quote:fd5b3aabeb]

Of course my horse!
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Responder