Super HABU 120mm - Parkjetdesign

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

Acho que não faria em fibra de carbono, é muito caro... e que os rolamentos de hd são pequenos para um avião nessa escala para o mecanismo da asa, acredito que um pouco maior seja mais confiavel.
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

Pessoal, vou postar aqui algumas configurações tops para quem quiser tentar, são as que estou usando nos meus jatos de 90mm (Para lipos de 7s e/ou 8s) e 70mm (Para lipos de 4s a 6s). Todas testadas e voando.

Setup 1 - 90mm, 7s a 8s Lipos - 40c, ESC 120a

EDF: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=11261&aff=97846

Motor: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=15432&aff=97846

ESC: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=8921&aff=97846

Empuxo: 4 kilos

Setup 2 - 70mm, 6s Lipos - 40c, ESC 85a

EDF: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=17426&aff=97846

Motor: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=18543&aff=97846

ESC: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=10331&aff=97846

Empuxo: 1,5 kilos

Obs: o empuxo pode variar de jato para jato, e esses valores sao testados com a EDF instalada dentro do aeromodelo, pois testes de bancada costumam dar valores muito elevados fora do aero.
Humberto Melo
Avatar do usuário
APOLO
membro
Mensagens: 861
Registrado em: Qua Jan 20, 2010 12:44 pm
Localização: Vila Valqueire - RJ

Mensagem por APOLO »

humbertomelo

Mais uma vez parabéns pelo projeto.
Pra mim em termos de jato este foi a melhor construção que já vi no forum, temos o nosso amigo Brunnel que arrebenta nas construções usando isopor P3 e P4.
Porem com esta técnica de envergar o deprom no soprador é muito mais sinistro, porque exige muito mais controle na força empregada ao deprom e quantidade de ar quente também.
Muito bom
Sei que vai voar, e mesmo que não, é uma belíssima construção.

Parabéns.

Apolo
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

Valeu de mais, Apolo.

Fiz um teste no ultimo final de semana, era para ser so uma corridinha na pista, quase brincar de carrinho, hehehe mas como sempre a não aguentei e acelerei mais. o jatão decolou como se fosse uma pluma, deu uma leve guinada para a direita que logo corrigi no aileron, mas a adrenalina foi a mil. Fui voando e trimando, mas o vento estava muito forte e estava pingando uma gotas de chuva, ai fiquei preocupado e logo pousei, não foram mais de 2 minutos de voo, mas foram sensacionais e não quis arriscar mais. Não levei filmadoras neste pre-teste de voo, mas ja estou arrumando os colegas para fazer uma super producão no proximo final de semana... A EDF de 90mm ficou no limite, mas deu para fazer um voo escala, a proxima que vou instalar de 120mm deve chegar na primeira quinzena de janeiro, paciência...
Avatar do usuário
APOLO
membro
Mensagens: 861
Registrado em: Qua Jan 20, 2010 12:44 pm
Localização: Vila Valqueire - RJ

Mensagem por APOLO »

SHOWWWWWWWWWWWWWWWWWWW...

Vc não sabe como me emociono quando vejo os colegas de hobby se alegrando com suas construções.
Por mas experiente que seja o aeromodelista a adrenalina sempre esta nas alturas, esse é o vício do aeromodelista "ADRENALINA"...KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Ficarei no aguardo do vídeo.

Grande abraço, Feliz Natal e Feliz Ano Novo.

Apolo
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

Realmente, Apolo está certíssimo! Acho que é essa adrenalina que termina por nos viciar tanto!

Parabéns Humberto, por mais este sucesso. E também ficarei aguardando ancioso o vídeo.

O interessante é que mesmo com uma carga alar tão alta, levantou feito uma pluma!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

Pois é, estava um pouco receoso com a carga alar, mas realmente o jato decolou com uns 30 a 40 metros sem esforco, o profundor foi configurado para 50% de curso com +30 de exponencial, se manteve bem estavel e controlavel. Estou em viagem até sexta feira mas de sabado não passa... o video...
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

Hahaha, Alvinho, my brother, son of my sweet mother... my new EDF didn't arrive...No EDF, no video...
Avatar do usuário
ivanbert
membro
Mensagens: 57
Registrado em: Qua Fev 28, 2007 2:57 pm
Localização: Florianópolis, SC

Mensagem por ivanbert »

Cara, fantástico teu modelo. Parabéns.
Tenho um jatinho em casa, um treinador na verdade, o UniJet da World Models.
Com um setup original, de 70mm, tá muito fraquinho, só umas 800g de empuxo, e fiquei muito interessado na tua dica.
Queria que me tirasse uma dúvida. No site da HK, o motor que vc indica aparece como sendo para 4S, mas vc postou que usou 6S. É isso mesmo?
Valeu.
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

ivanbert, obrigado.

Então, eu uso o motor Turnigy L2855-2800 somente com a EDF de 70mm e 4 pás, e lipo 6s, fica muito bom, mas não recomendo usar outras pás somente a de 4, se vc usar por exemplo a EDF da moda a Change sun de 10 pás vc vai queimar na hora (com 6s), já voei muitas vezes e todo o sistema fica com um temperatura normal de uso. Se você quiser usar a Change Sun de 10 pás e o Turnigy L2855-2800, ai vc tem que usar a Lipo de 4S, que fica muito bom tambem.

Resumindo:

Setup com 6s lipo:
EDF Change Sun 4 pás
Motor Turnigy L2855-2800
ESC de 80a

Setup com 4s lipo:
EDF Change Sun 10 pás
Motor Turnigy L2855-2800
ESC de 80a
Humberto Melo
Responder