Antenas 2.4 ghz artigos interessantes

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Ou seja...

[b:db1aa35a79]EU ESTAVA CERTO [/b:db1aa35a79]

A diferença entre ficar "pesquisando na internet" pra ver se existe alguma coisa que relate a forma certa de usar e [b:db1aa35a79]CONHECER COMO UMA COISA FUNCIONA [/b:db1aa35a79] é que você é quem cria as futuras referencias.

8) 8)
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Vou aproveitar e colocar no outro tópico...
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Para se ter uma idéia aí vai a construção de um medidor de ROE de 2.4 GHZ

Vai o desenho de um detetor para ligação de um miliamperímetro na saída

Este projeto é construído basicamente de duas peças de UT141 rígida semi coaxial mas pode ser usado um coaxial sem a capa plastica com a malha exposta para soldagem .
Em ambas as peças de semi rígida coaxial, um entalhe de cerca de 30 milímetros de comprimento, é feita para expor o condutor central. A largura da ranhura é de cerca de 2 mm.
Os dois entalhes, um em cada um dos cabos coaxiais são então colocados em conjunto, de tal forma que as linhas de transmissão sejam paralelas, e soldada ao longo de todo o comprimento de ambos os lados.
Faça um esforço para soldar corretamente. A janela de 30mm de cada peça de semi-rígida deve ser alinhado de modo que o acoplamento será eficiente. Esta técnica não só fornece um bom acoplamento, mas assegura que ambas as linhas de transmissão têm 50 ohm de impedância constante . A principal através da linha de RF é terminada com boa qualidade de soquetes tipo N. enquanto que a linha de acoplamento ter plugs SMA ligado a ele.
A linha de acoplamento é então terminada com 50 Ohm cargas, feitos com dois resistores de100 ohm não indutivos.
Estas resistências são montados na parte de trás de uma tomada de SMA (ver o diagrama de circuito abaixo). O pino central da tomada de SMA tem também um diodo misturador .
Idealmente, um diodo de microondas de boa qualidade poderia ser usado em vez do diodo misturador de LNB (baixo ruído) de antenas parabólicas.
Os outros pinos do misturador são suportados pelos próprios componentes com terminais de menor tamanho posível 1n e 10K, com a saída de CC a ser tomadas a partir do topo de cada resistor 10K.
O quadro abaixo mostra os circuitos SMA em um pouco mais de detalhe. Além do circuito de detecção, um simples circuito op-amp amplificador de tensão é necessário para que a saída do misturador de diodo-detectores são pequenas.
Um interruptor de 3 polos e 2 posições é necessário para selecionar o avanço ou retrocesso de tensão ou seja: potencia direta ou refletida.
Uma vez que o medidor está calibrado para leitura da escala completa (com os 2 resistores de 100 ohms na saída ), ligando-se o tx, as leituras reverso ou ondas refletidas pode ser tomadas com relativa facilidade mudando-se a chave para a posição reflexão.
Usando esse medidor de ROE para 2.4Ghz os testes antena são simples bastando respeitar os cuidados já mencionado acima como cabo coaxial adequado, boa conexão, etc....

Fonte:

http://www.frars.org.uk/cgi-bin/render.pl?pageid=1085
Anexos
Os componentes do detector  são soldados diretamente no conector
Os componentes do detector são soldados diretamente no conector
detector_1.JPG (22.3 KiB) Exibido 12506 vezes
medidor de ROE 2.4GHZ.jpg
medidor de ROE 2.4GHZ.jpg (18.95 KiB) Exibido 12544 vezes
detector.JPG
detector.JPG (18.23 KiB) Exibido 12544 vezes
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Antena BIQUAD apresentada no post acima e seu lóbulo de irradiação:

Ganho 11,2 dbi.

Editei só para algumas considerações sobre lobulo de irradiação:

Reparem que a parte mais "bicuda" lado direito do desenho é a direção e o ponto onde a intensidade de sinal é máxima e vai enfraquecendo á medida que vai aproximando nas laterais do refletor "placa de cobre".

A analogia é com a luz ou uma lanterna onde o refletor da antena é o refletor concavo da lanterna.

Haverá uma concentração maior de luz no centro onde se aponta a lanterna ...rsss
Anexos
ant BIQUAD.jpg
ant BIQUAD.jpg (8.43 KiB) Exibido 12544 vezes
Lóbulo.JPG
Lóbulo.JPG (29.05 KiB) Exibido 12544 vezes
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Do dipolo simples em 3D:
Anexos
dipolo.JPG
dipolo.JPG (9 KiB) Exibido 12529 vezes
lobulo do dipolo.JPG
lobulo do dipolo.JPG (12.99 KiB) Exibido 12529 vezes
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Antena V:

Ganho 1,9 dbi
Anexos
V.JPG
V.JPG (16.02 KiB) Exibido 5734 vezes
ve.JPG
ve.JPG (13.46 KiB) Exibido 5734 vezes
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Antena Planar:

Ganho 1 dbi
Anexos
Planar.JPG
Planar.JPG (13.24 KiB) Exibido 5731 vezes
lobulo planar.JPG
lobulo planar.JPG (12.23 KiB) Exibido 5731 vezes
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Outro medidor de ROE mais bem elaborado:

Fonte:

http://pe2er.nl/wifiswr/
Anexos
medidor de roe.JPG
medidor de roe.JPG (20.24 KiB) Exibido 5721 vezes
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Localização das antenas nos Rx AR6100e.
Anexos
rx AR6100e.jpg
rx AR6100e.jpg (5.14 KiB) Exibido 5707 vezes
Spektrum6100e.jpg
Spektrum6100e.jpg (35.01 KiB) Exibido 5707 vezes
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Localização das antenas nos rx futaba 608fs
Anexos
futaba r608fs.jpg
futaba r608fs.jpg (34 KiB) Exibido 5695 vezes
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Responder