Antenas 2.4 ghz artigos interessantes

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

A cara do RGC313
Anexos
cabo rgc213.JPG
cabo rgc213.JPG (15.25 KiB) Exibido 7858 vezes
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
stevensbhz
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Qui Jun 28, 2012 10:05 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por stevensbhz »

Um detalhe importante para quem quer construir sua propria antena e que quanto mais elementos uma antena tenha, faz com que sua impedancia caia na proporcao da quantidade de seus elementos, para se corrigir isso se usa um curto circuito calculado na frequencia, como a Jpole, como na yagi dobrada, a planar skew, a tradicional espinha de peixe e a log periodica uhf muito usada nas tvs, ao se aplicar frequencia num circuito fechado este entra em resonancia, a r.o.e. almenta muito, a roe sempre e mais alta nas antenas fechadas do que nas antenas abertas, ai se entra o gama match, um capacitor construido na maioria das vezes com o proprio cabo coaxial usado para colocar a resonancia da antena na frequencia desejada o que faz a roe cair, vou tirar fotos de algumas antenas industrializadas que tenho para 2.4gh, 1.8ghz e 900mhz mostrando o gama match. Para a recepcao existem acopladores e misturadores de sinal que permitem se usar 2 antenas na mesma frequencia o que permite melhor sinal na recepcao, um amigo radioamador (este tinha espaco para instalar antena) tinha uma antena com ganho local e uma para dx, sempre que apontava a antena direcional perdia sinal local, entao passou a usar as 2 simultaneamente. Tem um site que se tem muita referencia sobre radio frequencia e algumas tecnicas para antenas. Clique no link RF

http://www.ibytes.com.br/
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Somente á título de curiosidade.
Em uma de minhas visitas ás usinas de Ilha Solteira e Itaipu para fazer um curso de proteção em usinas e comandos de reles de monitoramento do sistema, me deparei com alguns cabos que saíam dos geradores que pareciam exatamente com cabos coaxiais de rf.

Tinham (da parte externa ao centro) uma capa de pvc, uma blindagem para aterramento, uma blindagem para intempéries e umidades, uma cinta de blindagem contra roedores, mais uma camada de isolante o condutor central onde passa a corrente elétrica e um "oco" no meio onde era injetado nitrogenio para resfriamento.
Na verdade chama-se "mufla" e é exatamente igual á um cabo de rf.

Fiquei perplexo...e a primeira coisa que me veio á mente é que seria um cabo coaxial só que em tamanho família.

Em transformadores de grandes empresas onde a demanda é muito grande (caso da Dedini maior consumidor de energia de S.P) esse cabo é usado na saída do transformador de alimentação.

Para se ter uma idéia até o manuseio desses são delicados e exigem uma certa tecnica nas conexões.

Usa-se luvas cirurgicas para não haver contaminação de ácidos provenientes da pele humana e evita-se quando esse é descascado (retirado as blindagens) para conexão ao terminal a contaminação que é um dos fatores deteminantes á eletrólise.

Diferentes marteriais tem tendencias em doar elétrons á outro onde o preenchimento da camada superficial do átomo tendem á se completar e receber elétrons do material doador provocando oxidações, tal qual a bateria automotiva, onde o terminal de chumbo entra em contato com o terminal de bronze proveniente da bateria.

Cuidado ao soldar cobre com alumínio pois a eletrólise inicia já no processo de contato.
Procure não colocar a mão após retirar a camada externa do cabo coaxial para nçao iniciar aí uma eletrólise que futuramente lhe trara problemas cronicos.

Vale o conceito na hora de soldar o cabo ao conector e esse com a antena em se tratando de rf.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Achei um desenho para antenas V para 1.2 Ghz ou seja 1200Mhz usada em equipamentos de FPV.
Anexos
Vee 1.2 ghz.jpg
Vee 1.2 ghz.jpg (27.99 KiB) Exibido 7811 vezes
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Exemplo de acoplamentos entre cabo e antena:

Capacitivo:

Esse componente ligando o terminal do cabo á antena é um capacitor dimensionado de acordo com a frequencia de operação.
Anexos
acop cap.jpg
acop cap.jpg (16.98 KiB) Exibido 7789 vezes
acoplamento capacitivo.jpg
acoplamento capacitivo.jpg (11.77 KiB) Exibido 7792 vezes
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Artigo interessante sobre acoplamentos de varias antenas e na pagina 153 apresenta como é feito um teste em antenas de alto desempenho.


http://www.pgee.ime.eb.br/pdf/bruno_machado.pdf
Editado pela última vez por CONDOR 2 em Dom Jan 31, 2016 6:33 pm, em um total de 1 vez.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Desculpe ser chato de novo, mas cada elemento diretor a mais colocado, terá que ser de dimensões menores do que o elemento anterior a ele, se não, a antena não terá maior ganho com isso.
Anexos
Correto
Correto
acop_cap_139.jpg (16.98 KiB) Exibido 7579 vezes
Errado
Errado
Antes.jpg (29.38 KiB) Exibido 7579 vezes
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Mais um link com considerações avançadas e para quem gosta.


http://www.iecom.org.br/dissertacoes_te ... _Lopes.pdf
Editado pela última vez por CONDOR 2 em Dom Jan 31, 2016 6:34 pm, em um total de 1 vez.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

[quote:1b597b556b="LaercioLMB"]Desculpe ser chato de novo, mas cada elemento diretor a mais colocado, terá que ser de dimensões menores do que o elemento anterior a ele, se não, a antena não terá maior ganho com isso.[/quote:1b597b556b]

Que chato nada, isso é contribuição
Obrigado Laercio já reeditei com o desenho certo.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Vamos dar uma olhada em "posição da antena" do TX e o aero.

O grafico abaixo mostra os lóbulos de irradiação da antena do Tx, a posição da antena no centro de cada figura.

Na legenda aparecem os desenhos dos aeros em verde, amarelo e vermelho onde corrspondem á bom, regular e péssimo.

Possuem os graus de inclinação da antena do tx em relação ao aero e ao solo.

Isso vale para a maioria das antenas 2.4ghz ou 72 Mhz, sendo que as de 72 Mhz já são mais compridas e aquele 1 metro em relação á altura do solo fica prejudicado.

Lembrando que qualquer obstáculo entre o aero e o Tx já influem em atenuação do sinal ; arvores, pessoas, elefantes (mais difíceis), urubus, torres, prédios, sogras (pior caso), etc...
Anexos
posição antenas.JPG
posição antenas.JPG (35.77 KiB) Exibido 7541 vezes
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Responder