Troca de motor Extra WM 60 por DLE 20cc

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
paulozardo
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Troca de motor Extra WM 60 por DLE 20cc

Mensagem por paulozardo »

Boa tarde galera

A alguns meses atras, negociei com um colega do clube um extra da world models, que estava equipado com motor OS 120 que perdeu compressao, (acho eu, pois no tirar o motor, a mangueira do escape estava rompida, talvez o dono nao tenha visto isso), de qualquer forma, como nao tenho mais combustivel glow, tirei o motor e estou preparando para o DLE 20cc.

A intencao é documentar o processo, de forma que sirva para outros as solucoes e também tirar minhas dúvidas pelo foro.

Segue fotos anexas, conforme o processo andar, atualizo os posts.

Avião ainda com o motor OS

[img:a178ac2145]http://imageshack.us/a/img827/4702/20120920131029.jpg[/img:a178ac2145]


motor OS fora do montante, proximo passo sera inverter o montante e furar a parede para encaixar o 20cc

[img:a178ac2145]http://imageshack.us/a/img600/6235/20120920132034.jpg[/img:a178ac2145]


att
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dyogenes
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Mensagem por dyogenes »

meu "Deus", arruma e reforça essa perede de fogo se nao o 20cc vai arrancar tudo isso com a vibração.
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msvalenteadm
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Mensagem por msvalenteadm »

A parede de fogo parece que ta toda remendada, com a vibração nao vai durar muito...
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Megafly
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Mensagem por Megafly »

Eu aconselho ate a fazer outra parede de fogo, assim você ja faz ela reforçada e faz a furação do montante certinha.
Depois checa o cg porque acho que vai adiantar com esse pesinho a mais.
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mkbuss
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Mensagem por mkbuss »

O motor OS 120 não é dos mais leves também, o peso quase iguala... Só colocar as baterias mais pra trás acho que já resolve... Mas essa parede de fogo, eu arrancaria e faria uma motor box toda nova e beeem reforçada... TWM já não é dos mais fortes, e nesse estado ainda, não aguenta muitos vôos!
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roddrigo
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Mensagem por roddrigo »

mas vai ficar fraquinho com o 20cc não vai? o 120 é um canhão!!!
paulozardo
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Mensagem por paulozardo »

Na verdade, esse aviao arrancou o trem de pouso e danificou a parede de fogo pelo antigo proprietario, mas ele suportou bem o 120, com excessao da vibracao, nao acho o 20cc tao mais complicado.

mando junto fotos do meu MXS 55cc, veja que a parede de fogo nao tem reforcos, sao 2 chapas que ligam todo o conjunto na fuselagem.

Caso o motor arranque a parede de fogo, tenho na garagem um yak54 da seagull, esperando a vez dele, hehehe.

[img:f0ed766f1e]http://imageshack.us/a/img21/511/20120925205502.jpg[/img:f0ed766f1e]

[img:f0ed766f1e]http://imageshack.us/a/img823/480/20120925205601.jpg[/img:f0ed766f1e]
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Giuliano MO
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Mensagem por Giuliano MO »

Esse extra se for notar bem ainda tem uma resina com um tecido bem fino reforçando a parede de fogo (a uns 2 anos atrás tive um modelo novo desses mas vendi antes de montar), acho que o DLE20cc não vai acabar com o modelo não!!!
Eu to afim de montar um groovy 90 com um RCGf20cc hehehehe!!
Giuliano MO
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pmunhoz
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Mensagem por pmunhoz »

eu tenho um extrinha da wm com DLE20, realmente o motor vibra bastante sim, bem mais q um glow, a furação eu aproveitei a mesma da parede de fogo, colocando o motor virado para baixo.
Para acertar o CG sem por peso, coloquei a ignição e sua bateria na frente, junto do tanque e a bateria do receptor (a minha é de 6V) pouco atras do servo do leme...
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Kemp
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Mensagem por Kemp »

Não vai arrancar nada.
A parede de fogo é eicaixada nas duas laterais nessas chapas laterais que vem lá de dentro da fuselagem. Só verifique se não tem nenhum trincado.
Pra arrancar tem que forçar e abrir esse encaixe.
No Tucano da TWM é igual.

Coloque uns parafusos aqui só pra garantir que a lateral não vai abrir.
[img:4cfed52a91]http://imageshack.us/a/img515/4702/20120920131029.jpg[/img:4cfed52a91]
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
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