Consumo real dos servos em um aeromodelo 30% 55cc - Testado

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Beef
membro
Mensagens: 58
Registrado em: Qui Abr 01, 2010 7:25 am
Localização: Pelotas/RS

Mensagem por Beef »

Opa Kemp, este sábado fiz 3 vôos de 8 minutos, carreguei numa bateria 783mah e na outra 604mah, ou seja 1387mah, e na ignição 380mah........(São 2 Turnigy nanotech 3000 e 1 2200)............abs.
Avatar do usuário
queiroga
membro
Mensagens: 289
Registrado em: Qua Abr 19, 2006 1:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Mensagem por queiroga »

Excelente tópico! Kemp está de parabéns!

Meus avioes glow usam bateria Nicd 600mha, 5 servos padrão e voo o dia inteiro. na hora de recarregar a sobra da bateria é grande....

No meu glow acrobático motor .61, coloquei um bateria lipo de 1300mha, com bec.

nos 2 dias que voei com essa nova configuração, fiz 3 ou 4 vôos no dia e quando recarreguei não chegou a 100mha...chego a conclusão que posso fazeruns 30 vôos no dia que ainda vai sobrar bateria......

O ruim de querer voar tanto é que não vai dar para bater papo e beber umas cervas com os amigos....
[]'s
Queiroga
ricardo forte
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Seg Jun 21, 2010 2:26 pm
Localização: sp/sp

Mensagem por ricardo forte »

Caramba Queiroga !!!!
teu avião tem um gerador instalado :shock: , menos de 100mha em em 3/4 voos de 3D .
Será que uma lipo com bec seria equivalente e uma Nicd muito maior?
Avatar do usuário
queiroga
membro
Mensagens: 289
Registrado em: Qua Abr 19, 2006 1:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Mensagem por queiroga »

Olha o voo nao foi 3D, o aviao eh mais para F3A, mas eu faco muitos stall turns seguidos, loopiing, parafuso chato(essa comcerteza eh a que mais consome). Todos os servos sao futaba 3004, pode ser que eles sejam economicos...exceto o do leme que coloquei um HTX de 10kg, por conta de quebra de engrenagens do antigo 3004::::


Um detalhe eh que a bateria soh carreguei uns 15 dias depois, no dia anterior que fui voar.

Vou colocar ate esse conjunto na ignicao do DLE20, e colocar uma life de 1400. Vou ver se alife vai se comportar da mesma forma.
[]'s
Queiroga
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

Os testes que coloquei e o próprio título do tópico fala de aeros a gasolina no tamanho 30%, onde as superfícies de comando são bem grandes e a galera costuma exagerar na eletrônica.

Em aeros glow o pessoal usa o recomendado pelo manual e faz seus voos sem problemas.
Com o meu Tucano e o meu Eagle que estão com motores 15cc e 20cc a gasolina o consumo dos servos é bem baixo.
Uso Nicd de 1000mAh para o Rx e faço uns 5 voos.
Não gasta nem a metade da bateria.
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

Uso uma Lipo 2S 2200mAh na ignição do meu Sbach com DLE 55 e após 4 voos o consumo foi de apenas 430mA.
Pode colocar a menor LiFe que dá pra fazer uns 6 voos tranquilo.
ricardo forte
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Seg Jun 21, 2010 2:26 pm
Localização: sp/sp

Mensagem por ricardo forte »

Kemp,
vc está usando lipo 2s na ignição do DLE 55 ?
carregada dá 8,4v ! sua ignição é versão nova ?
a minha fala de 4,8 a 6 v.
Assustei com o Queiroga pois só tá gastando 25/33 mha por voo! a não ser q estou
lendo errado.
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

eu posso falar que perdi minha bateria original após um desastre com meu glow e de lá pra cá tenho usado uma LiFe Hobbico 1.800 porque tenho algumas aqui guardadas, mas posso dizer que faço muitos voos e a tensão não cai por preço nenhum.

Acho que bateria grande é preocupação pra quem voa elétricos que o motor consome muito. Glow e gasolina, coloca uma bateria média e tá passando de bom.

Eu aproveitei as baterias que tinha encomendado e pra mim está vantagem porque eu nao preciso preocupar com carregar as baterias. O combustivel vai acabar dezenas de vezes e a bateria nao, posso me "esquecer" dela. Meu Aurora dá a voltagem no rádio da bateria do RX, então fica muito tranquilo.
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

[quote:8d3450cec1="ricardo forte"]Kemp,
vc está usando lipo 2s na ignição do DLE 55 ?
carregada dá 8,4v ! sua ignição é versão nova ?
a minha fala de 4,8 a 6 v.
Assustei com o Queiroga pois só tá gastando 25/33 mha por voo! a não ser q estou
lendo errado.[/quote:8d3450cec1]

Uso LiPo 2S com BEC.
O aero do Queiroga é Glow e está com o consumo bem baixo mesmo.
O consumo depende de vários fatores.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
IWASA
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Qua Ago 26, 2009 5:21 pm
Localização: Uberaba - MG

Mensagem por IWASA »

Depois de lenhar um aero AVISTAR no segundo voo por falha do servo de cauda (HS-485HB) que tericamente é mais forte que o Futaba S3004 nunca mais vou usar LIFE....Comprei dois packs originais FUTABA NiCd de 600mAh e espero que terei muito mais segurnaça....
Responder