Ajuda com GUI do Multiwii e sensores

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
giuliano17
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Seg Set 03, 2012 10:23 pm
Localização: campinas sp

Ajuda com GUI do Multiwii e sensores

Mensagem por giuliano17 »

Bom dia pessoal!
Sou totalmente novo e inexperiente na área de aeromodelismo e comecei errado: inventei de montar um quadcóptero. Estou utilizando o projeto Multiwii, com um arduino e os giros e acc retirados dos controles do Wii. Os controles são clones.
Bom, mas como tudo está comprado e não tem mais jeito de voltar atrás, é uma questão de honra chegar até o fim!
Já enfrentei vários problemas e encontrei a solução pra quase tudo aqui no fórum ou em outros lugares na internet, mas tenho uma dúvida que não consigo tirar em lugar algum. Ao ligar minha placa arduino no computador e iniciar o Config do Multiwii, aparentemente tudo funciona, mas a leitura dos sensores giro e acc estão estranhaas. Quando inclino os sensores para algum lado, na GUI a leitura parece estar 3x mais rápida. Por exemplo, se inclino os sensores 10°, na tela aparece que ela virou 30º. Se eu viro a placa de cabeça pra baixo, na tela ela gira umas 3x e fica de cabeça pra baixo.
Isso é normal ou é algum problema dos sensores? Ainda não fiz nenhuma configuração nos PIDs, mas já li muito como fazer e tenho vários tutoriais sobre o assunto. Os ajustes do PIDs interferem nas leituras da GUI?

Desde já agradeço a atenção
Giuliano
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Moust »

giuliano,

ainda não coloquei o Arduino e sensores aqui para funcionar com o MultiWii, mas qual voltagem está utilizando os sensores? 3.3v, 5v, outra .....

O recomendável é 3.3v, veja do FAQ

[quote:3f594869b6]Connecting elements
What about the diodes, 3.3V voltage regulators & pin 12?
With a WMP
The WM+ has an on board voltage regulator and works perfectly with a 5VDC supply.
It is powered directly with via D12 to be able to reset it quickly in case of failure.
A NK can be connected optionality on the WM+.
Alternatively, the WM+ can be powered from 5VDC or from 3.3VDC continuously, but note that the software cannot reset in this case the WM+ if the I2C communication bus freezes.
The reset option has saved already several quads & tricopters from hard crashes!

Optional I2C sensors works only if powered with 3.3VDC.
The voltage reduction from 5V to 3.3V can be done by placing 2 diodes in series with the sensors or by connecting an 3.3V voltage regulator (LM1117).
Of course other options are possible. E.g. powering it from the 3.3V from an Arduino board with 3.3V available.
There is no need to reset other I2C sensors, because they never freeze the lines.[/quote:3f594869b6]

Fez a calibração dos sensores?

[b:3f594869b6]Editado pela Moderação[/b:3f594869b6]

[color=red:3f594869b6]Leia as regras do fórum[/color:3f594869b6]
giuliano17
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Seg Set 03, 2012 10:23 pm
Localização: campinas sp

Mensagem por giuliano17 »

Estou alimentando o WM+ com 5V vindos do D12 mesmo. E o NK está conectado ao WM+. Posso tentar colocar os diodos em série para ver se melhora, mas acho que não deve ser isso. O WM+ possui um regulador, certo?
A calibração que vc diz é pelo GUI mesmo, aquele botão que vc aperta e espera 5s? Se for, eu fiz sim. O magnetometro e o barometro eu nem cheguei a conectar ainda...
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Moust »

No Arduino geralmente tem uma saída de 3.3v. Tem que ver qual a amperagem os sensores puxam pois acho q o máximo do Arduino é 1A
birajones
membro
Mensagens: 120
Registrado em: Qui Set 30, 2010 10:29 am
Localização: Curitiba-PR
Contato:

Mensagem por birajones »

giuliano, o problema pode estar justamente nos sensores genericos. Tive o mesmo problema quando estava montando minha placa Paris v4.0 com sensores do wii comprados no Dealextreme.

No rcgroups tem uma thread bem completa explicando como fazer para que esses sensores genericos funcionem corretamente. Mas, se nao estou enganado, tem alguns sensores que nao funcionam corretamente mesmo.
giuliano17
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Seg Set 03, 2012 10:23 pm
Localização: campinas sp

Mensagem por giuliano17 »

Olá birajones, pode ser isso mesmo o problema... Os meus controles eu comprei da DX também e muito provavelmente sejam os mesmos que você comprou. :-(
Poxa, a essa altura do campeonato descobrir que meus sensores estão zuados foi totalmente brochante...
Mas valeu pela dica!
Avatar do usuário
Hilton
membro
Mensagens: 315
Registrado em: Ter Mai 29, 2007 11:33 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Hilton »

Tenho uma controladora MultiWii. Arduino, WM+, NunChuck.

A qualidade dos gyros melhoraram MUITO depois que comecei a usar diretamente o ITG3200. Quando usava o WM+ como gyro, frequentemente tinha problema, lembro que de vez em quando tinha esse problema deles parecerem muito sensível.

Dá uma procurada de como utilizar somente o ITG3200, fica muito melhor.

O NunChuck continuo usando ele original.

T+
giuliano17
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Seg Set 03, 2012 10:23 pm
Localização: campinas sp

Mensagem por giuliano17 »

Valeu Hilton, obrigado pela dica!
Ontem eu encomendei uma plaquinha 6dof, com Gyro + Acc na DX. Vou aguentar a ansiedade mais 30 dias pra poder brincar...
O mais engraçado do WM+ e NK é que na GUI o "desenho" do quadcoptero fica loucão, mas a leitura dos sensores (aqueles números ao lado esquerdo do gráfico) parecem estar certos e não estão 3x mais sensíveis. Nesse feriado vou tentar colocar o quad em algum suporte e fazer alguns testes de estabilidade pra ver no que vai dar...
giuliano17
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Seg Set 03, 2012 10:23 pm
Localização: campinas sp

Mensagem por giuliano17 »

Acho que encontrei a solução, e ainda aqui mesmo no fórum... Depois de ler este post http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=105055 consegui resolver. Na "aba" Sensors do sketch do Multiwii (usei a versão 2.1, mas parece que desde as mais antigas tem) alterei o trecho

gyroADC[ROLL] = - ( ((rawADC[5]>>2)<<8 ) | rawADC[2] ); //range: +/- 8192
gyroADC[PITCH] = - ( ((rawADC[4]>>2)<<8 ) | rawADC[1] );
gyroADC[YAW] = - ( ((rawADC[3]>>2)<<8 ) | rawADC[0] );

por

gyroADC[ROLL] = - ( ((rawADC[5]>>2)<<8 ) | rawADC[2] ) / 4; //range: +/- 8192
gyroADC[PITCH] = - ( ((rawADC[4]>>2)<<8 ) | rawADC[1] ) / 4;
gyroADC[YAW] = - ( ((rawADC[3]>>2)<<8 ) | rawADC[0] ) / 4;

Ou seja, dividi a leitura dos sensores por 4. O resultado foi muito bom. Agora na GUI do Multiwii as leituras parecem estar bem mais precisas. Só é uma pena eu não conseguir acertar os PIDs hoje porque queimei um ESC... Vou ter que esperar mais 30 dias pela chegada do novo.
Responder