Turbina r/c como turbo no carro !!!

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
johnny2008
membro
Mensagens: 2343
Registrado em: Sáb Ago 07, 2004 7:33 pm
Localização: São paulo ABC
Contato:

Mensagem por johnny2008 »

[quote:95f18c0cd7="Ducati Monster"]Chevette com V6, interessante ver como o chassis vai aguentar isso, ou ainda freiar.[/quote:95f18c0cd7]


Tive que fazer um sub-chassi !!!

Diferencial de landau v8 , cambio de dojão , freio a disco nas 4 rodas !!!

Banco traseiro não existe mais ... caixa de rodas bemmm alargadas !!!
Avatar do usuário
RCampos
membro
Mensagens: 935
Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 12:30 pm
Localização: Uberaba-MG
Contato:

Mensagem por RCampos »

Também já tive essa ideia, mas deparei com a realidade quando descobri a rotação que trabalha um turbocharger coisa de 150.000 RPM, impraticável em um motor elétrico.
Um brushless bem potente com um fan de fibra de carbono deve fornecer uma baixa pressão, suficiente para fornecer um pequeno acréscimo no torque em baixas rotações, pois na alta ele iria atrapalhar.

Agora estou com outra ideia maluca: um cabeçote eletromecânico. Ao invés de um comando, as válvulas seriam acionadas por atuadores eletromagnéticos. Acho que já existem pesquisas neste sentido. Estou pensando em comprar um motor 4T de motocicleta para realizar algumas experiências.
Avatar do usuário
bruno.villas
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Ter Abr 20, 2010 8:27 pm
Localização: Poços de Caldas, MG

Mensagem por bruno.villas »

RCampos, na F-1 usam (ou usaram, não sei ao certo) comando de válvulas pneumático.
Avatar do usuário
RCampos
membro
Mensagens: 935
Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 12:30 pm
Localização: Uberaba-MG
Contato:

Mensagem por RCampos »

Pelo que já li, só as molas são pneumáticas, pois molas de aço começam a ressonar em altas rotações do motor tipo 19.000 rpm na F1. O comando continua o mesmo. Se bem que na F1 tudo é segredo, ninguém sabe ao certo como eles arrancam 600cv de um V8 2.4 aspirado.
Avatar do usuário
andredal
membro
Mensagens: 805
Registrado em: Ter Ago 21, 2012 10:19 am
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por andredal »

[quote:353a7b43ba="RCampos"]Também já tive essa ideia, mas deparei com a realidade quando descobri a rotação que trabalha um turbocharger coisa de 150.000 RPM, impraticável em um motor elétrico.
Um brushless bem potente com um fan de fibra de carbono deve fornecer uma baixa pressão, suficiente para fornecer um pequeno acréscimo no torque em baixas rotações, pois na alta ele iria atrapalhar.

Agora estou com outra ideia maluca: um cabeçote eletromecânico. Ao invés de um comando, as válvulas seriam acionadas por atuadores eletromagnéticos. Acho que já existem pesquisas neste sentido. Estou pensando em comprar um motor 4T de motocicleta para realizar algumas experiências.[/quote:353a7b43ba]

Isso, motor de F1 utiliza molas pneumaticas para fechar a valvula.

Essa ideia de cabeçote eletromecanico não é nova, tem tempo que já leio sobre isso, o desejo dos fabricantes de conseguir chegar a um modelo comercialmente viável de se produzir. Eles já tem prototipos, mas são muito caros e não confiáveis.

As vantagens disso seriam imensas, pois o tempo de abertura das valvulas não seriam mais fixas, ou com duas relações como nos VVT que tem duas configurações, uma para baixas e médias RPM e outra para alta. Com um cabeçote eletromecanico, cada rotação teria o seu tempo de abertura e fechamento de valvulas, os motores seriam muito mais eficientes, com mais potencia e menos consumo.

[quote:353a7b43ba="RCampos"]Pelo que já li, só as molas são pneumáticas, pois molas de aço começam a ressonar em altas rotações do motor tipo 19.000 rpm na F1. O comando continua o mesmo. Se bem que na F1 tudo é segredo, ninguém sabe ao certo como eles arrancam 600cv de um V8 2.4 aspirado.[/quote:353a7b43ba]

Muitas coisas são segredos sim, mas nem todas. Algumas você pode lêr aqui: http://www.jalopnik.com.br/como-funcionam-os-motores-da-formula-1/
Avatar do usuário
robert_simon
membro
Mensagens: 816
Registrado em: Qui Abr 02, 2009 8:28 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por robert_simon »

na decada de 80 era comum colocarem motores de opalas nos chevettes, o de 4 cilindros parece que não precisa de reforço no chassis e suspensão mas o de 6 cilindros precisa, como ele fez.
Avatar do usuário
johnny2008
membro
Mensagens: 2343
Registrado em: Sáb Ago 07, 2004 7:33 pm
Localização: São paulo ABC
Contato:

Mensagem por johnny2008 »

[quote:94b48dc9ed="robert_simon"]na decada de 80 era comum colocarem motores de opalas nos chevettes, o de 4 cilindros parece que não precisa de reforço no chassis e suspensão mas o de 6 cilindros precisa, como ele fez.[/quote:94b48dc9ed]

O problema do 4cc do opalão é o cabeçote muito estrangulado , mesmo retrabalhado ...

Até pensei nesta possibilidade do opala 4cc e usar um dos cabeçotes do irmão V8 350 , que é moderno , de aluminio e fluxo crusado ... mas vai muuuito tempo$$$ !!!

...

Aqueles charger eletricos para moto realmente funciona ? pois eu andei pesquisando e exiete até para barcos ...

Abraços !!!
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

Um amigo teve um chepala 6c, nao dava pra pegar ele na reta, mas era divertido ver ele dando pau em astras, vectras e até um omega hehe.

Deve ficar divertido, sobre a modificação, vai depender muito doque voce quer de resultado final, mas eu nao gastaria dinheiro com esses ventiladorzinhos nao, como todo mundo disse, ducted fans nao geram quase nenhuma pressão e o ganho será mínimo. voce conseguiria a mesma coisa ou até mais mexendo na alimentaçao de ar e combustivel. Esse 6cc é V mesmo ou linha? é injetado ou carburado ?
Avatar do usuário
johnny2008
membro
Mensagens: 2343
Registrado em: Sáb Ago 07, 2004 7:33 pm
Localização: São paulo ABC
Contato:

Mensagem por johnny2008 »

[quote:d087b85b28="-=|Novelli|=-"]Um amigo teve um chepala 6c, nao dava pra pegar ele na reta, mas era divertido ver ele dando pau em astras, vectras e até um omega hehe.

Deve ficar divertido, sobre a modificação, vai depender muito doque voce quer de resultado final, mas eu nao gastaria dinheiro com esses ventiladorzinhos nao, como todo mundo disse, ducted fans nao geram quase nenhuma pressão e o ganho será mínimo. voce conseguiria a mesma coisa ou até mais mexendo na alimentaçao de ar e combustivel. Esse 6cc é V mesmo ou linha? é injetado ou carburado ?[/quote:d087b85b28]

É o V6 Da Blazer ... 4.3l !!! Injetado ...

[img:d087b85b28]http://imageshack.us/scaled/landing/641/dsc08137d.jpg[/img:d087b85b28]

Bom , ganho é o maximo que puder pois o carro é para arrancada !!!

Quando estava pensando em usar EDF .. era algo tipo esta :

Max Voltage: 22.2v (6S)
Max Amps: 71A
[b:d087b85b28]Max Thrust: 3.0kg[/b:d087b85b28]

[img:d087b85b28]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/17223.jpg[/img:d087b85b28]
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

Johnny meninão.. Vc não tá achando que empuxo é igual a pressão, né?
Responder