Projeto e Construção: Plank Wing - mudança de planos

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

[quote:5def12ea3f="ze_mayer"]diego, não rolava cortar o core de pu no fio quente?[/quote:5def12ea3f]

Cara, não tentei, eu testei no CNC da flying circus o divinycell e até corta, porém é muito lento e exige muita potencia, sairia um pouco caro fazer por este processo.
Eu estou tentando minimizar os custos. Como a minha mão de obra é gratuita, rs, ai é mais negócio. A precisão não está ruim, pois as guias que estou usando no plug foram cortadas no laser. Pelo menos o Perfil fica bem próximo do desejado.
Sinceramente eu não sei se PU vai cortar.

Job, sobre a espessura ser maior, acho que não tem problema, pois a fibra que comprei tem 0,03mm, é um pentelhonésimo de medida. Ai acho que não da galho.
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

[quote:994759bf85="charles_pereira"]Respondendo à pergunta do Job Veloso, a massa ataca sim o isopor. O PU já não sei dizer, pois nunca usei esse material.

Quanto à espessura, na última asa que fiz, eu fiz as nervuras de compensado e depois fui recheando com balsa. Daí lixei a balsa que é mais mole usando o compensado como apoio. Claro que isso só funciona para fazer o plug para gerar o molde. Depois apliquei a fibra de vidro e o acabamento com massa de poliéster e fundo PU.[/quote:994759bf85]

Charles, o que você quis dizer com fundo PU? Seria o primer? No momento estou corrigindo alguns pequenos erros topológicos pra coisa não complicar muito depois da implementação da fibra de vidro.

Estou usando essa massa aqui para corrigir algumas coisas, ela é fácil de lixar também:

[img:994759bf85]http://di1-4.shoppingshadow.com/images/pi/e3/75/99/38216663-260x260-0-0_Hobbico+Hobbico+Hobby+Lite+Filler+Balsa+Colored.jpg[/img:994759bf85]

Depois aplicarei o tecido e por ultimo pensei na massa poliéster que você sugeriu...
Estou no caminho certo?
abração
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:e0ccffffbc="Diego Monteiro"]

Charles, o que você quis dizer com fundo PU? Seria o primer? No momento estou corrigindo alguns pequenos erros topológicos pra coisa não complicar muito depois da implementação da fibra de vidro.

Estou usando essa massa aqui para corrigir algumas coisas, ela é fácil de lixar também:

[img:e0ccffffbc]http://di1-4.shoppingshadow.com/images/pi/e3/75/99/38216663-260x260-0-0_Hobbico+Hobbico+Hobby+Lite+Filler+Balsa+Colored.jpg[/img:e0ccffffbc]

Depois aplicarei o tecido e por ultimo pensei na massa poliéster que você sugeriu...
Estou no caminho certo?
abração[/quote:e0ccffffbc]

Isso mesmo Diego, o fundo PU é o primer!

Eu já tentei pintar o plug com tinta PU, após o primer, mas não deu muito certo, acabou colando o gelcoat.

Nos plugs que fiz depois disso, sempre usei apenas o primer e dei polimento. Ele é muito resistente e dá um ótimo acabamento. Vou lixando com granulações de lixa cada vez menores. A última é a 2000. Depois é encerar. Nem uso massa de polir.

Fica liso como vidro.

Essa da massa da Hobbico eu também tenho e é muito boa, mas tem que usar ela antes do tecido de fibra.

Abraço!
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

[quote:27ac938d2e="charles_pereira"]

Isso mesmo Diego, o fundo PU é o primer!

Eu já tentei pintar o plug com tinta PU, após o primer, mas não deu muito certo, acabou colando o gelcoat.

Nos plugs que fiz depois disso, sempre usei apenas o primer e dei polimento. Ele é muito resistente e dá um ótimo acabamento. Vou lixando com granulações de lixa cada vez menores. A última é a 2000. Depois é encerar. Nem uso massa de polir.

Fica liso como vidro.

Essa da massa da Hobbico eu também tenho e é muito boa, mas tem que usar ela antes do tecido de fibra.

Abraço![/quote:27ac938d2e]

Exatamente nessa ordem que to fazendo, mas pelo visto a acabamento fino vem depois da massa mesmo, quantas demãos devo passar com esta massa? alguma dica na sequencia? preciso deixar a asa o mais perfeita possível. Não sei o quanto preciso lixar, quantas camadas de massa serão necessárias. Sei que por ultimo aplico primer, porém acho que também vai mais de uma demão certo? Tem algum forum aqui explicando melhor? achei pouca coisa!!!
abraço
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Eu sou bem chato nessa hora.

São várias aplicações de massa até eu julgar bem nivelado.

Mas só com o fundo que dá para ver bem as imperfeições. Daí é aplicar mais massa e mais fundo. Até ficar bom. Faço isso umas três ou quatro vezes.

A melhor ferramenta do modelista é a paciência. :-)
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

Valeu mestre Charles, vou fazer o dever de casa.

Seguinte, andei atualizando os desenhos e pensando na possibilidade do FPV para um autonomo. Redesenhei a fuselagem para caber as tralhas (bateria de 5000mAh) e também instalei um POD no estabilizador vertical para instalar uma câmera e ajudar no CG do brinquedo.

Por enquanto a prioridade é a CONSTRUÇÃO e os testes de vôo radio controlado.
Depois de tudo testado e voado, irei comprar o resto da tralha.
segue a ideia final do protótipo:

[img:3d39298ddb]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2013/01/PLANK1-1024x452.jpg[/img:3d39298ddb]
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

A câmera no leme é uma boa, se der pra colocar o vTx ali também. Com isso a antena dele já fica por ali mesmo, bem longe de speed, Rx e gps.

Só lembra do cg sempre, pra cada grama na cauda precisa de várias no nariz,principalmente com um nariz curto.
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

[quote:f4bb619685="ze_mayer"]A câmera no leme é uma boa, se der pra colocar o vTx ali também. Com isso a antena dele já fica por ali mesmo, bem longe de speed, Rx e gps.

Só lembra do cg sempre, pra cada grama na cauda precisa de várias no nariz,principalmente com um nariz curto.[/quote:f4bb619685]

Ah sim Zé... Ali no nazo do plane vai uma batera de 400gr, ai ja pensei na câmera la traz pra tentar balancear essa parada.
O VTX seria a antena do câmera? abraço
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

Isso, vtx é o transmissor de vídeo, e é ideal que não tenha um cabo longo entre ele ea antena dele, e que isso tudo fique longe do resto.

Só por curiosidade, qual o peso estimado para vôo?
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

[quote:9f465a7f77="ze_mayer"]Isso, vtx é o transmissor de vídeo, e é ideal que não tenha um cabo longo entre ele ea antena dele, e que isso tudo fique longe do resto.

Só por curiosidade, qual o peso estimado para vôo?[/quote:9f465a7f77]

Fala Zé,
estimei cerca de 1,5kg para o peso final da aeronave com todos os sistemas embarcados. Fica bom assim? lembrando que é um moto planador.
Responder