Futaba Skysport 6VA FM X Turnigy 9x 2.4 GHZ

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Gustavo Valle
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Seg Out 22, 2012 12:31 pm

Futaba Skysport 6VA FM X Turnigy 9x 2.4 GHZ

Mensagem por Gustavo Valle »

Pessoal,
Preciso de opiniões de pessoas experientes. Estou em um dilema.

Possuo um rádio Futaba Skysport 6VA FM com 17 anos de idade. O rádio sempre foi meu desde novo, nunca caiu ao chão ou sofreu impactos, nunca me deu nenhum problema de interferência ou perda de sinal, porém está guardado e parado a uns 4 anos. (foi bem guardado com cuidado por sinal).

Comprei um pack Life próprio para Tx (9.9v), serviu perfeitamente. Fiz alguns testes de alcance e está tudo correto, não apresentou problemas em solo por enquanto.

Por outro lado tenho um Turnigy 9x 2.4 GHZ. Sempre vôo meus modelos elétricos e nunca tive nenhum problema, nem mesmo um susto sequer.

Acabei de montar um aeromodelo glow escala e como investi uns troquinhos a mais não queria arriscar usar um rádio que pudesse me deixar na mão em pleno vôo.

Onde eu vôo é área rural, voamos em poucos amigos e todos só tem rádio 2.4 GHZ.

Diante dessa situação descrita qual rádio devo usar??? O Futaba FM antigo, Turnigy 9x ou Nenhum desses dois?

Estou doente para voar o aero que está pronto mas empaquei nessa dúvida e não tive coragem de tirar as rodinhas dele do ar... kkkk

Agradeço desde já quem me ajudar...

Abraços a todos...
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

provavelmente serei crucificado de cabeca pra baixo, mas FUTABA sem dúvidas.
um dos modelos de rádio que eu mais usei, tive tranquilamente uns 4 ou 5 e nunca tive dor de cabeca.
manda fazer um checkup(por desencargo) nele e bora voar.
MHO.
ABRACOS.
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
dyogenes
membro
Mensagens: 1243
Registrado em: Dom Mar 14, 2010 3:46 pm
Localização: frederico westphalen rs

Mensagem por dyogenes »

minha opinião é diferente, hoje em dia voar com fm é meio complicado, uso um turnigy 9x a mais de umn ano ja voei velox 60, la racer 40, wingman, e hoje voo dois funtana 20cc e mais uns 5 eletricos com o 9x e zero de problemas.
Pablo
membro
Mensagens: 68
Registrado em: Dom Abr 22, 2007 10:49 am
Localização: Bahia

Mensagem por Pablo »

porque seria complicado voar com fm hoje em dia?
o que mudou????
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

eu voo com FM,PCM e 2.4, e pra mim nada mudou...
ABRACOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
Sereno
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Qui Abr 02, 2009 9:43 pm
Localização: Sao Jose do Rio Preto, SP

Mensagem por Sereno »

Eu iria de 6VA. Problemas qualquer um pode dar, os dois equipamentos são bons mas, pelo sim, pelo não, vá com aquele que te deu 17 anos de alegria. É minha opinião. Por estar parado há quatro anos não há inconveniente, faça uma revisão antes de usar. Tenho um da idade do seu que ainda está na caixa, tirei num consórcio que o pessoal fez lá na pista de Mirassol, SP, e nunca usei. Aposto que se tirá-lo da caixa, colocar packs novos e botar na operação ele vai funcionar belezinha.
Gustavo Valle
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Seg Out 22, 2012 12:31 pm

Mensagem por Gustavo Valle »

Obrigado a todos pelas opiniões !

Já estou convencido de que a melhor opção será utilizar o Futaba Skysport para os modelos glow mas não perder o carinho pelo turnigy 9x e continuar usando-o nos aeromodelos elétricos.

Com o tempo coloco um transmissor FRSky no turnigy e transformo o futaba em 2.4ghz para adquirir maior segurança nos dois ráios.

Um abraço a todos e ótimos vôos !
Responder