Apresentação e primeira dúvida

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
de.tierno
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:20 am
Localização: São Paulo - SP

Apresentação e primeira dúvida

Mensagem por de.tierno »

Olá a todos,

Me chamo Denis e quando estou querendo ingressar no mundo do aeromodelismo. Quando era menor montei um aero a cabo com meu pai mas pilotei pouco o mesmo. Começei a montar meu primeiro aero a combustão mas parei na metade.

Agora estou com vontade de voltar a ativa e descobri esse forum que acredito que irá me ajudar muito. Gosto de ler e já percebi que aqui terei muito material e auxílio.

Agora já uma primeira dúvida. Pretendo começar com modelos elétricos e depois partir pra combustão e queria realizar um bom investimento em um rádio pois tenho uma pessoa indo para os EUA nos próximos dias.

Acho que não conseguirei aprender tudo que precisaria sobre rádios em dois dias então gostaria de saber qual um bom rádio que sirva pra ambos os tipos, numa pesquisa rápida pensei nesse:

[url]http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wti0001p?&I=LWE122&P=0[/url]

Como não entendo nada de frequência, tamanho de servos, etc, gostaria de saber se esse é um bom rádio e se ele irá servir tanto pra elétrico quanto a combustão.

Abraços,
Denis
ricardosette
membro
Mensagens: 246
Registrado em: Qua Ago 29, 2012 3:23 pm
Localização: aguas da prata sao paulo

Mensagem por ricardosette »

recomendo turningy 9x
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

Bom.. se tem pessoas que possam trazer de fora para você o investimento em um bom rádio pode ser maior. TUrnigy é um bom rádio mas também requer modificações para ficar um excelente! caso queira, pode comprar um rádio com exceência como os Futaabas de 8Ch por exemplo. Pode-se pegar também um Aurora 9, excelente equipamento. Fique de olho nos preços dos receptores de cada um. e se realmente a grana não estiver tão boa assim, ai pegue o Turnigy mesmo, ele irá te atender!
de.tierno
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:20 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por de.tierno »

Em primeiro lugar obrigado pelas respostas.

Estava pensando em comprar um Futaba pois achei o preço interessante mas o que ainda não sei bem é a diferença entre os modelos:

Futaba 6JA 6-Ch 2.4GHz S-FHSS Air/4 S3004 w - U$ 200
Futaba 6EX 6-Channel 2.4GHz FASST - U$ 220

O primeiro ainda vem com 4 servos inclusos enquanto o outro parece ser só o receptor e o transmissor.

Estava pensando em comprar um Wing Tiger ARF, que vem com os servos já e só preciso instalar o receptor. Ambos os rádios acima servem?

Mais uma vez volto a afirmar que sei que com o tempo eu conseguiria essas respostas lendo e estudando mas como preciso decidir agora estou aqui... hehehe
Avatar do usuário
carlosperli
membro
Mensagens: 112
Registrado em: Qua Nov 16, 2011 1:43 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por carlosperli »

de.tierno,

Eu iria de Futaba 6JA 6-Ch 2.4GHz S-FHSS Air/4 S3004 w, por uma questão que me adaptei com este rádio.

Tenho também um Turnigy 9x , um execelente rádio que em 99% das vezes atende as minhas necessidades.
Avatar do usuário
TeddyGordoBR
membro
Mensagens: 227
Registrado em: Sex Mar 16, 2012 1:11 pm
Localização: Sao Paulo SP

Mensagem por TeddyGordoBR »

Se pretende partir para os glows e usar o mesmo radio
nao compre radio de 6ch
vai lhe fazer falta
procure algo de 7ch em diante
eu gosto dos Specktrum, iria de dx7 ou se possivel um dx8
mas ja alerto os receptores originais sao caros
os full range do ar7000 para frente so o recptor de 150 a 180 reais
e mais a satelite uns 120
eu uso um dx6i nos meus eletricos e estou usando os recptores paralelos da orange
recptor + satelite de 12 a 15 dolares
uso em aeros eletricos simples nos mais caros eu uso os ar6200
tenho no total de 6 recptores orange, ainda nao tive problemas com eles
mas nao confio tanto como no original

bom resumindo eu iria de dx8
em aeros simples orange e nos glow de recptor original
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Já que a compra será no exterior, o preço sempre será vantajoso.
Se quer investir em qualidade, procure pelas marcas FUTABA, JR, AIRTRONICS, HITEC, entre os mais conhecidos, ainda tem os europeus como Graupner, Multiplex e outros.
De fato são muitas opções, e cada um vai defender o que lhe agradou, por isso é difícil sugerir algo definitivo, serão sempre muitas opiniões.
Se quer começar com equipamento para muito tempo e muitos modelos, realmente o ideal é adquirir um rádio com mais de 6 canais. Se não pode gastar muito e não tem certeza de continuar, compre um rádio de 4 canais, pois se quiser vender depois, e se for de boa marca será fácil encontrar interessados.


Nota: Foi um lapso o erro de digitação!!!
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7807
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

O correto é AIRTRONICS e HITEC, mas tudo bem, rsrs

Se quer investir em equipamento de qualidade descarte Turnigy 9x. É um bom custo x benefício, mas nada de "qualidade".

Eu recomendo Airtronics e Hitec. São as duas marcas com melhor custo x benefício e mais importante, com QUALIDADE. Você pode investir também em um futaba (que fica realmente bom a partir dos rádios de 8ch. Antes disso, vale muito mais a pena pegar outra marca, pois os rádios tem MUITO mais recursos.)

Enfim, Airtronics, Hitec, Futaba, JR... O que vale é o gosto do cliente.

Mas se for pegar futaba é a partir do 8ch. Abaixo disso, opte por outra marca...

Eu tenho e recomendo o SD10G da Airtronics. Está comigo a uns anos já e ainda não consegui usar todos os recursos.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1111
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Denis

Radio bom é pro resto da vida!

Se tu comprar um bom rádio não terás problemas futuros com upgrades, mais canais, ter que comprar um com mais recursos.

Minha opinião, FUTABA é FUTABA e ponto! Sou um conservador ! heheheheh !!!

É o radio que tenho desde que comecei no aeromodelismo (15 anos) e não tenho a minima intenção nem necessidade de troca-lo, e olha que o meu nem é 2.4 é PCM.

Mas claro, compra um 2.4, mesmo por que acredito que nem tenha mais FM pra vender novo.

Resumindo, investe bem uma vez e pronto... é pro resto da vida. Claro, isso se tu não for compulsivo consumista ou tendencioso a modas e marcas. heheehehe !!!

Se tu tens a facilidade de alguem que vai comprar fora e trazer pra ti sem custo, aproveita e compre o melhor que tu puder.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
de.tierno
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:20 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por de.tierno »

Muito obrigado a todas as respostas, realmente está me ajudando a esclarecer bastante o que fazer.

Mudei bastante minha opinião inicial e agora estou em dúvida mas não por questão do rádio e sim pela questão de continuar nesse hobby. Não sei se compro um Hitec Optic 6 (bem mais em conta, uns U$ 200 já com servos) ou se já vale comprar um Hitec Aurora 9 (cerca de U$ 300 sem servos).

Sei que a decisão tem muito com o que eu quero mas realmente ainda não me decidi.
De qualquer forma muito obrigado por todos os comentários.
Responder