Motor PM101TR (conhecido como 400BR)

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
Maicon
membro
Mensagens: 1441
Registrado em: Qua Jan 04, 2006 5:09 pm
Localização: Garibaldi, RS 95720-000

Mensagem por Maicon »

Alex tava lendo e vi que vc falou sobre soldar um Capacitor ceramoco de 100nF, como sou uma anta pra isso gostaria de saber o que é isso? eu tenho um motor 350 da gws ele vem com 2 capacitores com o numero 104, seriam esses?? Se não qual seria ( TEM UMA FOTO)?
Qual seria a função dele??
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Exatamente estes, 104 significa 10 * 10 elevado a 4 (10 e mais 4 zeros) picoFarads, o que dá 100nF.
Avatar do usuário
Maicon
membro
Mensagens: 1441
Registrado em: Qua Jan 04, 2006 5:09 pm
Localização: Garibaldi, RS 95720-000

Mensagem por Maicon »

Hum + duas coisinhas!
Eu tava observando um dos capacitores do meu 350 ta com a ceramica de uma das perinhas meia quebrada sera que ele pode ta "QUEIMADO"??TEm como eu testa se ele ta funcionando??


Eu tinha um speed da GREATPLANES e veio com o speed um DIODO que era pra ser colocado no motor ligando ele direto no positivo e no negativo, isso é necesario?Serve pra que?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Capacitores cerâmicos não queimam nesta tensão, precisa-se de muita tensão para romper o dielétrico, mas aí explode de vez.

O que deve ter acontecido é quebrar um pouco do encapsulamento.

O diodo é uma proteção contra a corrente reversa do motor para o FET, mas os speeds atuais têm este diodo internamente.

O funcionamento é mais ou menos o seguinte (os mais técnicos que perdoem a abordagem): imagine que a corrente que passa por uma bobina (o enrolamento do motor no caso) tem um efeito parecido com "inércia", quando o FET desliga ela continua tentando fluir, dando uma porrada no FET. O diodo de proteção tem a função de absorver esta corrente que flui, aliviando o esforço do FET.
Avatar do usuário
Maicon
membro
Mensagens: 1441
Registrado em: Qua Jan 04, 2006 5:09 pm
Localização: Garibaldi, RS 95720-000

Mensagem por Maicon »

Hum..... Pelo pouco que eu intendo de eletronica era + ou - isso que eu imaginava!!hhehee

Quanto ao capacitor ceramico o que aconteceu com ele que eu vevo te batido ele em algum lugar e o cantinho do involcro dele lasco, ai queria saber se tem algum jeito de eu testa ele pra ve se ele não danificou e se ta ainda funfando heheh... Existe algum jeito de testa??
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Pode-se testar em um capacitímetro, mas é muito mais barato e fácil trocar.
Avatar do usuário
Maicon
membro
Mensagens: 1441
Registrado em: Qua Jan 04, 2006 5:09 pm
Localização: Garibaldi, RS 95720-000

Mensagem por Maicon »

Hu ok vlws!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:1f593ba57f="Maicon"]Hu ok vlws![/quote:1f593ba57f]

Leia as regras, please... Estou acessando discado hoje, meu humor está péssimo.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Vincius Garcia
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Qua Jun 28, 2006 6:58 pm

Mensagem por Vincius Garcia »

Olá estou com um AT-6 que pequei a planta no site agradeço a toda equipe.
Queria tirar umas duvidas, o motor PM101TR posso colocar uma lipos 3S de 11.1V e 1300mAh com hélice EP-7x6 GWS no AT-6.
Obrigado

Vinicius
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Ele torra nesta configuração. Com 3S use no máximo 5x3, mas maneirando no acelerador.
Responder