Projeto e Construção: Plank Wing - mudança de planos

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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Diego Monteiro
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Projeto e Construção: Plank Wing - mudança de planos

Mensagem por Diego Monteiro »

Boa tarde Senhores,

Iniciei um novo projeto.
Alguns se perguntam: Pô, o cara nem terminou ou outro, nem começou a construção, resolveu dar uma pausa e resolve iniciar outro projeto? (como comentei no outro tópico) http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=133587

Pois é pessoal, quando nossas vidas começam a ter incertezas precisamos tomar decisões. Neste caso optei por não desistir de nenhum projeto e sim me focar no mais importante, que é desenvolver e construir algo que seja viável para mim.
Como a grana deu uma encurtada, o sonho foi diminuindo e o máximo que consegui fazer foi o trem de pouso principal do outro VANT.

Então tive uma ideia: Por que não fazer uma aeronave menor e com menor número de peças? Assim eu conseguiria uma boa economia financeira. Comecei a pesquisar novas ideias, e me vi diante das asa voadoras. Elas em certo aspecto me encantam, então pensei em seguir por este caminho. Eu acho um pouco medonha a "beleza" das chamadas Zagis, então comecei a pesquisar outras configurações até que encontrei a configuração plank wing. Fáceis, robustas e desafiadoras. Me interessei.

Comecei a pesquisar o que eu ia usar nela. Então para não ter muitos problemas com o piloto automático, resolvi utilizar um de baixo custo, o próprio Ardupilot.

[img:f170d24840]http://store.diydrones.com/v/vspfiles/photos/BR-APMPWRKT-2T.jpg[/img:f170d24840]

O mais difícil era selecionar a configuração do perfil e do avião como um todo.
Mas então achei algumas coisinhas:

[img:f170d24840]http://home.earthlink.net/~jaffee/graphics/zipper_side-mid.jpg[/img:f170d24840]

Este site é fenomenal para perfis:

[url]http://www.aerodesign.de/english/profile/profile_s.htm#s5020[/url]

E finalmente me inspirei no que esse cara aqui fez:

[url]http://www.charlesriverrc.org/articles/asfwpp/helmutlelke_asfwpp.htm[/url]
[img:f170d24840]http://www.charlesriverrc.org/articles/asfwpp/Alb1F2_sm.jpg[/img:f170d24840]
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fmmlobo
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Mensagem por fmmlobo »

A primeira é de longe muito mais feia que uma zagi...
a segunda é até que simpática... precisando de ajuda com motor, esc, servo, e etc... só chamar !
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Diego Monteiro
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Mensagem por Diego Monteiro »

Boa tarde senhores,

Alguma parte da parafernália está a caminho, comprei motor, hélice e acessórios que serão importantes.

[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=21478[/url]
[url]http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wti0001p?&I=LXZL05[/url]`

Primeiramente estou confeccionando o molde da asa. Ele será feito no tradicional método de laminação a mão com manta de fibra de vidro...
Comprei também uma bomba de vácuo de duplo estágio.
A asa será laminada a vácuo, porém a técnica não será o uso da bag convencional.
Usarei o método de infusão a vácuo, pra que não conhece essa técnica fica ai o videozinho como exemplo:

[yt]bKr91XoSuWA[/yt]

Obviamente será um pouco diferente o que farei com o meu modelo, mas antes preciso comprar os materiais para planejar a construção.
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ze_mayer
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Mensagem por ze_mayer »

bacana, Diego! o molde dá muito trabalho pra fazer, mas depois de pronto fica fácil produzir em série.

esses NTM são muito bons, eu tenho dois aviões (um bimotor) com o 35-30, e nunca tive problemas.

bomba de vácuo eu utilizo motor de geladeira velho, pra minhas aplicações dá conta tranquilo. tambem uso o motor como compressor, para um aerógrafo também não tenho problemas.

vai postando as fotos do progresso, mesmo que sejam só os moldes. esses dias eu reativei a reforma e reconstrução de um modelo, provavelmente vou fazer asa e fuselagem com o core de depron e fibradas por fora, somente para dar acabamento e melhorar a resistência. até pensei em fazer molde, mas dá muito trabalho, e eu não tenho todo esse tempo disponível!
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Diego Monteiro
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Mensagem por Diego Monteiro »

Fala ai Ricardo: Cara, eu tbm possuo um NTM, e adorei. Algumas coisas chinesas valem a pena, outras não.

Seguinte, comecei a desenvolver a parte aerodinâmica. E la fui eu gerar algumas analises no XFLR5. Meu maior desafio foi achar um perfil com o Cm0 > 0. E depois de aplicas alguns conceitos de estabilidade achar a curva ideal para o plane.
Então consegui esses parâmetros pesquisando alguns perfis auto estáveis, como mostrado na figura a aseguir, circulado em vermelho. Neste caso o avião é estável e controlável SEM a presença de um est. Horizontal:

[img:597bce971f]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2012/12/polares-1024x575.jpg[/img:597bce971f]

Só para explica melhor esses gráficos que circulei em vermelho vou tentar resumir com funciona. Quando um avião está em equilíbrio, o Cm0 dele vale zero, não existe nenhuma força atuante para que a aeronave faça o movimento de arfagem. Olhando os gráficos circulados sabe-se que se o nariz da aeronave abaixar (alpha abaixa, CL também abaixa), o momento da aeronave deve ficar positivo (o sentido de rotação é uma convenção), para que ela tenha a tendencia de voltar ao ponto em que estava. Caso o nariz suba o momento da aeronave deve ficar negativo, para que ela retorne sua posição de equilíbrio. Também o ponto que o CM é igual a zero deve ser um local que exista um CL >0, para que haja sustentação e aeronave esteja com lift para voo. É exatamente neste ponto que trimamos nosso aeromodelo. Outro detalhe sobre os gráficos circulados, é que as retas quase paralelas representam outros ângulos que apliquei no profundor. Deste modo podemos fazer o avião subir ou descer. No começo demora pra entender este gráfico, mas depois que pega no tranco fica fácil.

Também fiz uma graça pra ver os vórtices dessa asa na condição de pré stol:

[img:597bce971f]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2012/12/stren-1024x575.jpg[/img:597bce971f]

Coloquei um est. Vertical, pois sou medroso e não quis desenvolver sistemas de estabilidade latero-direcional ativa. Fica pra outro dia essa brincadeira.
Comecei a desenhar no CAD o desenho que ta ficando show. Em breve posto novidades.
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ze_mayer
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Mensagem por ze_mayer »

diego, sei que nós sempre queremos fazer algo muito diferente, mas vai uma dica: coloque o profundor lá e aprenda primeiro como fazer a apm funcionar, só isso já vai levar algum tempo seu. depois você pensa em um avião mais complexo.

a apm até tem função pra dual aileron e elevons, mas te garanto que numa primeira fase tudo é mais fácil se você manter nos 4 canais básicos...diedro não precisa não, isso ela faz de boa.
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Diego Monteiro
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Mensagem por Diego Monteiro »

Zé Mayer:

Achei que o Ardupilot ja tivesse a função de elevons. Viajei? o Sistema de controle dele é o mesmo de uma Zagi.
Obviamente vou testar o sistema antes em outro plane convencional, para conhece-lo e como todo bom cidadão, claro que vou ler o manual de cabo a rabo.
Eu ainda nem comprei o brinquedo, isso vai ser mais para o ano que vem, quando eu tiver possibilidade financeira para isso. Eu não pretendo colocar um profundor ai, porque as características do perfil não atendem este requisito.
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ze_mayer
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Mensagem por ze_mayer »

ela tem a função de elevons sim, inclusive algumas pessoas utilizam em zagis e outras asas, como a X8. mas acredito que é mais fácil aprender a configurar em um avião mais comum. eu levei algum tempo até entender como ajustar os PIDs e crosstrack. metodologia KISS funciona bem nessa etapa!
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Diego Monteiro
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Mensagem por Diego Monteiro »

Dei uma adiantada no desenho essa semana. O projeto ficará mais ou menos assim:

[img:20a7c4e989]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2012/12/plank-1024x506.jpg[/img:20a7c4e989]
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Diego Monteiro
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Mensagem por Diego Monteiro »

Bom dia senhores,

Após algumas analise iniciais, posicioneis os sistemas de controle e também redefini alguns parâmetros para que este modelo tenha o maior desempenho possível.
Fiz estas analises no XFLR5, um software muito facil para quem quiser experimentar e de graça na internet. Basta exportar um perfil no Profili em .dat que o XFLR5 consegue fazer tudo com perfil, qualquer analise aerodinâmica e de estabilidade. Coloquei os elevons no centro de cada semi-asa e com 50cm de env cada superfície.

[img:7a6ebcd275]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2012/12/desenho-asa-1024x575.jpg[/img:7a6ebcd275]

Depois iniciei o desenho em CAD do PLUG que irei fazer para tirar o molde em fibra.
Quem me encorajou a isso foi o nosso amigo que está construindo o Vectus racer em outro tópico.

[img:7a6ebcd275]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2012/12/desenho-asa-rhino-1024x575.jpg[/img:7a6ebcd275]
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