Escolha de Modelo+Motor para vôos na PRAIA

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Salvador
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Ter Jul 10, 2012 5:38 pm
Localização: Vitoria, ES

Escolha de Modelo+Motor para vôos na PRAIA

Mensagem por Salvador »

Olá caros amigos do Evôo, aqui estou eu denovo, após alguns meses, do meu pobre uglyzinho ter virado lenha.

Eu voava um ugly de 1m de envergadura com um motor BL2215-20 na praia com hélice 9x6... Mas ele era muito arisco, e eu morria de medo de perde-lo no mar.

Queria pedir ajuda aos colegas do evôo para escolher uma envergadura e um motor/hélice para vôos feitos somente na praia (em dias de pouco vento claro), bem para lazer mesmo, eu não gosto de correr muito, gosto da sensação de liberdade e conforto de pilotar calmamente 6h da manhã (horário de menos curiosos hahaha) na praia!


Chega de papo furado, disponho do seguinte equipamento

*Servos emax 08A
*Depron 3mm e 5mm
*Isopor P3 (posso conseguir de qualquer densidade)
*radio turnigy 9x (adorei o radio)
*Bateria hyperion 3s 45C 2200mAh
*Motor emax bl 2215-20
*Helices 9x6 e 10x5 APC


Este vai ser o meu segundo modelo, eu estava pensando em aumentar a estatura do ugly para 1,3 ou 1,4m de envergadura, para ser algo mais dócil e realista ao mesmo tempo.
A bateria ainda suporta outro motor e hélice maior, os colegas tem uma sugestão de troca por um motor de maior porte para um ugly de 1,4m ? (ou 1,3m se os amigos mais experientes também acharem melhor de se pilotar)

Um abraço para toda a comunidade!
Avatar do usuário
fabiorieger
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Seg Jun 04, 2012 3:03 pm

Mensagem por fabiorieger »

Eu faria uma Asa Zagi, aliás a minha vai voar na praia com certeza!! Normalmente há vento na praia, o que vai limitar o vôo com um Ugly para períodos sem vento, enquanto que a Asa vai que vai, mesmo com um vento moderado/forte!! A minha voa com ventos de moderada/forte intensidade, e muito bem!!
Avatar do usuário
azulao
membro
Mensagens: 292
Registrado em: Dom Jul 24, 2011 9:09 am
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Mensagem por azulao »

Boa tarde Salvador,
Estou neste momento arrumando as malas p ir p a praia com meu ugly stick de 1m de envergadura.
Olha, uso nele Lipo 1300, motor emax 2812 e hélice 9x5.
Ele ficou super dócil, um vôo firme e tranquilo.
Adoro voar com ele na praia, justamente por ser um voo relaxante, nada arisco.
Se seu modelo for do mesmo tipo do meu, aconselho esta configuração.
O meu está no site www.proaeromodelos.com.br, da uma olhada lá.
Abraços. Bons voos!
Avatar do usuário
Andre Braga
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Qui Jun 08, 2006 3:15 pm
Localização: Praia Grande/SP

Mensagem por Andre Braga »

Se estiver muito arisco como diz, deve estar com muito comando, tente diminuir os comando de ailerons e profundor, da para fazer no dual rate do radio.
Salvador
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Ter Jul 10, 2012 5:38 pm
Localização: Vitoria, ES

Mensagem por Salvador »

Oi Azulão, vc chegou diretamente ao ponto que eu estava!! RSRS, é tirar um dia para largar a bateria no carregador, arrumar as malas, e ter uma manhã/fim de tarde tranquila de vôo, sem nenhuma "engenharia"..

As coisas são tão moles na praia, que eu retirei o trem de pouse, simplismente porque há metros e mais metros de grama alta para pousar...



-André, eu retirei bastante comando, mas na verdade o modelinho por ser o meu primeiro, acabei "pecando" em diversos lugares, principalmente no peso (peso final de 800g sem o trem de pouso hahahaha) ..acredito que um modelo de pelo menos 1,20m de envergadura, teria até menos peso!


Legal saber que os aeros de 1m do pessoal está conseguindo ter um vôo tranquilo com o vento da praia, aqui, alguns ventos parecem que vão "arrancar" a minha asa fora! rsrsrs .... Pessoal obrigado pelas dicas! Na verdade vou querer mesmo começar a construção deste segundo modelo, aprendí muito no primeiro, e tenho certeza que o caprixo e o peso final vão ser coisas completamente diferentes!

Alguma sugestão sobre meu modelo? Como: Construir um ugly com 1,20m, com a MESMA eletrônica, ainda ficaria show de bola?

Um abraço para toda a comunidade, e bons vôos!
Avatar do usuário
TeddyGordoBR
membro
Mensagens: 227
Registrado em: Sex Mar 16, 2012 1:11 pm
Localização: Sao Paulo SP

Mensagem por TeddyGordoBR »

eu vou de zagi
uma zagi de 120 perfil zagi12
quando voar com uma na praia nao vai querer voar com outra coisa na praia
com um setup leve, da pra voar tranquilamente uns 15 a 20 minutos de pura tranquilidade
Vitaum
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Mai 09, 2006 9:40 pm
Localização: Santos / Sao Paulo
Contato:

Mensagem por Vitaum »

Olha, eu tb iria de Zagi. É fácil de fazer, difícil de quebrar e se quiser voar rápido ela voa, se quiser voar lento ela tb voa. Eu voo só na Praia.
Fiz uma Zagi de 1,00 mt, perfil MH45, de isopor de papelaria e voei bastante com ela (2822 / 1000mah 3S). Amoleci meus dedos ou seja, melhorei bastante meus voos. Depois de umas quedas, sem muitos danos, resolvi trocar um pedaço de isopor, do bico dela, q ja estava bastante remendado. Coloquei um isopor mais duro, acho q um P3 e a original era P1. Aí, não sei o q aconteceu, ela perdeu a estabilidade, não voou mais legal. Perdi o prazer de voar com ela. Aí resolvi fazer outra. Já fiz e está pronta. Fiz um monte de modificações, inclusive no material usado. Vamos ver se essa vai voar legal tb.
Mas resumindo, Zagi é uma boa pedida pra praia ou qq lugar.
Salvador
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Ter Jul 10, 2012 5:38 pm
Localização: Vitoria, ES

Mensagem por Salvador »

Opa, obrigado pelas respostas pessoal, pesquisando aqui no fórum essa tarde, percebi que a minha eletrônica aguenta sim um ugly com até 1,4m de envergadura..

Como foi o primeiro modelo que construí, e ainda sou iniciante em construção e pilotagem, me decidi reconstruir o ugly stick, para aprimorar o meu primeiro modelo!

Agora estou numa pequena dúvida sobre a envergadura que devo utilizar, .... necessariamente, se eu faze-lo com 1,4m de envergadura, ele vai voar mais suave do que se fosse 1,2m?


eu NUNCA voei outro aeromodelo antes, apenas o meu, não faço idéia se vai combinar comigo faze-lo tão grande, ou se é melhor chutar o balde com o "meio-termo" rsrsrs

Abraços!
Avatar do usuário
TeddyGordoBR
membro
Mensagens: 227
Registrado em: Sex Mar 16, 2012 1:11 pm
Localização: Sao Paulo SP

Mensagem por TeddyGordoBR »

Entao Salvador, nao é apenas o tamanho do aeromodelo que vai fazer ele ser mais tranquilo para voar
quanto maior mais facil, se o aero tiver 2 metros de asa e pesar apenas 400gr,
vai ser bem lento, mas o vento mais fraco que estiver vai tornar o voo dele o mais dificil
eu acredito que talves um outro modelo lhe agradaria melhor
da uma procurana no youtube e vc vai encontrar muitos videos desse aero
[img:fabb5a4bbc]http://www2.gpmd.com/imagel/m/lmpua2192.jpg[/img:fabb5a4bbc]

ou procura pelo BIXLER da hobby king
tem o mesmo estilo de voo, mais tranquilo que isso nao conheço
Avatar do usuário
idogawa
membro
Mensagens: 1146
Registrado em: Sáb Ago 15, 2009 8:54 pm
Localização: Interlagos - SP 33
Contato:

Mensagem por idogawa »

Monta um telemaster de 140cm.

Sua eletronica é ideal.

Ou uma asa de 120cm. ambos são boas opções.

O Marinho corta asas quase de "brinde" e são belos cortes.

Eu recomendo o telemaster por 2 motivos: 1 pois comecei com um e sempre gostei e porque vendo kits dele a dois anos no mercado livre e nunca tive reclamações quanto ao voo dele...

Aqui no evoo tem diversos tópicos sobre o Telemaster, se dispoe do material faça voce mesmo...
Responder