Tutorial SkyWalker: montagem de um sistema de FPV completo

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
reobhz
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Qui Dez 13, 2012 4:38 pm
Localização: BRASILIA

Esc

Mensagem por reobhz »

Olá Job e senhores apaixonados pelo fpv,
estou de volta e vejo que vc teve problema com seu esc e digo que tbem estou tendo problema com o meu de superaquecimento.
O meu Esc é de 60 e já cheguei a colocá-lo por fora do avião para melhorar a refrigeração e assim ele tem ficado em uma temperatura bem tranquila.
Já ví alguns comentários negativos sobre colocar o esc por fora, mas atualmente tem resolvido o meu problema.
Estou pensando em duas soluções que são, voltar ele para dentro do avião e assim fazer um canal de refrigeração direto nele ou comprar um esc maior capacidade.
Essa segunda possibilidade foi pensado pois o meu esc já cortou 2 vezes na decolagem e o motor não estava full.
Obs. estou usando o motor ntm3536 1400kv com uma hélice master airscrew 9x6.
Será que devo colocar uma hélice APC 9X6?
Abraços....

segue o link de video do 2 voo fazendo um total de 4km em Brasilia.....

http://www.youtube.com/watch?v=g5WJ-LtHai4
Avatar do usuário
brunors17
membro
Mensagens: 475
Registrado em: Qui Nov 19, 2009 8:33 pm
Localização: Timóteo/MG

Mensagem por brunors17 »

Quanto ao ESC, estou usando o de 85A da Turnigy. Utilizo-o a bastante tempo com sucesso em 4S num CAP 232 motor 46, convertido para elétrico. Não aquece tanto e funciona muito bem. Vou inclusive usar o BEC interno deste ESC para alimentar toda minha eletrônica 5v.

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__10331__Turnigy_Brushless_ESC_85A_w_5A_SBEC.html
Aurora 9 - T-Rex 700N 3G - T-Rex 700E V2 3GX - HK 450 GT PRO - Spot on 50 15cc - Aeropet 50 - P-51 - Yak 54 26cc
Cristiano110
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Sex Dez 28, 2012 4:05 pm
Localização: Lauro de Freitas, Bahia

Mensagem por Cristiano110 »

Boa noite! Gostei bastante do tópico, pois não achamos muito disso na internet, e para novatos, não é fácil montar um FPV sozinho. Queria saber então se todos esses equipamentos são essenciais para o funcionamento de um FPV. Por exemplo, o OSD e o Ground Station são dispensáveis, não são? Eu queria montar um FPV bem simples. Um avião comum com uma câmera na frente. Para isso sei que vou precisar do equipamento de transmissão de vídeo e áudio. E preciso de mais algo? Obrigado!
Avatar do usuário
job_veloso
membro
Mensagens: 1306
Registrado em: Sáb Fev 19, 2011 11:58 pm
Localização: São Luís - MA Brasil

Mensagem por job_veloso »

[quote:3c1c99a285="Cristiano110"]Boa noite! Gostei bastante do tópico, pois não achamos muito disso na internet, e para novatos, não é fácil montar um FPV sozinho. Queria saber então se todos esses equipamentos são essenciais para o funcionamento de um FPV. Por exemplo, o OSD e o Ground Station são dispensáveis, não são? Eu queria montar um FPV bem simples. Um avião comum com uma câmera na frente. Para isso sei que vou precisar do equipamento de transmissão de vídeo e áudio. E preciso de mais algo? Obrigado![/quote:3c1c99a285]

Cristiano, você está certo. Para se voar FPV, o kit mais básico é:

1- Aviao completo + rádio (vc pode usar qualquer que vc tenha, em teoria)
2- Camera + transmissor de video + receptor de video;
3- Tela (monitor ou óculos)

Mas sugiro sempre que defina um objetivo antes de começar a comprar. Visite os fóruns veja as conquistas da turma por aqui e aí decida onde quer chegar. Seja bem vindo!
Job Veloso
T-rex700E - 600E3GX- 500E - 450E Sport -
Planadores, Aviões e FPV (new)
Aurora 9 -Spectrum DX7/DX6i
São Luís_MA
Avatar do usuário
job_veloso
membro
Mensagens: 1306
Registrado em: Sáb Fev 19, 2011 11:58 pm
Localização: São Luís - MA Brasil

Mensagem por job_veloso »

[quote:4a6081f711="brunors17"]O meu está ali prontinho na bancada só esperando o sábado de estreia. Vai ser uma bateria em terceira pessoa e a outra em FPV mesmo. Vou levar 2 APLUS Thunder 4S 6000 45C.

Como meu lawmate de 1mw ainda não chegou, vou usar o transmisso de vídeo de 5.8G de 250 mw que veio com o Fat Shark Atitute. Aos mais entendidos no assunto, será que consigo voar um raio de 1 Km com esse sistema de vídeo? Lembrando que não tenho instalado o HTM, logo não posso arriscar muito longe, pois meu copiloto não pode perder o aero de vista para o caso de falha no link de video.[/quote:4a6081f711]

Grande Bruno, se equipamento vi ficar muito bom e esta bateria ta muito TOP, muito mais do que vc vai precisar! Pois o SW não precisaria de 45C de descarga... em tese!

Não recomendo vc passar dos 300m. Acredite, já vai dar para se divertir muito nesta distancia e já vai ser de risco moderado pois o aviao vai ficar pequeno demais para se olhar a olho nu. O raio de voo, sem OSD e RTH deve ser o que o co-piloto conseguir enxergar! E lembre-se de sempre perguntar se ele está vendo. Faça pergunta o tempo todo para confirmar que ele está olhando para o avião certo. Uns amigos meus se perderam assim!

Boa sorte!
Job Veloso
T-rex700E - 600E3GX- 500E - 450E Sport -
Planadores, Aviões e FPV (new)
Aurora 9 -Spectrum DX7/DX6i
São Luís_MA
Avatar do usuário
job_veloso
membro
Mensagens: 1306
Registrado em: Sáb Fev 19, 2011 11:58 pm
Localização: São Luís - MA Brasil

Re: Esc

Mensagem por job_veloso »

[quote:e2a22da527="reobhz"]Olá Job e senhores apaixonados pelo fpv,
estou de volta e vejo que vc teve problema com seu esc e digo que tbem estou tendo problema com o meu de superaquecimento.
O meu Esc é de 60 e já cheguei a colocá-lo por fora do avião para melhorar a refrigeração e assim ele tem ficado em uma temperatura bem tranquila.
Já ví alguns comentários negativos sobre colocar o esc por fora, mas atualmente tem resolvido o meu problema.
Estou pensando em duas soluções que são, voltar ele para dentro do avião e assim fazer um canal de refrigeração direto nele ou comprar um esc maior capacidade.
Essa segunda possibilidade foi pensado pois o meu esc já cortou 2 vezes na decolagem e o motor não estava full.
Obs. estou usando o motor ntm3536 1400kv com uma hélice master airscrew 9x6.
Será que devo colocar uma hélice APC 9X6?
Abraços....

segue o link de video do 2 voo fazendo um total de 4km em Brasilia.....

[yt]g5WJ-LtHai4[/yt][/quote:e2a22da527]

Olá REO, ainda estou em dúvida sobre a qual o ESC que vou colocar e como! Pensei em colocar fora mesmo, mas é uma bom opção colocar um dissipador nele e deixar um tuneo de ar...

Quanto a hélice, o Zé Mayer já falou uma sobre isso. Se não estou enganado, vale muito tentar outras hélice até chegar no máximo de eficiencia. Hoje procurei na HK uma 9x7 e não achei... Se alguém tiver alguma sugestão estou encarando também!

Cara, vi seu video. Vc tá tomando seu remédio direitinho? HEHEHE Voar com chuva a 4KM é muita coragem!!! E que mergulho foi aquele? Fiquei com medo da asa sacar fora! HEHEHEHE Parabéns!
Job Veloso
T-rex700E - 600E3GX- 500E - 450E Sport -
Planadores, Aviões e FPV (new)
Aurora 9 -Spectrum DX7/DX6i
São Luís_MA
Avatar do usuário
job_veloso
membro
Mensagens: 1306
Registrado em: Sáb Fev 19, 2011 11:58 pm
Localização: São Luís - MA Brasil

Mensagem por job_veloso »

Bebeto, parabéns pelo voo! O seu SW ficou lindão com os adesivos (inclusive FUTABA)!

Sobre a GOPRO, tem muitas opções no mercado para fixação. Já vi aqui no fórum uma base pan/tilt que vc coloca as duas câmeras juntas, a gopro e a de FPV. Como eu nao tenho minha GOPRO ainda não posso palpitar muito!

No entanto, quando eu comprar a minha, não pretendo deixa-la instalada o tempo todo! Utilizarei somente em casos de filmagens especiais...

PARABÉNS MAIS UMA VEZ!
Avatar do usuário
job_veloso
membro
Mensagens: 1306
Registrado em: Sáb Fev 19, 2011 11:58 pm
Localização: São Luís - MA Brasil

Mensagem por job_veloso »

[quote:50d8f1c0f4="idogawa"]Esta ficando dificil citar os mestres do FPV...

Tenho problemas de espaço, carro pequeno, casa idem...

Gostaria de fazer a asa baionetada, porem sem o menor risco.
Preciso de sugestões, pensei em laminar o centro das semiasas para reforçar e adicionar uma chapa de fibra de carbono de 5x1x90cm em cada semiasa, se for o cado em cima e em baixo...

A idéia é laminar tambem o encaixe no sw, reforçando o conjunto para usar elasticos ou parafusar. o que acham?[/quote:50d8f1c0f4]

Meu amigo, fiquei muito feliz com seu comentário. É bom saber que podemos ajudar da mesma forma que fomos e somos muito ajudados. Mas ainda estou na 1a faixa do FPV...hehehe... até chegar na falha preta dos demais mestres que vc citou ainda demora um pouquinho! Grande Zé e Juverto, meus tutores, ao lado do querido Galha!

Bom, sinceramente este é um ponto fraco em minhas construções, baionetar a asa... mas eu vi uma solução muito bacana aqui no fórum, onde o colega cortou a asa bem na raiz colou as duas partes e deixou fixa no SW... com isso ele eliminou as ligas... Depois ele usou a baioneta para fixar as asas na hora do voo...

Vou tentar achar a foto por aqui e te mostro! Este cara fez uma das melhores construções de SW que já vi! Pra vc ter uma ideia, até o servo do profundor ele trocou de lugar para facilitar o manuseio do estabilizador horizontal... O resultado geral foi um SW muito portátil!

Bom, como eu sou muito preguiçoso! Deixei o SW o mais montado o possível, e colado!
Job Veloso
T-rex700E - 600E3GX- 500E - 450E Sport -
Planadores, Aviões e FPV (new)
Aurora 9 -Spectrum DX7/DX6i
São Luís_MA
Avatar do usuário
job_veloso
membro
Mensagens: 1306
Registrado em: Sáb Fev 19, 2011 11:58 pm
Localização: São Luís - MA Brasil

Mensagem por job_veloso »

[quote:d8d0543421="ze_mayer"]essa hélice é da master? se sim, procure por uma apc! dificilmente você vai ter que trocar a hélice (se quebrar a hélice, o avião já foi pro saco faz tempo!), não é tão cara assim, e a eficiência da apc é bem maior. não digo que vc vai conseguir mais potência com ela, mas provavelmente vai gastar menos bateria pra chegar na mesma tração. se não me engano, a diferença no fator da apc pra master fica na casa de uns 10%.[/quote:d8d0543421]

Recuperei este comentário do Zé sobre a Hélice!
Job Veloso
T-rex700E - 600E3GX- 500E - 450E Sport -
Planadores, Aviões e FPV (new)
Aurora 9 -Spectrum DX7/DX6i
São Luís_MA
Avatar do usuário
idogawa
membro
Mensagens: 1146
Registrado em: Sáb Ago 15, 2009 8:54 pm
Localização: Interlagos - SP 33
Contato:

Mensagem por idogawa »

Job, o sw que você fala é o do lolifto, algo assim.

É interessante mas tentei falar com ele sem sucesso.

AcHei essa solução bem interessante:

[yt]uKMaIabrQUo[/yt]

Aliado ao vídeo dos reforços que você postou no inicio do tópico deve ser a solução.
Responder