Turbina r/c como turbo no carro !!!

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
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johnny2008
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Turbina r/c como turbo no carro !!!

Mensagem por johnny2008 »

Olá pessoal !

Faz muito tempo que não visito o fórum pois migrei parte do meu entusiasmo para o mundo do automobilismo full :shock: ...

Bom , a pergunta ou tema de discussão é simples :

Seria possível o uso de uma turbina r/c para uso como sobrealimentação de carros ?

Aos mais entendidos ou entusiastas , minha idéia era usar uma turbina ou duas para empurrar alguns " kilos " de pressão para o motor do carro ... Pois seu acionamento é quase instantâneo ao contrario da turbina convencional que leva um tempo para " encher "...

As turbinas ficariam acionadas full e existiria uma válvula de alivio para evitar o estancamento do fluxo de ar e assim que o motor for admitindo mais giro a válvula vai se fechando e mandando mais " ar " ao motor ...

Seria possível ? alguém já viu algo parecido ?

...

algo parecido usado para motos :

[img:57dd491a83]http://loja.masada.com.br/ecommerce_site/arquivos5682/arquivos/1311020645_1.jpg[/img:57dd491a83]
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Abib
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Mensagem por Abib »

Primeira frase que lí:

Electric superchargers DO NOT WORK. Don't waste your time with them. Dusted fans generate flow, NOT pressure.

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1375891
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bruno.villas
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Mensagem por bruno.villas »

EDF não gera pressão quase nenhuma. Desencana. Esses trecos não servem pra nada.
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Leonardo M.T.
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Mensagem por Leonardo M.T. »

A turbina para automóveis e motores a combustão já foi inventada, e funciona muito bem. É como os colegas falaram, precisa de pressão, que sai grátis do escapamento do motor, é só comprar um caracol.
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bruno.villas
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Mensagem por bruno.villas »

Tenho um primo que é jipeiro, ele teve uma gaiola (autocross) com motor VW refrigerado a ar, um dia ele teve (ou deram pra ele) a idéia de usar o fluxo de ar da refrigeração do motor (pra quem não conhece os motores de fusca tem uma turbina que fica ligada ao eixo do gerador, que por sua vez é conectado ao motor através de uma correia, que é usada pra "soprar" ar nos cilindros, refrigerando o motor) na admissão do carburador.
Resumindo, é a mesma coisa de colocar um EDF na admissão.
No caso dele só serviu pra atrapalhar a regulagem do carburador.
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andredal
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Mensagem por andredal »

Maior enganação que existe, existem "empresas" que vendem kits com ventiladores elétricos e falam que aumentam 15hp. Maior ladainha.

E outra, isso de turbo demorar a encher é para carros preparados com grandes turbinas e compressores. Se você quer uma aplicação para a rua, visando uma potência satisfatória e baixo consumo de combustivel, existem uma gama de carros e motores para isso. Só pesquisar sobre o EcoBoost da FORD, que logo vai estar por ai...

Meu carro é turbo (original de fabrica) com 193cv e faz uma média de 8km/l na cidade e 13km/l na estrada. Para essa potência, bom não? Tem 1.6 por ai que não chega a fazer isso.
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offsyde
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Mensagem por offsyde »

[quote:90997b2b5c="bruno.villas"]Tenho um primo que é jipeiro, ele teve uma gaiola (autocross) com motor VW refrigerado a ar, um dia ele teve (ou deram pra ele) a idéia de usar o fluxo de ar da refrigeração do motor (pra quem não conhece os motores de fusca tem uma turbina que fica ligada ao eixo do gerador, que por sua vez é conectado ao motor através de uma correia, que é usada pra "soprar" ar nos cilindros, refrigerando o motor) na admissão do carburador.
Resumindo, é a mesma coisa de colocar um EDF na admissão.
No caso dele só serviu pra atrapalhar a regulagem do carburador.[/quote:90997b2b5c]

Isso não é um sistema de turbina, sómente pressurização para a gasolina.

Turbinas automotivas geram kg de pressão que melhoram o rendimento dos autos. uma turbina RC não foi feita para gerar ou suportar pressão e sim para impulsionar aeromodelos...
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Gilberto
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Mensagem por Gilberto »

Os compressores de turbo-alimentadores são do tipo centrífugos e não axiais. Os gases de escapamento apenas acionam os compressores.
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johnny2008
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Mensagem por johnny2008 »

[quote:b727659fa2="Leonardo M.T."]A turbina para automóveis e motores a combustão já foi inventada, e funciona muito bem. É como os colegas falaram, precisa de pressão, que sai grátis do escapamento do motor, é só comprar um caracol.[/quote:b727659fa2]

O problema é que meu chevette está com um v6 que quase não tem espaço para ele dentro do cofre ... e blower ara fora do capô é proibido .. entende !
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Ducati Monster
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Mensagem por Ducati Monster »

Chevette com V6, interessante ver como o chassis vai aguentar isso, ou ainda freiar.
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