Dúvida quanto a novo rádio

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Vitaum
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Mai 09, 2006 9:40 pm
Localização: Santos / Sao Paulo
Contato:

Mensagem por Vitaum »

FB,

Não é para ter mais recursos não.
É pq acho q estou tendo interferências externas e está afetando meus vôos.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Mensagem por ricardovasc »

Se não tiver com muita pressa de receber o novo rádio eu acho que vale a pena pegar um Turnigy 9XR com um módulo da FrSky.
O módulo é o compatível com rádios JR e pode ser comprado na versão que vem com receptor com suporte a telemetria ou sem.

Este rádio é um lançamento e o estoque inicial acabou em poucas horas e por isso ainda está em back order. Eu mesmo comprei um combo destes que falei. Pena que o rádio deve demorar um pouco pra chegar.
Vitaum
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Mai 09, 2006 9:40 pm
Localização: Santos / Sao Paulo
Contato:

Mensagem por Vitaum »

Ricardo,

Esse módulo da FrSky pelo q vi, vem com transmissor e receptor, certo?
É o desse link?
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__14349__FrSky_DJT_2_4Ghz_Combo_Pack_for_JR_w_Telemetry_Module_V8FR_II_RX.html

Esse serve no novo rádio 9XR?
E para q serve essa telemetria?

E qual a bateria de LiPO para esse novo rádio, por favor. Já tenho um carregador da HK, o Variable 6S.

É q tem tanta opção no site da HK q fico confuso.

Obrigado.

Vitaum.
Avatar do usuário
Alfredo
membro
Mensagens: 108
Registrado em: Sáb Dez 29, 2007 9:23 am
Localização: Fortaleza

Mensagem por Alfredo »

Vitaum, bom dia. A opinião a seguir terá opositores devido às “limitações” do equipamento (ser apenas 4 canais sem dual rate, exponencial, etc). Porém, se você está acostumado ao FUTABA Skysport 4, e ele lhe satisfaz, que tal migrar para o Futaba 4YF 2.4GHz? É um equipamento similar, e, apesar do que falam a respeito da queda de qualidade na sua fabricação e do preço dos receptores, possuo um há quase 2 anos, utilizo o rádio todas as semanas em um Clipped Wing Cub elétrico da “The World Models”, e ele nunca me deu problemas. Entretanto, se existir a preocupação de utilizar mais recursos no futuro, com a evolução natural na prática do hobby, siga a opinião do FB: - “compre o Turnigy 9X que funciona perfeitamente da forma em que sai da caixa, sem precisar trocar nada, nem firmware nem módulo”.
Srs. Orville e Wilbur Wright, catapultada até pedra voa.
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

Tenho dois futaba 4 canais FM e um AM, todos nunca me deram problemas, só parei de usar porque o rádio é muito limitado, de resto, usaria numa boa. Funcionam até hoje, mais de vinte anos de uso.

Troquei todos por um Turnigy 9X e uso ele a mais de ano, também sem problemas.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Mensagem por ricardovasc »

[quote:0148a05285="Vitaum"]Ricardo,

Esse módulo da FrSky pelo q vi, vem com transmissor e receptor, certo?
É o desse link?
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__14349__FrSky_DJT_2_4Ghz_Combo_Pack_for_JR_w_Telemetry_Module_V8FR_II_RX.html

Esse serve no novo rádio 9XR?
E para q serve essa telemetria?

E qual a bateria de LiPO para esse novo rádio, por favor. Já tenho um carregador da HK, o Variable 6S.

É q tem tanta opção no site da HK q fico confuso.

Obrigado.

Vitaum.[/quote:0148a05285]

O módulo deste link é compatível com o Turnigy 9XR, mas o receptor não tem suporte a telemetria.

A telemetria serve para que você tenha algumas informações sobre seu aeromodelo transmitidas para você em tempo real. Ex: Você pode saber a voltagem da bateria, quanto de corrente está consumindo, temperatura da bateria ou do ESC (de onde você colocar o sensor), condenadas GPS, nível de combustível, ... vai depender de que sensores a sua telemetria dá suporte e de ter os sendores, claro.

Ainda não sabemos bem qual a Lipo pra este rádio, mas pelo que pesquisei na net cabem várias de 3S. Eu comprei essa: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__16529__Turnigy_2650mAh_3S_1C_LLF_Tx_Pack_Futaba_JR_.html

Veja a imagem do compartimento de bateria com uma dentro (a última): http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=31544
Vitaum
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Mai 09, 2006 9:40 pm
Localização: Santos / Sao Paulo
Contato:

Mensagem por Vitaum »

Ricardo,

Então, por favor, qual o módulo / receptor q devo comprar?
Obrigado.

Vitaum.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Mensagem por ricardovasc »

Fica a seu critério.

Se você comprar o Kit que vem com módulo e receptor com suporte a telemetria, já vai estar apto a comprar os sensores e utilizar a telemetria.
Se comprar o Kit que o receptor não dá suporte a telemetria, ainda poderá comprar um receptor com telemetria posteriormente, pois o módulo dos dois Kits é o mesmo.

Você pode comprar o Kit com receptor sem suporte a telemetria e a medida que sentir necessidade de utilizar vai comprando receptor e sensores.
A questão de escolher a FrSky é a confiança maior que este conjunto módulo + receptor tem se comparado com o original da Turnigy.

Comprei o Kit com telemetria para inicialmente poder monitorar a voltagem da bateria e poder pousar antes do ESC cortar o motor. Há formas de estimar o tempo de voo, tem como colocar um timer no rádio, ..., mas eu preferi usar esta tecnologia para me ajudar a saber qual momento certo/máximo de pousar.
Além do mais posso ir comprando os demais equipamentos e ter uma boa gama de informações do voo que estou fazendo.
Vitaum
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Mai 09, 2006 9:40 pm
Localização: Santos / Sao Paulo
Contato:

Mensagem por Vitaum »

Ricardo,

Me desculpe, mas não fui claro na minha pergunta.

Gostaria de saber em qual link do site da HK devo optar para comprar o transmissor / receptor FrSky correto para o rádio 9XR.

Achei esse link q é o com telemetria e custa us$38,33
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__14349__FrSky_DJT_2_4Ghz_Combo_Pack_for_JR_w_Telemetry_Module_V8FR_II_RX.html

E tem outro, que é
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__14355__FrSky_DF_2_4Ghz_Combo_Pack_for_JR_w_Module_RX.html
e esse custa us$53,30 e não tem telemetria.

Não entendi pq o com telemetria é mais barato, ou estou entendendo tudo errado.
Desculpe a insistência, mas não quero comprar errado.
Muito obrigado pela ajuda.

Vitaum.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Mensagem por ricardovasc »

Vitaum,

Você entendeu justamente de forma invertida. O que custa U$ 53.30 é o com telemetria e o outro não.

Caso se decida por este combo, tome o cuidado de comprar o módulo compatível com rádio JR. Os que você mencionou são ambos compatíveis, mas na hora de colocar no carinho preste a tenção e confira pra não comprar o errado, pois são bem parecidos.

PS: Você já fez alguma compra na Hobby King (ou alguma outra loja gringa)? Se não procure se informar melhor sobre compras internacionais pois costuma levar um bom tempo pra chegar os produtos (pra mim cerca de 40 dias), tem a chance de ser taxado (em compras na HK nunca fui, mas há possibilidade), tem que ter cartão internacional e o 9XR ainda não está em estoque o que fará demorar ainda mais.
Responder