Tutorial - sensor de tensão FrSky

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Tutorial - sensor de tensão FrSky

Mensagem por alexcmag »

Ingredientes:
1 resistor de 10k (1/8W ou 1/16W de preferência), faixas marrom, preto, laranja
1 resistor de 1,5k (1/8W ou 1/16W de preferência), faixas marrom, verde, vermelho
1 capacitor cerâmico de 100nF (provavelmente o mais comum do mundo), vem marcado 104 ([b:85db67da56]10[/b:85db67da56] x 10^[b:85db67da56]4[/b:85db67da56] = 100.000 pF = 100nF)
1 conector de servo ou extensão
1 pedaço de tubo termoretrátil

Modo de preparo:
Coloque o capacitor em paralelo com o resistor de 1,5k e torça os terminais fixando-o.
Coloque o resistor de 10k em série com esta montagem, da mesma forma, corte as pontas excedentes
Posicione os fios enrolando-os junto aos terminais, o negativo (preto) na ponta livre do resistor de 1,5K e o sinal (branco) na interligação entre os resistores
Conecte um fio vermelho (alimentação) à ponta livre do resistor de 10K
Solde tudo com cuidado
Proteja tudo com termoretrátil

Pronto...

Claro, o correto seria utilizar resistores de precisão, mas como o ER9x tem calibração, basta calibrar o valor lido no sensor após ligar no rádio, utilizando um multímetro calibrado como referência de tensão. Desta forma pode-se utilizar resistores comuns de 5% de tolerância sem problemas.

O ER9x permite calibrar cada entrada de cada memória independentemente.

Este sensor permite medir até 25,5V (é um divisor de tensão que transforma a escala de 0 a 25,5V em 0 a 3,3V).

Para calcular divisor de tensão utiliza-se neste caso:

Saída = (resistor para o terra) / (resistência total) x entrada
Saída = 1,5 / (10+1,5) x entrada
Saída = 1/7,666666666 x entrada
Anexos
Copy of IMGP1898.JPG
Copy of IMGP1898.JPG (49.43 KiB) Exibido 7964 vezes
Copy of IMGP1897.JPG
Copy of IMGP1897.JPG (58.48 KiB) Exibido 12336 vezes
Copy of IMGP1895.JPG
Copy of IMGP1895.JPG (59.26 KiB) Exibido 12336 vezes
Copy of IMGP1894.JPG
Copy of IMGP1894.JPG (58.42 KiB) Exibido 12336 vezes
Copy of IMGP1893.JPG
Copy of IMGP1893.JPG (76.08 KiB) Exibido 7964 vezes
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
HerrKirk
membro
Mensagens: 131
Registrado em: Qua Set 21, 2011 6:10 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por HerrKirk »

Caramba Alex, vc é meu ídolo!

Já fazia um tempinho que eu queria pedir essa receita! É barato na HK mas acho mais legal fazer eu mesmo!

Aproveitando, vc sabe como é o sensor de temperatura? É só um diodo, não é?
Avatar do usuário
Luiz Phelipe
membro
Mensagens: 2182
Registrado em: Sáb Dez 05, 2009 1:04 pm
Localização: Rio de Janeiro/Nilópolis- 19

Mensagem por Luiz Phelipe »

Alex, no caso o unico fio que sai desse divisor resistivo vai no positivo da bateria, como o negativo é comum nesse sistema funciona certo?
Só faltou o tutorial interface.
Avatar do usuário
Zoil Junior
membro
Mensagens: 1794
Registrado em: Seg Mar 20, 2006 9:55 am
Localização: Guarulhos,São Paulo

Mensagem por Zoil Junior »

[quote:a16f15b14d="Luiz Phelipe"]Alex, no caso o unico fio que sai desse divisor resistivo vai no positivo da bateria, como o negativo é comum nesse sistema funciona certo?
Só faltou o tutorial interface.[/quote:a16f15b14d]

Também estou aguardando.
Montei este circuito, mas confesso que estou todo atrapalhado com a interface do programa de configuração.
Alex tem como passar mais esta dica?
Uma das mais belas compensações da vida é que “nenhum ser humano pode ajudar o outro sem que esteja ajudando a si mesmo”.
Avatar do usuário
Luiz Phelipe
membro
Mensagens: 2182
Registrado em: Sáb Dez 05, 2009 1:04 pm
Localização: Rio de Janeiro/Nilópolis- 19

Mensagem por Luiz Phelipe »

Alex, falta explicar como configura por exemplo o alarme de RSSI, o tom de alarme de bateria, como calibra, etc.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:0b1b5ec65c="Luiz Phelipe"]Alex, no caso o unico fio que sai desse divisor resistivo vai no positivo da bateria, como o negativo é comum nesse sistema funciona certo?
Só faltou o tutorial interface.[/quote:0b1b5ec65c]

Exato, funciona porque o terra é comum. Poderia deixar também o terra do lado da bateria, mas eu faço deste jeito porque o capacitor de filtro fica próximo ao RX e tem um resistor de 10k dele para o sinal da bateria, e a parte mais longa do fio é de baixa impedância.

Ou seja, se houver alguma fonte de ruído potencial não terá força suficiente para fazer a leitura oscilar nem para gerar ruído no RX.

Depois vou seguir com a parte de calibrar o TX, mas estou muito sem tempo ultimamente.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Luiz Phelipe
membro
Mensagens: 2182
Registrado em: Sáb Dez 05, 2009 1:04 pm
Localização: Rio de Janeiro/Nilópolis- 19

Mensagem por Luiz Phelipe »

[quote:77e843d852="alexcmag"][quote:77e843d852="Luiz Phelipe"]Alex, no caso o unico fio que sai desse divisor resistivo vai no positivo da bateria, como o negativo é comum nesse sistema funciona certo?
Só faltou o tutorial interface.[/quote:77e843d852]

Exato, funciona porque o terra é comum. Poderia deixar também o terra do lado da bateria, mas eu faço deste jeito porque o capacitor de filtro fica próximo ao RX e tem um resistor de 10k dele para o sinal da bateria, e a parte mais longa do fio é de baixa impedância.

Ou seja, se houver alguma fonte de ruído potencial não terá força suficiente para fazer a leitura oscilar nem para gerar ruído no RX.

Depois vou seguir com a parte de calibrar o TX, mas estou muito sem tempo ultimamente.[/quote:77e843d852]
Ah, só para avisar, consegui fazer a placa da interface, usei os transistores que falei, funcionou bem, porem eu to achando estranho é que os valores de RSSI oscilam na faixa de por exemplo 5 para 10 em 1 segundo, é normal isso.
Só não to conseguindo entrar no menu para calibrar fora isso ta tudo bem.
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 220
Powered by: Turnigy9X Fr-sky Telemetry Er9x System and A123 System.
Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 1:19 pm
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Rudolf »

Tirei o dia de hoje prá colocar a teletria do FrSky prá funcionar (usando http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__19966__FrSky_DHT_U_Telemetry_System_.html e http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__19970__FrSky_FSH_01_Telemetry_Sensor_Hub_.html)

Como sempre, o Alex chegou com as respostas antes mesmo de eu perguntar.

Valeu, Alex :)
msamorim15
membro
Mensagens: 76
Registrado em: Sáb Ago 11, 2012 11:09 pm
Localização: teresina, piauí

Mensagem por msamorim15 »

Boa noite senhores,

Posso colocar um divisor deste na minha bateria (6s) e outro na saída do bec (5,5V) e ligá-los nas entradas analógicas A1 e A2 do RX? ou preciso tomar algum cuidado com a saída do bec?

Desde já grato
Avatar do usuário
MacCross
membro
Mensagens: 633
Registrado em: Dom Dez 07, 2008 8:32 pm
Localização: Santana de Parnaíba, SP

Mensagem por MacCross »

Sugestão besta:
esqueminha ajuda?
Responder