EMB-312 T27 - Tucano 1200mm planta do saratiel balsa

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:8bde0d2273="alexandreggoncalves"]
Grande amigo... como vai a força?!!!

Então, estava olhando teu post.... muito difícil fazer aquele acabamento entre o corpo e a asa e depois finalizar com massa e epoxi?... estou pensando em fazer no meu.

Outra coisa, uma proposta.... mas depende das medidas... Qual escala do teu avião? ( o meu ficou com 1,20m de asa )

Se for igual e se você tiver os moldes ainda, topa fazer para mim? Da teu preço ai, eu vou buscar.... é Campinas né??!!!

Se possível e estiver afim né! O meu molde do crow ficou uma m.... o do canopy ta bacana, mas preciso ver agora como fazer a bolha ahahahahahaha

essa semana dei mais uma continuidade ao modelo.

Abraço[/quote:8bde0d2273]
Olá Alexandre,

Olha eu não achei difícil de fazer o acabamento entre a fuselagem e a asa. Somente colei uma placa de balsa de 1,5 mm na base (com a asa no lugar para que tivesse o mesmo ângulo do diedro da asa) e preenchi as "curvas" com a massa Renner. A forma arredondada fiz com o dedo molhado. Depois de seco, dilui um pouco de epoxy com álcool 92% e apliquei com um pincel. Ficou melhor que a encomenda.

Meu modelo também é de 1200mm, porém meu tempo está bem escasso e não estou nem conseguindo avançar com a construção por causa disso. Daí seria difícil te ajudar com esta peça.

Minha sugestão é que peça a algum colega que trabalhe com fibra-de-vidro. Na vacuum forming não vai ficar legal. Se já tiver o molde, melhor ainda, pois facilita muito o trabalho de laminação em fibra.

Não estou em Campinas, moro em Jundiai que fica entre São Paulo e Campinas.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
alexandreggoncalves
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Ter Abr 24, 2012 9:30 am
Localização: Santo André/SP

Mensagem por alexandreggoncalves »

[quote:ff7900d8b1="Mac2"][quote:ff7900d8b1="alexandreggoncalves"]
Grande amigo... como vai a força?!!!

Então, estava olhando teu post.... muito difícil fazer aquele acabamento entre o corpo e a asa e depois finalizar com massa e epoxi?... estou pensando em fazer no meu.

Outra coisa, uma proposta.... mas depende das medidas... Qual escala do teu avião? ( o meu ficou com 1,20m de asa )

Se for igual e se você tiver os moldes ainda, topa fazer para mim? Da teu preço ai, eu vou buscar.... é Campinas né??!!!

Se possível e estiver afim né! O meu molde do crow ficou uma m.... o do canopy ta bacana, mas preciso ver agora como fazer a bolha ahahahahahaha

essa semana dei mais uma continuidade ao modelo.

Abraço[/quote:ff7900d8b1]
Olá Alexandre,

Olha eu não achei difícil de fazer o acabamento entre a fuselagem e a asa. Somente colei uma placa de balsa de 1,5 mm na base (com a asa no lugar para que tivesse o mesmo ângulo do diedro da asa) e preenchi as "curvas" com a massa Renner. A forma arredondada fiz com o dedo molhado. Depois de seco, dilui um pouco de epoxy com álcool 92% e apliquei com um pincel. Ficou melhor que a encomenda.

Meu modelo também é de 1200mm, porém meu tempo está bem escasso e não estou nem conseguindo avançar com a construção por causa disso. Daí seria difícil te ajudar com esta peça.

Minha sugestão é que peça a algum colega que trabalhe com fibra-de-vidro. Na vacuum forming não vai ficar legal. Se já tiver o molde, melhor ainda, pois facilita muito o trabalho de laminação em fibra.

Não estou em Campinas, moro em Jundiai que fica entre São Paulo e Campinas.

Abs

Marco Aurelio[/quote:ff7900d8b1]

Beleza, vou ver se faço o acabamento...
Quanto a peça, sem problemas... sei como é falta de tempo!!! Vou ver se consigo pelo menos fazer o crowl em algum lugar, esse é mais chato!!!

Abraço
Gil Ferreira
membro
Mensagens: 85
Registrado em: Seg Nov 15, 2010 1:25 pm
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Gil Ferreira »

E ai Mac2, falta muito ainda?

Ansioso pra ver esse Tucano nos ares, o meu estou quase finalizando....

Gosto tanto desse modelo, que estou me coçando aqui pra fazer um para motor 20cc... vamos ver como o pequeno se comporta.

Abraço
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:d8d4b004e7="Gil Ferreira"]E ai Mac2, falta muito ainda?

Ansioso pra ver esse Tucano nos ares, o meu estou quase finalizando....

Gosto tanto desse modelo, que estou me coçando aqui pra fazer um para motor 20cc... vamos ver como o pequeno se comporta.

Abraço[/quote:d8d4b004e7]
Olá Gil,

Infelizmente estou com pouco tempo para o modelismo. Espero em breve poder colocar as coisas em ordem e voltar a ativa nas construções.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
iuryvarjao
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Ago 13, 2012 8:38 pm
Localização: Itabuna-Ba

Mensagem por iuryvarjao »

Alguém me diz onde encontro esse material do Canopy pois nao achei.qualquer coisa,manda para meu e mail Iury_18@hotmail.com
Avatar do usuário
pbernardoss
membro
Mensagens: 60
Registrado em: Qui Set 28, 2006 12:56 pm

Mensagem por pbernardoss »

Opa Mac,


Parabéns pela construção e pelo apego a escala, muito bom!! faz muito tempo que eu pretendo montar um tucaninho e seu tópico me inspirou a começar o meu :)

Me diga uma coisa por favor, será que este conjunto de trem de pouso serviria nele:

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=11258


Obrigado
Abs
Paulo
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:c9fb4a42d1="pbernardoss"]Opa Mac,


Parabéns pela construção e pelo apego a escala, muito bom!! faz muito tempo que eu pretendo montar um tucaninho e seu tópico me inspirou a começar o meu :)

Me diga uma coisa por favor, será que este conjunto de trem de pouso serviria nele:

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=11258


Obrigado
Abs
Paulo[/quote:c9fb4a42d1]
Obrigado Paulo.

Pena que ando com pouco tempo para minhas construções. Os projetos estão caminhando bem devagar.

Esse dispositivo serve sim para sequenciar o acionamento dos retráteis e das portas dos trens de pouso. Já havia encomendado um destes para mim. Se escolher a terceira opção de fechamento das portas e trem de pouso, ficará idêntico ao acionamento do modelo real.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
pbernardoss
membro
Mensagens: 60
Registrado em: Qui Set 28, 2006 12:56 pm

Mensagem por pbernardoss »

Putz Marco eu cometi um engano no post anterior!!, desculpe :shock:. Na verdade eu queria postar o link e perguntar sobre trens retráteis :oops:

Achei 2 na hobbyking:

Este é um maior com haste de 140mm:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__10387__Digital_Servoless_Adjustable_Landing_Gear_set_Upgrade_Metal_version_.html

E este é um menor (mini) com haste de 120mm:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9300

Qual destes dois será que vai melhor no tucano??

Abs
Paulo
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:782769e4b1="pbernardoss"]Putz Marco eu cometi um engano no post anterior!!, desculpe :shock:. Na verdade eu queria postar o link e perguntar sobre trens retráteis :oops:

Achei 2 na hobbyking:

Este é um maior com haste de 140mm:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__10387__Digital_Servoless_Adjustable_Landing_Gear_set_Upgrade_Metal_version_.html

E este é um menor (mini) com haste de 120mm:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9300

Qual destes dois será que vai melhor no tucano??

Abs
Paulo[/quote:782769e4b1]
Olá Paulo,

Não conheço estes modelos de trem de pouso, porém acredito que você teria que trocar a perna da bequilha. Se for utilizar a mesma planta que eu, a bequilha precisa ser um pouco maior para que o aeromodelo fique alinhado quando está no chão. Caso contrário, poderá ficar com ele "embicado", dificultando um pouco a decolagem.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Jander TJ
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Nov 15, 2012 2:36 pm

Mensagem por Jander TJ »

Olá Marco Aurélio, show de aero sua construção. Parabéns! Mas, me tire algumas dúvidas finais para que eu possa iniciar esta planta que já baixei... na sua resposta ao companheiro Bono3D vc disse: "Essa balsa eu já possuía em casa, são da Tevel. Sem contar o chapeamento, o modelo pede (todas as placas de 4"x 90 cm). Onde exatamente são usadas as placas com essa medida 4"x90cm? podem ser substituídas por outras medidas?

Também não compreendi (desculpe a ignorância) as medidas da balsa usadas nos estabilizadores e a largura usada no chapeamento...

E quanto aos ailerons e flaps qual a medida?

E por último: as varetas da fuzelagem são de 3x3 ou 4x4? Vai me ajudar de montão. Abçs!!! :D
Responder