Problema Aurora 9 ou configuração errada?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
daniel.monteiro
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 11, 2011 10:30 am
Localização: Planaltina - DF

Problema Aurora 9 ou configuração errada?

Mensagem por daniel.monteiro »

Galera, vou relatar o ocorrido hoje na estreia do meu novo aeromodelo glow e meu novo rádio aurora 9 com receptor optima 7.

Bem, configurei o rádio e pedi pra um amigo meu levantar o aero para fazer trimagem. Lá no alto o aero se comportou muio bem e após uns 5 minutos de voo ao fazer a curva pra vir pro pouso meu amigo perdeu sinal do aero (sorte que estava bem no alto) e logo após alguns segundos recuperou, voltou e fez novamente a curva pra pouso. Quando o aero vinha baixando perdeu novamente os comandos por segundos e conseguiu novamente recuperar o aero perto do chão.

Após esse susto fui fazer range teste, desliguei e liguei tudo novamente. Apertei o botão no módulo atrás do Aurora 9 por 3 segundos até fazer os bips, segui por 30 metros de distância do aero e para minha surpresa os comandos não respondiam nada, voltei um pouco e os comandos não funcionavam totalmente , só com uns 15 metros que os comandos respondiam cem por cento.

Fiquei com raiva, desmonetei tudo e fui embora.

Segue abaixo os detalhes da configuração:
- Rádio Aurora 9, receptor optima 7
- BEC Castle Creations CC 10A 6S Switching Regulator (ligado no canal BAT/CH7)
- Lipo ZIPPY Flightmax 2200mAh 3S1P 25C (ligado no BEC)
- Receiver Switch (ligado entre a Lipo e o BEC)
- 1 Servo Hitec HS-322HD (para o motor)
- 1 Servo Hitec HS-311 (para leme)
- 1 Servo Hitec HS-311 (para profundor)
- 1 Servo Futaba S3003 (para aileron)

Observações:
- Antena do Tx na posição vertical.
- Local de área isolada para amenizar interferências.
- TX zerado na versão padrão de fábrica.
- Tx carregado 100%.
- Lipo com carga 100%.
- O receptor veio com um plug na entrada SPC, como ainda sou leigo nesse rádio deixei plugado do jeito que veio, pois se tirar o plug o receptor não funciona.

É isso pessoal, quem puder me ajudar ficarei grato.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Poste fotos de como realmente está disposta a antena do receptor no interior do aeromodelo, mas tem que tirar a foto de como realmente ela está no modelo.
E como você usa a antena do rádio na hora em que vai voar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
daniel.monteiro
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 11, 2011 10:30 am
Localização: Planaltina - DF

Mensagem por daniel.monteiro »

[quote:c245bd9ced="LaercioLMB"]Poste fotos de como realmente está disposta a antena do receptor no interior do aeromodelo, mas tem que tirar a foto de como realmente ela está no modelo.
E como você usa a antena do rádio na hora em que vai voar.[/quote:c245bd9ced]


Vamos lá amigo,

[img:c245bd9ced]http://img823.imageshack.us/img823/7610/foto0332ex.jpg[/img:c245bd9ced]
[img:c245bd9ced]http://img853.imageshack.us/img853/9357/foto0335o.jpg[/img:c245bd9ced]
[img:c245bd9ced]http://img543.imageshack.us/img543/4186/foto0336i.jpg[/img:c245bd9ced]

Repare que eu coloquei o receptor na lateral, e fiz um furo pra antena ficar do lado de fora do aero (se bem que não precisava).
Avatar do usuário
fmmlobo
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 7:52 pm
Localização: Araraquara-Sp

Mensagem por fmmlobo »

Pelo que o manual diz, a antena deve ficar na posição vertical, não pode estar em paralelo com os links e deve ficar o mais longe possível de componentes como ESC, UBEC e ignição de motores Gaser.

Ou seja, está completamente fora do que deveria estar.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:90d63f09b3="fernandaum89"]Pelo que o manual diz, a antena deve ficar na posição vertical, não pode estar em paralelo com os links e deve ficar o mais longe possível de componentes como ESC, UBEC e ignição de motores Gaser.

Ou seja, está completamente fora do que deveria estar.[/quote:90d63f09b3]

Foi o que eu imaginei e quando a linkagem metálica fica entre a antena do rádio e a antena do receptor, ele fica sem sinal mesmo.
Não é a toa que as linkagens antigas eram feitas de vareta de madeira e não de aço do início ao fim.
Hoje em dia a maioria só quer usar arames para fazer os pushroads, mas não se dão conta dos transtornos que isso pode causar.
Fiação enrolada daquele jeito, ESC, bateria e receptor colados um no outro, não pode dar certo. Isso sem mencionar que o ESC está bem junto de onde está a antena.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
daniel.monteiro
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 11, 2011 10:30 am
Localização: Planaltina - DF

Mensagem por daniel.monteiro »

[quote:6d02661483="LaercioLMB"][quote:6d02661483="fernandaum89"]Pelo que o manual diz, a antena deve ficar na posição vertical, não pode estar em paralelo com os links e deve ficar o mais longe possível de componentes como ESC, UBEC e ignição de motores Gaser.

Ou seja, está completamente fora do que deveria estar.[/quote:6d02661483]

Foi o que eu imaginei e quando a linkagem metálica fica entre a antena do rádio e a antena do receptor, ele fica sem sinal mesmo.
Não é a toa que as linkagens antigas eram feitas de vareta de madeira e não de aço do início ao fim.
Hoje em dia a maioria só quer usar arames para fazer os pushroads, mas não se dão conta dos transtornos que isso pode causar.
Fiação enrolada daquele jeito, ESC, bateria e receptor colados um no outro, não pode dar certo. Isso sem mencionar que o ESC está bem junto de onde está a antena.[/quote:6d02661483]

Obrigado amigo, vou fazer o teste hoje e mais tarde posto o resultado.
Vou modificar a posição da antena, mudar pro outro lado o BEC e distanciar mais a bateria.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Basta colocar a antena perpendicular ao solo.

...só isso.
Mas que tudo ai dentro tá uma zona, isso tá!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Alessandro Paz
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 31, 2011 12:32 am

Re: Problema Aurora 9 ou configuração errada?

Mensagem por Alessandro Paz »

[quote:7acba89f10="daniel.monteiro"]Galera, vou relatar o ocorrido hoje na estreia do meu novo aeromodelo glow e meu novo rádio aurora 9 com receptor optima 7.

Bem, configurei o rádio e pedi pra um amigo meu levantar o aero para fazer trimagem. Lá no alto o aero se comportou muio bem e após uns 5 minutos de voo ao fazer a curva pra vir pro pouso meu amigo perdeu sinal do aero (sorte que estava bem no alto) e logo após alguns segundos recuperou, voltou e fez novamente a curva pra pouso. Quando o aero vinha baixando perdeu novamente os comandos por segundos e conseguiu novamente recuperar o aero perto do chão.

Após esse susto fui fazer range teste, desliguei e liguei tudo novamente. Apertei o botão no módulo atrás do Aurora 9 por 3 segundos até fazer os bips, segui por 30 metros de distância do aero e para minha surpresa os comandos não respondiam nada, voltei um pouco e os comandos não funcionavam totalmente , só com uns 15 metros que os comandos respondiam cem por cento.

Fiquei com raiva, desmonetei tudo e fui embora.

Segue abaixo os detalhes da configuração:
- Rádio Aurora 9, receptor optima 7
- BEC Castle Creations CC 10A 6S Switching Regulator (ligado no canal BAT/CH7)
- Lipo ZIPPY Flightmax 2200mAh 3S1P 25C (ligado no BEC)
- Receiver Switch (ligado entre a Lipo e o BEC)
- 1 Servo Hitec HS-322HD (para o motor)
- 1 Servo Hitec HS-311 (para leme)
- 1 Servo Hitec HS-311 (para profundor)
- 1 Servo Futaba S3003 (para aileron)

Observações:
- Antena do Tx na posição vertical.
- Local de área isolada para amenizar interferências.
- TX zerado na versão padrão de fábrica.
- Tx carregado 100%.
- Lipo com carga 100%.
- O receptor veio com um plug na entrada SPC, como ainda sou leigo nesse rádio deixei plugado do jeito que veio, pois se tirar o plug o receptor não funciona.

É isso pessoal, quem puder me ajudar ficarei grato.[/quote:7acba89f10]

Eaee Amigo, Olha eu tenhu um Aurora 9 com Rx optima 9. Nunca tive problemas, mas fiz tudo como mando o figurino!!! RX o mais longe possivel de tudo que for condutor de energia. as antenas rigorosamente instadas como devem ser!!! Rx angulo de 90º e a do Tx angulo de 45º. Ja o Rx7c eu nao sei como é a posição da antes pois é só uma antena boda. mas experiemente colocar o seu rx do outro la, longe da bateria e ubec. e faça todos os testes possiveis antes do voo. Me diga, vc fez o teste de alcançe antes desse voo???

O meu esta assim:

[img:7acba89f10]http://img820.imageshack.us/img820/5492/dsc02853mh.jpg[/img:7acba89f10]
[img:7acba89f10]http://img838.imageshack.us/img838/2479/dsc02855k.jpg[/img:7acba89f10]
[img:7acba89f10]http://img846.imageshack.us/img846/1584/dsc02690ir.jpg[/img:7acba89f10]
[img:7acba89f10]http://img337.imageshack.us/img337/4808/dsc02695q.jpg[/img:7acba89f10]

Tem mais fotos da instalção de radio la em "Aeromodelos eletricos - Construção de Avioes - Tucano Junaier TOP Eletrico". De uma olhada la pq o meu ta fucnionandio perfeitamente!!! é algum detalhe pequeno, pq esse equipamento é um dos mais seguros embora tenha dado algumas reclamaçoes. Posta o resultado quando vc descobrir o que é.

GRande Abraço
>>> T-27 Top Juniaer > ASW-28 > DG-808s > Hitec Aurora 9 >>>
Avatar do usuário
Ducati Monster
membro
Mensagens: 91
Registrado em: Sáb Fev 11, 2012 3:41 pm

Mensagem por Ducati Monster »

Pelo que entendi foram durante as duas curvas no mesmo local que o aero perdeu o sinal, me indica que a forma em que a antena foi montada do lado de fora ficando sinal livre em visada, ela fica bloqueada pela bateria, esc e links que devem enfraquecer muito o sinal, sempre deixe a antena em local que não tenha barreiras metálica ou eletrônica pra nenhum dos 2 lados ou pra baixo (e de preferência pra cima também).
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Posição da antena do rádio também conta muito nisso.
Antena totalmente reta para cima, quando o rádio estiver em uma mesa por exemplo, o sinal irradiado pela antena sai em forma de círculos para os lados, esse é o ponto de maior potência do sinal, pois a medida que esses círculos vão indo para a ponta da antena, eles vão diminuindo muito, até ter um sinal muito fraco, por isso jamais se deixa uma antena 2.4 GHZ, totalmente reta em relação ao rádio.
Se deixar ela a 90° para um dos lados do rádio, sempre terá um ponto forte entre o rádio e o aeromodelo, desde que o rádio sempre esteja apontado diretamente para o aeromodelo.
Um exemplo; se você voa em uma caixa de voo correta e fica parado no centro dessa caixa, movendo somente a sua cabeça para manter a visão no aeromodelo, toda a vez que o aeromodelo passar exatamente na frente do rádio, esse será o ponto de sinal mais forte que ele irá receber e nas extremidades da caixa de voo, o sinal será mais fraco e consequentemente, mais sujeito a falhas e ou interferências.
O mais correto é deixar a antena do rádio de forma em que o lóbulo de sinal irradiado por ela, seja o máximo possível constante em relação ao aeromodelo, vamos supor que você incline a antena uns 60° em direção ao piloto, de forma que quando estiver segurando o rádio, a antena fique sempre em 90° com o aeromodelo de forma que os círculos imaginários que mencionei, estejam sempre passando pelo aeromodelo e o mesmo vale para a antena no aeromodelo, que no caso de ser somente uma nesse caso, que fique para cima ou para baixo, desde que não tenha nada metálico entre ela e o rádio durante o voo, salvo em frações de segundos em alguma rolagem ou manobra mais ousada.
Não sei se me fiz entender, espero que sim.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder