Fonte para carregadores

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

[quote:0712b31bed="marceloveiga"]Cara muito bakana essa explicação que você fez...
Parabens por esse topico...
Vou acompanhando para aprender mais, e mais...
Parabens...
E fico no aguardo para se possivel vc um dia postar uma fonte para carregar direto na bateria do aero.
Abraços Amigo...[/quote:0712b31bed]

Marcelo.

Para carregamento de baterias lipo há de se ter certos cuidados e outro tipo de circuito.
Balanceamento dos packs, sensores de comparação, precisão, etc...

Para montagem desse tipo de carregador talvez não compense o preço, tempo e material...melhor comprar pronto.

Uma facilidade que muitos podem obter na construção de fontes (não carregadores) são transformadores de Nobreak sucateados onde são encontrados 15 Volts na saída dos secundários e são transformadores de 18 amperes ou mais dependendo do Nobreak.
Esses transformadores possuem uma derivação central de 7,5 +7,5 volts onde se tomarmos as duas pontas teremos 15 volts com capacidade de 18 amperes.

São fáceis de se encontrar e servem muito bem.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

È o caso do esc:

Não compensa montar e sim adquirir pronto.

Negócio louco o esc:

Usa-se corrente alternada retificada para carregar a bateria que fornecerá cc corrente contínua
O esc recebe corrente contínua cc
Transforma novamente a corrente contínua cc em corrente alternada ca para o motor e ainda por cima trifásica (com angulos de defasagem de 120°)

É mole???
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Outras observações importantes em dimensionamento de fontes:

A tensão retificada possui o dobro da frequencia da entrada/saída.

Se estiver submetida á uma frequencia de 60 hertz da rede depois de retificada a frequencia encontrada será de 120 hertz.

A parte inferior da senóide da corrente alternada se somará com a parte superior da mesma, pois se o ciclo da tensão alternada varia de máximo e mínimo quando "juntadas" (pelos diodos) dobram.


A saída depois de retificada e filtrada é 41 % maior que a entrada ou seja a raiz quadrada de 2, vezes a tensão de saída do transformador devido ao efeito capacitivo dos filtros ou capacitores.

Exemplo:
Se o transformador é de 12 volts na saída secundária teremos 16,97 volts depois de retificado e filtrado.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Outra observação no dimensionamento de capacitores de filtro:

Teóricamente para cada 1 ampere de corrente coloco 1.000Mf de capacitancia mínima.

Pode-se colocar maior capacitancia para melhor filtragem.

Sempre instalo capacitores de 10 nf na entrada primária do transformador e nas saídas também coloco 100 nf em paralelo com os da saída que ajudam muito na filtragem e evita "roncos" de frequencia maiores.

Um resistor de carga na saída também costumo usar para "amarrar" picos de consumo rápidos, ou seja uma carga constante na saída (soft start) rsss.

As melhores fontes que construí foram com filtros com reatores e capacitores.

Só se percebe que tem uma fonte excelente quando ela é submetida á um equipamento de rf de baixa frequencia, VFO ou OFV e transmissores de rádio.

Se não aparecer ruídos e roncos na transmissão (considerando que o restante do circuito está bem dimensionado) aí sim pode-se dizer que a fonte é excelente.

Essas fontes chaveadas de pc são as piores devido aos chaveamentos do circuito.
Geram várias formas de ruídos na saída e na rede.

Outro caso de gerador de ruídos são lampadas econômicas, um verdadeiro carnaval de ruídos com poucas exceções.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
marceloveiga
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Sex Out 12, 2012 1:18 pm
Localização: Cons. Lafaiete - Minas Gerais

Mensagem por marceloveiga »

Amigo, você é fera nisso...
Parabens...
aqui, deixa eu te perguntar, então se eu uzar uma fonte de nobreak eu posso dar uma carga rapida rapida na bateria para eu testar meu aero, pois fiz uma encomenda de um carregar de bateria mas ainda não chegou, e eu estou querendo testar os comando.
Será que da pra fazer isso???
Ou teria uma outra forma de eu dar uma carga na bateria pra testar o aero?
Grande abraço e denovo, PARABENS PELO TOPICO!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

marceloveiga escreveu:Amigo, você é fera nisso...
Parabens...
aqui, deixa eu te perguntar, então se eu uzar uma fonte de nobreak eu posso dar uma carga rapida rapida na bateria para eu testar meu aero, pois fiz uma encomenda de um carregar de bateria mas ainda não chegou, e eu estou querendo testar os comando.
Será que da pra fazer isso???
Ou teria uma outra forma de eu dar uma carga na bateria pra testar o aero?
Grande abraço e denovo, PARABENS PELO TOPICO!!!


Não pode, pois carregador é uma coisa, fonte de alimentação é outra bem diferente e recarregar de forma rápida rápida como você imagina, terá só problemas.
A pressa é inimiga da perfeição e se for com pressa, acabará perdendo tudo.
Editado pela última vez por LaercioLMB em Ter Jan 26, 2016 9:58 pm, em um total de 2 vezes.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
marceloveiga
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Sex Out 12, 2012 1:18 pm
Localização: Cons. Lafaiete - Minas Gerais

Mensagem por marceloveiga »

Ta beleza amigo, obrigado pela sua dica. pois vou esperar então e enquanto isso ja estou me preparando para fazer mais um modelo, to pretendendo fazer um p51, o que me diz?
Grande abraço!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

[quote:ffaf56c732="LaercioLMB"][quote:ffaf56c732="marceloveiga"]Amigo, você é fera nisso...
Parabens...
aqui, deixa eu te perguntar, então se eu uzar uma fonte de nobreak eu posso dar uma carga rapida rapida na bateria para eu testar meu aero, pois fiz uma encomenda de um carregar de bateria mas ainda não chegou, e eu estou querendo testar os comando.
Será que da pra fazer isso???
Ou teria uma outra forma de eu dar uma carga na bateria pra testar o aero?
Grande abraço e denovo, PARABENS PELO TOPICO!!![/quote:ffaf56c732]

Não pode, pois carregador é uma coisa, fonte de alimentação é outra bem diferente e recarregar de forma rápida rápida como você imagina, terá só problemas.
A pressa é inimiga da perfeição e se for com pressa, acabará perdendo tudo.[/quote:ffaf56c732]

Na mosca Laercio !!!
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Outra opção de estabilização e regulagem:

Nessa configuração usa-se um transistor Darlington (TIP122) para acionamento dos dois transistores de saída.

A regulagem da base do TIP122 é feita com 1 diodo zener de 15 Volts 1 WATT mais 2 diodos comuns (1N4007) em série para compensar a queda de tensão nas junções de todos os transistores , para obter 13,8 Volts na saída.

Considerei um ganho de 1000 do darlington mais 10 do ganho dos transistores 2N3771.
Então a resistencia de 680 ohm na base do TIP é suficiente para ter mais de 10 Amperes na saída.

Editei para melhor imagem.
Anexos
imagem3.JPG
imagem3.JPG (29.97 KiB) Exibido 14036 vezes
TIP 122.JPG
TIP 122.JPG (20.1 KiB) Exibido 14081 vezes
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Melhorei as imagens que estavam precárias.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Responder