Cessna em MDF

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 787
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

com um motor bem potente, até pia de cozinha, tampo de privada voa... o problema não é voar, mas voar BEM... aí já é outra estória.
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Mensagem por cbbeudo »

Eltonjs,

Concordo com o André Braga, se está com o material sobrando e tempo livre, não custa tentar.

Por sinal, você está fazendo uma belíssima construção! Aparentemente tudo está bem alinhado e muito bem acabado.

Minha opinião? [b:9ac09fd40b]Acho que vai voar![/b:9ac09fd40b]

Consegue sanar algumas dúvidas?

a) Qual a espessura do MDF?

b) Qual cola está usando?

c) O que você utilizou para cortar o MDF?

d) Os furos na fuselagem (para diminuir o peso), você usou serra copo?

e) Consegue disponibilizar a planta?

Abraços e continue postando o andamento da construção, vou acompanhar até o final.
Avatar do usuário
marcantonio
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Sáb Jan 07, 2012 10:20 am
Localização: Surubim-PE

Mensagem por marcantonio »

Amigo,

estou gostando da sua construção. Para primeiro modelinho está muito bom e independente se vai voar ou não é um bom aprendizado.
Sobre a questão do peso, realmente você escolheu um material muito ruim que é o MDF. Se tivesse escolhido um compensado de 3 mm bem levinho (tem de selecionar com cuidado) e fizesse bem vazado e lixasse pra valer até que poderia ter um vôo aceitável.
Estude a utilização de outros materiais, como isopor, deprom, compensado como dito acima ou até mesmo varetas de bambu. Com MDF não dá, mas a construção está bonita e é válido pelo aprendizado.

Abraços

Marcantônio
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Aeromodelo com 1 metro de envergadura?
Não sei qual é a corda da asa, mas se for a média de 140 mm ele não poderá ficar com mais de 650g de peso pronto para o voo e se a corda média for de 200 mm, que seria o máximo para essa envergadura, ele não poderá pesar mais de 900g.
O seu caso está crítico em relação ao peso.
Aeromodelos pequenos, cada grama extra é peso inútil e atrapalha o voo e esse é um dos motivos que dou preferência para aeromodelos acima de 1200 mm de envergadura e de preferência que seja em torno de 1500 mm para não ficar ruim de transportar, salvo algumas exceções em que aeromodelo bi motores por exemplo, inferiores a 1500 mm de envergadura, começam a ficar críticos de peso por causa da eletrônica extra em cima deles.
Sei que tem bimotores menores de 1000 mm de envergadura, mas construir um desses não é a minha praia justamente por cauda do peso crítico, onde se descuidarmos até na quantidade de cola usada, ele ficará pesado demais.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
eltonjs
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Sex Ago 24, 2012 5:26 pm
Localização: londrina parana

Mensagem por eltonjs »

assim que tiver mais resultado vo postando, só pra deixar claro eu usei mdf de 3mm
serra ticotico, makita, e serra copo pra alivia peso, a asa pretendo fazer de isopor p4, ainda to vendo no que vai dar rsrsrs
Avatar do usuário
bugalaws
membro
Mensagens: 467
Registrado em: Seg Jun 11, 2012 11:41 pm
Localização: Campo Grande / MS

Mensagem por bugalaws »

Fala maninho, o meu todo de isopor, pronto para voar ficou com 850g e tem 195mm de corda e 1,20 de envergadura, não tenho experiências com outros aeros mas esse meu achei muito facil de voar, ficou extremamente estável e manso.... como o Laércio disse acima tente não passar muito desse peso que irá voar numa boa.....

Parabéns pela construção ta ficando muito bonito..
Avatar do usuário
APOLO
membro
Mensagens: 860
Registrado em: Qua Jan 20, 2010 12:44 pm
Localização: Vila Valqueire - RJ

eltonjs

Mensagem por APOLO »

eltonjs Muito legal a sua ideia, só testando que descobrimos ostras formas de se construir um aeromodelo.
Acredito que foi dessa forma que surgiu a ideia de construir os aeromodelos de pastinha.
Acho eu que vc deveria fazer mais alguns furos na fuselagem para diminuir ainda mais o peso, já que é feito de MDF 3mm ainda vai ficar firme.

Acompanhando


Apolo
Avatar do usuário
Indiana Junior
membro
Mensagens: 487
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 4:16 pm
Localização: sao paulo

Mensagem por Indiana Junior »

acompanhando, tb adoro testar ideias aparentemente absurdas, sou mais da linha dos helis, estou montando um quadri com estrutura de vareta de antena de tv rss bem leeve mas mt fragil ja disseram q nao vai rolar, eu tb ja to achando que nao....mas....quem é teimoso nao tem jeito
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Mensagem por cbbeudo »

Eu acho que vale a pena continuar com a construção.

Se tiver pesado, alivie com uma bateria de 1300mAH (ao invés de uma de 2200mAH) por exemplo. Pode também optar por um conjunto de ESC + Motor + Hélice que suporte o peso final do aeromodelo.

Enfim, quando eu construí um dos meus primeiros aviões, eu queria fazer o leme com um design diferente. Cairam matando em cima da minha ideia com cálculos e mais cálculos, por fim, desisti da alteração.

Um belo dia, durante um caça raposa, arrancaram o leme do meu aeromodelo e eu fiz um novo leme do jeito que havia imaginado inicialmente. O resultado foi: [b:a5428ed108]voou do mesmo jeito![/b:a5428ed108]

Concordo com o colega que respondeu que os aeromodelos de pastinha surgiram, provavelmente, dessas idéias malucas. E outra, já vimos caixa de pizza voar, cortador de grama, etc...
marcelo marques
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Qui Set 30, 2010 3:37 pm
Localização: mesquita ,RJ

Mensagem por marcelo marques »

Cai dentro meu irmao!O mínimo que pode acontecer é fica como uma réplica ou servir de mostruário.E com certeza de experiencia!
Abraços!!
Responder